Blue Flower

Digite o termo na pesquisa conforme o Sumário atual da terceira etapa. Aperte o enter e aguarde o melhor resultado. Após entrar no tema da publicação, busque a palavra do seu interesse usando as teclas Ctrl + f. surgirá uma barra superior onde se deve digitar a palavra chave, p. ex. "Dummar", logo aparecerá ressaltada, com o número de vezes que se acha no texto. 

 

    Famílias Cearenses & Francisco Augusto de Araújo Lima.   

 

 Por Francisco Augusto de Araújo Lima. Tupancy, Eusébio, Ceará, 20 de julho de 2006. Re - editado a 06 de fevereiro de 2019. 30º ano do lançamento do Famílias Cearenses Zero – Soares e Araújos no Vale do Acaraú, 1989. Atualizado, janeiro de 2020.

                                                                                                                                                                   

Toussaint Gurgel1 nasceu no ano de  1570 ou 1580, em Le Havre de Grace, França. Casou-se no ano de 1598, no Rio de Janeiro, com Domingas do Arão Amaral, n. 1584, Rio de Janeiro, filha de Antônio Diogo do Amaral e de Micaela de Jesus Arão. Toussaint faleceu no ano de 1651, no Rio de Janeiro, filho de mãe francesa e pai alemão, da  Baviera.

  Na Habilitação do Santo Ofício de Antônio Félix de Mendonça Arrais de Almada, encontra-se: "Natural de Lisboa, filho de Francisco de Mendonça Arrais de Almeida e de Maria Joaquina Gorjel de Melo, naturais e moradores em Lisboa; neto materno de Cláudio Gorjel do Amaral, natural do Rio de Janeiro, e de D. Brites Teresa de Melo, natural de S. Bartolomeu de Margojipe, termo da Baía. Cláudio Gorjel do Amaral era descendente de Tourem Gorgel Franes, pirata na costa do Brasil; sendo apanhado por João de Sousa Botafogo foi baptizado; dele procedem os Gorgéis e Amarais do Brasil, segundo informação do comissário Fr. Paulo do Nascimento". Cf. Habilitação Santo Ofício. 1755.

Filha 1 de Toussaint Gurgel.

Ângela do Amaral Gurgel, também conhecida como: Ângela Daran Gurgel, álibi Ângela D' Arão Gurgel nasceu a  09 de novembro de 1616, no Rio de Janeiro. Casou-se em 1635, na Igreja da Sé, Rio de Janeiro, com João Batista Jordão, Capitão, n. 1605, na Freguesia de Azinhaga, Concelho de Golegã, Distrito de Santarém, Portugal, filho de Antônio Nunes da Silva e de Maria Jordão. Ângela faleceu em 06 de novembro de 1695, no Rio de Janeiro. Pais de:

Neto 1 de Toussaint Gurgel.

Cláudio Gurgel do Amaral nasceu no ano de 1654, Rio de Janeiro, Doutor, casou-se a 25 de março de 1684, na Igreja da Sé, Rio de Janeiro, com Ana Barbosa da Silva, n. Rio de Janeiro, filha de Tomé da Silva e de Antônia de Oliveira. Cláudio faleceu a 17 de abril de 1716, e foi sepultado na Ermida de N. Senhora da Glória do Outeiro, RJ,  formado em Leis e Padre após viúvo. Pais de:

Bisneta 1 de Toussaint Gurgel.

- Maria Gurgel do Amaral, álibi Maria Rangel do Amaral n. 1694, no Rio de Janeiro. Casou-se com David Lopes de Barros. Pais de:

Trineto 1 de Toussaint Gurgel.

- João Lopes de Alencastro nasceu no Rio de Janeiro, RJ.2  Casou-se com Isabel  de Jesus Bezerra nasceu na Freguesia São Miguel dos Campos, Alagoas, filha de Miguel Pontes e de Adriana de Jesus Bezerra.

                                               

    Filhos de João Lopes de Alencastro e de Isabel de Jesus Bezerra (tetranetos de Toussaint Gurgel).   1.-5.

 

  1. José Gurgel do Amaral.
  2. Inácia Maria do Amaral.
  3. Antônia Maria Bezerra do Amaral.
  4. Firmiana Maria.
  5. Maria Inácia Bezerra.

1. José Gurgel do Amaral 3 nasceu no ano de 1735, em Penedo, São Miguel ou Ilha do Ouro, Alagoas. Casou-se (1) a 02 de fevereiro de 1769, em Aracati (para D. Pompeu Bezerra Bessa, 06.02.1769, 06.12.1768, para Aldysio Gurgel do Amaral, ou 06 de fevereiro de 1769 para o Barão de Studart), com Cosma Nunes Nogueira, n. circa 1750, na Freguesia de Russas, filha de Teodósio da Costa Nogueira e de Cosma Nunes Nogueira.4 Moradores no Sítio das Cabaças. Neta paterna de Felipe da Costa Nogueira, Sergipe Del Rey, e de Helena da Rocha, n. Rio Grande do Norte. Neta materna de Manoel Nogueira de Souza, n. Alagoas e de Maria Nunes da Costa, n. Pernambuco. José Gurgel do Amaral casou-se (2) com Ana Maria de Jesus nasceu na Freguesia de Russas, filha de Antônio da Costa Leitão e de Joana dos Santos Bezerra. Neta paterna de Gonçalo de Freitas Amorim, n. Rio Grande do Norte, e de Nicácia Maria Leitão. Neta materna de João Ferreira dos Reis e de Ana Maria Bezerra. José Gurgel do Amaral a 09 de janeiro de 1763 é padrinho e solteiro. Pais de 1.1.-1.8. 
1   Descendência dos Primeiros Povoadores do Rio de Janeiro, Carlos Grandmasson Rheingantz. 2   LA2-28,34,35,49v  - LA3-03v 3   LA2-50  - LA3-67,83,96  4  LA2-75,81

