Blue Flower

Seja benvindo(a)!

Digite o termo na pesquisa conforme o Sumário atual da terceira etapa. Aperte o enter e aguarde o melhor resultado. Após entrar no tema da publicação, busque a palavra do seu interesse usando as teclas Ctrl + f. surgirá uma barra superior onde se deve digitar a palavra chave, p. ex. "Dummar", logo aparecerá ressaltada, com o número de vezes que se acha no texto. 

 

        Epônimo do Bairro Padre Andrade, Fortaleza.

                          
   Francisco Juvêncio de Andrade Filho nasceu no dia cinco de março de 1922, em Sobral, Ceará, filho do Doutor Francisco Juvêncio de Andrade que nasceu a 25 de março de 1881, em Santana do Acaraú, Cirurgião Dentista, formado na Europa, e de Ana Rodrigues de Andrade, Naninha. Neto paterno de Antônio Juvêncio de Andrade e de D. Francisca Laura de Menezes Andrade, casados a 23 de janeiro de 1862. Neto materno de José Gomes Rodrigues de Albuquerque e de Ana Frederica Rodrigues de Andrade, casados a 06 de maio de 1874.
Ordenado Sacerdote Lazarista a 07 de dezembro de 1947, o Padre Francisco Juvêncio de Andrade Filho, C.M., foi responsável por uma Capela que atendia aos fiéis católicos da comunidade  denominada Cachoeirinha.
 
   O Padre Francisco Juvêncio Andrade Filho faleceu jovem, com a idade de 28 anos, afogado no açude Betsaida, Betizado, Aires de Souza, município de Forquilha, vizinho a Sobral, a 29 de julho de 1950. O Padre Andrade era tão querido, que os moradores da então Cachoeirinha, pediram à Câmara Municipal a mudança do nome do bairro. Por força da Lei nº 321, de 16.05.1951, foi fundado a 30 de maio de 1951, o novo bairro,  com aproximadamente 13.000 habitantes. Passou  de Cachoeirinha a ser chamado “Padre Andrade”, pertencendo a Secretaria Executiva Regional III de Fortaleza.
 
    Termo de Batismo de Francisco Juvêncio de Andrade Filho.
Francisco, filho legítimo de Francisco Juvêncio de Andrade e de Ana Rodrigues de Andrade, nascido aos cinco dias de março de 1922, foi pelo Reverendo Padre Leopoldo Fernandes (Pinheiro), solenemente batizado aos vinte e quatro de março de 1922. Foram padrinhos, Pedro José Juvêncio de Andrade e Amália Rodrigues de Albuquerque. E para constar lavrou-se este assento que assino. Padre Fortunato Alves Linhares.”
 
    Termo de casamento dos pais de Francisco Juvêncio de Andrade Filho.
“Aos 09 (nove) de outubro de 1915, feitas as denunciações que dispõem o Concílio Tridentino, e obtida a licença dos impedimentos de consanguinidade em terceiro grau atingente ao segundo e de afinidade de cópula lícita em terceiro grau igual da linha lateral e não constando outro impedimento. Em presença do Reverendo Padre José Juvêncio de Andrade, de minha licença e das testemunhas, Coronel José Gomes Rodrigues de Albuquerque e Alexandre Soares, na Capela do Menino Deus, desta cidade (Sobral), se receberam em matrimônio com palavras de presente, o Dr. Francisco Juvêncio de Andrade e D. Ana Rodrigues de Albuquerque, ele filho legítimo de Antônio Juvêncio de Andrade e de D. Francisca Laura de Andrade, natural de Sant’Ana (do Acaraú), e ela, filha legítima de José Gomes Rodrigues de Albuquerque e de D. Ana Frederica Rodrigues de Albuquerque, natural do Acaraú: ambos moradores nesta Freguesia; o contraente viúvo por falecimento de sua primeira mulher, D. Teódora Judite (Gomes) de Andrade, sepultada no cemitério São José, desta cidade. E logo o dito Padre lhes deu as bênçãos nupciais. Para constar fiz este assento e assinei. O Vigário, Padre José Tupinambá da Frota.”
 
      Irmãos anotados do Padre Francisco Juvêncio de Andrade Filho.
 
1. José Alberto faleceu criança.
2. Nílsiton Rodrigues de Andrade casou-se a 19 de dezembro de 1942, com Maria Carolina Cavalcante, filha de Silvestre Gomes Coelho e de Maria Laura Cavalcante Coelho.
3. Egberto Rodrigues de Andrade nasceu a 10 de novembro de 1920. Ordenado sacerdote a 07 de dezembro de 1947. Cônego.
4. Francisco Juvêncio de Andrade Filho, supra. Epônimo do Bairro Padre Andrade, Fortaleza. 
5. Luís Aurélio Rodrigues de Andrade nasceu a 13 de dezembro de 1927. Padre lazarista. Ordenou-se Sacerdote a 15 de julho de 1952. Secularizou-se no ano de 1972.
6. Paulo Rodrigues de Andrade casou-se a 04 de junho de 1954, com Elizária Pinheiro Maia, natural de Milhã, filha de Porfírio Elisário Pinheiro e de Rosa Maia.
7. Laurita Rodrigues de Andrade causou-se em Fortaleza, com Olavo Mendes Brasil.
8. Zilaís Rodrigues de Andrade casou-se a 24 de novembro de 1962, com José Menescal Machado Freire, viúvo de Maria do Socorro Oliveira, e filho de José Astolfo Andrade e de Leonília Machado.
9. Agaís, Irmã Margarida Maria, religiosa carmelita.
10. Zilmar Andrade. Religiosa, Filha da Caridade.
Cf. Livro de Matrimônios, Sobral. Cf. Livro de Batismos, Sobral. Cf. Monsenhor Francisco Sadoc de Araújo. Cronologia Sobralense. Vol. IV. p. 79. e Vol. V. p. 60. Cf. Referência ao Padre Andrade da Paróquia de São Francisco de Assis – Jacarecanga, Fortaleza.
Francisco Augusto de Araújo Lima, 15 de maio de 2016. Sítio Bom Sucesso, Guaramiranga, Serra de Baturité. genealogia@ familiascearenses.com.br