Login do Usuário
Familias Cearenses

CONTATOS:

familiascearenses.com.br
Fone: (85) 9.9990.2456

 

Sejam bem vindos(as)!

 

familiascearenses.com.br

Antônio da Silva e Souza

Nasceu na Freguesia de Santa Maria Madalena, Santo Tirso, Porto, filho de João da Silva Jaques e de Margarida Dias Fernandes.

Termo de Batismo:
Antônio, filho Legitimo de João da Silva e de sua mulher Margarida Dias do lugar do Monzinho que é desta Freguesia de Santa Maria Magdalena do Mosteiro de Santo Tirso, nasceu aos vinte seis dias do mês de Dezembro do ano de mil sete centos e trinta e oito anos, e foi por mim batizado nesta Igreja em primeiro dia de Janeiro do ano de mil sete centos e trinta e nove anos; de que foram Padrinhos José de Magalhães, de Vilalva, e Maria, filha de Manoel Alves Carneiro, e de sua mulher Mariana da Silva já defuntos, do lugar da Trofa; de que foram testemunhas Antônio Rodrigues Alves, e Afonso Alves Carneiro do dito lugar da Trofa, todos desta Freguesia. De que fiz este assento dia, mês e ano ut supra. O P. e Cura Custodio de Souza Ferrª. Antonio Roiz Alz Afonso Alz.

Fonte: Siará Grande - Uma Província Portuguesa no Nordeste Oriental do Brasil. Francisco Augusto de Araújo Lima. Ed. Expressão Gráfica. Fortaleza.2016. p. 125. 
Cf. Livro de Batismos, Santa Maria Madalena, Santo Tirso. 1736\1762. Imagem 30. Página 25. Pesquisa do seu descendente Luís Antônio Santos a partir da informação do Siará Grande. Faal. Fortaleza, 08.03.2017.

Última atualização ( Ter, 25 de Abril de 2017 17:52 )

 

Josefa Mavignier de Oliveira c.c. Manoel Rosário de Oliveira


Termo de batismo de Josefa Mavignier:

Josefa, filha legítima de Antônio Mavignier Lopes Gama (farmacêutico, abolicionista), e de Marcelina Nogueira Braveza Mavignier e nasceu a quatro de dezembro de 1860, (em Maranguape, Ceará); foi por mim batizada solenemente com os Santos Óleos, no primeiro de janeiro de 1861; foram Padrinhos, João Carlos Monteiro e Ana Inácia Nogueira e para constar mandei fazer o presente em que me assino. O Vigário Pedro Antunes de Alencar.

Cf. Fco. Augusto de Araújo Lima. Siará Grande - Uma Província Portuguesa no Nordeste Oriental do Brasil. Ed. Expressão Gráfica, Fortaleza, 2016. p. 2048, volume quarto. Fortaleza, 10 de março de 2017. Faal.
 

Nicolau José de Melo

Nicolau José de Melo nasceu aos vinte e um dias do mês de março de 1769 anos na Ribeira Grande, Ilha de São Miguel, Atores, de onde justificou de menor idade, quando saiu para o Brasil. Filho de Pedro de Melo e de sua segunda mulher, Catarina Inícia da Silveira, casados 19.03.1766, na Ribeira Grande. Neto materno do Alferes Manoel José Raposo e de Florência Tecla do Sacramento.

Nicolau, de idade 55 anos, foi assassinado pelos revoltosos da Confederação do Equador, a 21 de janeiro de 1824, na Vila do Icó.

Termo de batismo de Nicolau José de Melo.

Nicolau, filho de Pedro de Melo e de Catarina Inícia da Silveira, naturais desta Igreja, Vila da Ribeira Grande, nasceu em os vinte e um dias do mês de março de 1769 anos, e foi batizado nesta dita Igreja, Paroquial de seus pais, pelo Reverendo Vigário e Pregador dela Nicolau de Souza Pereira, em os três dias do mês de abril da dita era, e foi Padrinho o Padre Nicolau Rodrigues Azevedo, Beneficiado .?. nesta dita Igreja: e testemunha que comigo assinou Lázaro de Carvalho, e para constar fiz este termo dia mês era ut supra. O Vigário Nicolau de Souza Pereira.

Cf. Fco. Augusto de Araújo Lima. Siará Grande - Uma Província Portuguesa no Nordeste Oriental do Brasil. Ed. Expressão Gráfica, Fortaleza, 2016. p. 2127, volume quarto. Fortaleza, 13 de março de 2017. Faal.

Última atualização ( Ter, 25 de Abril de 2017 17:49 )

 

Manoel Lopes Teixeira 

 
Termo de casamento dos pais de Manoel Lopes Teixeira.

Aos vinte e dois dias do mês de janeiro de 1726, se receberam em minha presença José Lopes, filho de Josá Lopes e de sua mulher Maria Marques, já defuntos, desta Vila de Pinhel, com Isabel Teixeira, filha de João Antônio e de sua mulher Catarina Teixeira, desta mesma Vila (de Pinhel); foram testemunhas, Manoel Nunes, Antônio de Fontes e a maior parte das pessoas desta Vila; fiz este assento era ut supra. O Abade Diogo Rodrigues de Olival.

Fonte: Fco. Augusto de Araújo Lima. Siará Grande - Uma Província Portuguesa no Nordeste Oriental do Brasil. Ed. Expressão Gráfica. Fortaleza. 2016. p. 1933, Fco Augusto, 21.03.2017 - Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Última atualização ( Ter, 25 de Abril de 2017 17:50 )

 

Manoel Raposo da Câmara

No presente ano de 2017, comemoração dos vinte anos do lançamento do pioneiro e esclarecedor trabalho de Eduardo de Castro Bezerra Neto, et. al. Câmaras, Daquém e Dalém Mar, I.U. U.F.C. Fortaleza, 1997, que permitiu as pesquisas posteriores sobre o Manoel Raposo da Câmara.

Lembrar este notável trabalho além de uma homenagem aos autores, uma obrigação pois sem ele nunca teríamos encontrado os termos da Freguesia do Mártir São Sebastião, Ponta Delgada, Ilha de Sãoo Miguel, Regiãoo Autônoma dos Atores.
Cf. Francisco Augusto de Araújo Lima. Siará Grande - Uma Província Portuguesa no Nordeste Oriental do Brasil. Ed. Expressão Gráfica.
Fortaleza. 2016. p. 2016. Fco Augusto, 26.03.2017 - Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Última atualização ( Qua, 26 de Abril de 2017 11:16 )

 

<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 Próximo > Fim >>

Página 2 de 6