1.1. José Gurgel do Amaral Filho

1.2. Isabel  – n. 1775

1.3. Isabel de Jesus Gurgel – n. 1777

1.4. Matilde Francisca Gurgel

1.5. Ana Isabel de Jesus Gurgel

1.6. Helena Nunes Nogueira Gurgel

1.7. Venâncio Nogueira Gurgel do Amaral

1.8. Caetana

1.1. José Gurgel do Amaral Filho nasceu a 28 de janeiro de 1774, na Fazenda das Porteiras, Aracati. Casou-se (1) com Quitéria Ferreira de Barros nasceu a 14 de outubro de 1787, na Freguesia do Aracati, filha de José de Barros Ferreira Neto e de Caetana Maria Micaela.5 Neta paterna de Feliciano Gomes da Silva, n. Paraíba, e de Floriana de Barros Ferreira. Neta materna de Antônio Álvares Maciel e de Quitéria Correia Lima.Termo de batismo. “Aos nove de dezembro de 1787, na Capela do Jiqui, filial da (Igreja) Matriz (do Aracati), batizei solenemente a Quitéria, filha legítima do Capitão José de Barros Ferreira e de Dona Caetana Maria Micaela, nascida em catorze de outubro do dito ano; Padrinhos, Antônio Álvares Maia e o mesmo Capitão José de Barros, do que fiz este assento, Aracati era ut supra. O Vigário José Joaquim Nunes da Costa.” Cf. LA3-140v. José Filho casou-se (2) no ano de 1832, em Aracati, com Maria Joaquina de Moura Ferreira, filha de Feliciano Gomes da Silva e de Floriana de Barros Ferreira. Neta paterna de José Pereira de Carvalho e de Maria Quaresma. Neta materna de José de Barros Ferreira e de Maria Ferreira Bezerra.

       Filhos por Quitéria Ferreira de Barros e José Gurgel do Amaral Filho. 1.1.1.-1.1.4.

1.1.1. Florinda Gurgel do Amaral n. Aracati, Ceará, ref: sete filhos. Casou-se com Joaquim Ferreira Maia Gondim, filho de Antônio Joaquim da Câmara Gondim e de Ana Quitéria da Soledade. Neto paterno de Manoel José do Nascimento Alarcon e de Ana Maria de Barros Maciel.

1.1.2. Antônio Gurgel do Amaral n. <1814>, ma Fazenda Porteiras, Agro-pecuarista e Comerciante, casou-se com sua prima Maria Joana Barbosa Correia Lima, álibi: Maria Joana de Lima n. <1818>, na Freguesia de Russas, filha de Geraldo Correia Lima e de Joana Batista Gurgel Barbosa. Neta paterna de José Correia Lima e de Helena Barbosa. Neta materna de João Paulo Barbosa e de Matilde Francisca Gurgel.  Antônio Gurgel do Amaral  residiu no Icó, Ceará. Pais de:

1.1.2.1. Augusto Gurgel do Amaral n. a 12 de março de 1845, em Aracati, Ceará. Bacharel em Direito, 1868, Magistrado. Casou-se com Adelaide Antunes de Alencar, n. <1850>, filha de Tristão Antunes de Alencar e de Ana Amélia Pereira de Alencar. Neta paterna de Pedro Alves de Alencar Rodovalho e de Teresa Maria da Costa. Neta materna de Pedro Alves de Mello Labatut e de Arcângela Pereira de Alencar.  Pais de:

1.1.2.1.1. Antonieta de Alencar Gurgel nasceu a 19 de setembro de 1871, em Fortaleza. Casou-se com Cândido Borges Castelo Branco nasceu a 1º de janeiro de 1861, em Campo Maior, Piauí, General do Exército, falecido no ano de 1934, RJ, filho de Francisco Borges de Carvalho e de Beatriz Virgínia da Silva Castelo Branco. Neto materno de Silvestre José da Cunha Castelo Branco e de Porcina Isabel Pereira da Silva.

 Termo de casamento de D. D. Antonieta e Cândido. "Cândido Borges Castelo Branco n. Piauí, Bispado do Maranhão, 32 anos de idade, filho de Francisco Borges Castelo Branco e de Beatriz Virgínia da Silva Castelo Branco. Casou-se aos 30 de janeiro de 1891, nesta Igreja, Ceará, com Antonieta de Alencar, n. Messejana, Ceará, filha do Doutor Augusto Gurgel do Amaral e de Adelaide Antunes de Alencar. Presentes, o Padre Luís Barbosa Moreira, as testemunhas, o Tenente Coronel Tristão Antunes Alencar e Sebastião Barbosa de Medeiros, português, residente na Vila de Messejana, Fortaleza, naturalizado brasileiro aos 25.09.1884"Cf. Livro de Matrimônios, Ceará. Igreja Católica Apostólica Romana. 

     Filho por Antonieta e Cândido.

1.1.2.1.1.1. Humberto de Alencar Castelo Branco nasceu a 20 de setembro de 1897, Messejana, Fortaleza, Ceará, Marechal do Exército, faleceu a 18 de julho de 1967, Mondubim, Fortaleza, em acidente aéreo. 1964: Chefia Golpe Militar. Casou-se com Argentina Vianna Castelo Branco, pais de dois filhos. Termo de batismo de Humberto de Alencar Castelo Branco. “Aos três de outubro de 1897, na Igreja do Coração de Jesus, (Fortaleza) o Monsenhor Antônio Xisto Albano, de licença do Exmo. Vigário Geral Hipólito Gomes Brasil, batizou solenemente a criança de nome Humberto, filho legítimo de Cândido Borges Castelo Branco e de Antonieta de Alencar Castelo Branco; nasceu a vinte de setembro deste ano. Foram padrinhos, o Doutor Cândido de Holanda C. Freitas  e Dª Maria Joaquina digo Jaguaribe de Lima Oliveira. Para constar mandei fazer este assento in fide Parochi. O Cura Padre Pedro Leopoldo de Araújo Feitosa.” Cf. Livro de Batismos, Fortaleza. 

1.1.3. Delfino José do Amaral,6 n. na Freguesia de Russas. Casou-se a 29 de outubro de 1834, com Rufina Cândida Barbosa, n. na Freguesia de Russas, filha de João de Castro Silva e de Francisca Nunes Barbosa. Neta paterna de João de Castro Silva e de Joana Francisca de Jesus. 

