Famílias Cearenses & Francisco Augusto de Araújo Lima.
DEZ ANOS da tragédia na Boate Kiss, Santa Maria, RS. 242 vidas ceifadas, a maioria jovens alunos da UFSM. O Centro de Ciências Rurais foi o que mais perdeu estudantes: foram 64 vítimas, incluindo 26 alunos do curso de Agronomia, 15 de Medicina Veterinária e 15, de Tecnologia de Alimentos. Do Ceará, Nordeste do Brasil, a nossa solidariedade aos familiares gaúchos, santa - marienses. Resistência, ante ZERO justiça. Santa Maria, 27 de janeiro de 2013. Fortaleza, fevereiro, 2023. genealogia@familiascearenses.com.br
AGRONOMIA - 1918/2018 por Francisco Augusto de Araújo Lima. Dezembro 2018. Reeditado em 10 de abril de 2019. Faal.
INTRODUÇÃO
Ao longo dos últimos cem anos se assistiu transformações benéficas que contribuíram para a melhoria de vida das famílias sertanejas que fazem agricultura e pecuária no semi - árido cearense. No início admitia-se que a seca era provocada pela emissão de cinzas de um vulcão ao Sul da América do Sul. Depois a culpa foi das manchas solares... Até a admissão do fenômeno El Niño e aquecimento das águas do Atlântico. O estudo das plantas nativas, de forma especial do sabiá, pau d’arco, pau branco, pau ferro, pau pombo, carnaubeira, andá - açu, amargoso, angico, angelim, araçá, araticum, aroeira, bacumixá, bacuri, buriti, cajueiro, camunzé, canafístula, catingueira, catolé, cumaru, favela, faveiro, gargaúba, torém, jenipapereiro, murici, pau violete, piquizeiro, freijorge, umburana, juazeiro, jurema, jutaí, lacre (Vismia cearensis), mororó, marmeleiro, mulungu, mutamba, oiti, oiticica, quijabeira, sabiaguaba, samambaia {feitos, feitosa, em Portugal}, sucupira, timbaúba, jucazeiro, cujo sistema radicular cresce a uma velocidade bem maior que a parte aérea, revelando ser uma autêntica xerófita; a leguminosa forrageira estilosante, (Iraúçuba) e de tantas outras importantes. Observa-se que muitos sobrenomes nativistas foram pegos da denominação vulgar das árvores supracitadas.
A construção de barragens - açudes são de ontem, “1870”, e possibilitou a sobrevivência da população rural. As cacimbas, poços, fora do leito dos rios, também foram técnicas revolucionárias, introduzidas para possibilitar a sobrevivência na estiagem ou seca. As cisternas, armazenando a água da chuva através da coleta via telhado das casas, um modo simples que permite a família ter água potável para consumir durante o ano até a chegada da nova estação chuvosa. O uso do filtro d’água, quebrando a resistência natural as mudanças, via os jovens... Até se chegar à irrigação com o uso ideal da água, minimizando a quantidade e custos e maximizando os benefícios. Inúmeros pesquisadores, professores, extensionistas anônimos - na busca de técnicas que permitam a boa convivência do ser humano na caatinga.
Lembrar que o Ceará através de seus técnicos introduziu plantas exóticas de relevância: leguminosas, gramíneas, arbóreas tipo eucalipto, frutíferas ateira, no ano de 1937, a cirroela, no espanhol do México, que de pronto foi chamada de SIRI GOELA, que a elite dicionarizou de modo errado siri guela, com trema etc.
Por fim escrever para os jovens: a Terra da Luz pioneira na libertação dos escravos, também é a Terra do Sol que permite a transformação de desertos em manchas verdes, sem uso de agrotóxicos, com grande produtividade, é o que se espera das novas gerações de técnicos.
A partir do dia 04 de dezembro / 20 de dezembro de 2018 se tentou reunir informações genealógicas e outras informações, sobre os Engenheiros Agrônomos graduados pela Escola de Agronomia do Ceará, CCA/UFC, e de outras Universidades. Nem sempre se logrou êxito na busca de dados, ficando a mercê da colaboração de familiares a melhoria dos informes coligidos.
Raimundo Victor dos Santos 1º Diretor da Escola de Agronomia do Ceará após o reconhecimento oficial e a equiparação. A Escola de Agronomia funcionava na Rua 24 de Maio, Centro, Fortaleza. Por exigência do Ensino Agrícola Federal, Ministério da Agricultura, teria de ser localizada no meio rural. Opções sugeridas: 1. Itaperi, atual Campus do Itaperi Universidade Estadual do Ceará, UECE. 2. Santo Antônio do Pitaguary, {então considerado Maranguape} Pacatuba, CE. 3. Após o final do Alagadiço Grande, Bairro de São Gerardo, Av. Mister Hull, Estrada de Soure, Caucaia, em área comprada em maior parte ao Dr. Manoel Sátiro, de tamanho muito inferior ao previsto {pela Congregação} de 300 hectares. Campo de Demonstrações do Algodão do Alagadiço, {São Gerardo}, Parangaba, Fortaleza. 23.12.1924. A área mencionada compreendia outrora - partes - aos antigos Sítio Damas e Sítio Coqueirinho, repartidos pelo incorporador Manoel Sátiro, em Campus do CCA/UFC, Parque Bela Vista, Bairro Bela Vista e Parquelândia. Posteriormente a UFC adquiriu mais terra ao nascente ao herdeiro (do Dr. Manoel Sátiro) Walter dos Santos Sátiro, incluindo uma bela lagoa a montante do Açude da citada Escola de Agronomia. A terceira opção foi adotada {de forma temporária, e impropriamente denominada de Campus do Pici}, face a indisponibilidade de transporte para alunos e professores, nas opções um e dois, e a impraticável hospedagem dos mesmos. A construção de alojamentos, restaurante, etc. demandaria tempo e recursos. 02.06.1936. Cf. Hemeroteca Digital, Biblioteca Nacional, RJ. Ver nesta Página Um Bairro Chamado Damas, Primeira Parte. Ver Agrônomo Raimundo Victor dos Santos.
Cf. Jornal A Razão, Fortaleza, 5ª feira, 06.08.1931.
Por fim, o presente trabalho contará com a colaboração do leitor atento, permanecendo sempre sujeito a reformulação e atualização.
Francisco Augusto de Araújo Lima. Tupancy, Eusébio, 20 de dezembro de 2018.
CONTRASTES
Quando partimos, no verdor dos anos,
da vida pela estrada florescente,
as esperanças vão conosco à frente
e vão ficando atrás os desenganos.
Rindo e cantando, céleres e ufanos,
vamos marchando descuidosamente.
Eis que chega a velhice de repente,
desfazendo ilusões, matando enganos.
Então nós enxergamos claramente
como a existência é rápida e falaz.
E vemos que sucede exatamente
O contrário dos tempos de rapaz.
Os desencantos vão conosco à frente
e as esperanças vão ficando atrás.
Padre Antônio Tomás
1ª Parte: De Abderval Pinto Bandeira à Fernando Airton Lopes Barrocas
Abderval Pinto Bandeira Eng.º Agr°. 1951. DOU. 27.03.1968. Eng. Agrônomo TC-101.21.B. Abderval Pinto Bandeira ver Astolfo e Bolívar Pinto Bandeira.
Abílio Coelho de Albuquerque Eng.º Agr.° 1930. Nasceu a 29 de abril de 1906, em Viçosa do Ceará, Planalto da Ibiapaba. Funcionário Público Federal. Segundo Secretário do Comité pró construção Jardim - Avenida em Sobral. Cf. Jornal, A Ordem, 03.03.1927. Abílio Coelho de Albuquerque no ano de 1947, era sócio da Associação Atlética Banco do Brasil. Preparador de Química na Escola de Agronomia do Ceará.
Abílio Fontenele Magalhães Eng.° Agr° 1939. DOU. 27.03.1968. Eng. Agrônomo TC-101.21.B. Abílio Fontenele Magalhães. Embargou para Teresina, Piauí, em avião da Panair do Brasil, aos 21.08.1944. Abílio nomeado Eng. Agrônomo, Classe J. 09.10.1955.
Abner Barreira do Amaral Eng.° Agr° 1933, Escola de Agronomia do Ceará. Abner Barreira do Amaral filho Isaac Correia do Amaral e de Joana Barreira. O Eng. Agrônomo e Odontólogo Abner Barreira do Amaral casou-se aos 27 de julho de 1917, com Joana D'Arc Soares, Sem Geração. Cf. Raimundo Girão. Famílias de Fortaleza. I.U. UFC. Fortaleza. 1975.
Abnor Gurgel Gondim Eng.° Agr° 1944. E. A. Ceará. Professor de Zootecnia, na Escola de Agronomia da Amazônia. DOU. 27.03.1968. Eng. Agrônomo TC-101.21.B. Abner Gurgel Gondim realiza a pioneira experiência de nucleação das nuvens, 'chuva artificial', com sucesso, no Ceará. 14.05.1951. O Médico João Ramos Pereira da Costa, os Agrônomos Mauro Barbosa Botelho e Abner Gurgel Gondim, proferem palestra na Associação de Rádio Amadores, Fortaleza, sobre a experiência de 'chuva artificial'. 26.06.1951.
Acylino de Pontes dos Santos Lima Eng.º Agr° 1923, Escola de Agronomia do Ceará. Filho de Dona Ana de Pontes dos Santos Lima, neto paterno de Maria Cândida de Pontes e de Cândido de Pontes Franco, falecido em São Bernardo das Russas, no dia 06 de outubro de 1927, com a idade de 89 anos, descendente do Capitão Mor Manoel de Pontes Franco, n. na Ilha de São Miguel, Açores, e de Custódia Barbosa de Gracisman. Cf. Jornal O Imparcial, Fortaleza, 15.10.1927. Página 50 da Seção 1 do Diário Oficial da União (DOU) de 10 de Julho de 1935. O Dr. Acylino, Agrônomo residente do Departamento de Agricultura da Secretaria de Produção (Niterói, Estado do Rio de Janeiro), é nomeado pelo Interventor Federal, Comandante Ari Parreiras, Chefe da Divisão de Produção. 12.03.1935. Acylino audiência com o Secretário de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro, Dr. Rubens Farrulla. 25.05.1939. O Governador Almirante Protogenes Guimarães, nomeia o Eng. Agr. Acylino, Diretor da Colônia Agrícola e Educacional de Vassouras, RJ. 06.10.1937. Chefe da Aliança Liberal em Russas, Ceará. 23.02.1930. Diretor do Jornal Correio Russano. 14.11.1929.
Acúrcio Alencar Araújo Filho Eng.º Agr.º EAUFC 1967. Filho de Acúrcio Alencar de Araújo, 28 anos de idade, filho de Francisco Duarte de Araújo e de Isabel Alencar de Araújo. Casou-se, dispensado no parentesco, a 07 de setembro de 1937, em casa de residência do Sr. José Rangel de Araújo, Freguesia da Boa Viagem, Ceará, com Dedita Oliveira, 21 anos, filha de José Rangel de Araújo e de Luzia de Oliveira de Araújo. Presentes a cerimônia religiosa de casamento, o Padre e as testemunhas, Francisco de Araújo Marinho e Delfino Alencar de Araújo. Acúrcio Alencar de Araújo Filho, Engenheiro Agrônomo - Técnico em Desenvolvimento Rural, EMPRABA, Estado do Ceará. Casou-se a 16 de maio de 1969, com Carmen Sílvia de Holanda Araújo, n. a 16.05.1947. Bióloga, filha de Anastácio Frota de Holanda (Bibio), n. a 31.08.1914 em Tamboril, CE, e faleceu em, Maraponga, Fortaleza a 09.04.1979, aos 65 anos de idade. Era casado a 13.02.1943 com Carmem Cecília Brígido Costa (Bibi), n. a 20.06.1921, filha de Antônio da Silva Costa e de Carmem Brígido Costa.
