Blue Flower

Digite o termo na pesquisa conforme o Sumário atual da terceira etapa. Aperte o enter e aguarde o melhor resultado. Após entrar no tema da publicação, busque a palavra do seu interesse usando as teclas Ctrl + f. surgirá uma barra superior onde se deve digitar a palavra chave, p. ex. "Dummar", logo aparecerá ressaltada, com o número de vezes que se acha no texto. 

 

    Famílias Cearenses & Francisco Augusto de Araújo Lima.

E     

 

 

                                                                          Leão do Pici.

 

      Eu FAAL amo a mais de 70 anos  o  Esporte Clube.

 

                                          

                   Leão do Pici

   Por Francisco Augusto de Araújo Limabisneto materno de José Leopércio Soares, que nasceu aos 06 de agosto, em Santana do Acaraú, Ceará. LEOPÉRCIO: na forma latina, Leo, Leonis,  s.m. Leão. - Percieo, verbo transitivo, agitar, pôr em movimento. Leopércio  Leão agitado ou Leão em movimento, literalmente. Daí a família passou a ser torcedora incondicional do LEÃO.. genealogia@familiascearenses.com.br. Visite o site http://www.fortalezaec.net/

 

    Origem da sede do Fortaleza Esporte Clube, no Pici.

 

 No ano de 1956/1957, a Diretoria do Fortaleza Esporte Clube comprou ao Sr. José Tavares Pereira Júnior {Corretor de Imóveis, com sua irmã Maria Júlia, e casado com Dona Maria de Jesus}, - José Tavares Pereira Júnior - proprietário de terreno adquirido aos herdeiros do Sr. Franz Wirtzbiki, localizado no Pici, ao poente da Lagoa da Parangaba, onde edificou casa grande, com piscina e duas entradas de acesso. A área adquirida pela Diretoria do Leão do Pici, era uma fração, do Sítio denominado Glück - Auf, Feliz Regresso, no Pici, pertencente a Senhora Grete Alma Olga Frentz, viúva do Sr. Franz Wirtzbiki "mineiro de carvão na Região de Ruhr, na Alemanha, seguindo a tradição de sua família. Nasceu em Altenessen, em 29 de Março de 1893 e conseguiu mudar de profissão tornando-se caldeireiro. Participou da construção de um navio no estaleiro de Hamburgo e embarcou na sua viagem inaugural, visitando assim Nova Iorque, local que tinha muito interesse em conhecer. Na rota do navio de volta à Europa, havia a passagem pelo Brasil, pelo porto de Belém, e assim ele teve seu primeiro contato com o país. Franz casou-se com Hedwig e a primeira filha do casal, Érika. Em fortaleza nasceram os outros três filhos do casal, Geraldo (O Gerhard), Heinz e Günther". "Com o ofício de caldeireiro Franz conseguiu emprego nas oficinas do Urubu, da Rede Viação Cearense, e assim conseguiu sua estabilidade financeira." "O Sr. Franz faleceu em Outubro de 1953, deixando esposa e quatro filhos".  Cf. Hemeroteca Digital, Biblioteca Nacional, RJ. Cf. Blog/2019/03/01/franz-wirtzbiki Francisco Augusto, Pici: Um Topônimo do Então Município da Parangaba. Século XIX. http://www.familiascearenses.com.br/index.php/2-uncategorised/51-pici-um-toponimo-do-entao-municipio-da-parangaba-seculo-xix  

