Blue Flower

Seja benvindo(a)!

Digite o termo na pesquisa conforme o Sumário atual da terceira etapa. Aperte o enter e aguarde o melhor resultado. Após entrar no tema da publicação, busque a palavra do seu interesse usando as teclas Ctrl + f. surgirá uma barra superior onde se deve digitar a palavra chave, p. ex. "Dummar", logo aparecerá ressaltada, com o número de vezes que se acha no texto. 

 

        Athanazio de Cerqueira Brandão


    Natural de Ponte de Lima filho de Luis Cerqueira de Araújo.
INQUIRIÇÃO DE GÊNERO DE SILVÁRIO CORREIA PINTO E JOÂO CORREIA PINTO.
DATAS DE PRODUÇÃO: 1691-08-03 a 1691-08-03.
Filiação: Luis Cerqueira Araujo e Maria Correia Pinto. Natural e/ou residente em ARCOZELO,Santa Marinha, actual concelho de PONTE LIMA e distrito (ou país) Viana do Castelo.
Série Inquirições de gênero: Inquirição de Jose, feita em 1695.04.07 e Inquirição de João, feita em 1701.09.15. João Correia Pinto; Jose Cerqueira Pinto e Silvério Correia Pinto, irmãos. Proc.1598.
 
  "Atanásio de Cerqueira Brandão tem sua origem e descendência descrita por Silva Leme no volume IV, página 187, da Genealogia Paulistana.Era reinol, e foi capitão-mor de Pitangui. Estabeleceu-se no sertão do rio de São Francisco e fundou a fazenda Barra da Carinhanha.Casou com Catarina de Siqueira de Mendonça, irmã do capitão-mor paulista Manuel Afonso Gaia, estabelecido na Cachoeira e povoador do sertão do rio Verde. Em 1715 o vice-Rei do Brasil, Marquês de Angeja o elogiou muito por combater o gentio bravo da região, com auxilio de Paulistas. Em 1721 teve patente de mestre de campo, em 16 de dezembro de 1723 o governo geral da Bahia ainda lhe recomendava o extermínio dos índios que ali se demoravam"...Uma filha sua casou com o sertanista Januário Cardoso de Almeida."Fonte: Wikipédia.
 
   Athanazio de Cerqueira Brandão, nasceu na Rua do Arrabalde, Freguesia de Santa Marinha de Arcozelo, Ponte de Lima, Viana do Castelo. Filho do Furriel da Tropa de Sua Majestade, Luis Cerqueira de Araújo e de sua mulher Maria Correia Pinto.
 
   Termo de casamento dos pais de Athanazio, Luis Cerqueira de Araújo e Maria Correia Pinto.
Em os vinte e quatro dias do mês de fevereiro do ano de mil seiscentos e sessenta e seis recebeu na Capela de São Bartolomeu, (Ponte de Lima), de minha licença o Padre Amaro Cerqueira natural da Vila de Arco de Valdevez, a Luís Cerqueira de Araújo, filho legítimo de Atanazio Cerqueira de Araújo e de sua mulher Inês Roiz, Inês Rodrigues, moradores na Vila dos Arcos de Valdevez, com Maria Correia, filha legítima de Antônio João e de sua mulher Catarina Pinta, meus fregueses; testemunhas que foram presentes, os Reverendos Padres Francisco Madris, Bos. Fr. Leitão e Antônio de Magalhães, todos desta dita Freguesia de Santa Marinha (de Arcozelo) dadas as denunciações na forma do Sagrado Concílio Tridentino e Constituição de que mandei fazer este assento que assinei O Abade Prado. Cf. Livro de Batismos, Ponte de Lima.  Cf. Livro de Casamentos, Ponte de Lima. 
 
         Irmãos anotados de Athanazio de Cerqueira Brandão.
1. Silvário Correia Pinto.
2. João Correia Pinto.
3. José Cerqueira Pinto.
4. Paula, batizada a 14 de janeiro de 1669.  Cf. Francisco Augusto de Araújo Lima, Fortaleza, 22.11.2016. geneaologia@familiascearenses.com.br