Termo de casamento Acúrcio Alencar Araújo Sênior.
Francisco Duarte de Araújo c.c. Isabel Alencar de Araújo, pais de Delfino n. 20.05.1908, Canindé onde foi batizado a 25.06 seguinte. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org. Francisco Duarte de Araújo e Cordolino da Costa Freire, “honrados comerciantes” em Mulungu, Serra de Baturité, em visita a Fortaleza. 12.08.1904 várias vezes 28.02.1908. Participa do Convite Missa de Delfino Alves Pinheiro Lima que deve ser seu parente. 03.04.1907. Francisco Duarte de Araújo e Cordolino da Costa Freire, comunicam ao público e em especial ao corpo do comércio que firmaram sociedade sob a razão Duarte & Costa. Vila de Boa Viagem, 1º.09.1897. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org.
Adail Ferreira Gomes Eng.º Agr.° 1951? Nasceu a 07 de novembro de 1925, em Sobral. L Batismos, Sobral. Nihil. Dr. Adail Ferreira Gomes, Secretário Geral do Conselho Regional de Farmácia, Ceará. Cf. A Gazeta da Farmácia, Janeiro de 1974.
Adail Sampaio de Oliveira Eng.º Agr.° 1947, EACE. Nasceu em Quixadá a 27 de dezembro de 1925. L Batismos, Quixadá. Adail Sampaio de Oliveira residiu em Colatina, e Conceição da Barra, ES. 07.04 e 14.04.1956. Carlos Alberto dos Reis Castro proprietário de cem lotes de 60 hectares cada um, adquiridos aos Estado do Espírito Santo, Córrego Jundiá, Conceição da Barra, Norte do ES. 10.09.1921. O Eng.º Agr.º Adail Sampaio de Oliveira era casado com uma filha do Sr. Carlos Alberto dos Reis Castro. Cf. Jornal Diário da Manhã, ES. 04.08.1935.
Adalberto Rebouças Freitas Eng.º Agr.° 1958, EAUFC. Sociedade dos Amigos de Jaguaruana, Ceará. Deputado Estadual, Ceará.
Adalgisa Acioli de Oliveira Eng.º Agr.° 1963. EAUFC. Adalgise Aciole de Oliveira, Adalgisa Acioli de Oliveira nasceu no dia 22 do mês de maio do ano de 1940, em Caraúbas, Rio Grande do Norte, filha de Silvino Acioli e de Sebastiana Edite Acioli. Eng. Agrônoma da SAAB, Ceará, e do Ministério da Agricultura. Como Técnica do M. da Agricultura participa do 5º Seminário Brasileiro de Sementes. Fortaleza, 22.03.1973. Inupta, faleceu aos 25 de novembro de 1994, em Fortaleza, de idade 54 anos. 0092.5341-7/0 - No ANTIGO: 199602427973 INVENTARIO INVENTARIANTE PARTE ATIVA.: SEBASTIANA EDITE ACIOLI INVENTARIANTE PARTE PASSIVA.: ADALGISA ACIOLI DE OLIVEIRA . R.H. INTIMEM-SE OS DEMAIS HERDEIROS DO PEDIDO DE FLS. 310. EXP.NEC. FORTALEZA, 24 DE JULHO DE 2009. Cf. Hemeroteca Digital, Biblioteca Nacional, RJ.
Adauto Araújo Farias Eng.º Agr.° 1950, E. A. Ceará. Nasceu aos 17 de novembro de 1925, em Sobral, Ceará, onde foi batizado aos 28 de fevereiro de 1926, pelo Padre Francisco Leopoldo Fernandes Pinheiro. Padrinhos: Maximino de Araújo Costa e e Helena de Aguiar Belchior. Cf. Livro de Batismos, Ceará, Igreja Católica, Apostólica Romana. Adauto, filho de Raimundo Alves Farias e de Maria Leonília Araújo Costa {moradores na Rua do Feijão, Sobral, 08.03.1927}. Irmãos anotados de Adauto: 1. Tomás n. 28.02.1919, Sobral. 2. Francisco Araújo Farias nasceu aos 08 de março de 1924, em Sobral, Ceará, onde foi batizado aos 30 de maio do dito ano de 1924, pelo Padre Francisco Leopoldo Fernandes Pinheiro. Padrinhos: Zacarias Carneiro e Júlia de Castro Carneiro. Francisco casou-se aos 05 de maio de 1948, na Capela do Leprosário Antônio Justa, em presença do Padre Isaac Antero Soares, com Áurea Tavares de Oliveira n. Missão Velha, Cariri cearense, 28 anos de idade, filha de Eudásio de Oliveira Souza e de Maria Medina Tavares. Testemunhas, João Barros e Otília Cavalcante Vieira. Cf. Livro de Batismos e Livro de Matrimônios, Ceará, Igreja Católica, Apostólica Romana. Raimundo Alves Farias dono da Alfaiataria Moderna, Rua Coronel Joaquim Ribeiro canto da Travessa Xerez, Sobral. Raimundo irmão de Alberto e de Capistrano Alves de Farias. Adauto Araújo Farias no ano de 1945, residiu na Av. João Pessoa, nº 3480, Damas, Parangaba, Fortaleza. Adauto recebe do Instituto dos Bancários benefício de enfermidade. 27.12.1953. Adauto casado com geração, faleceu aos 16 de agosto de 2017.
Adauto César Ferreira Machado Eng.° Agr.° 1963, EAUFC. Nasceu a 09 de novembro de 1939, em Jaguaribe, Ceará. Técnico da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, SDA. Técnico do Ministério da Agricultura. Produtor de sementes selecionadas. Cf. Hemeroteca Digital. Biblioteca Nacional, RJ.
Adauto Soares da Costa Eng.º Agr° 1951, Escola de Agronomia do Ceará. Adauto candidato inscrito no Ceará, aprovado para a Escola de Especialistas da Aeronáutica. 11.08.1943.
Adolfo Chebabi, Adolpho Chebabi, Eng.º Agrônomo, ESALQ, USP, 1939. Obs. O Paraninfo foi o Presidente da República Getúlio Dornelles Vargas, que foi representado, na solenidade de colação de grau em Piracicaba, 02.12.1939, pelo Sr. Ademar Pereira de Barros. Ainda: A primeira Senhorita a ser graduada Eng.ª Agr.ª pela ESALQ foi uma colega de turma do Dr. Adolpho Chebabi, de nome Victória Rosseti. Adolpho Chebabi nasceu aos 17 de junho de 1913, em Rebouças, Comarca de Campinas, SP, e faleceu a 09 de junho de 1992, no Centro Médico de Campinas e residia à Rua Bandeirantes, nº 626, Cambui, Campinas, SP. Filho de Antônio Jorge Chebabi, comerciante em Rebouças, Campinas, falecido em Sumaré, SP, e de Rosa Francischini Chebabi. Antônio Jorge Chebabi participa com bastante interesse das festas religiosas de Campinas, SP. 07.08.1907. Jorge Chebabi Diretor do Núcleo Nova Odessa, {de migrantes russos}, coordenado pela Diretoria de Terras, Colonização e Imigração. 13.06.1911. Adolpho Chebabi aluno do 2º ano ginasial {Desenho, Francês, Latim, etc.} do Liceu Nacional Rio Branco, São Paulo, SP. 09.12.1928. Obs. O Liceu Nacional Rio Branco, localizado no centro da cidade de São Paulo - "uma formação moral e intelectual sólida, muito trabalho, disciplina e perseverança". Adolpho atleta do Clube Campineiro de Regatas e Natação. 24.08.1930 / 05.05.1933. Atleta, participa do Campeonato Acadêmico de Atletismo. 05.08.1933. Eleito Diretor Técnico de Natação, da Associação Atlética Luiz de Queiroz. 25.06.1937. Esportes de Base. Capitão da Turma da A. A. Luiz de Queiroz. 1º.09.1937. Aluno e atleta {corrida: 200 m rasos, salto em extensão} da ESALQ. 05.08.1938. O Eng.º Agr.º Adolpho Chebabi {proclamas para casamento, no mês de dezembro de 1940}, casou-se, de idade 28 anos, aos 04 de janeiro de 1941, com a Professora Ruth Andrade Algodoal, 21 anos, que nasceu em Piracicaba, SP, aos 20 de fevereiro de 1920, filha de Francisco Algodoal Neto e de D. Cacilda Andrade Algodoal. Testemunhas presentes a cerimônia de casamento, Júlio Artur Lamas e Teresa Chebabi Lamas, irmã do nubente. 20.12.1940 / 04.01.1941. Adolpho Chebabi da Divisão do Fomento Agrícola da Secretaria da Agricultura, Campinas, SP, participa de reunião do Clube Agropecuário da APM, realizada às 20 h, do dia 31 de outubro, na Associação Paulista de Medicina. Ordem do Dia: Técnica Moderna da Cultura do Café. 18.10.1958. Chebabi palestrante -Renovação Cafeeira, 1º Encontro de Cafeicultores de Bragança Paulista. 03.05.1961. Eng.º Agrº Chebabi da Seção de Café da Divisão de Assistência Técnica Especializada do Departamento da Produção Vegetal da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo, Palestra na Sociedade Rural Brasileira, Preparo de Café, via úmida e seca. 18.05.1961. Adolpho Chebabi coordena Curso de Atualização de Conhecimentos Agronômicos, no Centro de Treinamento de Campinas, CETREC, destinado a Eng.º Agr.º. Promoção do Instituto Brasileiro do Café - GERCA. 18.11.1962. Adolpho Chebabi foi homenageado com a láurea de “Engenheiro Agrônomo do Ano”, Ano de 1983. O idealizador e pioneiro dessa tecnologia {Manejo do Solo em Culturas Permanentes} foi o Eng.º Agr.º Adolpho Chebabi, do qual tive o privilégio de ser assistente na Seção de Café da Divisão de Assistência Técnica Especializada (DATE), em Campinas, pertencente à Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo, apud José Carlos Gonçalves. - Rua Adolpho Chebabi, Nova Veneza, SP. Cf. Hemeroteca Digital, Biblioteca Nacional, RJ.
Afrânio Gomes Fernandes Eng.° Agr° 1950. Nasceu 25 de janeiro de 1927, Serra da Meruoca, ou Sobral, filho de José Gentil Fernandes e de Maria Júlia Gomes. O Professor Afrânio casou-se a 15 de novembro de 1952, com Isolda Mendes Parente, n. a 23.09.1931, em Sobral, filha de Murilo Alves Parente e de Noemi Lopes Mendes Parente, casados a 08.01.1916. Neta paterna de José Inácio Alves Parente e de Francisca Alves Parente. Neta materna de Manoel Felizardo Pereira Mendes e de Maria José Lopes Mendes. O Professor Afrânio faleceu a 30 de agosto de 2017. Cf. Monsenhor Francisco Sadoc de Araújo. Cronologia Sobralense. IU.UVA. 1990. Vol. V. p. 65,66. Livro Batismos. Meruoca. 1926/1928. 84/130. Nihil. Ig. Patrocínio 1927/1928 77/120. Nihil.