1.1.4. Vicente Gurgel do Amaral nasceu a 15 de julho 1812, na Fazenda Porteiras, Aracati, Ceará. Casou-se com Ana Carolina Rabelo nasceu a 20 de dezembro de 1813, em Aracati, Ceará, filha de Vicente Ferreira Rabelo e de Teresa de  Jesus Rabelo.  Vicente Gurgel faleceu em 13 de fevereiro de 1872. Pais de:

1.1.4.1. Bemvindo Gurgel do Amaral nasceu a 24 de abril de 1835, em Aracati, Ceará. Casou-se com Joana  em 20 de fevereiro de 1891, no Rio de Janeiro.  Pais de:

1.1.4.1.1. Teresa Bemvinda (Tetê) nasceu a 20 de janeiro de 1874, em Aracati, Ceará. Casou-se com João Paulino de Barros Leal Filho nasceu a 07 de setembro de 1864, em Quixeramobim, Ceará, filho de João Paulino de Barros Leal e de Jacinta Pimentel. João Filho, falecido em 11 de setembro de 1939. Teresa faleceu em 21 de abril de 1913, em Quixeramobim, Ceará. Neto materno de Cândido José de Souza Pimentel e de Rufina Ramalho Sobreira. Pais de: 
5    LA3-140v site http://www.genealogiacearense.com da Família Barros Leal. 6  Li19-107v

1.1.4.1.1.1. João Paulino de Barros Leal Neto nasceu a 22 de janeiro de 1894, em Quixeramobim. Casou-se com Maria Dolores Holanda de Barros Leal, filha de Manoel Romualdo de Holanda e de Frutuosa Lopes.  João faleceu em 03 de maio de 1979, Fortaleza, Ceará. Pais de:

1.1.4.1.1.1.. Vinícius Antonius Holanda de Barros Leal nasceu a 16 de outubro de 1922, em Baturité.  Médico, pela Faculdade de Medicina do Recife, ano de 1948. Decano dos genealogistas cearenses, (2006) uma pessoa querida pela afabilidade com que recebe a todos que o procuram, e de valor reconhecido pelos inúmeros trabalhos escritos. Ver http://www.genealogiacearense.com da Família Barros Leal. www.angelfire.com/linux/genealogiacearense/index_vinicius_barros_leal.html.

     Termo de batismo de Vinícius Antonius Holanda de Barros Leal. Antônio, filho legítimo de João Paulino de Barros Leal Neto e de Maria Dolores Holanda de Barros Leal, nasceu aos dezesseis de outubro de 1922, batizou-se aos 22 de dezembro do dito ano, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Palma de Baturité. Padrinhos o Doutor João Paulino de Barros Leal Filho e Lídia Holanda Freitas. O Vigário Manoel Cândido dos Santos". Cf. Livro de Batismos, Ceará, familysearch.org. O genealogista Dr. Vinícius faleceu em Fortaleza, aos 13 de abril de 2010.


  

       Casou-se o Dr. Vinícius aos trinta de dezembro de 1950, na Igreja do Cristo Rei, antigo Outeiro, atual Aldeota, com Dona Idilva de Castro Alves. Termo de casamento. “Aos trinta dias do mês e dezembro de 1950, na Igreja do Cristo Rei, Freguesia do Curato da Sé, depois de habilitados canonicamente, por palavras de presente, na forma do ritual, em presença do reverendo Padre Francisco Eduardo de Barros Leal e das testemunhas, João Paulino de Barros Leal e o Dr. Abnegado da Rocha Lima, receberam-se em matrimônio os contraentes: Vinícius Antonius Holanda de Barros Leal e Idilva Moreira de Castro Alves,  ele com vinte e oito anos de idade, filho legítimo de João Paulino de Barros Leal e de Maria Dolores Holanda de Barros Leal, solteiro, natural de Baturité, e batizado na Freguesia de Nossa Senhora da Palma de Baturité, e residente neste Curato, e ela de vinte e seis anos de idade, filha legítima de Pascoal de Castro Alves e de Maria de Lourdes Moreira, solteira, natural de Fortaleza, batizada na Freguesia de Nossa Senhora do Carmo, residente na Paróquia de Santa Luzia. E para constar lavrou-se este assentamento que assino. O Vigário, Monsenhor Expedito Eduardo de Oliveira.” Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familyseaarch.org.

Termo de batismo.Idilva, nascida a seis de fevereiro de 1924, filha legítima de Pascoal de Castro Alves e Maria de Lourdes Moreira de Castro Alves, foi batizada a 17 de maio de 1924, na Igreja Matriz do Carmo, pelo Cônego José Alves Quinderé. Foram padrinhos o Dr. Abnegado da Rocha Lima e Maria Braga Rocha Lima.” Cf. Livro de Batismos, Ceará, familysearch.org.

   Dona Idilva filha de Pascoal de Castro Alves nasceu a 17 de maio de 1893, Pentecoste, Ceará, e casou-se a 14 de outubro de 1921, com Maria de Lourdes Moreira nasceu a 02 de fevereiro de 1902, Caucaia, batizada a 16 de março do mesmo ano, na Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres de Caucaia, pelo Vigário Padre Irineu Pinheiro Bezerra de Menezes. Padrinhos, Manoel Sales e Antônia Freire Sales. Livro Batismos, Ceará, familysearch.org. A Senhora Idilva neta paterna do Tabelião Francisco Alves de Souza e de Maria Lopes de Castro. Neta materna de Sebastião Carneiro de Azevedo e de Francisca Moreira de Azevedo. 

 1.1.4.2. Quitéria Maria n. 1836, em Aracati, casou-se com seu primo José Augusto Gurgel.

    Filha por Maria Joaquina de Moura Ferreira e José Gurgel do Amaral Filho.

1.1.5. Filomena Gurgel do Amaral Valente n. Aracati, casou-se com Manoel Rodrigues da Silva Figueiredo, n. 1858, Aracati, filho de Camilo Rodrigues da Silva Figueiredo nasceu aos quinze dias do mês de maio de 1817, no Sítio da Barroca, lugar de Quinhão, Concelho de Cinfães, Distrito de Viseu, Província da Beira Alta, e de Francisca Cândida da Silva. Neto paterno de Ana da Silva, solteira e filha de Manoel da Silva e de sua mulher Rosa Maria. Neto materno de José Antônio Ferreira Chaves, PE e de Francisca Inácia de Jesus, avós maternos do Mons. Bruno Rodrigues da Silva Figueiredo. Cf. Monsenhor Bruno Rodrigues da Silva Figueiredo. Jornal A Região, Aracati, 30.11.1925, Ano II, nº 63. Hemeroteca on-line Casa de Cultura do Aracati. Cf.  Livros das Freguesias de Aracati e Russas. LR1-47v  - LR3-139v -  LR8-61  -  LA3-84,140. Cf. O Limoeiro da Igreja, Mons. João Olímpio Castello Branco, Ed. Minerva, Fortaleza, 1995, p. 76.

Filomena e Manoel, pais de 1.1.5.1. - 1.1.5.9.  

