Blue Flower

Seja benvindo(a)!

Digite o termo na pesquisa conforme o Sumário atual da terceira etapa. Aperte o enter e aguarde o melhor resultado. Após entrar no tema da publicação, busque a palavra do seu interesse usando as teclas Ctrl + f. surgirá uma barra superior onde se deve digitar a palavra chave, p. ex. "Dummar", logo aparecerá ressaltada, com o número de vezes que se acha no texto. 

 

                                                                 Caatinga cearense. Fonte foto. Google.

 

  Hoje 31 de agosto de 2020, recebi o resultado do teste DNA de ancestralidade - GENERA - a que me submeti.

 

 

 

   Estou buscando entender o resultado com a prestimosa ajuda dos amigos Aurisleide Mourão, Carmen Arnoso, Paulo V. Egito e Yuri A. de A. Lima.  

   Genealogia Clássica X DNA. Surpresas.

   Pela paterna o conhecimento de ascendentes brancos, “GALEGOS”, era comentado, mas sempre justificado por serem de origem portuguesa. Rita Martins de Morais casou-se com o seu primo irmão, Coronel Manuel Furtado Leite, n. Nazaré, Milagres, Ceará, Coronel Nezinho da Taboca, filho de Antônio Furtado Leite e de Antônia Benedita de São João Batista, a Galega. assim chamada por ser aloirada e branca.

   Pela materna 93.75% dos 256 casais, oitavos avós foram encontrados e na maioria com naturalidade pesquisada e conhecida. 97 gerações - a partir do ano de 2425 AC /1916 DC - foram estudadas, e explica p. ex. a origem italiana via Pereira Bulcão, de quem Ana Esteany Soares de Araújo (minha mãe) descende de forma endogâmica. Cf. Fco. Augusto de Araújo Lima, Sobral, Iraque, Ed. Artes Digitais, Fortaleza, 2006. 575 páginas. 

Confirmado: não existe liame familiar do Araújo (Pedro de Araújo Costa) da Ribeira do Acaraú, com o Araújo (Correia de Araújo, Araújo Lima), Icó e Cariri cearense. 

 O conteúdo do BK5, Brother Keeper (1998/2020), deverá ser transferido para o Family Tree e exposto nesta página. Os parentes surgem em vários continentes. 

Francisco Augusto de Araújo Lima. Fortaleza, 31.08.2020. 14.09.2020. Aguardem atualização. genealogia@familiascearenses.com.br