 Termo de casamento de Maria Erilla Wirhbiri Ri, Wirtzbiki.  "Franz Wirtzbi Ri casado com Grete Alma Olga Wirtz Ri, pais de Maria Erilla Wirhbiri Ri, Wirtzbiki, nasceu na Alemanha, e casou-se, de idade 25 anos, a 06 de março de 1948, às 17 horas, em Fortaleza, com José Pinto de Almeida nasceu a 18 de março de 1924, filho de Artur Aires de Almeida e de Florentina Pinto de Almeida. Batizado a 27 de abril de 1924, pelo Cônego José Alves Quinderé. Padrinhos, o Dr. Vicente de Paula Pessoa e Eloá de Paula Pessoa. Presentes a cerimônia religiosa de casamento, o Padre Luís Gussenhoven, as testemunhas, Vicente de Paula Pessoa e Plácido de Souza Coelho". Cf. Livro de Batismos e de Matrimônios, Ceará, familysearch.org. Cf. Francisco Augusto. Estrangeiros no Ceará. https://www.familiascearenses.com.br/index.php/2-uncategorised/128-estrangeiros-no-ceara 

    

      Cf. Livro de Batismos e de Matrimônios, Ceará, familysearch.org.

 

          

Inauguração da Arena Castelão. 11 de novembro de 1973, Fortaleza 0x0 Ceará. Pela primeira vez um torcedor (José Augusto de Araújo Lima, Dentista,) entra no estádio, com o time caracterizado de LEÃO. Na época a confecção artesanal, caseira, da "cabeça" do leão foi trabalhosa de ser feita e dispendiosa. O garoto agachado é Antônio Augusto de Araújo Lima. O time do Fortaleza: Lulinha, Louro, Pedro Basílio, Queiroz e Bauer. Chinesinho e Zé Carlos. Hamilton Rocha, Amilton Melo (Lucinho), Marciano e Silvinho (Beijoca).  Fonte foto: JAAL.

 

 Setembro 2023. Parabéns Ferroviário Atlético Clube. Campeão Brasileiro Série D.

Lembrar os ilustres torcedores / diretores Valdemar Cabral Caracas nasceu em Pacoti, 09 de novembro de 1907 e + em Fortaleza, 14 de janeiro de 2013). Funcionário da RVC. A Razão, 08.11.1929. Diplomado Guarda Livros, Turma de 1929. Diário da Manhã. Fortaleza. 21.12.1929. Diretor do Sport Club Maguary. O Ceará. Fortaleza.22.01.1928. Dirigente esportivo brasileiro, filho de Francisca Cabral Caracas e de Francisco Caracas Sobrinho. Em 1912, mudou-se com a família para Fortaleza. Na juventude, estudou no Instituto São Luís, de propriedade de Francisco de Meneses Pimentel. Ali foi aluno, entre outros, de Austregésilo de Ataíde. Foi o primeiro cronista esportivo do estado do Ceará, trabalhando na Ceará Rádio Clube, pioneira da radiodifusão cearense. Foi repórter, comentarista e noticiarista da primeira equipe de esportes da referida emissora de rádio, no fim da década de 1930. Foi também correspondente do Jornal do Brasil e do Jornal dos Sports, ambos do Rio de Janeiro. Como chefe do escritório de manutenção da RVC (Rede de Viação Cearense), ajudou a fundar o Ferroviário Atlético Clube em 09 de maio de 1933. Caracas foi também o técnico do time em 1945, ano em que o Ferroviário conquistou o seu primeiro título estadual. Valdemar também se envolveu com a política e, devido sua influência junto aos trabalhadores da RVC, foi eleito vereador de Fortaleza em 1936. No ano seguinte, ocorre o golpe de Getúlio Vargas que instala o Estado Novo e, no dia 10 de novembro de 1937, Valdemar Caracas teve seu mandato cassado pela então recém-instaurada ditadura varguista. Posteriormente, em 1947, ajudou a fundar o Partido Socialista Brasileiro, PSB, no Estado do Ceará. Faleceu ao sucumbir a um quadro de pneumonia generalizada, no Hospital São Mateus, em Fortaleza, após 26 dias de internação. Seu corpo foi sepultado no Cemitério Parque da Paz. Foi casado durante 72 anos com a professora Anete Brasil Caracas, falecida em 26 de julho de 2006, aos 93 anos. Tiveram filhos. Arlete n. 19.10.1912, filha de Francisco Gadelha e de Albaniza Brasil, Arlete e Waldemar pais de três filhos. Cf. Raimundo Girão, Famílias de Fortaleza. p. 157. 