1.1.5.1. Heronildes.

1.1.5.2. Bruno.

1.1.5.3. Glicério.

1.1.5.4. Manoel.

1.1.5.5. Pergentino.

1.1.5.6. Camilo.

1.1.5.7. Maria do Carmo.

1.1.5.8. José.

1.1.5.9. Luzia.

 

1.2. Isabel batizada a 18 de novembro de 1775, Igreja Matriz do Aracati.

1.3. Isabel de Jesus Gurgel também conhecida como Isabel Gurgel de Jesus Bezerra nasceu no ano de 1777, em Aracati, batizada a 13 de março 1777, na Igreja Matriz de Aracati. Casou-se a 25 de janeiro de 1799, na Capela do Jiqui, Jaguaruana, Ceará, com José da Costa Lima, n. 1771, na Freguesia de Russas, e foi batizado a 31 de julho de 1771, na Igreja Matriz de N. Senhora do Rosário de Russas, filho de Teobaldo da Costa Nogueira e de Ana Teresa de Holanda,7 Neto paterno de Teodósio da Costa Nogueira, RN e de Cosma Nunes Nogueira, PE. Neto materno de Inácio da Silveira Bezerra, n. na Paraíba, e de Isabel Maria de Lima. Presentes a cerimônia religiosa de casamento, o Padre Manoel Lourenço Souto, as testemunhas, José Rodrigues Pereira de Faria, Fabrício da Costa Nogueira e mais pessoas conhecidas.

1.4. Matilde Francisca Gurgel nasceu no ano de 1780, em Aracati. Casou-se a 25 de junho de 1794, na Capela de N. Senhora da Conceição do Jiqui, com João Paulo Barbosa, n. 1776, Aracati, filho do Capitão Francisco Xavier Barbosa, (batizado a 22.02.1745 na Capela de São José, Aracati,) assistente no ‘Corgo’, Córrego dos Cajueiros, que se casou a 28.08.1765, na Capela do Rosário da Vila do Aracati com Lourença Maria de Jesus, do RN ou PB. Presentes a cerimônia religiosa do casamento de Matilde e João, o Padre José Francisco Muniz de Medeiros, as testemunhas, o Capitão José Gurgel do Amaral e Francisco Xavier Barbosa. João Paulo Barbosa, neto paterno de Domingos Barbosa de Aguiar e de Jerônima Maria Bandeira de Melo e neto materno de Vitorino da Silva Câmara, n. Rio Grande do Norte e de Joana  de Jesus Maria Monte.

Pais de:

1.4.1. Domingos Paulo Gurgel Barbosa nasceu no de 1813, em Aracati. Casou-se com sua prima Carolina Barbosa, n. em Aracati, filha de Domingos José Barbosa e de Maria Isabel de Oliveira. Neta paterna de Francisco Xavier Barbosa e de Lourença Maria de Jesus. Domingos faleceu em 14 de setembro de 1787.  Pais de: 1.4.1.1.-1.4.1.5.

1.4.1.1. João Paulo Gurgel Barbosa nasceu a 26 de abril de 1846 e foi batizado a 02 de junho seguinte pelo Padre Félix José de Arantes. O Cônego João faleceu a 14 de novembro de 1904 de ‘um ataque de congestão’. Cf. Jornal do Ceará, nº 117. 17.11.1904. Cf.  Aureliano Diamantino Silveira. Ungidos do Senhor. Ed. Premius. Fortaleza. 2004. Vol. II. p. 255.

1.4.1.2. Domingos.

1.4.1.3. Francisco.

1.4.1.4. Augusto de Paulo Barbosa casou-se com Águeda Maria Barbosa, filha de Luís Miguel da Costa e de Sabina Maria. Pais de 1.4.1.4.1.-1.4.1.4.7.

1.4.1.4.1. César Barbosa, casou-se com Maria Barbosa, filha de Antônio de Castro Barbosa e de Francisca Maria.

1.4.1.4.2. José

1.4.1.4.3. Francisco

1.4.1.4.4. Maria Augusta, casou-se com Luís Augusto de Carvalho, filho de Manoel José de Carvalho nasceu a 31.07.1753, no lugar Três Horas, Meixomil, Paços de Ferreira, Porto, e foi batizado pelo Padre João Pinto Lobo, da Freguesia de Penamaior, Paços de Ferreira e de Maria Maciel. Neto paterno de Bernardo José e Maria Josefa. Neto materno de José Ferreira Colaço e de Antônia Maria Moreira de Souza. 

1.4.1.4.5. Ester Barbosa, n. Jaguaruana, CE, casou-se com Godofredo de Castro, filho de Maria Vital de Castro e de Antônio de Castro Barbosa. Ver item 1.4.7.2.

1.4.1.4.6. Francisca, solteira.

1.4.1.4.7. Maria Vital de Castro, casou-se com seu primo Antônio de Castro Barbosa, filho de Antônio de Castro Barbosa e de sua 1ª mulher, Mariana Barbosa do Sacramento. Neto materno de Domingos José Barbosa e de Maria Isabel de Oliveira

Pais de:  1.4.1.4.7.1.-1.4.1.4.7.2.

1.4.1.4.7.1. Maria Barbosa, casou-se com seu primo César Barbosa, filho de Augusto de Paulo Barbosa e de Águeda Maria.

1.4.7.1.4.2. Godofredo de Castro, n. 28.12.1883, Aracati e faleceu a 04.12.1927, na Serra do Estevão, Quixadá, CE. Deputado Estadual, 1917, Secretário da Sociedade Mantenedora da Escola de Agronomia do Ceará, 1919. Casou-se no ano de 1905, com sua prima Ester Barbosa,  filha de Augusto de Paulo Barbosa e de Águeda Maria Barbosa.

Pais de onze filhos, dos quais sobreviveram:

1.4.7.1.4.2.0. Alice n. 138 537. 

1.4.7.1.4.2.1. Augusto Barbosa de Castro

1.4.7.1.4.2.2. Antônio Barbosa de Castro

1.4.7.1.4.2.3. Alberto Barbosa de Castro

1.4.7.1.4.2.4. Godofredo de Castro Filho, n. 26.06.1918, e faleceu a 05.11.2001. Engenheiro Agrônomo, 1942, pela Escola de Agronomia do Ceará. Mestre completo, conhecimento, mediação e didática. Professor de Física, Mecânica, no Cursinho pioneiro do Profº. Ésio Pinheiro, Rua da Assunção, na Escola Preparatória de Fortaleza, e na Escola de Agronomia da Universidade Federal do Ceará. O Professor Godofredo casou-se no mês de março de 1945, Fortaleza, com Maria Alice Bastos Ponte, n. 31.03.1925, filha de José Ferreira da Ponte e de Ana Perdigão Bastos. Pais de: 1.4.1.4.7.2.4.1.

