Blue Flower

Seja benvindo(a)!

Digite o termo na pesquisa conforme o Sumário atual da terceira etapa. Aperte o enter e aguarde o melhor resultado. Após entrar no tema da publicação, busque a palavra do seu interesse usando as teclas Ctrl + f. surgirá uma barra superior onde se deve digitar a palavra chave, p. ex. "Dummar", logo aparecerá ressaltada, com o número de vezes que se acha no texto. 

 

          Os cães ladram e a caravana passa. Ditado árabe.

                                                                           

 A família Casado admite-se seja corruptela da forma castelhana Quezado, e desde o século XIV estava estabelecida em Viana do Castelo e a ela faz menção Felgueiras Gayo.10.

    Francisco Augusto de Araújo Lima, no seu Siará Grande - Uma Província Portuguesa no Nordeste Oriental do Brasil, 2016, no título 1338- José Quezado Filgueiras Lima informa a fonte de pesquisa para  encontrar a sua naturalidade e ascendência. Os pesquisadores amigos Guilherme L. Quezado (13 anos de idade) e Ana Cláudia de Araújo Quezado leram o Siará Grande e colaboraram para elucidar de forma definitiva quem foi o Tenente Quezado morador no Cariri cearense.  A família Felgueiras da confiança do Rei de Portugal e da Igreja Católica.

   José Quezado Filgueiras Lima nasceu no lugar de Felgueiras margem direita do Rio Lima, distante 5 Km de Viana do Castelo. Filho de Manoel Casado e de Joana Gil. Neto paterno de outro Manoel Casado e de Domingas Martins. Neto materno de Antônio Gil e de Maria Martins. Explicado pois a origem do sobrenome, lugar Felgueiras e Rio Lima.

    José Quezado Filgueiras Lima com tios Padres, primo Comissário do Santo Ofício, tudo documentado, inclusive, Inquirição de Génere e Habilitação do Santo Ofício. Termo de batismo:José filho legítimo de Manoel Quezado e de sua mulher Joana Gil, fregueses desta Igreja, moradores no lugar da Felgueira, nasceu aos doze dias do mês de março de 1719 anos, o qual batizei e pus os Santos Óleos, eu Padre Manoel Vaz da Costa Cura Encomendado da dita Freguesia, aos quinze dias do dito mês da mesma era acima; foram padrinhos João Fernandes e Luíza, solteira filha de Maria Afonso, viúva, ambos do dito lugar da Felgueira, e todos desta Freguesia, dia, mês e ano ut supra. O Padre Manoel Vaz da Costa.” 

   Termo de casamento de Manoel Casado, Quezado. “Aos vinte e três dias do mês de março de 1704 anos, em presença do Reverendo Manoel da Rocha Brandão Abade desta Paroquial Igreja, se receberam Manoel Casado, filho de Manoel Casado e de sua Mulher Domingas Martins com Joana Gil, filha de Antônio Gil e de sua mulher Maria Martins, todos do lugar da Felgueira desta Freguesia dadas as denunciações na forma do Sagrado Concílio Tridentino. Estando por testemunhas Manoel Afonso Carvalhêdo, Luís Afonso e Antônio Vaz, todos desta dita Freguesia, dia, mês e ano ut supra. O Cura Manoel Vaz da Costa.” 

   Termo de casamento avós maternos de José Quezado Filgueiras Lima.“Aos vinte e quatro dias do mês de julho de 1672 anos, em presença de mim Padre Luís Fernandes Coadjutor desta Freguesia, se receberam Antônio Gil, filho de João Gil V° e de sua mãe Ângela A° do lugar Vila Meã com Maria Martins, filha de Francisco Martins e de Maria Gonçalves, já defuntos, todos desta Freguesia dados os Banhos na forma do Sagrado Concílio Tridentino estando por testemunhas Antônio A° Torres desta Freguesia e Francisco Fernandes. O Coadjutor Luís Fernandes.” Cf. Livro de Batismos e de Matrimônios, Viana do Castelo. Etombo.

                                                          

 

   Manoel Jesus Maciel, Bacharel em História, em trabalho inédito sobre a família Lavor Paes Barreto, informa que Jorge Mendes Guimarães nasceu em Guimarães, Braga, e foi batizado a 25 de abril de 1676. Filho de José Ferreira e de Maria Mendes.     

   Capitão e Sesmeiro. - Sesmaria concedida a 03.06.1707, a Geraldo do Monte (de Montes) e George Mendes Guimarães uma légua ‘de comprido’ nas ilhargas do Quixelô no Riacho Anhenhu-Jure, Jurê, pela língua do gentio,  ribeira do Icó – está na ponta de uma serra que lhe chama serra da Lagoa que confronta com o Sítio do Alferes Gaspar de Souza (Barbalho c.c. Leonor de Montes Pereira) que descobriram etc. etc. pedem ...correndo dele pelo riacho abaixo e dele para cima que tenha capacidade para gados duas léguas por meia de largo por banda...............  Riachos Tiyunó, Anhenhu – Jure. Cf. Vol. 4º Nº 228 p. 82. 

- Sesmaria concedida a 11.07.1722, ao Tenente Jorge Mendes Guimarães .. tem uma data de sesmaria onde é morador na “Lagoa da Serra do Quixelô”, da barra do Riacho dos Milhões = Milhãs ao correr da serra, no comprimento dela buscando o Riacho das Carnaúbas três léguas de comprido  e uma de largo meia para cada banda Cf.  Estado do Ceará. Datas de Sesmarias. Vol. 11. Nº 34, p. 56. 

        O Capitão Jorge casou-se com a alagoana Antônia da Maia de Jesus, n. Rio de São Francisco. 1097- Jorge Mendes Guimarães página 1282, Siará Grande, op. cit. 

Editado a 23 de julho de 2019. Fco. Augusto de Araújo Lima.  genealogia@familiascearenses.com.br - faal.ww@ gmail.com