Ruy do Ceará nasceu no ano de 1937, Fortaleza, e faleceu aos 23 de junho de 2023, Fortaleza, por complicações de um AVC. O Engenheiro Civil Escola Politécnica de Engenharia, da Universidade Católica de Pernambuco, Campus do Benfica, Recife, Pernambuco, 1962, Superintendente da RFFSA, Ruy do Ceará, 86 anos de idade, casado com geração, filho do Eng.º Joaquim Guedes Martins e de D. Aracy Maria Guedes, paraibana, pais ainda de Iracema e Moema Guedes. Cf. Hemeroteca Digital Biblioteca Nacional, RJ.
 

 20.08.2023. O Torcedor é antes de tudo um membro de uma grande FAMÍLIA. Família Porangabussu, Família da Barra, Família do Pici. Então torcer, brincar, zoar é permitido, com respeito porque FAMÍLIA merece consideração. Lembrar que as três grandes Famílias do Porangabussu, da Barra, do Pici, todas essas Famílias são cearenses. Solidariedade com a Família Porangabussu, e parabéns pelo comportamento da TORCIDA alvinegra em não aceitar erros da Diretoria, e mais, cobrar um Estatuto que permita o torcedor votar. Isso é juízo de gente grande, civilizada. Parabéns. Exemplo a ser seguido... Eu sou de um tempo em que as torcidas coral, alvinegra e tricolor - assistiam aos jogos do campeonato estadual, no "CIMENTO" * do Presidente Vargas. Gozação paixão a parte, havia - razão - veneração às famílias rivais, e a consciência de que todos os times são cearenses, e no âmbito nacional seremos sempre a favor dos Nordestinos e especialmente dos clubes cearenses. Força Ferroviário, e força Ceará Sporting Club. *Cimento: Era a arquibancada do lado sul do campo, vizinho {ao poente} das cabines de Rádio do P.V. Espaço democrático utilizado por todas as as Famílias torcedoras, de forma pacífica.

 

03.10.2023. Fortaleza Esporte Clube, Província do Siará Grande,  caçula do  NORDESTE brasileiro na colonização luso americana, vence na Arena Castelão ao Corinthians SP 2x0, gols de Pikachu e Tinga O Leão do Pici realiza o sonho de ser um Clube 'siaraense' - NORDESTINO a chegar a Final da SULA - Montevideo - 28 de outubro de 2023 !!!

 31.08.2023. Fortaleza Esporte Clube - Província do Siará Grande,  caçula do  NORDESTE brasileiro na colonização luso americana, vence na Arena Castelão ao América MG 2x1 {3x1 no Independência, BH}. Realiza o sonho de ser o primeiro clube NORDESTINO a chegar a uma semi - final da Copa Sul Americana - 2023. ARRIBA LEÃO do PICI !!!

29.04.2023. Fortaleza 4x2 Fluminense Esporte Clube, RJ. O LEÃO DO PICI agora {2023} É MELHOR TIME DO NORDESTE BRASILEIRO !!! E  O queridinho DOS IRMÃOS ORDESTINOS...ARRIBA LEÃO ...

 

08.04.2023, Castelão, o  é PENTA CAMPEÃO cearense.

 

 Penta Campeão !

                         Penta Campeão

 

  quarenta e seis vezes campeão cearense,

                                                 sem tapetão... 

    Chora buchada do Kanal...  08.04.2023.

 

 Família  leonina unida 

   rumo ao HEXA 2024.  

 

 

    Copa Libertadores da América. 2023.

