Blue Flower

Seja benvindo(a)!

Digite o termo na pesquisa conforme o Sumário atual da terceira etapa. Aperte o enter e aguarde o melhor resultado. Após entrar no tema da publicação, busque a palavra do seu interesse usando as teclas Ctrl + f. surgirá uma barra superior onde se deve digitar a palavra chave, p. ex. "Dummar", logo aparecerá ressaltada, com o número de vezes que se acha no texto. 

 

    Antônio Barbosa de Freitas. O Poeta jovem de Jardim, Ceará.

  Antônio Barbosa de Freitas nasceu no dia vinte e um de março de 1860, no no sítio Cotovelo município de Jardim, Ceará, filho de Maria Barbosa da Silva, solteira, e de Antônio Nogueira de Carvalho, Advogado rábula. Neto materno de José Barbosa de Freitas e de Joana Barbosa de Freitas, todos moradores no sítio Lameirão.
    Termo de batismo de Antônio Barbosa de Freitas.
Antônio filho natural de Maria Barbosa da Silva, nasceu a vinte e um de março de 1860, e foi batizado solenemente com Santos Óleos, por mim, nesta Matriz (de Jardim), a vinte e dois de abril do mesmo ano; foram padrinhos, Gonçalo José de Figueiredo e Nossa Senhora. E para constar mandei fazer este termo em que me assino. Padre Joaquim de Sá Barreto, Pároco.” Obs.: Por engano a data de nascimento divulgada é vinte e dois de janeiro de 1860. Necessário corrigir.
Esclarecendo: Antônio Nogueira de Carvalho, Advogado rábula, que nasceu em Jardim, Ceará, faleceu assassinado, vítima de uma punhalada desferida por Liberato José de Maria e Silva, em pleno Mercado Público da referida cidade de Jardim.
   Antônio Nogueira de Carvalho casou-se a primeira vez com Cordolina Gonçalves Dantas, filha de Manoel Gonçalves Dantas e de Josefa de Melo. Sem filhos. O segundo casamento de Antônio Nogueira de Carvalho foi com Maria Gonçalves Dantas, nasceu em Jardim, Ceará, filha de Domingos João Dantas Rothéia, Capitão - Mor, nasceu no ano de 1790, em Pombal, Paraíba, e morou em Jardim, Ceará, e de Mariana Gonçalves Dantas, que nasceu na Freguesia de N. Senhora dos Remédios do Jardim do Rio do Peixe, Sousa, Paraíba.
Do segundo casamento de Antônio Nogueira Carvalho com Maria Gonçalves Dantas, pais de:
 
1. Joaquina Nogueira de Carvalho. Inupta.
2. Joaquim Nogueira de Carvalho nasceu em maio de 1876 agricultor no seu Sítio Descida. Casou-se primeiro com Francisca Filomena Barros (25 filhos) e a segunda vez com Anita Galvão, (10 filhos).
 
    Da união de Antônio Nogueira Carvalho com Maria Barbosa da Silva, houve:  
3. Antônio Barbosa de Freitas, poeta, repetindo nasceu a vinte e um de março de 1860 e não a 22.01.1860, no Sítio Cotovelo, Jardim, Ceará e falecido a 24 de janeiro de 1883, em Fortaleza, Ceará. Sabe-se, através de uma nota biográfica, inserida no “Eu e Minhas Poesias” que Antônio Barbosa de Freitas, teve na pessoa do Juiz Municipal de Jardim, Bacharel Antônio Augusto de Araújo Lima um tutor e mestre – escola. Adianta mais a citada nota, que o magistrado ao descobrir o talento poético do pequeno discípulo prestou o incentivo devido no curso da aprendizagem e o recomendou ao Juiz de Direito de Jardim e Milagres, por decreto de 29 de setembro de 1859, Doutor Américo Militão de Freitas Guimarães, que o conduziu a cidade da Fortaleza, aonde obteve a glória dos gênios, embora fugaz, por a morte o haver colhido aos 23 anos de idade. A Lenda do Sol, D. Juan Cacique, Poema Biográfico ou a Epopeia do Famoso João dos Santos; Helvecíadas. A maior parte da produção poética de Barbosa de Freitas foi publicada post mort do poeta, por gentileza de amigos.             
 
Cf. Itaytera: 1958, p. 56. 1969, p. 23.1976, p. 113. RIC. 1983, p. 84. Cf. Francisco Augusto de Araújo Lima. Famílias Cearenses 1- Fortaleza, Ed. Premius. 2010. p.121. Cf. Livro de Batismos, Santo Antônio, Jardim. Pesquisa Faal.