Blue Flower

Seja benvindo(a)!

Digite o termo na pesquisa conforme o Sumário atual da terceira etapa. Aperte o enter e aguarde o melhor resultado. Após entrar no tema da publicação, busque a palavra do seu interesse usando as teclas Ctrl + f. surgirá uma barra superior onde se deve digitar a palavra chave, p. ex. "Dummar", logo aparecerá ressaltada, com o número de vezes que se acha no texto. 

 

     Ferreira Gomes, de Sobral x Ferreira Gomes, do Acaraú.    

          Por Francisco Augusto de Araújo Lima, Fortaleza, 01.06.2020. Francisco Augusto de Araújo Lima. Famílias Cearenses Treze – Siará Grande - Uma Província Portuguesa no Nordeste Oriental do Brasil. Ed. Expressão Gráfica. Fortaleza. 2016. Fco. Augusto de Araújo Lima, Famílias Cearenses Zero - Soares e Araújos no Vale do Acaraú, 2ª Ed. Expressão Gráfica, Fortaleza. 2011. 1ª Edição, 1989. genealogia@familiascearenses.com.br

 

   Domingos Ferreira Gomes nasceu no mês de setembro do ano de 1713, no Distrito de Lisboa. Filho de Valentim Ferreira, Leiria, e de Isabel da Assunção, de Cadaval, Lisboa, para o Monsenhor Francisco Sadoc de Araújo. No termo de casamento consta natural do Bispado de Leiria, sem mencionar a freguesia.

   Termo de batismo de Domingos Ferreira Gomes."Em os oito dias do mês de setembro de 1713, batizei solenemente a Domingos filho de Valentim Ferreira e de sua mulher Isabel de Assunção moradores neste lugar e foi Padrinho o Capitão Maior Antônio Gomes Leme morador em Cadaval e Madrinha Francisca Violante Bibiana Xavier moradora na cidade de Lisboa PP e por verdade fiz este assento que assino dia mês e ano supra. O Padre Cura João Martins."   

   

   Irmãos anotados de Domingos Ferreira Gomes.

Fabiana  de Assunção nasceu aos 11 de novembro de 1703, e casou-se a 1° de outubro de 1721, dispensada no parentesco, com Antônio Gomes Malhão, filho de Manoel Gomes Malhão e de Maria Henriques. Cf. Livro de Batismos e de Matrimônios, Lisboa. Etombo. Com a colaboração dos amigos Aureliano Matos Ferreira Gomes e de Carmen Arnoso.

Antônio batizado aos 30 de julho de 1706, nesta Freguesia, filho de Valentim Ferreira e de Isabel de Assunção, nela moradores. Padrinhos, Nuno de Faria Pimentel e Simoa Maria moça donzela, filha de Antônio Gomes Ferreira, (c.c. Luíza Pereira), moradores neste lugar. Antônio de Assunção casou-se a 19 de setembro de 1762, com Inácia Teresa.   Cf. Livro de Batismos e de Matrimônios, Lisboa. Etombo.

Mateus, batizado a 29 de setembro de 1709, filho de Valentim Ferreira e de Isabel de Assunção. Padrinhos: Antônio de Távora Henriques e Dona Maria filha de Nuno de Faria Pimentel (c.c. Mariana de Mendonça de Abreu). Cf. Livro de Batismos, Lisboa. Etombo.

 Provável ascendência de Domingos Ferreira Gomes. Neto materno de João Moreno de Abreu e de Isabel da Assunção. Bisneto materno de Pedro Moreno, e de Isabel de Abreu e ainda bisneto materno de Antônio Gil e de Helena Gomes, casados a 23 de maio 1632, e moradores a porta da Igreja.