1.4.1.4.7.2.4.1. Célia Maria Castro, casou-se com Francisco de Assis Luna, n. Barbalha, CE, Engenheiro Agrônomo, 1966, UFC. Cf. Raimundo Girão. Famílias de Fortaleza. I.U. UFC. Fortaleza. 1975. p. 65. Hugo Victor Guimarães e Silva. Deputados Provinciais e Estaduais do Ceará, 1835 - 1947. Ed. Jurídica. Fortaleza. 1952. p. 274/175. Cf. Ipueiras dos Targinos, op. cit.

1.4.1.5. Maria.

1.4.1.6. Francisca.

1.4.1.2. Francisco José Barbosa. Casou-se com Ana Barbosa, filha de Domingos José Barbosa e de Maria Isabel de Oliveira, todos naturais da Freguesia do Aracati. Pais de:

1.4.1.2.1. Domingos Barbosa.

1.4.1.3. Florinda Gurgel do Amaral nasceu em Aracati. Casou-se com José Cláudio Barbosa, filho de Domingos José Barbosa e de Maria Isabel de Oliveira, todos naturais da Freguesia do Aracati. Pais de sete filhos anotados.

1.4.1.4. Joana Batista Gurgel Barbosa. Casou-se com o Major, Deputado Provincial Geraldo Correia Lima, filho do Coronel José Correia Lima e de Helena Barbosa. Pais de 1.4.1.4.1.-1.4.1.4.2.

1.4.1.4.1. Joaquim Barbosa Lima n. 1834, Aracati, Bacharel em Direito, Recife, casou-se com Joana Batista Ferreira.  Joaquim faleceu a 19 de fevereiro de 1895, em Minas Gerais.

1.4.1.4.2. Maria Joana Barbosa Correia Lima também conhecida como Maria Joana de Lima n. <1818>, na Freguesia de Russas. Casou-se com o seu primo, Antônio Gurgel do Amaral, Agro-pecuarista e  Comerciante, residiu no Icó, Ceará n. <1814>, na Fazenda Porteiras, filho de José Gurgel do Amaral Filho e de Quitéria Ferreira de Barros.    LR6-145  -  LA3-68

1.4.1.5. Vicência Cândida Barbosa, sem sucessão. Casou-se com seu tio, viúvo de Teresa Maria de Jesus,  Joaquim José Barbosa, Capitão Mor,8 n. 25.05.1784, Aracati, Ceará, batizado a 07 de junho do dito ano, Igreja Matriz de Aracati, padrinhos Capitão Manoel Rodrigues Pereira e Natária Correia de Brito, PP que apresentou Joana Maria da .... filho de Francisco Xavier Barbosa e de Lourença Maria de Jesus. Joaquim faleceu no ano de 1847. O Capitão Mor Joaquim José Barbosa, casou-se (1) com Teresa Maria de Jesus, f. de Antônio José de Castro, (n. 1758 e foi batizado a 18.03.1758, na capela N. Senhora do Rosário, Aracati, por padrinhos, Manoel Rodrigues e Vasconcelos e Francisca de Abreu Lima, casada com Antônio da Silva Cruz Júnior) e de Francisca Domingas da Costa da freguesia de N. Senhora de Nazaré, Cachoeira do Campo, Bispado de Mariana, MG. Neta paterna de José de Castro e Silva, (n. 20.09.1709, na freguesia de Ribeira Seca, concelho de Calheta, Ilha de São Miguel, Região Autônoma do Açores, batizado a 24.09.1709, na Igreja de São Pedro da Ribeira Seca) e de Ana Clara da Silva Domingos Fernandes, n. 1732 batizada a 22.08.1732, na Fazenda do Arerê, Freguesia de Russas. São dois termos para o mesmo batismo: o 1° - 21.08.1732, Fazenda do Arerê, padrinhos José Pimenta Aguiar, solteiro e Dona Antônia, viúva. O 2° aos 22.08.1732, na Fazenda do Arerê, desta Freguesia de N.Senhora de Russas, padrinhos José Pimenta Aguiar, solteiro e D. Antônia de Souza, viúva que ficou do Capitão Francisco Cavalcante de Albuquerque. A lógica indica que o segundo termo deve ser o válido, por se supor haver sido elaborado como correção ao primeiro. Neto materno de Antônio da Costa Cordeiro, n. no Concelho e Distrito de Viana do Castelo, Portugal e de Úrsula Maria das Virgens.

Para o estudo da sua descendência  ver:  RIC, 1958, p.108, Dr. Guilherme Studart - Os Bezerras de Menezes, Eduardo de Castro Bezerra Neto, et alli, Tip. Minerva, Fortaleza, 1982. RIC, 1988, Eduardo de Castro Bezerra Neto, p.69. Por haver desacordo com os termos dos livros eclesiais  e/ou dados incompletas, fato comum em trabalhos genealógicos, anotamos os filhos para futura apresentação.

 1.5. Ana Isabel de Jesus Gurgel nasceu no ano de 1780, em Aracati. Casou-se a 27 de outubro de 1800, na Igreja Matriz de Aracati, com José Antônio da Costa, n. Cascavel, Ceará, filho de Francisco Xavier da Costa e de Joana da Silva Lopes Barreira. José Antônio: a tradição conservou erradamente o nome do seu pai como sendo de Antônio da  Costa.... Neto materno de Baltazar Lopes Barreira e de Antônia Maria da Silva e Sá. Baltazar Lopes Barreira nasceu aos vinte e quatro dias do mês de dezembro de 1699, no lugar Argemil, Concelho de Valpaços, Distrito de Vila Real, morou na sua Fazenda Quixinxé, à margem do Rio Pirangi, na zona norte do município de Quixadá. 

1.6. Helena Nunes Nogueira Gurgel nasceu a 15 de abril de 1785, e foi batizada a 29 de junho seguinte, na Igreja Matriz do Aracati. Termo de batismo."Elena filha legítima de José Gurgel do Amaral e de Cosma Nunes Nogueira, moradores no Sítio das Cabaças, nascida em quinze de abril e batizada com os Santos Óleos nesta Matriz de Nossa Senhora do Rosário da Vila de Santa Cruz do Aracati, aos vinte e nove de junho de 1785 anos, pelo Reverendo Padre José Carlos da Silva Carneiro; foram padrinhos, Antônio Nunes Ferreira, solteiro, e Rosa Maria, solteira, filha legítima de Francisco Xavier Nogueira de Souza, do que para constar fiz este assento que assino. O Pró Pároco, Francisco Xavier dos Santos." Cf. LA3-83. Dona Helena de idade 19 anos e dez meses, casou-se a 17 de fevereiro de 1805, na Capela de Nossa Senhora da Conceição do Jiqui, com Teodósio da Costa Nogueira Neto, n. 1788, Aracati, batizado a 08 de janeiro de 1789, filho de Teobaldo da Costa Nogueira e de Ana Teresa de Holanda. Padrinhos de Teodósio Neto: seu avô paterno Teodósio da Costa Nogueira e Ana de Oliveira. Presentes a cerimônia religiosa de casamento, o Padre José Carlos da Silva Carneiro, de licença do Pároco Interino Miguel Francisco de Oliveira, as testemunhas, José Gurgel do Amaral e José da Costa Nogueira. 