Afrânio Gonzaga Sales Eng.º Agr° 1948. Nasceu a 04 de fevereiro de 1921, em Caucaia, filho de Vicente Sales e de Otília Sales Gonzaga. Ver Luís Gonzaga Sales. Termo de batismo de Afrânio. “Afrânio, filho legítimo de Vicente Sales e de Othilia Sales Gonzaga, naturais desta Freguesia de Soure, Arcebispado da Fortaleza, nascido nesta Paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres de Soure (Caucaia) a quatro de fevereiro de 1921, foi solenemente Batizado na (Igreja) Matriz de Soure, por mim Pároco da Freguesia, aos dezessete de julho de 1921. Foram padrinhos, Júlio Viana Tavares da Silva e Diva Holanda Tavares da Silva. O Pároco José Romualdo de Souza.” Afrânio Gonzaga Sales casou-se aos 04 de dezembro de 1950, com Isabel Carvalho de Castro. Cf. Livros Batismos, Ceará, Igreja Católica Apostólica Romana.
Agenor Maia Ferreira Eng.º Agr.° pela Escola de Agricultura e Veterinária de Viçosa, MG, 1935. Nasceu a 09 de janeiro de 1913, em Fortaleza, filho de Pergentino Ferreira e de Albertina Maria Ferreira. Termo de casamento de Agenor Maia Ferreira com Maria Inês de Luna Albano nasceu 16 de janeiro de 1919: “Aos dezessete de maio de 1938, na Igreja de Nossa Senhora das Dores, (Bairro de Otávio Bonfim, Fortaleza), em presença das testemunhas, o Padre Misael Gomes da Silva e Joaquim Antônio Albano, o Reverendo Monsenhor João Alfredo Furtado assistiu ao matrimônio de Agenor Maia Ferreira e de Maria Inês de Luna Albano: sendo ele solteiro, com vinte e cinco anos, natural de Fortaleza, filho legítimo de Pergentino Ferreira e de Albertina Maria Ferreira; ela solteira com dezenove anos, natural de Fortaleza, filha legítima de Joaquim Antônio Albano e de Maria Luna Freire Albano. Os quais achando-se habilitados segundo o Direito, se receberam por marido e mulher com palavras de presente, recebendo a bênção nupcial. E para constar lavrei este termo que assino. O Vigário Padre Expedito Eduardo de Oliveira." Cf. Livro de Matrimônios, Fortaleza. Pergentino e Albertina, pais ainda de Maria Alpha, n. 25.10.1921. e foi batizada a 08 de janeiro de 1922, pelo Cônego José Alves Quinderé. Padrinhos, Tomás Pompeu de Souza Brasil Sobrinho e Alice Pinheiro Pompeu de Souza Brasil. L Batismos, Fortaleza.
Ageu Tabosa Viana Eng.º Agr° 1963, EAUFC. Nasceu aos 08 de abril de 1932, em Paraipaba, Cará, filho de Antônio Tabosa de Souza e de Maria Viana Tabosa. Eng. Agrônomo da SAAB, Ceará. Ageu casou-se com Antônia Peixoto Viana, pais de quatro filhos. Página 67 da Seção 1 do Diário Oficial da União (DOU) de 19 de Dezembro de 1958.
Agnelo Santiago Torres Eng.º Agr°, 1945, E. A. do Ceará. Nasceu em Fortaleza a 30 de outubro de 1917, filho de Júlio de Cavalcante Torres e de Rosinha, Rosa Santiago Torres, nascida aos 20 de janeiro. Agnelo Santiago Torres convidado a fazer exame médico para ingressar no 23º Batalhão de Caçadores, Fortaleza. 02.12.1936. Livro de Batismos SJC 1916/1918 Patrocínio 1917/1918 131/138 Agnelo Santiago Torres requer e é deferido o Registro de Professor, Departamento Nacional de Educação, Mistério da Educação. 11.01.1942.
Airton Lopes Bezerra de Menezes Eng.º Agr° 1954, E. A. do Ceará. Nasceu em Quixadá, a 08 de dezembro de 1930, e foi batizado na Igreja Paroquial, a treze de abril de 1931, pelo Padre Frei Leopoldo Plass. Padrinhos, seus avós paternos, o Coronel Benigno Bezerra de Menezes e sua mulher Cantinilia Pinto de Menezes. Aírton, Superintendente do INCRA, Ceará, filho de Horácio Bezerra de Menezes e de D. Maria Antonieta Lopes Bezerra de Meneses, moradores, na Av. João Pessoa, Damas, Parangaba, Fortaleza e casados a aos 06 de dezembro de 1929, Fortaleza. Neto paterno do Coronel Benigno Bezerra de Menezes (Intendente da Vila do Riacho do Sangue, 1904, Coletor Estadual em Quixadá, 1931), e de Cantinilia Pinto de Menezes. Neto materno de Isaías Lopes e de Inês Sales. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará. familysearch.org.
Cf. Livro de Batismos, Ceará. Familysearch.org.
Airton Lopes Bezerra de Menezes casou-se com Regina Coeli Bezerra de Menezes, pais de Bruno n. <1985>. 29.05.1988, Recife, PE. Eng. Agrônomo Administrador do Núcleo Colonial Ituberá, Bahia, Instituto Nacional de Imigração e Colonização. Agr. Aírton representa o Ministério da Agricultura na Comissão de Metais, Ministério de Minas e Energia. 05.10.1979.
Alaete Vieira da Silva Eng.ª Agr.ª 1964, EAUFC. Filha de Popó, Antônio Firmino da Silva, desportista e comerciante, e de Alayde de Lourdes Vieira, casados a 21 de maio de 1936, em Boa Vista, Recife, naturais de Pernambuco, residentes em Santo Amaro, Distrito da Boa Vista, Recife. Popó, zagueiro, do Íris Sport Club, do América F. C., ambos de Recife. Ele foi o primeiro jogador profissional do futebol cearense, no Ferroviário Atlético Clube e no Sport Club Maguary. Popó e sua esposa moradores no final do Beco do Pan Americano, atual Rua Ceará, junto aos trilhos da RVC, RFFSA, Damas, Fortaleza. Alaete com Mestrado e Doutorado, casada com um estadunidense, domiciliada nos EUA. Cf. Hemeroteca Digital, Biblioteca Nacional, RJ.
Albelar Pinheiro Teles Eng.º Agr.º Nasceu no Cariri cearense, descendente do Brigadeiro Leandro Bezerra Monteiro e de D. Rosa Josefa do Sacramento. Dr. Albelar Diretor do Departamento de Economia Agrícola do Ceará. Setembro, 1944. Nomeado pelo Presidente da República, Agrônomo Classe J do Quadro Permanente do Ministério da Agricultura. 26.02.1953. Chefe do Serviço de Fomento Agrícola, M. A. do Piauí. 26.11.1953. Instala o Posto Agropecuário de Castelo, PI. 19.03.1954. Instala o Posto Agropecuário do município de Barra, PI. 03.04.1954. Idem Postos Agropecuários de Oeiras e Ribeiro Gonçalves. 04.04.1954. Chefe da Inspetoria Regional de Fomento Agrícola, Teresina, PI. 18.01.1962. Secretário de Agricultura do Estado do Piauí, Governo Helvídio Nunes de Barros. 04.09.1966. Agrônomo do Ministério da Agricultura, promovido a partir de 30.09.1966. Publicado em 16.05.1970.
Alberto Marques da Rocha Eng.º Agr° 1952, E. A. do Ceará. Nasceu em Fortaleza a 22 de janeiro de 1907. Alberto Datilógrafo da Inspetoria de Obras Contra as Secas. Fortaleza.
Alberto Pinto Nogueira Eng.º Agr° 1921, Escola de Agronomia do Ceará. Alberto Pinto Nogueira embarcou em Recife no navio Maranhão, com destino Ceará. 02.12.1916. Membro do Júri Popular. Fortaleza. 26.06.1930.
Alberto Sales Loyola Eng.º Agr° 1950, E. A. do Ceará. Nasceu a 21 de agosto de 1925, em Uruburetama, Ceará. L Batismos, Uruburetama. Nihil. Alberto Sales Loyola no ano de 1937, era 'jovem aluno' da Escola de Agronomia do Ceará. Candidato a Deputado estadual, Ceará, MDB. 16.10.1966.
Alboíno Aires de Menezes Eng.º Agr° 1938, E. A. do Ceará. Nasceu no dia 10 de junho. Membro do Conselho Fiscal da Cooperativa Escolar Dr. Humberto Andrade. Membro da Ação Integralista Brasileira, Província do Ceará. Cf. Jornal A Razão, 23.10.1936. "Elemento de escol nas fileiras do SIGMA", Ação Integralista Brasileira.
Aldenor de Sá Magalhães, Aldenor Nascimento Eng.º Agr° 1948, E.A. Ceará. Nasceu em Senador Pompeu, a primeiro de julho de 1926.
Aldysio Gurgel do Amaral. Eng.º Agr.º EACE, 1933, E. A. Ceará. Aldysio Gurgel do Amaral, colou grau na Faculdade de Direito da Universidade do Rio de Janeiro. 09.12.12.1933. Advogado, membro da Comissão de Finanças do Partido Comunista Brasileiro, acusado de distribuir boletins comunistas com outras 73 pessoas, na cidade do Rio de Janeiro. Aguarda julgamento. 31.05 e 24.10.1940. Aldysio foi absolvido por falta de provas. 07.12.1940. Aldysio Gurgel do Amaral filho de Gervásio Gurgel do Amaral e de Francisca Vieira Gurgel. Casou-se aos 08 de dezembro de 1934, em casa particular, Fortaleza, com Teresa Aleluia Barros Montenegro, filha de João Ribeiro Pessoa Montenegro e de Alice Barros Montenegro. Presentes, o Monsenhor José Alves Quinderé, as testemunhas, Renato Costa Souza e José de Castro Bastos. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, Igreja Católica Apostólica Romana. Aldysio autor de Na Trilha do Passado. Genealogia da Família Gurgel. Typ. Minerva. Fortaleza. 1987. 284 p.
Alejandro Campos Elanos Eng.º Agr° 1958, E.A. Ceará.
Alexandre de Pontes Vieira Eng.º Agr.º Escola Superior de Agricultura de Mossoró, ESAM.
Nasceu aos 25 de janeiro de 1963, filho de Dante Costa Lima e Agla Câmara Vieira. Casou-se aos 23 de setembro de 1987, com Jéssie Parente Bluhm Vieira, n. a 15.01.1967, filha do Eng.º Agr.º José Ismar Girão Parente e de Ana Lúcia Soares Parente.
Alfredo Armando Rojas Ancaya Eng.º Agr° 1965, EAUFC.
Alfredo Costa Lima Valente Eng.° Agr° 1937. 23 de outubro/1937,são vistoriadas pela polícia a 'Livraria José de ... de Alfredo da Costa Lima Valente. Alfredo Costa Lima Valente. Chefe de Expediente, do Serviço Oficial de Classificação Comercial do Algodão, Palacete, Centro dos Exportadores, Rua Pessoa Anta, Fortaleza. Nomeado para a carreira de Eng. Agrônomo pelo Sr. Dr. Getúlio D. Vargas, Presidente da República. 05.05.1940. Eng. Agrônomo promovido da Classe G para H. 05.09.1941. Convite Missa Maria Laís Costa Lima Valente da Fonseca, dia 26 de março de 1994, na Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo, Rua 1º de Março, cidade do Rio de Janeiro. Chamado pelo DASP por exercer a função de Agrônomo Interino. 26.11.1939. Aprovado no concurso público para o cargo de Agrônomo. 16.03.1940. Fernando Antônio Durães da Fonseca.
Alfredo Lopes Neto Eng.º Agr.º EAUFC, 1969. Nasceu no ano de <1947>, Fortaleza, filho de Alfredo Lopes Filho, e de D. Aíla Lopes, Ayla Gadelha Lopes, falecida no mês de maio de 2021. Filhos por Ayla e Lopes Filho: Alfredo Lopes Neto, Hedla Gadelha Lopes, Cláudio Henrique Gadelha Lopes, Marcus Augusto Gadelha Lopes e Joaquim Antônio Gadelha Lopes. Alfredo Lopes Filho aluno do Colégio Cearense, Maristas, 1936. Secretário da Procuradoria do Estado do Ceará. Faleceu a 24 novembro de 1962, em consequência de um desastre em um Jeep, {Willys Overland} Fonte: Revista Instituto do Ceará-1982.