Resenha do termo de casamento dos avós maternos de Domingos Ferreira Gomes. Aos 05 dias do mês de novembro de 1657, de tarde, nesta Igreja, em presença do Cura, Padre Manoel Rodrigues, sendo presentes por testemunhas, Pedro Álvares de Abreu, Aleixo Soares e André Soares, se casaram, em face da Igreja, João Moreno de Abreu, filho de Pedro Moreno, já defunto, e de Isabel de Abreu, moradores na Freguesia de São Pedro, e Isabel da Assunção, filha de Antônio Gil e de Helena Gomes, moradores nesta Freguesia. Cf. Livro de Matrimônios,  Lisboa. Etombo. Ver casamento aos 05 de junho de 1684, de Manoel Ferreira (filho de Antônio Victor e de Isabel Ferreira) com Catarina Moreno, filha de Pedro Moreno e de Isabel de Abreu.

   Filhos anotados por Isabel da Assunção, a Velha e João Moreno de Abreu. 1.-5.

1. Mariana da Assunção batizada a 11 de agosto de 1658. Casou-se a 22.10.1694, com Domingos Jorge. Padrinhos de Mariana: Diogo de Faria e Maria Rodrigues.

2. João n. 1661.

3. Manoel n. 1664.

4. Isabel, batizada no mês de junho ou julho de 1667. Faleceu criança.

5. Isabel da Assunção Filha nasceu no mês de março o de 1678. Casou-se com Valentim Ferreira. Cf. Livro de Batismos, Lisboa, Etombo. 

 

 

  Domingos casou-se a 06 de outubro de 1750, “pelas nove horas do dia,” na Fazenda Frexeiras, Freguesia de Sobral com Maria Álvares Pereira, n. em Granja, Ceará, filha de Matias Pereira de Carvalho, nasceu aos vinte e quatro dias do mês de fevereiro de 1683, Distrito de Vila Real, Portugal, e de Micaela da Silva Medeiros, n. Igarassu, Pernambuco. Presentes, o Padre Manoel da Fonseca, de licença do Cura da Caiçara, Padre Antônio de Carvalho e Albuquerque, e as testemunhas, Domingos Ferreira de Veras, Pedro da Rocha Franco, casados."

 

   Termo de casamento de Domingos Ferreira Gomes. 

      

                                   Cf. Livro de Matrimônios, Sobral. familysearch.org.

 

     Maria Álvares Pereira e Domingos Ferreira Gomes, pais de cinco filhos anotados.

  Domingos, morador no lugar Jucurutu, Santa Quitéria, Ceará, faleceu a 16 de maio de 1763, de idade 50 anos, (para termo de óbito 42 anos, pouco mais ou menos), e foi sepultado na Igreja Matriz de N. Senhora da Conceição da Caiçara, Sobral, das grades para cima. Domingos não foi Familiar do Santo Ofício, como se pensou, e sim um homônimo seu Domingos Ferreira Gomes, natural da Freguesia de Santa Maria de Aveleda, (Abeleda), Braga, filho de Antônio Ferreira Jacome e de Andresa Gomes, habilitado no ano de 1769. (Conforme cópia da Habilitação, Torre do Tombo. Colaboração do amigo Aureliano Matos Ferreira Gomes).

 

                Termo de óbito de Domingos Ferreira Gomes. 

   

            Cf. Livro de Óbitos. Sobral. familysearch.org

      

Obs. Por engano informam que Bernardino Ferreira Gomes que nasceu <1790>, na Ribeira do Acaraú, é irmão de Domingos Ferreira Gomes, nascido em 1713, Distrito de Lisboa, filho dos citados Valentim Ferreira e Isabel de Assunção. A cronologia já indica o erro. E mais, Bernardino é filho de João Ferreira da Cruz, neto paterno de José Ferreira Brandão, (filho de Mateus Mendes de Vasconcelos, batizado a 15 de agosto de 1706, no Distrito do Porto. Mateus é portanto bisavô paterno do Bernardino)Ver nesta página Famílias Cearenses, Árvore de Costado Frota Gentil & Philomeno Gomes. https://www.familiascearenses.com.br/index.php/2-uncategorised/87-arvore-de-costado-frota-gentil-philomeno-gomes

 

 Termo de casamento de Bernardino Ferreira Gomes.