1.6.1. Silvestre da Costa casou-se com Maria. Pais de:

1.6.1.1. Felisolina da Costa casou-se com Pompeu Ferreira da Costa Lima, filho de Alexandre da Costa Nogueira e Francisca Antônia Maria.

1.6.2. Isabel Gurgel Nogueira n. 1806, foi  batizada a 11 de fevereiro de 1806, na Igreja Matriz do Aracati.

1.6.3. Florinda Gurgel Nogueira n. 1810, foi batizada a 03 de abril de 1810, na Igreja Matriz do Aracati.

1.6.4. Maria da Costa casou-se com Antônio Mateus de Oliveira, filho de Mateus Pereira de Oliveira e de Francisca Rosa de Jesus.

1.7. Venâncio Nogueira Gurgel do Amaral.

1.8. Caetana nasceu a 13 de maio de 1789,  e foi batizada  a 26 de junho seguinte, na Igreja Matriz do Aracati, pelo Padre Francisco Xavier dos Santos. Seus pais moradores nas Cabaças. Padrinhos, Francisco Antônio de Souza e Amatildes Francisca de Souza.

  2º filho por João Lopes de Alencastro e Isabel de Jesus Bezerra.

2. Inácia Maria do Amaral n. Ilha do Ouro, Rio de São Francisco. Casou-se a 13 de maio de 1755, na Capela de N. Senhora do Rosário do Aracati, com Januário Ferreira da Costa,9 n. Jaguaribe, Freguesia das Russas, filho de Manoel Nogueira de Souza, de Porto Calvo, Alagoas, e de Maria Nunes da Costa, do Cabo, Pernambuco. Pais de:

2.1. Feliciana Maria da Conceição batizada a 15 de junho de 1761, na Capela do Rosário, Aracati, pelo Padre Teodósio de Araújo Abreu. Padrinhos: o Sargento Mor Matias Ferreira da Costa e Amatildes da Costa, filha de Teodósio da Costa Nogueira e de Cosma Nunes. Termo de casamento.“Aos vinte e nove de outubro de 1796, pelas dez horas da manhã, nesta (Igreja) Matriz (de Aracati), depois de feitas as três denunciações que dispõem o Sagrado Concílio Tridentino, sem resultar impedimento algum como consta dos banhos que em meu poder ficam se casaram de mútuo consentimento Antônio Álvares dos Santos, viúvo de Ana Quitéria falecida nesta Freguesia; e Feliciana Maria da Conceição, filha legítima de Januário Ferreira da Costa e de Inácia Maria do Amaral, natural e moradora com o nubente nesta Freguesia, presentes as testemunhas abaixo assinadas, do que mandei fazer este assento que também assinei. O Cura Manoel Lourenço Souto, as testemunhas, Pedro José da Costa Barros e Antônio Nunes .?.” 

2.2. Januário n. 1763, batizado a 07 de outubro de 1763, na Capela de N. Senhora do Rosário, Aracati. Padrinhos o Tenente Feliciano Gomes da Silva e Damiana Pereira. O Padre Gonçalo Ferreira de Melo o batizou.

2.3. Joana Maria do Espírito Santo,10 n. Aracati. Casou-se a 15 de julho de 1783, na Freguesia de Russas, com Pedro José Secundo, filho de Antônio Ferreira da Silva e de Rita da Costa.

    3º filho por João Lopes de Alencastro e Isabel de Jesus Bezerra.

3. Antônia Maria Bezerra do Amaral,11 nasceu em Açu, Rio Grande do Norte, ou Freguesia de Penedo, AL. Casou- se a 07 de janeiro de 1754, por testemunha, Francisco Moreira de Souza, na Freguesia de Russas, Ceará, com Manoel Moreira da Silva Júnior, 12  n. Olinda, Pernambuco, filho de Manoel Moreira da Silva e Andreza da  Silva. Antônia  moradora na Passagem das Pedras, Itaiçaba, Ceará.

3.1. Manoel Moreira da Silva Neto,13  n. Aracati, Ceará, casou-se (1) com Maria José de Jesus . Pais de 3.1.1.-3.1.2.

3.1.1. Maria nasceu a 05 de janeiro de 1785, e foi batizada a 13 do mesmo mês e ano, na Capela de N. Senhora da Conceição do Jiqui. Padrinhos: Antônio Correia de Freitas e Luzia Maria Barbosa, solteiros.

 3.1.2. Domingos nasceu a 15 de novembro de 1786, e foi batizado a 30 de dezembro do mesmo ano, na Igreja Matriz do Aracati, Ceará. Padrinhos, Antônio Monteiro e sua mulher Teresa Maria.

Manoel Moreira da Silva Neto casou-se (2) com Francisca Xavier Rodrigues, pais de 3.1.3.

3.1.3. Maria, batizada a 26 de setembro de 1795 na Freguesia de São José do Ribamar.

 

3.2. João Moreira de Souza n. 1755, e foi batizado a 03 de março de 1755, na Igreja Matriz de Russas. Padrinhos, Mateus Soares Moreira e Ângela da Silva Monteiro, moradores desta Povoação. Casou-se a 28 de setembro de 1786, em Santa Cruz da Uruburetama, Ceará, com Teresa Maria da Soledade , filha de Manoel Tércio de Miranda e de Joana Maria da Fonseca.

3.3. Isabel nasceu a 29 de novembro de 1761, batizada a 08 de dezembro de 1761, na Capela de N. Senhora do Rosário, Aracati. Padrinhos Januário Ferreira da Costa e Maria Inácia Bezerra, mulher de Francisco Xavier Nogueira de Souza.

3.4. Antônia Maria Moreira casou-se a 14 de abril de 1783, com Santos Vieira de Souza, viúvo de ? n. 1743, na Freguesia de Russas, filho de Bento Carneiro de Souza, n. Porto, Portugal, e Branca de Paiva da Cunha, n. Pernambuco. Neto paterno de  João de Souza Caiado e de Escolástica Vieira. Neto materno de Francisco Moreira de Souza, PT e de Mariana Lobo de Macedo, PE. Ver descendência em  José Pedro Soares Bulcão. Anastácio Braga. Notas Genealógicas. Typ. Minerva. Ceará - Fortaleza,  p. 115.