Alfredo Lopes Neto foi Secretário de Agricultura e Abastecimento do Ceará, 1987, Assessor da Presidência da Assembleia Legislativa do Ceará, Assessor do Ministro do Planejamento Beni Veras, 1994/1995, Técnico da Secretaria de Planejamento, Ceará, estudioso da cultura do cajueiro, Anacardium occidentale inclusive com estágio em Portugal continental, Angola e Moçambique. O colega Alfredo, amigo, pessoa do bem, faleceu a 06 de fevereiro de 2022, Fortaleza. Ascendentes: Alfredo Augusto Lopes e Eufrásia Monteiro Gondim, casados a 11 de outubro de 1907, Fortaleza, presentes o Padre Catão Porfírio Sampaio, as testemunhas Antônio Pinto Nogueira Acioly e Augusto Lopes. NP de José Augusto Lopes e de Maria da Glória Lopes. Neto materno de Pedro Monteiro Gondim e de Isabel Sampaio Gondim. Alfredo Lopes e Eufrásia Gondim Lopes, pais de: 1. Zeneida n. 12 de março e no ano de 1929 era uma Senhorita. 2. LAIS n. 28,02.1914, e foi batizada a 12.04.1914, nesta Igreja, pelo Cônego Bernardino Lustosa. Padrinhos, Daniel Augusto Lopes e Beatriz Lopes. Cf. Livros de Batismo, Ceará, familysearch.org.
Alfredo Nunes Weyne Eng.º Agr. 1921, Escola de Agronomia do Ceará. Advogado pela Faculdade de Direito do Ceará, 1914, e Oficial da Polícia Militar do Ceará. Alfredo Nunes Weyne. Pedaços do Meu Passado. Ed. Sec. Cultura. Fortaleza. 1981. p. 111. Alfredo Nunes Weine nasceu a 20 de dezembro de 1878, em Fortaleza, filho de Alfredo Nunes Weine, Alfredo da Costa Weine n. 23.03.1842, e de Antônia Nunes de Melo. Neto paterno de Leocádio da Costa Weine e de Joana Vicência Bittencourt. O Major Alfredo completou 30 anos de serviços à Força Pública do Estado do Ceará. 16.09.1928. O Major Alfredo Comandante do 1º Batalhão Militar do Estado do Ceará. Pai de José Weine n. aos 15 de maio e no ano de 1929, 'era um jovem esforçado' auxiliar no comércio da praça da Fortaleza. O Major Alfredo assumiu o cargo de 1º Delegado de Polícia de Fortaleza. 21.05.1929. Redator da Revista Policial. 14.07.1929. Pressionado pelo Governador, o Major Weyne pede reforma. 10.05.1930. Posse como 2º Delegado de Polícia de Fortaleza. 14.06.1930. Presta auxílio no combate ao incêndio ocorrido às 20 horas e 30 minutos, no prédio situado na Praça Capistrano de Abreu, nº 65. 10.08.1930. Querela do Major Alfredo com o Sr. José Pereira de Queiroz, dono de um botequim, no lugar Alto da Balança, Estrada Fortaleza / Messejana. 26.07.1930. Eleito Presidente do Club dos Oficiais da Força Pública. 14.08.1936.
Aloísio Franklin do Nascimento Eng.° Agr° 1939, Escola de Agronomia do Ceará. Técnico da Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio, atualmente Secretaria do Desenvolvimento Agrário, no cargo de Agrônomo C-32, atual Eng. Agrônomo, Classe III, ref.15, matrícula nº 031513-1-X. Aloísio faleceu a 27 de janeiro de 1999, era casado com Iraci Alves Franklin, com geração.
Aloísio Oriano Menescal Eng.° Agr° 1933 EACE. Descendente de José Menescal Zózimo da Costa e de Maria do Carmo Araújo.
Aloísio Pompeu de Saboia Eng.º Agr°, U. F. Viçosa, MG. Filho de Fenelon Saboia de Castro casou-se aos 14 de junho de 1902, com D. Sílvia Pompeu de Souza Brasil. Neto paterno de Manoel Saboia de Castro, n. Aracati, e de Mariana Augusta. Neto materno de João Pedro da Cunha Bandeira de Melo e de Francisca das Chagas Figueira {Antônio de Souza Brasil e de Ambrosina Pompeu Pequeno}. Fenelon faleceu aos 19 de março de 1931. Aloysio Pompeu de Saboia faleceu em Guanhães, Minas Gerais, aos 15 de fevereiro de 1949. Francisco Augusto de Araújo Lima. Famílias Cearenses 6 – Anotações Genealógicas. Ed. Artes Digitais. Fortaleza, 2006. p. 137.
Aluísio Caracas de Moura Eng.º Agr°. Nasceu a 15 de agosto de 1925, filho de Maria de Lourdes Fortuna Caracas, n. em Guaramiranga, e do Dr. Clóvis Barbosa de Moura. Neto paterno de José Gomes de Moura e de Teresa Barbosa de Moura. Neto materno de Luís Pacífico Caracas e de D. Rosaly Miranda Fortuna Caracas. Maria de Lourdes Fortuna Caracas nasceu aos 09 de dezembro de 1901, batizada aos 02 de janeiro de 1902, pelo Reverendo Padre Doutor João Augusto da Frota, na Capela de Nossa Senhora de Lourdes. Filha do Farmacêutico Luís Pacífico Caracas e de D. Rosaly Miranda Fortuna Caracas. Padrinhos: o Doutor José Pacífico Caracas e D. Ana Felícia Caracas. Cf. Livro de Batismos, Ceará, Igreja Católica Apostólica Romana. Aluísio inupto faleceu a 08 de agosto de 1950. Cf. Raimundo Girão. Famílias de Fortaleza. IU./UFC. Fortaleza. 1975. p. 303 Aluísio Caracas de Moura escreve para a Revista Chácaras e Quintais, o artigo intitulado Ainda o Pau Brasil. 02.04.1950. Irmãos de Aluísio, encontrados na pesquisa: Maria Amélia Fortuna Caracas casada aos 30.12.1926 com Diogo Vital de Siqueira, Sylvio Caracas de Moura, Oficial do Exército Brasileiro, casado aos 25.05.1946, com Ieda Silva de França. Dr. Luciano Caracas de Moura. Cf. Livro de Batismos, Ceará, Igreja Católica Apostólica Romana.
Álvaro Alves Monteiro Filho Eng.º Agr° 1941, EACE. O seu pai Sr. Álvaro Alves Monteiro comerciante e dono de imóveis, 1° Tesoureiro do Centro dos Proprietários de Fortaleza. Sócio de Antônio Pinto Mesquita, em um comércio instalado em prédio grande em frente ao Mercado Público, que incendiou-se na noite do dia 12 de julho de 1929. Cf. Jornal A Razão, 13.07.1929 e 05.08.1936.
Álvaro Otacílio Nogueira Fernandes, Médico. Proprietário rural em Quixeramobim. 3º Diretor da Escola de Agronomia do Ceará – Agosto de 1920 a Janeiro de 1921. Nasceu a 14 de setembro de 1873, em Quixeramobim, filho do Médico Cornélio José Fernandes e de D. Maria das Dores Nogueira. Fco. Augusto de Araújo Lima, Famílias Cearenses 7 - Ipueiras dos Targinos, Ed. Artes Digitais, Fortaleza, 2006. 420 p. Ver nesta Página Famílias Cearenses, Um Bairro Chamado Damas, 5ª Parte.
Alzir Barreto de Araújo Eng.° Agr.° 1939, EACE. Diretor EAUFC 1973/73. Nasceu em Sobral, a 18 de junho de 1916, filho de Alzira Barreto de Araújo e de Francisco das Chagas Araújo, casados a 31 de julho de 1903, Sobral. Membro da Ação Integralista Brasileira, Província do Ceará. 15.10.1036. Cf. Monsenhor Francisco Sadoc de Araújo. Cronologia Sobralense, op. cit. Vol. III. p. 313 e Vol. V. p. 242. Ver L Matrimônios, Sobral, 1898/1907. 109 nihil. L Batismos, Sobral 1916/ 1917. O Professor Alzir foi nomeado Eng. Agrônomo Classe J, Mistério da Agricultura, com residência em Itaperi, Parangaba, Ceará. 18.05.1953. Professor Alzir Diretor da Associação de Gado Jersey, Ceará. 27.03.1960.
Américo Gomes da Silva Eng.° Agr.° 1935. Filho do Desembargador Luís Gonzaga Gomes da Silva e de Maria do Espírito Santo Barreira Gomes da Silva. Neto paterno de Tomás Gomes da Silva e de Ana Constância Gomes da Silva. Neto materno de Inácio Alves Barreira, Nanan, e de Maria Francisca Lessa Barreira. Professor Américo irmão de Estênio, Stênio Gomes da Silva, n. Baturité, 02 de janeiro de 1907, e faleceu em Fortaleza, 29 de julho de 1961 e foi casado 03.03.1938, com Maria Luíza Filomeno Gomes, filha do Coronel Pedro Filomeno Gomes. Termo de casamento dos pais do Prof. Américo: “Aos sete dias do mês de maio de 1898, no Sítio Olivença, desta Freguesia, Bispado do Ceará, compareceram na presença do Padre José Tomás Gomes da Silva; Luís Gonzaga Gomes da Silva e Maria do Espírito Santo Barreira; ele solteiro, de 28 anos de idade, natural do Rio Grande do Norte e morador em Baturité, e ela solteira, de 20 anos de idade, natural e moradora nesta Freguesia, os quais se receberam com palavras de presente, conforme o Rito da Igreja Católica Apostólica Romana: foram testemunhas, Alfredo Dutra de Souza e Arcelino Alves Barreira. E para constar mandei lavrar este termo que assino. O Vigário Antônio Lúcio Teixeira.” Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org.
Amílcar Moreira de Azevedo Eng.° Agr°1961, EAUFC. Nasceu a 10 de fevereiro de 1931, em Fortaleza, filho de Francisco Moreira de Azevedo e de Lunguinha Moreira de Azevedo. Amílcar faleceu em naufrágio de pequena embarcação esportiva, de sua propriedade, no Rio Jaguaribe, entre Aracati e Fortim, Ceará. D AG - Departamento de Administração Geral. ...... AZEVEDO, Amílcar Moreira de Problemas de elaboração de projetos agrícolas apresentados à. SUDENE. Técnico da SUDENE, debate Reforma Agrária, na CEPA - Ceará. 13.12.1982. Cf. L Batismos Fortaleza. 1930/1931. 331/360 nihil. Hemeroteca Digital, Biblioteca Nacional, RJ.
Amílcar Ribeiro Pio, Hamilcar. Eng.° Agr°. Nasceu a 09 de janeiro de 1919, filho de José Amora Pio, n. 30 de agosto de 1891, Fortaleza, e faleceu aos 20 de julho de 1976, Fortaleza, Ceará, e de Porcina Ribeiro da Silva, casados aos 20.04.1918, Fortaleza. Neto paterno de Pedro Machado e de Maria Amora. Neto materno de Virgílio Ribeiro da Silva e de Henriqueta Gomes Parente. Amílcar marido de Maria Aurineide Osório de Souza Pio, casados aos 24 de maio de 1945, Fortaleza, com geração. Cf. Raimundo Girão. Famílias de Fortaleza. IU./UFC. Fortaleza. 1975. p. 334. Amílcar Ribeiro Pio registro de diploma no Departamento Nacional de Educação, Ministério da Educação. 24.09.1940. RJ.