Leão do Pici 4 x 0 Club Deportivo Maldonado, Montevidéu, Uruguai. 02 de março de 2023.
Club Cerro Porteño, Paróquia da Capilla San Juan, Assunção, Paraguai, 1912 / 2023. Ao todo, são 32 conquistas do Campeonato Paraguaio, sendo o Cerro o segundo clube mais vencedor do país. jogo: 09 de março de 2023, Fortaleza.

 

             Leão x UrubussU   

 

Nunca zombe do seu adversárioÉ um dia atrás do outro e a noite no meio. Ditado popular.  Lembrar: Fortaleza era lanterna no final do 1º turno de 2022, para gozação e alegria da torcida do CANAL. E agora ... 

  Um dia é do Leão do PICI outro {zero} dia é do URUBU do Porangabussu.

Ceará CANAL S. Club,  tomou duas vezes água de homem = AVAÍ – do tupi abá = “homem”, e y = água”. Avaí, nome de um clube de futebol brasileiro com sede em Florianópolis, Santa Catarina. Bye bye Série A.

 2 x 0 Urubu do Canal do Porangabussu. 09.11.2022. Hora de união para não cair para a Série C .. e para a Série D ...como aconteceu com Náutico e Santa Cruz, ambos do Recife, PE. Saudações Tricolores

 

 

 

    

 

24.04.2022. Fortaleza 4x0 Caucaia Esporte Clube. Leão do Pici é Tetra Campeão cearense, 45º título campeonato cearense, sem tapetão, sem 'marmelada'.

03.04.2022. Fortaleza 1x0 Sport Recife. Leão do Pici Campeão da Copa do Nordeste. A torcida demostrou o seu amor ao TRICOLOR com entusiasmo e belo mosaico. Pura emoção!

09.12.2021. A vitória 2x1 Bahia, foi lindo. O quarto lugar no Campeonato Brasileiro Série A - 2021, memorável feito! Emocionante o mosaico elaborado pela torcida do Leão  do Pici. Fortaleza Esporte Clube, time de glória e tradição.

 

            

 

 

 

03.12.2021. Fortaleza 1x0 Juventude. Leão do Pici na Libertadores da América, 2022!

 

15.09.2021. João Pedro Bezerra Soares, 10 anos de idade, torcedor símbolo do Fortaleza, nesta data é uma "estrelinha no céu" a brilhar. Recebeu homenagem póstuma - um minuto de silêncio - no início do histórico jogo - Fortaleza 3x1 S. Paulo, Copa Brasil.

 

23.05.2021. Tricampeão Cearense ao vencer o Campeonato - 2021. O Fortaleza levantou a taça após empatar em 0 a 0 com o Ceará na final, no domingo 23 de maio de 2021. Com isso venceu a competição pela 44ª vez em sua história. Esta conquista tem dois detalhes a mais: - é o terceiro Tricampeonato vencido pelo Leão do Pici. zero título conquistado no TAPETÃO.

 

21.10.2020. Fortaleza, Bicampeão cearense. Saudações Tricolores. FAAL.

14.04.2019. Fortaleza, Campeão Cearense. Leão 1x0 e 2x0 no Kanal. FAAL.

15.11.2018. Fortaleza conquista o título de Campeão Brasileiro da Série B.

 

 

                                                                 C,T. Fortaleza. Fonte Foto: Diário do Nordeste.

 

                                                                                  do Pici. 

   

    A grande Família  Leão do  Pici tem início com o ilustre Alcides de Castro dos Santos que nasceu no dia cinco de novembro de 1889 e não a quatro de novembro como é divulgado, filho de Agapito Jorge dos Santos e Raimunda de Castro Barbosa. Comerciante em Fortaleza, Fundador do Fortaleza Esporte Clube, o glorioso Leão do Pici.  Visite o site http://www.fortalezaec.net/

 

         

Alcides de Castro dos Santos. Fonte foto: Wikipédia.