3.5. Ana Moreira de Souza casou-se a 07.10.1789, em Santa Cruz da Uruburetama, Ceará, com Teodósio Freire da Silva, n. Goiana, Pernambuco, viúvo de Rita da Conceição Melo e filho de Manoel da Paixão e de Maria Camelo. 
9   LA2-28,65  - LA3-69v,97v 10  LRA1-12v 11   LR1-36v,56v  LR3-90 -  LA2-34 - LA3-35v,84,112,121v,135  LSJRibamar4-19 12   LR1-36v,56v  -  LR3-90  -  LA2-34  -  LA3-35v,84,112,121v,135 Li4-12 13  LA3-35v,84.

 

4º filho por João Lopes de Alencastro e Isabel de Jesus Bezerra.

4. Firmiana Maria nasceu na Freguesia do Aracati. Não documentado. Firmiana não deve ser cearense. Casou-se com Antônio Ferreira de Paiva,4 n. 1750, em Aracati, batizado a 28 de março de 1750, na Capela do Glorioso São José do Aracati, filho de Pedro Ferreira de Paiva e de Cipriana Nunes. Antônio: no termo de batismo fica a dúvida, “batizado em casa”, estando em perigo “de morte”, (que era o usual e não em perigo de vida), pelo Padre Manoel Rodrigues dos Reis. Pais de 4.1.-4.2.

4.1. Luís, ou Luciano nasceu a 03 de outubro de 1780, batizado a 29 do mesmo mês e ano, na Igreja Matriz do Aracati, padrinhos, Geraldo Pereira da Costa e Felizarda Maria.

4.2. Ana nasceu a 27 de junho de 1782, e foi batizada a 03 de julho do dito ano, na Igreja Matriz do Aracati. Padrinhos o Capitão José Rodrigues Pereira Barros e Edwirges Ribeiro do Vale, ambos casados.

    5º filho por João Lopes de Alencastro e Isabel de Jesus Bezerra.

5. Maria Inácia Bezerra 15 nasceu no Porto da Folha, Rio de São Francisco. Casou-se a 14 de maio 1755, na Capela de N. Senhora do Rosário, Aracati, com Francisco Xavier Nogueira de Souza, álibi: Francisco Xavier de Souza nasceu na Freguesia de N. Senhora do Rosário das Russas, filho de Manoel Nogueira de Souza e de Maria Nunes da Costa. Por superstição o casamento foi realizado um dia após o matrimônio da sua irmã Inácia Maria do Amaral com Januário Ferreira da Costa, irmão de Francisco Xavier. A tradição oral erra ao dizer que Januário era sobrinho de Francisco Xavier Nogueira de Souza. Observar que Francisco Xavier Nogueira de Souza não é irmão de Manoel Nogueira de Souza e sim seu filho, como atestam os termos do livro eclesial do Aracati, LA2-35,49v. Pais de 5.1.-5.10.

5.1. Ezequiel nasceu a 27 de dezembro de 1761, na Freguesia das Russas, e foi batizado a 07 de janeiro de 1762, na Capela do Rosário, Aracati. Padrinhos, Ezequiel da Costa e a tia materna do batizando, Antônia Maria Bezerra do Amaral.

5.2. Amatildes Francisca de Souza, álibi Matildes Francisca de Souza nasceu na Freguesia das Russas. Casou-se com Francisco Ribeiro de Souza 16 nasceu em Aquiraz, filho de Manoel Nogueira de Lucena e de Firmiana  Maria dos Prazeres. Morador em São José, Freguesia do Aracati. Neto materno de Francisco Ribeiro de Souza e de Maria Calado do Rego. Manoel Nogueira de Lucena homem importante no Aracati e em \Mossoró, RN. Pais de: 5.2.1.-5.2.7.

5.2.1. Vicente  nasceu a  21 de agosto de 1781, e foi  batizado a 02 de setembro seguinte,  na  Igreja  Matriz  do Aracati. Padrinhos Matias Ferreira da Costa, solteiro e Maria Inácia, PP. a Leonor de Barros Ferreira.

5.2.2. Vicente  nasceu a 12 de outubro de 1783, e foi batizado  a  12 de novembro do mesmo ano,  na  Igreja  Matriz do Aracati. Padrinhos, Antônio Nunes Ferreira e sua irmã Francisca Nunes Barbosa, ambos solteiros.  

5.2.3. Francisco nasceu a  22 de dezembro de 1784, e foi batizado a 07 de janeiro de 1785, Aracati. Padrinhos Tenente General Gregório de Grasciman Galvão e Maria Joana (?).

5.2.4. Francisca nasceu a 22 de janeiro de 1786, e batizada a 30 do dito mês e ano, na Igreja Matriz de Aracati. Padrinhos, José Gurgel do Amaral e D. Luciana Barbosa, viúva.

5.2.5. Gaspar nasceu a 10 de abril de 1787, e batizado a 22 do mesmo mês e ano, Aracati. Padrinhos Venâncio de Souza Nogueira e Matildes Francisca Nunes.

5.2.6. Rita Modesta de Souza nasceu na Freguesia do Aracati. Casou-se a 25 de maio de 1809, na Igreja Matriz de Aracati, com Miguel Soares da Câmara. Termo de casamento.Aos vinte e cinco dias do mês de maio de 1809, pelas cinco horas da tarde nesta (Igreja) Matriz (do Aracati) presentes as testemunhas, o Ajudante Francisco Antônio Rabelo e Vicente Luís Ribeiro, corridos os banhos de suas naturalidades, na conformidade do Concílio Tridentino, sem impedimento algum, confessados e examinados na doutrina Cristã, na presença do Reverendo Carlos Manoel de Saboia, de minha expressa licença contraíram matrimônio por palavras de presente Miguel Soares Câmara, natural da Freguesia do Aquiraz, filho legítimo de Antônio Nogueira de Lucena e de Ana Teresa da Câmara, com Rita Modesta de Souza, natural desta Freguesia, filha legítima de Francisco Ribeiro de Souza e de Matildes Francisca de Souza (sic) já falecida, e logo receberam as bênçãos tudo na forma do Rito da Igreja Romana, e para constar mandei fazer este assento que assino. = Declaro que os nubentes foram dispensados no segundo grau de sanguinidade lateral igual e para constar mandei fazer este assento que assino. O Vigário Interino Padre Matias de Albuquerque Maranhão.” Obs.: Miguel Soares Câmara neto paterno de Manoel Nogueira de Lucena e de Firmiana  Maria dos Prazeres, daí o parentesco com a contraente. Cf. Livro de Matrimônios, Aracati. CD1 L4 cas. 28.