Ana Bezerra Melo Eng.ª Agr.ª 2ª Turma 1988, CCA / UFC. Nasceu aos 17 de fevereiro de 1964, filha de Raimundo Ferreira de Melo n. 09.05.1925, e de Marizete Bezerra Pinho, n. 27.11.1925. Neta paterna de Raimundo Ferreira da Silva e de Maria Laura de Melo, casados a 26.11.1921, Crateús, Ceará. Cf. Ismar de Melo Torres. Histórico de Crateús. S. E. Sem Data. Ceará Década de 1990/1999.
Ana Mehyr Cavalcante Bezerra Eng.ª Agrª. 1960, EAUFC. Nasceu em Iguatu.
Anacleto Lucena Salviano Eng.º Agr.º 1990, CCA / UFC. Nasceu. a 23.08.1965. Casou-se a 04.12.1993, com Cláudia Girão Lima Verde, n. a 27.05.1969 no Rio de Janeiro, RJ, Farmacêutica Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará, UFC, filha de Celina Brasil Girão, n. a 09.09.1929 em Fortaleza, e de Rosildo Lima Verde, n. a 25.08.1929, em Orós, Ceará. Superintendente Regional da Companhia de Seguros Minas-Brasil, em Fortaleza, casados a 18.03.1961.
Ângela Francy Becker Campos Eng.ª Agr.ª 1962, EAUFC. Filha de Isaac Newton Campos e de Ângela Becker Campos. Sua irmã Ana Cândida Becker Campos... Ver Rita Isangela n. 25.05.1937 e batizada a 30.05 seguinte na Ig. Matriz de Pacatuba, filha de Isaac Newton Campos e de Ângela Costa Campos.
Termo de batismo: “Aos sete de outubro de 1939, nesta Capela de Nossa Senhora do Carmo, (Pacatuba), batizei a Ângela Franci, nascida a seis de outubro do mesmo ano, (1939) filha legítima de Isaac Newton Campos e Ângela Costa Campos. Padrinhos, o Padre José Hortêncio de Medeiros e Maria Estela Medeiros Galeno. Em testemunho da verdade assino. O Vigário Padre José Hortêncio de Medeiros.” Livro de Batismos, Pacatuba. familysearch.org. Termo de casamento dos pais de Isaac Newton Campos. “Aos dezenove de novembro de 1910, na Capela do Carmo, filial desta Matriz de Pacatuba, Bispado do Ceará, assisti ao enlace matrimonial dos contraentes Raimundo Pereira Campos e Ana Albuquerque Souza, naturais e moradores nesta Freguesia da Pacatuba, e logo em seguida lhes dei a bênção nupcial segundo o Ritual Romano. Foram testemunhas, Raimundo Siqueira de Souza e Francisco Pereira Campos. E para constar mandei fazer este termo que assino. O Vigário Vicente Salazar da Cunha.” Obs. Ana Albuquerque e Souza filha de José Libânio de Souza e de Crispiana de Albuquerque e Souza. Cf. Livro de Matrimônios, Pacatuba. familysearch.org.
Termo de batismo de Isaac Newton Campos. “Aos quatorze de julho de 1914, na Capela do Carmo filial à esta Matriz de Pacatuba, Bispado do Ceará, batizei solenemente o párvulo Isaac, nascido aos dezoito de junho do mesmo ano; filho legítimo de Raimundo Pereira Campos e Ana Albuquerque Pereira Campos; sendo seus padrinhos, Francisco das Chagas Albuquerque e Petra Albuquerque. E para constar mandei fazer este termo que assino. O Vigário Vital Gurgel Guedes.” Anotado à margem: Casou-se com Ângela Becker da Costa, em 02 de setembro de 1936. E mais não diz. Não encontrado nos livros eclesiais de Pacatuba, Fortaleza, Caucaia, Maranguape e Redenção. Cf. Livro de Batismos, Pacatuba.
Ainda sobre os Albuquerque-Pereira Campos da Pacatuba, por Alan Philipe da Silveira.
*Raymundo Tycho - Brahe Campos* (irmão de Isaac)
Há algum tempo costumo visitar cemitérios, aproximadamente três anos, faz parte das pesquisas genealógicas. Um que sempre estou revisitando, até para conferir o estado de conservação daqueles túmulos históricos, é o da Pacatuba.
Quando conheci um dos túmulos da família Pereira Campos, me chamou atenção uma placa que identificava que ali estava sepultado um jovem de 22 anos de idade, falecido no dia 25 de março de 1935. Minha curiosidade só aumentou, primeiro por querer saber qual o nível de parentesco com os Campos, e segundo, qual teria sido o motivo da morte daquele jovem?!
No último mês, quando estava conferindo os livros de óbitos da Pacatuba, que se encontram sob a guarda do Arquivo Público do Estado do Ceará, lá estava o nome do Tycho, indicando que falecera em Fortaleza, na "Casa de saúde Cesar Cals", a "causa mortis": "anemia aguda, proveniente de grande hemorragia interna causada por ferimento penetrante do abdômen por arma de fogo".
Sabendo disso, a curiosidade dobra. No entanto, o óbito já indicava o seu parentesco. O jovem Tycho era tabelião público da Pacatuba, irmão de Isaac Newton Campos (1914-2001) - que também se tornaria tabelião e prefeito daquela cidade por três vezes - e filho de Raimundo Pereira Campos (1882-1932) e Anna de Albuquerque Campos (1891-1974), portanto, neto paterno de João Pereira Campos d'Arruda (f. 1904) e Rosa Medeiros Pereira Campos (f. 1944), e materno, do Coronel José Libânio de Souza (1856-1939) e Chrispiana de Albuquerque e Souza (1859-1952).
Agora, através da Revista do Instituto do Ceará, do ano de 1958, encontro a seguinte notícia: "em Pacatuba, um soldado de polícia, por motivos fúteis, arma-se de um fuzil e o dispara sucessivas vezes contra inúmeros populares. Morreram três pessoas e duas ficaram feridas. Entre os mortos, incluía-se o tabelião local Ticho Brahe Campos. O criminoso foi preso e desarmado pelo Sr. Pedro de Sá Roriz."
Era 24 de março de 1935, e no dia seguinte, se dava o desfecho da vida daquele moço. P. S: Percebe-se o gosto que o senhor Raimundo Pereira Campos ou sua esposa Anna Albuquerque apresentavam pelos grandes nomes da Astronomia, batizando os dois filhos com os nomes de dois grandes deles, Isaac Newton e Tycho Brahe.
Angelino Beviláqua Eng.° Agr°. Nasceu a 31 de janeiro de 1871, em Viçosa do Ceará e faleceu a 04 de outubro de 1940, em Manaus, AM. Filho do Padre José Beviláqua, e de Martiniana Maria de Jesus, casada de marido ausente. Agrimensor e Engenheiro Agrônomo, residente no Amazonas. Formado com mais dois colegas, Agrimensor a 1º de janeiro de 1912, primeira Turma, pela Faculdade de Engenharia de Manaus. Empresta o seu nome a um Parque de Exposições Agropecuárias de Manaus, Amazonas. Angelino irmão de Clóvis Beviláqua. Diretor do Horto Florestal do Estado do Amazonas. Diretor da Sociedade Amazonense de Agricultura. Cf. Francisco Augusto de Araújo Lima. Siará Grande - Uma Província Portuguesa no Nordeste Oriental do Brasil. Editora Expressão Gráfica. Fortaleza. Vol. I. p. 199. Cf. Jornal Libertador, 02.07.1890.
Ângelo Cearino Rai Eng.° Agr.°, 1940, EACE.
Ângelo Lauter Álvares Eng.° Agr.°1952, EACE.
Angelus da Rocha Albano, Ângelo Eng.° Agr.°, projetista, no Rio de Janeiro. Nasceu a 28 de janeiro de 1917, em Fortaleza, filho do poeta José de Abreu Albano e de Gabriela da Rocha Albano nasceu aos 12 de abril. Cf. Raimundo Girão, Famílias de Fortaleza, IU. UFC. 1975. p. 20. Angelús Rocha Albano participa da Reunião Latino Americana de Fertilizantes, Rio de Janeiro. 03.12.1951. Sessão Cultural da SIRJA, Sociedade Interplanetária do Rio de Janeiro, patrocina palestra do Professor Angelus Rocha Albano subordinada ao tema "Vida, condições mínimas para o seu aparecimento na nossa ou em outras galáxias. 06.11.1957. Diretor do Conselho Técnico Científico, Astronomia, CBPA. 1º.11.1958. O Professor Angelus, do Instituto RONDON, diz a imprensa conhecer uma fazenda distante 1 hora e 30 minutos da cidade do Rio de Janeiro, onde existem mais de 400 micro leões dourados, Leontopithecus rosalia. 08.08.1982. O Professor Angelus residente na Rua Gustavo Sampaio, nº 508, Aptº 1203, cidade do Rio de Janeiro, foi admitido membro da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência. Julho de 1956.
Aníbal do Couto Gondim Eng.º Agr° 1966, EAUFC. Nasceu em Barbalha, Cariri cearense, filho da Professora Maria Zuíla do Couto Gondim,{nasceu em 23 de maio e faleceu no mês de novembro de 2018}, e de Antônio Gondim Sampaio, {n. 23.09.1919 e faleceu em 31.07.2016}. Neto paterno de José Sampaio Primo e de Maria Garcia Gondim. Neto materno de Cláudio Álvares Couto. Aníbal, Extensionista Agrícola, EMATERCE. Empresário. Casou-se com Vânia Dely Saraiva Feijó, n. 28.04.1952, filha de Irapuan Dnajar Feijó e de Maria Lirete Chaves Saraiva. Cf. João Hilário. Diário do Cariri. Cf. Raimundo Girão, Famílias de Fortaleza, IU. UFC. 1975. p. 332.
Aníbal Martins Pereira da Silva Eng.º Agr° 1955, EACE. 1º. Fica excluído, dos Anexos I e II do Decreto nº 77.557, de 6 de maio de 1976, que dispõe sobre a transposição e transformação de empregos e cargos para Categorias Funcionais da Tabela e do Quadro Permanente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, 1 (um) emprego da classe " B " da Categoria Funcional de Engenheiro agrônomo, do Grupo Outras Atividades de Nível Superior, código: LT-NS-900, ocupado por ANIBAL MARTINS PEREIRA DA SILVA. Data: 03.11.1982.
Anísio Ferreira Davis Eng.º Agr° 1950, E. A. do Ceará. O General, Professor, Anísio Ferreira Davis concluiu o Curso de Medina Veterinária, Escola de Veterinária do Exército, RJ. 25.12.1940. Promovido de 1º Tenente a Capitão no Serviço de Veterinária do Exército. 27.12.1950. Capitão, nomeado representante das Força Armadas, na Comissão de Abastecimento e Preços, COAP, do Piauí. 26.12.1951. Capitão Veterinário: Transferido do 25º BC. 31.03.1955. Oficial do Quadro de Veterinária licenciado para cursar a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, ESAO. 07.02.1957. Promovido por merecimento ao posto de Tenente Coronel. 24.12.1961. Promovido ao posto de Coronel. 28.12.1965. Colabora para a solução do abastecimento de leite, em Recife. IV Exército. 20.09.1964. Cf. Hemeroteca Digital, Biblioteca Nacional, RJ.
