Francisco Augusto de Araújo Lima

Francisco Augusto, nasceu na cidade do Crato, Ceará, é Engenheiro Agrônomo, UFC, sócio correspondente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, membro do Grupo de Genealogia do Ceará, em formação.

Um apaixonado pela genealogia. Iniciando suas pesquisas nos idos dos anos 80, publica seu primeiro trabalho em 1989, Soares e Araújos no Vale do Acaraú. Cria uma auto disciplina rígida: a prioridade é lê e estudar todos os autores cearenses, assim até revistas semanais são deixados ao largo, seu universo é a cearensidade.

Sua biblioteca formada com muito sacrifício, reúne em grande parte os autores que escrevem sobre o Ceará, nos séculos XIX, XX e XXI, com ênfase para a genealogia, inclusive as Revistas do Instituto do Ceará, Itaytera - Instituto Cultural do Cariri, alem das Revistas de outros Institutos Históricos, Revista de Genealogia Latina, Revista Genealogia Brasileira, etc. Outras fontes permanentemente estudadas: Livros da Igreja Católica Apostólica e Romana, batizados, casamentos, e óbitos, dos Bispados de Limoeiro do Norte, Iguatu e Crato, e outros Livros Eclesiásticos, contidos em 8.000 páginas manuscritas, copiadas via “scanner”.

Microfilme dos Livros dos Concelhos de Benavente e do Cartaxo, 1809/1821. Informações existentes em mais de mil inventários consultados, nos cartórios de Russas, Icó e Arquivo Público do Ceará e de 1.200 páginas das Atas da Câmara do Icó, 1813/1824, microfilme, Biblioteca Nacional, Rio Janeiro, 1999. Manuscritos consultados: Arquivos genealógicos do médico Edmar da Costa Barroso, do Padre Antônio Teodósio Nunes, do Padre Neri Feitosa, do Padre José Francisco Correia, do Monsenhor Luiz Gonzaga de Oliveira, do Bispo Emérito Dom Pompeu Bezerra Bessa e do Cônego Francisco Sadoc de Araújo.

As principais fontes informatizadas: Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

http//www.familysearch.org/ENG/Search

http://freepages.genealogy.rootsweb.com/~jamesdow/pedix/peix05.htm

http://genealogia.netopia.pt/familias/fam_port.php