 

   Ano de 1918 - Alcides de Castro dos Santos, com Humberto Ribeiro, Walter Oslen, João Gentil, Brum Menescal, Oscar Ribeiro, Mário Petter e  outros, fundam o Fortaleza que ao longo do tempo tantas alegrias tem trazido aos seus torcedores. Família Tricolor unida, ama e não odeia o esporte, não deseja mal nem aos seus "hermanos do Canal - Vovô", e deles nunca aliciou jogadores e nem conquistou títulos no TAPETÃO... Isso muito honra os leoninos. Família centenária que torce com PAZ e AMOR. 2019 Série A do Campeonato Brasileiro!

 Termo de batismo:“Aos oito dias de dezembro de 1889, na Igreja Paroquial desta cidade de Maranguape, batizei solenemente o párvulo Alcides, nascido aos cinco de novembro do mesmo ano, filho legítimo de Agapito Jorge dos Santos e de Raimunda de Castro Santos. Foram padrinhos o Cônego Reverendo João Paulo Barbosa e Josefa dos Santos Castro. E para constar mandei fazer este assento que assino. O Vigário Domingos de Castro.”Cf. Livro de Batismos, Maranguape. Ver  http://www.familiascearenses.com.br/index.php/2-uncategorised/115-um-bairro-chamado-damas-genealogia-6-parte 

 

   Alcides Castro Santos casou-se a 14 de abril de 1917, em casa particular, território da Paróquia de N. Senhora do Carmo, Fortaleza, com Elizabeth Pettra Bernade, Elizabeth Petter, f. de John Petter Bernarde e de Maria de Lima Bernarde. Testemunhas, o Doutor Manoel Sátiro e Demétrio de Castro Menezes. Pais de:

  A. Maria Elizabeth nasceu a 07 de fevereiro de 1925, batizada a 17 de março seguinte, sendo padrinhos, Mário Petter e Albina Chaves de Lima. D. Maria Elizabeth casou-se a 07 de fevereiro de 1947, na Igreja do Carmo, com o Doutor Lauro de Oliveira Lima, n. Limoeiro do Norte, 25 anos de idade, filho de Mamede de Oliveira Lima e de Anacleta de Oliveira Lima. Testemunhas, Alcides de Castro Santos e Manfredo de Oliveira Lima. O professor Lauro de Oliveira Lima fundou o Ginásio Agapito dos Santos, na Avenida Tristão Gonçalves, 1409, Fortaleza, juntamente com os Professores Mozart Sobreira Bezerra e Ivan Vieira Ramos. O estabelecimento de ensino foi fechado no mês de fevereiro de 2006.

B. Alcides nasceu a 28 de dezembro de 1917.

C. Abelardo nasceu a 15 de setembro de 1926 e foi batizado na Igreja do Carmo pelo Monsenhor Antônio Tabosa Braga, a 13 de dezembro do mesmo ano. Padrinhos, o Doutor Manoel Sátiro e sua mulher Angelzinda dos Santos Sátiro, Dona Zindoca. Abelardo casou-se a 14 de maio de 1954.

D. Amílcar Petter Santos nasceu a 18 de maio de 1923, batizado a 02 de setembro seguinte, sendo padrinhos Pedro Rique Gurgel Nogueira e Filomena de Oliveira. Amílcar casou-se {21 anos} a 18 de maio de 1944, na Igreja do Carmo, com Maria José Aires de Souza, n. Fortaleza, batizada no Curato da Sé, 15 anos de idade, filha de Francisco Hermínio de Souza e de Risoleta Aires de Souza.

 

                                         

                Primeiro Time do Fortaleza (Estrela) Futebol Clube 1918. Fonte: José Augusto de Araújo Lima. 