Antônio Aldo Melo Eng.° Agr.° 1963, EAUFC. Nasceu em Ipueiras, Ceará, no dia 23 de fevereiro de 1935, filho de Antônio Crisóstomo de Mello e de Maria de Lourdes Pinho Mello. Foi batizado aos 14 de abril do mesmo ano na Igreja Matriz, pelo Padre Francisco Felipe Fontenele, sendo seus padrinhos, Anderson Moreira e Ester Pinho. Cf. Livro de Batismos. Ipueiras. Eng. Agrônomo da SDEC, Ceará. Técnico do INMETRO. Técnico do Banco do Nordeste do Brasil via concurso. Professor em Colégios do Estado do Ceará. Casou-se com D. Teresinha Arruda Carneiro, pais de três filhos. Cf. Livro de Batismos, Ceará, familysearch.org. Cf. Hemeroteca Digital, Biblioteca Digital, RJ.
Termo de Batismo Antônio Aldo Melo.
Antônio Alexandre da Rocha Ferreira Eng.° Agr.° 1922, EACE. Antônio Alexandre, n. no ano de 1894, Fortaleza, filho de Vicente Alexandre Ferreira e de Laurinda Luzia Ferreira nasceu no dia 18 de maio. Casou-se Antônio Alexandre, de idade 33 anos, aos 30 de junho de 1927, nesta Igreja, com Nair de Castro Ferreira n. Fortaleza, 24 anos, filha de José Luís de Castro, funcionário do IFOCS / DNOCS, e de Alice Brandão de Castro, mãe de dezoitos filhos, falecida em Fortaleza aos 52 anos de idade no dia 02 de agosto de 1936. Testemunhas na cerimônia religiosa de casamento, Raimundo da Silva Frota e José Antônio de Paula Pessoa. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, Igreja Católica, Apostólica Romana. Antônio Alexandre da Rocha Ferreira, Sócio da Construtora Vicente A. Ferreira & Filho. 20.07.1927. Antônio Alexandre partiu da cidade do Rio de Janeiro, no navio Rodrigues Alves, com destino ao Norte. 14.03.1931. Cf. Hemeroteca Digital, Biblioteca Nacional, RJ.
Antônio Alves de Queiroz Eng.° Agr.° 1944, E. A. do Ceará. Antônio Alves de Queiroz casado com Francisca Vaz de Queiroz, pais de Zuíla Vaz Queiroz, que se casou aos 27 de março de 1940, nesta Igreja, com Augusto Tobich, filho de Augustin Tobich e de Josefa Tobich.
Antônio Augusto Ewerton Martins Eng.° Agr.° 1964, EAUFC. Nasceu em São Luís, Maranhão, filho de Domingos dos Santos Martins e de Odila Vieira Ewerton. O empresário Domingos dos Santos Martins nasceu no dia 21 de março, e casou-se aos 19 de março de 1938, na Vila de São José do Ribamar, Maranhão, com a Senhorita Odila Vieira Ewerton, filha de Hermógenes Higino Ewerton falecido aos 24.09.1938, em Anajatuba, MA. Paraninfaram: Plácido Camões, Manoel da Silva Ferreira, José Maria Simões de Oliveira, José Gaioso dos Reis e Elpídio Vieira Ewerton. Irmãos de D. Odila Vieira Ewerton: Elpídio Vieira Ewerton, Heráclito Vieira Ewerton, Henock Vieira Ewerton e Maria das Dores Ewerton. Domingos e D. Odila pais do garoto Ferdinando de Jesus que aniversaria na data de hoje. 17.02.1952. O Sr. Domingos Proprietário da Padaria Santa Maria, uma das mais tradicionais da cidade de São Luís, situada na Rua Coronel Colares Moreira, nº 259, Calhau, São Luís, MA. 23.02.1934 e 1º.01.1935. Rua José Bonifácio, nº 437 Fone 1622, Maracanã, São Luís, MA. 20.01.1953. O Sr. Domingos integrou a Comissão de Abastecimento e Preços e a Federação das Indústrias do Maranhão (in Memoriam). eleito Diretor da Cooperativa de Consumo de São Luís, MA. 24.08.1956. Acidente grave. Uma camionete placas 828, do Sr. Domingos dos Santos Martins dirigida por Benedito Ewerton chocou no cruzamento das Ruas Tenente Marcos Carpentier / 13 de Maio, com o caminhão Fargo, placas 12, da ULEN, dirigido pelo motorista Walter Otávio Pinto. 31.01.1964. 1ª Zona Eleitoral de São Luís, MA. 18ª Seção. IAPI. Edifício João Goulart, Av. Pedro II. 2º Secretário. 30.09.1965. Ver ainda Domingos dos Santos Martins Filho, Eng.º Agr.º 1961.
Antônio Augusto Ewerton Martins, aluno da turma fevereiro / abril de 1965, Curso de Extensão Rural, Centro de Treinamento do Nordeste, CETREINO, Bairro da Cidade Universitária, vizinho a rotatória da CEASA, oeste da cidade do Recife, Pernambuco, cento e vinte participantes, sendo Antônio Augusto o Orador, e Francisco Augusto de Araújo Lima, o primeiro colocado. Antônio Augusto, Professor da UEMA, Universidade Estadual do Maranhão. Ocupou cargos no público, como a Presidência da COPEMA, e Delegacia do Ministério da Agricultura no Estado do Maranhão. Antônio Augusto Ewerton Martins autor de: Influência da variação da temperatura da água no arroz irrigado. 1978. 90f. Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental, Curso de Pós - Graduação em Engenharia Civil, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - PB - Brasil, 1978. Antônio Augusto Ewerton Martins faleceu dia 30 de janeiro de 2007. O corpo de Antônio Augusto foi velado na Capela próximo à Praça de Santo Antônio, no Centro, São Luís. O enterro realizado, no dia 31 de janeiro, às 10 horas, no Cemitério do Gavião, São Luís, MA. Deixou viúva a Senhora Sônia Maria Acosta Martins e quatro filhos: Antônio Augusto Ewerton Martins Filho, Carlos Augusto Acosta Martins, José Augusto Acosta Martins e Adriana Acosta Martins Gama. O amigo e colega Antônio Augusto, álibi MARANHÃO, dotado de inteligência superior, culto, profundo espírito crítico, sempre alicerçado na realidade. Último encontro do FAAL com o amigo ludovicense: dezembro de 2004 / janeiro de 2005, comemoração de 40 anos de graduados em Agronomia, EAUFC. Plano para amiudar os contatos. Lembranças - muitas - dos tempos de intensa vivência na Universidade, pertencentes ao mesmo grupo, por assim permitir os nossos nomes, AAEM - FAAL, aulas teóricas e aulas práticas, esta com somente quinze alunos, (1ª turma de aula prática nº 1 / nº 15), noitadas no CEU, Clube do Estudante Universitário, Benfica, Fortaleza. Excursão Rio de Janeiro, fotografia no consulado Pau - de Arara, Bar Amarelinho, Cinelândia, hospedados no Albergue Estudantil da Lapa, RJ. Ainda excursão: São Paulo, BH e Ouro Preto, Minas Gerais. Saudades do cearense que com ele conviveu e aprendeu, inclusive a ler o livro Minha Luta, Adolf Hitler, e só assim exercer uma discordância pessoal, sincera, sobre o tema. Cf. Blogs do Jornal Pequeno. Cf. Hemeroteca Digital, Biblioteca Nacional, RJ.
Julho, 1964. Excursão Agronomia. Quartel da Força Pública, SP – SP; Da esquerda para direita, Maranhão, F. Paes, F. Augusto, Cão Policial, F. Humberto, F. Aécio e Bosco Oliveira. Fonte foto: Acervo FAAL.
Antônio Aurilo Peixoto Eng.° Agr.° 1964, EAUFC. Nasceu a 1º de março de 1939, em Jaguaribe, Ceará. Político em Orós, Ceará, filiado ao DEM. Descendente de Manoel da Silva Peixoto (Távora) nasceu no ano de 1685, batizado na Igreja de São Miguel, Portugal. Sesmeiro na Ribeira do Jaguaribe, 17.08.1706, 22.02.1712 e 07.10.1723. Francisco Augusto de Araújo Lima. Siará Grande - Uma Província Portuguesa no Nordeste Oriental do Brasil. Editora Expressão Gráfica. Fortaleza. Vol. IV. p. 1977.
Antônio Bezerra Albuquerque Eng.º Agr.° 1965, EAUFC. Antônio Bezerra de Albuquerque provável descendente de Antônio Bezerra de Albuquerque falecido no seu Engenho Arandu, Vitória de Santo Antão, Pernambuco, 18.03.1958 e de Idylia Cordeiro de Albuquerque.
Antônio Bezerra Peixoto Eng.º Agr.º, EAUFC, 1968. Técnico da CEPA Ceará, Diretor Presidente do ITERCE. Antônio Bezerra Peixoto Técnico da DEMA, participa do IV Seminário Brasileiro de Sementes, 04 / 11 julho 1973. Colonização no Ceará. 22.06.1982. Produtividade Rural. 10.09.1982. Libera terras para agricultores na Ipueira dos Targinos, Ipueira dos Gomes e Ingá, município de Canindé, Ceará. 31.10.1982. Coordenador Regional do INCRA - Ceará. 21.01.1983. Coordenador Regional do INCRA - Ceará. 31.08.1984.
Antônio Cacio de Medeiros Eng.º Agr.º Escola de Agronomia do Nordeste, Areia, Paraíba. {25.09.1954 era aluno}. Nasceu no ano de 1933.Extensionista Agrícola, ANCAR - RN, Município de Santa Cruz, RN. 26.10.1959. Eleito Vice Presidente do Jockey Club do Rio Grande do Norte. 17.02.1962. Técnico do Serviço de Defesa Sanitária Vegetal, RN. 11.01.1962. Membro da CAGERN, Companhia de Armazéns Gerais do Estado do RN. 25.09.1962. Técnico da Secretaria de Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte. 03.07.1964. Secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte. 29.01.1966. Sócio do Lions Club de Natal. 06.09.1967. Secretário de Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte, em sua nova sede no reformado prédio antigo Seminário de São Pedro, Av. Campos Sales, nº 850, Tirol, Natal. 23.07.1967, 18.02.1971. Eng.º Agrônomo Delegado Regional INCRA, RN. 15.06.1971. Técnico Coordenador de Despesas, INCRA, Natal, RN. 09.03.1972. Assume a Delegacia Estadual do Ministério da Agricultura do Ceará, substituindo ao Eng. Agrº José Eddie Saboia de Castro. 08.06.1972. Sócio do JIQUI Country Club, Natal, RN. 30.10.1977. Coordenador do Programa de Emergência do Rio Grande do Norte. 04.06.1987. Diretor Presidente da EMATER - RN. 17.06.1988. Dr. Cacio Medeiros casado com Dona Teresinha Medeiros, com geração. Acionista da primitiva Água Indaiá, 1966, fonte principal da água mineral, em João Pessoa, Paraíba. Pioneiro no Nordeste brasileiro na distribuição de água em garrafões de 20 litros. Dr. Cacio turfista, dono do equino Sedutor, um dos três cavalos de maior valor no RN. Dono do cavalo Quatrocentão. Cf. Hemeroteca Digital, Biblioteca Nacional, RJ.
