Blue Flower

Seja benvindo(a)!

Digite o termo na pesquisa conforme o Sumário atual da terceira etapa. Aperte o enter e aguarde o melhor resultado. Após entrar no tema da publicação, busque a palavra do seu interesse usando as teclas Ctrl + f. surgirá uma barra superior onde se deve digitar a palavra chave, p. ex. "Dummar", logo aparecerá ressaltada, com o número de vezes que se acha no texto. 

 

        

   Av. João Pessoa, nº 5521: Vila São José. Chácara com 8.400 m² do Dr. Antônio Augusto de Araújo Lima casado com Ana Esteany Soares de Araújo, pais de Mary Ann, José Augusto e Francisco Augusto. Pessoas que conviveram: Nilza, Rufina, enfermeira, D. Isabel, costureira. Casa antiga, com uma saleta estilosa, coberta com telha de Marselha, que oferecia abrigo a quem demandava a porta principal de entrada, com degraus de acesso tanto para o norte, sul e poente. A seguir a porta de entrada uma ampla sala de visitas, 10 x 05 metros, piso de mosaico artístico, com dois quartos a sua direita e dois a sua esquerda, todos assoalhados com madeira de lei, a moda antiga. Na continuação desta sala, suíte de hóspedes, sala de costura, a copa, a cozinha, dependência de empregadas. Janelas duplas, uma com venezianas e encimada em vidro e outra, a de segurança, em cedro maciço. Portas internas coroadas de treliças, para forçar a circulação do ar. Sala de banho com sanitário, bidê, chuveiro, e banheira para regozijo dos meninos. O mobiliário vindo do Rio de Janeiro, de navio, com penteadeira baixa dotada de espelho redondo e móvel, cristaleira, guarda roupa, cama - casal, cama de solteiro patente faixa azul, cujas molas faziam um rangido perturbador. Santuário em madeira entalhada com imagens de Jesus, Maria, José e outros, ornados com coroas em ouro e prata. Frigidaire (geladeira) e Hosterizer (liquidificador), radiola antiga Philips, onde os disco de 33, 45 e 79 rotações, tocavam para deleite de todos. Obs. A casa sede remodelada da Vila São José é a mesma casa sede do outrora Sítio Santa Isabel, do Sr. José Façanha de Sá.

   Anexo à casa uma garagem antiga da charrete, que passou a servir de aposento para o empregado e uma garagem nova para veículos, com entrada pela Rua Álvaro Fernandes. À direita e a esquerda da fachada principal, alpendre, ambos com vão em forma de arco. O portão de acesso pela Avenida João Pessoa, composto de uma abertura larga para veículos e duas estreitas para pessoas, fechadas por quatro peças de madeira trabalhada. Duas peças para entrada individual e duas outras que se abriam em banda para dar passagem a um veículo. O conjunto coberto por telhas de Marselha formando um elegante abrigo, onde as pessoas esperavam os ônibus protegidas ora do sol ora da chuva. 

   O Dentista Antônio Augusto, funcionário da Secretaria de Educação e Saúde do Estado do Ceará, lotado no Grupo Escolar da Parangaba. A Diretora do referido Grupo Escolar era a Professora Adélia Brasil Feijó, n. 28.07.1893, filha de Boaventura Alencar Feijó e de Joana Brasil. Neta materna de Joaquim Gomes Brasil e de Maria Machado. Cf. Raimundo Girão. Famílias de Fortaleza. I.U. UFC. Fortaleza. 1975. p. 147,149.

                         Fachada da casa nº 5521, Av. J. Pessoa. José e Francisco Augusto. Fonte: Acervo FAAL.

 

 

Dr. Antônio Augusto, Esteany e filhos: Mary, José e Francisco. 1957. Fonte foto. JAAL.