                 

   Moacir Machado (n. Fortaleza, ??) mais conhecido somente como Moacir, é um ex-futebolista brasileiro, que jogou no Fortaleza Esporte Clube, na década de 1920 como zagueiro atuando do lado do seu irmão Caranã (Jurandir Machado), sendo uma família de esportistas. Foi campeão cearense de 1920,19211923192419261927 e 1928Foi considerado o melhor jogador cearense de todos os tempos, e por isso cobiçado por grandes equipes, mesmo de fora do estado. Em 1934 participou, junto a outros atletas como seu irmão Jandir Machado, Othon Sobral, Paulo Araújo, José Lemos e Raimundo Cals, da fundação do Gentilândia Atlético Clube, no bairro de mesmo nomeSeus filhos Valci e o Caubi também foram jogadores.  

  1. Jornal O. Dia 31 maio de 1975. «História dos times» Imagem jpg) Consultado em abril de 2011. 
  2. José de Oliveira Ramos (15 de março de 2009). «Gentilândia - o primeiro rubro negro do Ceará». Jornal Pequeno, Edição 22,909 » Esporte. Consultado em abril de 2011.

       Moacir Machado c.c. Valdenora Capibaribe Machado, pais de Walsi, n. 29.11.1928 e batizado a 17.01.1929, na Igreja do Carmo, pelo Monsenhor Antônio Tabosa Braga. Padrinhos, Antônio Capibaribe e Cleobolina Machado. Valsi, Walsi casou-se a 03.02.1951, na Igreja dos Remédios, com Laurisa Monteiro Machado, n. Umari, Ceará, 24 anos de idade, residente na Parangaba, e filha de Laurino Monteiro Machado e de Luíza Bravos Machado (?).  Livro de Batismos, Fortaleza.   Livro de  Matrimônios. Fortaleza.    

   O Orion Football Club foi uma agremiação da cidade de Fortaleza, Ceará.  Fundado em um sábado, dia 1º de Junho de 1929, por ex-dirigentes e ex-jogadores do Fortaleza E. C. até então desligado da Associação Desportiva Cearense (A.D.C.), liderados pelos Senhores Juracy Machado, Jandir Machado, Caranã Machado e Moacir Machado, que  foi o primeiro presidente.

  João Eusébio Monte c.c. Maria José Ferreira, pais de Aírton Teixeira Monte, n. 09 de dezembro de 1926, e foi batizado a 23.01.1927, na Igreja do Carmo pelo Padre Frei Cirilo de Bérgamo. Padrinhos, José Ubirajara Xavier de Castro e Alaide Jathay.

  Aírton casou-se a 03 de abril de 1948, pelas quatro horas da tarde, na Igreja dos Remédios, com Valdecir Capibaribe Machado, 21 anos de idade, n. Fortaleza, 11.01.1927, batizada a 06 de fevereiro seguinte, na Igreja do Carmo, pelo Cônego José Alves Quinderé. Padrinhos, Joaquim Carneiro e Vitória da Costa Carneiro.

  Valdecyr filha de Moacir Machado e de Valdenora Machado. Cf. Livro de Batismos - Matrimônios. Fortaleza. 

Antônio Aírton Machado Monte, nasceu a 16 de maio .1949, Fortaleza, filho de Aírton Teixeira Monte e Valdeci Machado Monte médico psiquiatra, jornalista, contista, poeta. Fundou as revistas O Saco e Arsenal de Literatura. Idealizador do Grupo Siriará de Literatura. Publicou: O Grande Pânico (1970), Memórias de Botequim (1980), Homem Não Chora (1981), Alba Sanguínea (1983). Também dramaturgo: Menestrel. Fonte: Revista Instituto do Ceará-2010.  

 “Aos 29 dias do mês de maio de 1949, na Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, batizei solenemente a Antônio Aírton, nasceu a 16 de maio do ano citado de 1949, filho de Airton Teixeira Monte e de Dona Valdecir Machado Monte. Foram padrinhos, Valcir Machado e Adaísa Gaspar de Oliveira Silva.” Fco. Augusto Augusto, Fortaleza, 10.11. 2018. genealogia@familiascearenses.com.br