Abro espaço para relatar como o Agrônomo Francisco Augusto de Araújo Lima, jovem, conheceu o Dr. Antônio Cacio de Medeiros. Em meados do ano de 1972, um familiar querido e colega, acometido por doença incurável, deveria retornar a Delegacia do Ministério da Agricultura, após anos no exercício da Chefia de uma função extinta por decisão política. Foi então que decidi procurar o Dr. Cacio e expor a situação e solicitar que o colega - familiar, ficasse a minha disposição na Autarquia que eu Coordenava. Iniciada a conversa, de forma mui formal, - não nos conhecíamos - e tensa dada a justa emoção, passou a impressão que o Dr. Cacio iria negar o pedido, pois a tudo ouvia em um silêncio perturbador. A ansiedade me fez interpretar errado: o silêncio era respeitoso. Vindo de um homem sábio, que sabia ouvir, avaliar e tomar a decisão adequada. Assim quando ele começou a falar, elogiou a minha humana solicitação, e disse mais, que eu contaria com o seu total apoio. Experiente, foi rápido e objetivo: o seu familiar pode ir trabalhar amanhã com você; sugiro que o mantenha sempre ocupado - ocupação leve - pois será benéfico para ele. Encaminharei para Brasília, (o pedido formal da disposição para o IBC), e dentro de um mês estará oficialmente resolvido. Senti o quanto o ser humano pode ser solidário, vencer a burocracia, e de modo legal, cordial, ajudar um colega doente a terminar a sua missão no planeta Terra, fato que realmente ocorreu cerca de pouco mais ou menos um ano após o acerto da disposição. Nunca esqueci a decisão do Dr. Antônio Cacio de Medeiros, e sempre serei grato por sua postura. E a vida continuou. E nos inúmeros encontros, em reuniões administrativas, maninhámos conversa proveitosa, inclusive no caso da introdução da ferrugem do cafeeiro no Ceará, Hemileia vastatrix, momento em que colaborei com a Delegacia Estadual para tomar as medidas cabíveis. Cf. Caixa nº 1 de Gratidão, zelosamente armazenada no coração do FAAL.
Antônio Carlos Campos de Oliveira Eng.° Agr.° 1938, E.A. do Ceará. Nasceu a 13 ou 17 de abril de 1919, em Fortaleza. Convidado a comparecer ao 23º Batalhão de Caçadores, Companhia Quadros, Exército Brasileiro, Fortaleza. 13.10.1936. Diretor do América Atlético Clube, Fortaleza. 23.03.1937. Sub Gerente do Jornal Correio do Ceará e membro da Associação Cearense de Imprensa. 17.04.1937. Antônio Carlos Campos de Oliveira, n. Pacatuba, 23 anos de idade, filho de Antônio de Oliveira e de Olga Campos de Oliveira. Casou-se nesta Igreja de Fortaleza, aos 22 de agosto de 1942, com Maria Antonieta Bezerra Correia n. 06.08.1920, filha de Álvaro de Castro Correia e Ester Bezerra. Cf. Livros de Batismos e de Matrimônios, Ceará, familysearch.org. Sr. Antônio Carlos Gerente do Jornal o Unitário, Fortaleza, Janeiro de 1942. O Sr. Antônio Carlos Campos de Oliveira residia na Rua Barão do Rio Branco, nº 1944, Fortaleza. 15.08.1958. Vice Presidente da Comissão Organizadora do VII Congresso Nacional de Jornalismo. Fortaleza, 10.05.1959. Dr. Antônio Carlos Gerente do Diários Associados de Fortaleza. 16.09.1959. ACC de O Presidente da Associação Cearense de Imprensa. 1º.03.1962. Reeleito o dia 04 de agosto de 1963, Presidente da ACI. Diretor da Escola de Jornalismo da UF Ceará. 22.09.1967. Faleceu Antônio Carlos a 26 de novembro de 2009, com a idade de 90 anos.
Antônio Carlos de Lyra Berenguer, Eng.º Agr.º Escola de Agronomia da Bahia, UFRB, Cruz das Almas. Nasceu em Salvador, Bahia, filho do Dr. Antônio Berenguer e de D. Annete Rollemberg de Lyra Berenguer. Antônio Carlos de L. B. casou-se com Maria Luíza Fraga Berenguer, filha de Antônio Magalhães Fraga e de Conceição Argollo Fraga. Antônio Carlos e D. Luíza, pais de dois filhos: 1. Antônio César Berenguer de Bittencourt nasceu a 18.03.1963. 2. Paulo Sérgio nasceu a 05.10.1964, ambos no Hospital Português, Av. Princesa Isabel, nº 914, Graça, Salvador, Bahia. Ascendentes: Antônio César Berenguer de Bittencourt faleceu a 17.08.1956, filho de Júlio César Berenguer de Bittencourt Constantina Amélia Berenguer. Era casado com Maria Francisca Bittencourt Berenguer. Antônio Carlos de L. Berenguer Coordenador Estadual do Plano de Renovação e Revigoramento de Cafezais, IBC – GERCA, Bahia, informa que o consumo médio anual no Estado é de 400.000 sacas de 60 kg, e que com o plantio dos novos cafeeiros a produção do Estado é estimada em dois milhões de sacas / ano. Salvador, BA. 31.12.1979. Berenguer e Durval Rocha Fernandes, agrônomos do IBC, apresentam trabalho em Simpósio: Potencial do Estado da Bahia para a Cafeicultura. 11.07.1981. Cf. Hemeroteca Digital, Biblioteca Nacional, RJ. Cf. Registros, Bahia, familysearch.org.
Antônio Castelo Meireles Eng.º Agr° 1961, EAUFC. Nasceu no ano de 1936, em Mombaça, Ceará, filho de Anésia Castelo. Casou-se com sua colega de turma Maria Neuma de Andrade Meireles, n. a 09 de julho de 1936, em Jaguaribe, Ceará, pais de cinco filhos. Antônio faleceu no ano de 1985. Cf. Iana Soares. Meu Castelo. Jornal o O POVO. 04.08.2014. Antônio Castelo Meireles, proprietário de 512 hectares de boas terras, em Mombaça, Ceará. 12.04.1970. Rua Antônio Castelo Meireles, Mombaça, CE. Cf. Hemeroteca Digital, Biblioteca Nacional, RJ.
Antônio Celso Montenegro Eng.º Agr° 1961, EAUFC. Nasceu a 16 de setembro de 1934, em Iguatu, filho de Celso Holanda Montenegro e de Maria Nagib Mont'Alverne Coelho Montenegro, a mesma Maria Nagibe Coelho Montenegro. Antônio Celso casou-se com Maria do Socorro Pinto Montenegro, pais de quatro filhos. Antônio Celso Montenegro neto paterno de Francisco Holanda Montenegro {n. 08.02.1884 e + 23.01.1956} e de Omercinda Limaverde Holanda Montenegro {n. 02.04.1883 e + 15.12.1952}. Cf. Maria Yolanda Montenegro Tavares. Montenegro, A História de uma Família. I.U. UFC. Fortaleza, 1997. p. 431,433. Cf. José Hilton Lima Verde Montenegro. Montenegro. Editora Expressão Gráfica. Fortaleza. 2017. p. 373.
Antônio Clodoaldo de Alcântara e Silva Eng.º Agr° 1940, EACE e Farmacêutico. Nasceu a 21 de maio de 1917, em São Gonçalo do Amarante, Ceará. Filho de Raimundo Nonato da Silva e de Luíza de Alcântara e Silva. Neto paterno de de José Ferreira da Silva e de Maria Madalena da Silva. Neto materno de Procópio de Alcântara e de Maria da Cunha. Antônio Clodoaldo portanto é irmão do Médico e político Dr. José Waldemar de Alcântara e Silva. Registra diploma de Farmacêutico no mês de setembro de 1942. Cf. Francisco Augusto de Araújo Lima. Famílias Cearenses Treze – Siará Grande - Uma Província Portuguesa no Nordeste Oriental do Brasil. Ed. Expressão Gráfica. Fortaleza. 2016.2.300 p. Cf. Livro de Batismos, Ceará. Igreja Católica Apostólica Romana.
Antônio da Cruz Luna Eng.° Agr.° pela Escola de Agronomia do Nordeste, Areia, Paraíba. Nasceu em Barbalha, Cariri cearense. Casou-se com Francisca Furtado Luna, com geração. O colega Luna, aposentado, Ministério da Agricultura, Campo Batalha, Guaramiranga, Serra de Baturité, faleceu a 25 de outubro de 2018. Anotado: Othon da Cruz Luna nasceu em 25.09.1895, em Barbalha, Ceará, e + 10.10.1936. Filho de Othoniel Victorio da Cruz e de Ângela de Luna Alencar. Casado Othon, com Francisca Cidália de Luna nasceu em 28.02.1910, em Santana do Cariri, Ceará, filha de José Nogueira de Luna e de Maria Cidália de Jesus. D. Francisca Cidália faleceu em 25 de março de 1960, em Barbalha, Ceará. Cf. Francisco Augusto, Siará Grande, 2016, op. cit.
Antônio da Cunha Baima Eng.° Agr°. Nasceu em Fortaleza, a 25 de março de 1901. Antônio da Cunha Baima foi nomeado pelo Presidente da República membro do Conselho Florestal Federal. 16.09.1937. O Agrônomo Naturalista Antônio da Cunha Baima e o Botânico Geraldo Kuhlmann, nomeados para a Comissão Técnica que determinará a existência da Araucária (Araucaria angustifolia). 08.07.1945. O Agrônomo Antônio da Cunha Baima é nomeado pelo Presidente da República um dos representantes do Brasil, sem ônus para o Tesouro Nacional, na Conferência Latino - Americana de Florestas e Produtos Florestais, Teresópolis, RJ. 20.04.1948. Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Planejamento (eleito na sala de reuniões do Conselho Federal de Comércio Exterior). 02.10.1949. Diretor da Divisão de Fomento da Produção, RJ, Agrônomo da Comissão do Vale da Paraíba, constituída por técnicos dos Estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. 25.08.1951. Membro do Tribunal do Júri, Rio de Janeiro, 31.08.1951. Nomeado pelo Presidente da República Diretor Geral do Departamento Nacional de Produção Vegetal, Ministério da Agricultura. 13.09.1951. Designado pelo Presidente da República técnico da Delegação brasileira à III Reunião Regional da Organização de Alimentação e Agricultura das Nações Unidas, ONU, a ser realizada em Buenos Aires, Argentina. 15.09.1954. Antônio da Cunha Baima eleito 1º Secretário, Diretoria da Casa do Ceará, RJ. 08.05.1960. Nomeado pelo Presidente da República Jânio Quadros, o ex - Diretor Superintendente do Ensino Agrícola e Veterinário, Agrônomo Antônio da Cunha Baima, novamente Diretor Geral do Departamento Nacional de Produção Vegetal, Ministério da Agricultura. 26.07.1961 e 06.01,1962.
Antônio da Silva Parijós Eng.º Agr° 1938. EA Ceará. Nomeado Fiscal Ajudante da Inspetoria Federal de Viação Marítima e Fluvial. Belém, Pará. 13.03.1917. Parijós Fiscal Ajudante, Lloyd Brasileiro, Belém do Pará. 17.10.1919. Parijós nomeado Fiscal de 2ª Classe, Inspetoria Federal de Viação Marítima e Fluvial. Belém, Pará. 12.02.1920. Parijós Fiscal Regional da Inspetoria Federal, etc. Fortaleza. 22.10.1930. Parijós nomeado 3º Oficial Departamento 10.07.1934. Parijós nomeado 3º Oficial Departamento 10.07.1934. Parijós nomeado 3º Oficial Departamento 10.07.1934.Secretário da União de Moços Católicos, Fortaleza, CE. 07.03.1926. Idem Vice Presidente, 11.07.1926. Parijós Fiscal de Navegação do Porto de Fortaleza. 12.12.1930. Parijós nomeado 3º Oficial Departamento Nacional de Portos e Navegação, Pasta da Viação. 10.07.1934. O Agrônomo Antônio da Silva Parijós funcionário do Colégio Pedro II convocado pela Administração Pública, para 'se submeter a prova de transferência" para a carreira de Eng.º Agrônomo. 21.03.1948. Nélson da Silva Parijós nasceu em Cametá, Pará, no dia 19 de abril de 1884, filho de Antônio JoaquimAlves da Silva, comerciante português, e de Genoveva Maria de Parijós e Silva. Era casado com Dolores Nabiça. Nelson da Silva Parijós Eng.º Agr.º Escola Superior de Agronomia de Gembioux, Bélgica. Cf. Página 35 da Seção 1 do Diário Oficial da União (DOU) de 20 de Março de 1939. Funcionário Ministério da Viação e Obras Públicas. Cf. Hemeroteca Digital, Biblioteca Nacional, RJ.