5.2.7. Ana Francisca de Souza natural da Freguesia de Aracati. Casou-se a 06 de fevereiro de 1803, “pelas quatro horas da tarde,” na Igreja Matriz da Vila do Aracati, com Francisco Antônio Rabelo, filho do açoriano Capitão Mor Mateus Ferreira Rabelo (casado a 05.10.1766), e de Felipa da Conceição, natural da Freguesia das Russas. Neto paterno de João Rabelo de Araújo Aranha e de Maria Vieira, ambos de Vila Franca do Campo, Açores. Neto materno de Francisco Rodrigues Soares, n. na Freguesia da Santa Sé de Olinda, Pernambuco, e de Teresa da Conceição Barbosa, n. Açu, Rio Grande do Norte. Aracati CD1 L3 Óbitos 032  Aracati CD1 L3Cas. 122. Presentes a cerimônia religiosa de casamento, o Padre João Damasceno Xavier Carneiro, as testemunhas, João da Silva Muniz, casado, Francisco João, solteiro, e outros.

    3 º filho por Maria Inácia Bezerra e Francisco Xavier Nogueira de Souza.

5.3. Rosa Maria nasceu a 30 de dezembro de 1762, e foi batizada a 09 de janeiro de 1763, na Capela de N. Senhora do Rosário, Vila do Aracati. Padrinhos, José Gurgel do Amaral, solteiro e Rosa Maria, casada.  

5.4. José Nogueira de Souza n. 1764, e foi batizado a 19 de março de 1764, Aracati. Padrinhos, o Tenente Feliciano Gomes da Silva, tantum. Casou-se a 11 de agosto de 1788, na Freguesia do Aracati, com Antônia Maria de Oliveira, batizada a 28 de março de 1763, na Igreja Matriz das Russas, filha de Gaspar Pereira de Oliveira, batizado a 30.03.1703, e de Catarina de Souza Calado, n. na Freguesia das Russas. Neta paterna de Gaspar Pereira Rebouças Malheiros e de Úrsula de Oliveira Leite. Neta materna de Francisco Ribeiro de Souza, n. Moribeca. Muribeca, Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, e de Maria Calado do Rego, n. Ipojuca, Pernambuco.  

5.5. Francisco Xavier Nogueira de Souza Filho 17 nasceu na Freguesia de Aracati. Casou-se com Rosa Maria da  Conceição, n. Aracati, Ceará. Pais de 5.5.1.-5.5.4.

5.5.1. Venâncio nasceu a 09 de abril de 1783, batizado a 26 de abril do mesmo ano, na Igreja Matriz de Aracati. Padrinhos, Francisco Xavier Nogueira de Souza, avô paterno e Maria Isabel de Jesus.

5.5.2. Cláudio nasceu a 24 de junho de 1784, batizado a 11 de agosto seguinte, na Igreja Matriz do Aracati. Padrinhos, Venâncio da Costa Nogueira e sua irmã Maria da Conceição. 14 LA3-03v,76v, LR3-113v  15 LA2-36,49v,72v LA3-40 16 A3-27v,55v,78,96,120v 17 LA3-40,68,100v, 136v                                                                                                                                                                          

5.5.3. Francisco nasceu a 21 de abril de 1786, e batizado a 09 de maio do dito ano, na Igreja Matriz do Aracati. Padrinhos, Antônio de Oliveira Carvalho e Maria Inácia Bezerra, solteira.

.5.5.4. Cláudio nasceu a 30 de setembro de 1787, e batizado a 15 de outubro do mesmo ano, Aracati. Padrinhos, Antônio Ferreira de Paiva e Ana Josefa.

5.6. Joana Gurgel de Souza n. Aracati, Ceará.

5.7. Maria Gurgel de Souza n. Aracati, Ceará.

5.8.  João n. 1766, batizado no ano de 1766, na Igreja de N. Senhora do Rosário, Aracati.

5.9. Antônio Nunes Ferreira casou-se a 29 de novembro de 1801, ‘pelas nove horas da manhã’, na Capela do Rosário da Vila do Aracati, com  Ana Rita de Moraes nasceu a 19 de abril de 1781, e foi batizada a 17 de junho do dito ano, na Igreja Matriz da Fortaleza, filha de Arcângela Maria de Melo, n. na Freguesia da Sé de Olinda e de João Ferreira do Espírito Santo, n.  na Freguesia de São Pedro, Olinda, Pernambuco.

5.10. Venâncio Nogueira de Souza casou-se com Ana Teresa de Jesus, filha de Geraldo Pereira da Costa e de Ângela Ferreira de Paiva. Neta paterna de  Antônio Pereira da Costa e Damiana do Carmo. Neta materna de Pedro Ferreira de Paiva e de Cipriana Nunes de Souza Nogueira. Pais de:

5.10.1. Venâncio faleceu a 20 de junho 1798, de idade dois anos. Aracati CD1 L3 Óbitos 130.

 

Carlos Pompeu Costa Lima Gurgel nasceu a 10 de outubro de 1918, na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário do Aracati, Ceará, filho de Carlos Alberto Gurgel do Amaral e de Joaquina Costa Lima Gurgel. Casou-se a 1° de setembro de1942, na Igreja de São Pedro, Praia de Iracema, Fortaleza, com Maria Germana Gentil Costa Souza nasceu a 14 de junho de 1920, em Fortaleza, filha de Alberto Costa Souza e de Iracema Gentil Costa Souza. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org.

                                                               

Francisco Augusto e Araújo Lima. Famílias Cearenses Treze. Siará Grande - Uma Província Portuguesa no Nordeste Oriental do Brasil. Ed. Expressão Gráfica. Fortaleza. 2016. Quatro Vol. 2300 p. 

Para  estudo da família GURGEL do AMARAL, ramo cearense, ver ainda:

Uma Família Carioca do Século XVI, do Luís Heitor do Amaral Gurgel.

PORTEIRAS e CURRAIS, do desembargador Miguel Santiago Gurgel do Amaral, Ed. Henriqueta Galeno, Fortaleza, 1969.

RIC, 1924, Raimundo Torcápio Ferreira, p. 247.

Genealogia da Família Gurgel, Na Trilha do Passado, de Aldysio Gurgel do Amaral, S / Ed, Fortaleza, 1986.  

Observar que existem divergências entre os dados coligidos nos trabalhos citados e as informações contidas nos livros eclesiais, fonte da nossa pesquisa, o que se julga normal, pois foram consultadas diferentes fontes.