Antônio Danúsio Barroso Eng.° Agr° 1944, EA do Ceará. Nasceu a 10 de julho de 1918, em Itapipoca, Ceará, e foi batizado aos 03 de fevereiro de 1919, pelo Padre José Joaquim da Rocha. Padrinhos, José Frederico de Andrade e Antônia Braga de Andrade. Filho de Hildeberto Barroso, Notário Público, Deputado Constituinte, 1947, e de Maria Odete Teixeira Barroso. Neto paterno do Coronel Anastácio Barroso Valente e de Maria Amélia Bezerra Braga. Neto materno do Major Antônio Rodrigues Teixeira e de Maria Amélia de Souza Teixeira. Danúsio casou-se aos 22 de julho de 19?? com Donis?? de Paula Fer?? ??car, como anotado à margem do seu termo de batismo. Danúsio Deputado Estadual nas legislaturas de 1951, 1955, 1959 e suplente 1963. Cf. Livros de Batismos e de Matrimônios, Ceará, familysearch.org. Danúsio aluno do Grupo Escolar Anastácio Braga, Itapipoca, do Seminário da Prainha, Fortaleza, do CPOR, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro. Danúsio faleceu em Fortaleza a 21 de outubro de 1987. Francisco Augusto de Araújo Lima. Famílias Cearenses 6 – Anotações Genealógicas. Ed. Artes Digitais. Fortaleza, 2006. p. 251.
Antônio de Albuquerque Maranhão Eng.° Agr° 1942, EACE. Nasceu em Canguaretama, Rio Grande do Norte, filho de João de Albuquerque Maranhão e de Isaura de Borba Vasconcelos Maranhão. Neto materno do Coronel Luís Aranha de Vasconcelos, funcionário público na Paraíba, falecido a 13 de setembro de 1945,Canguaretama, Rio Grande do Norte de idade 87 anos. Era casado com Dona Francisca de Borba Vasconcelos. Antônio de Albuquerque Maranhão sobrinho materno do Dr. José de Borba Vasconcelos, Professor da Faculdade de Direito do Ceará, casado a1º.05.1914 com Maria Melo de Borba. Antônio de Albuquerque Maranhão Eng.º Agr.º do Fomento Agrícola, M. da Agricultura, Nova Cruz, RN. 20.12.1952. Fitotécnico da Escola de Irrigação Agrícola de Canguaretama, Rio Grande do Norte. 24.06.1954. Chefe da Inspetoria Regional e Serviço Agrícola da Paraíba. 20.09.1956 e 23.03.1958. Sócio da Sociedade de Agricultura da Paraíba. 11.11.1956.
Antônio de Albuquerque Souza Eng.º Agr° 1921. EACE Nasceu em Pacatuba, filho de José Libânio de Souza e de Crispiana de Albuquerque e Souza, casados a 10.10.1880.
Antônio de Albuquerque Souza Filho Eng.° Agr° 1962. Nasceu em Fortaleza, a 17 de abril de 1938, filho de Antônio de Albuquerque e Souza e de Beatriz Fontenelle da Silveira Albuquerque. Casado com Marlene Menezes de Albuquerque. Master of Sciense (M.S.) em Extensão Rural, no ano de 1972, pela Universidade de Wisconsin, EUA; Curso sobre Administração de Pesquisa e pós-graduação, em 1977, realizado na Universidade Estadual de Michigan(M.S.U), EUA. Curso Internacional de Extensão Rural, realizado em Wageningen, Ver Jefferson de Albuquerque e Sousa n. 20.04.1912, Pacatuba.
Antônio de Alencar Araripe Eng.º Agr° 1921, EACE. Nasceu em Pereiro, Ceará, no dia 15 de novembro de 1897, filho de Otaviano Cícero de Alencar Araripe e de Rita Cavalcanti Araripe. Neto paterno de Pedro Jaime de Alencar Araripe, n. Crato (filho de Tristão Gonçalves Pereira de Alencar Araripe e de Isabel Maria da Conceição, solteira). Pedro Jaime de Alencar Araripe casou-se a 28 de outubro de 1835, na Vila de Quixeramobim, Ceará, com Isabel Waldemar, Isabel Waldemira Sabina da Silva, n. na Freguesia do Icó, filha de José Joaquim da Silva Lobo, n. Porto, e de Simoa Joaquina da Silva. Cf. Siará Grande, op. cit.
Antônio de Pádua Lima de Pinho Pessoa Eng.º Agr°, 1961, EAUFC. Nasceu em Canindé, a 09 de janeiro de 1937, filho de Plácido Pinho Pessoa e de Antônia Lima Pinho Pessoa. Foi batizado a primeiro de março do dito ano de 1937, na Barra Nova, Canindé, Ceará, pelo Frei Pacífico Wiesman, OFM, sendo padrinhos, Luís Sampaio Almeida e Luíza Lima Almeida. Cf. Livro de Batismos. Canindé. Neto paterno do Dr. Plácido de Pinho Pessoa, Juiz de Direito, Ceará, residiu na sua Fazenda Serrote Canindé, ano de 1929, e faleceu em Fortaleza, aos 31.01.1931. O Dr. Pádua - Chefe do Escritório Regional da SUDENE, em Natal, Rio Grande do Norte, analisa o quadro da seca no Estado e a permanência da 'frentes de trabalho'. 18.02.1971. A SUDENE considera normal o inverno no Rio Grande do Norte. 22.03.1972. Agrº Pádua, SUDENE, anuncia a reconstrução da cidade de Carnaubais, RN, vítima que foi de uma 'calamidade pública'. 02.04.1975. O Agrº Pádua esclarece sobre os recursos do FINOR - SUDENE, para oito empresas do RN. 14.05.1975. Pádua comunica a entrega da nova cidade de Carnaubais, RN, distante 1 km da antiga. 06.02.1976. Chefe do Escritório Regional da SUDENE, Rio Grande do Norte, informa sobre chuva acontecida no município de Jardim do Seridó, RN. 20.06.1976. Pádua Vice Presidente da Organização das Cooperativas do Rio Grande do Norte, OCERN. 1º.06.1984. Exonerado da chefia do Escritório da SUDENE no Rio Grande do Norte, depois de mais de 17 anos no exercício desta função. 19.07.1986.
Antônio de Sá Magalhães Eng.º Agr.° 1949, nasceu a 24 de setembro de 1924, em Senador Pompeu, Ceará, filho de Antônio Gonçalves Magalhães e de Maria de Lourdes e Sá. Neto paterno de Fenelon Ferreira Magalhães. Neto materno de Tertuliano Vieira do Nascimento Sá e de Maria Pessoa e Sá. Antônio irmão de Bráulio de Sá Magalhães, Eng.º Agrº, 1961, e do Dr. Walmir de Sá Magalhães nasceu no ano de 1919, em Humaitá, Senador Pompeu, Ceará, e casou-se aos 20.11.1946, nesta Igreja, Fortaleza, com a Senhorita Vanda Amora Rodrigues, n. Fortaleza, 25 anos, filha de Maria do Carmo Amora e de Júlio Martins Rodrigues, (irmão de José Martins Rodrigues), ele Júlio, dono do Banco de Crédito Comercial, do qual Walmir foi gerente. D. Vanda neta paterna de Martinho Rodrigues Sobrinho e de Isabel de Almeida Rodrigues. Antônio Magalhães foi pioneiro na Associação Nordestina de Crédito e Assistência Rural, fundada no Ceará, a 13 de março de 1954, como entidade subsidiária do Banco do Nordeste do Brasil. A 29 de dezembro do dito ano de 1954, o Eng. Agrônomo Antônio de Sá Magalhães, Extensionista Agrícola da ANCAR - Ceará, realiza em Quixadá a primeira operação de crédito supervisionado, sendo beneficiado o Sr. Manoel Soares de Lima Menezes, agricultor na Serra do estevão. O valor do financiamento concedido foi de Cr$ 9.000,00. RIC. 1965. p. 135. RIC. 1968. p. 127,143. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org.
Ascendência dos irmãos, Antônio, Bráulio e Walmir de Sá Magalhães.
Termo de casamento Antônio Gonçalves Magalhães com D. Maria de Lourdes e Sá. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org.
O Sr. Antônio Gonçalves Magalhães casou-se aos 26 de setembro de 1916, nesta Igreja, pelas 12 horas e 30 minutos, com a Senhorita Maria de Lourdes Sá, filha do falecido Coronel (Terto) Tertuliano Vieira do Nascimento Sá e de Maria Pessoa e Sá. Foram paraninfos o Dr. Tertuliano Vieira e Sá, Luís Marinho, e as graciosas Senhoritas Maria Amélia e Sá e Júlia Ayres de Lima. Tertuliano Vieira do Nascimento Sá, professor da cadeira do sexo masculino de Humaitá. Tertuliano 1º Tabelião do Público, Judicial, Notas, Escrivão Privativo de Órfãos e Anexos, do Termo de Benjamin Constant, Mombaça, Ceará. 06.07.1894. Idem de Senador Pompeu, Comarca de Inhamuns. 08.09.1897. Antônio Gonçalves Magalhães, residente em Ibicuã, Distrito de Miguel Calmon, Humaitá, Senador Pompeu, "abastardo comerciante e industrial", sobrinho de José Ferreira de Magalhães, Zequinha das Contendas, morador em Ibicuã, nome antigo do Distrito de Miguel Calmon. Neto paterno do Coronel Severino Ferreira de Magalhães, agricultor, fazendeiro, e de Maria Leodona de Magalhães, donos do Sítio das Contendas, Ibicuã, Senador Pompeu, Ceará. Modernizando: Ibicuã atual Distrito do antigo Jirau, Município de Piquet Carneiro, (Engenheiro Bernardo do Piquet Carneiro), Ceará. Fonte: IBGE, Hemeroteca Digital, Biblioteca Nacional, RJ, e Banco de Dados, FAAL.
Antônio de Souza Leite Eng.° Agr° 1965, EAUFC. Nasceu a 04 de dezembro de 1937, Crato, filho de Liberalino Francisco Leite e de Ester de Souza Leite. Termo de batismo: “Aos vinte e cinco de dezembro de 1937, o Reverendo Monsenhor Francisco de Assis Feitosa, batizou solenemente na Capela da Ponta da Serra, a Antônio, nascido a quatro de dezembro de 1937, filho legítimo de Liberalino Francisco Leite e Ester de Souza Leite, sendo padrinhos, José Correia Calazares e Isabel de Souza Leite. Do que, para constar, lavrei o presente termo que assino. O Vigário (não informa). Cf. Livro de Batismos, Ceará, familysearch.org.
Antônio Eduval Pinto Eng.º Agr° 1959, EAUFC. Nasceu em Itapipoca a 18 de junho de 1928. Vice Presidente da AEACE, 1969. Cf. Livro de Batismos, Ceará, familysearch.org.
Antônio Enock de Vasconcelos Eng.° Agr° 1965, EAUFC. Nasceu em Fortaleza a 12 de junho de 1943. Funcionário do BNB. Secretário de Agricultura do Estado do Ceará. Técnico em Desenvolvimento Econômico, BNB, Fortaleza, 11.03.1970. Antônio Enock de Vasconcelos / Julia Medeiros de Vasconcelos. Sucessões / Inventário e Partilha. 2014.
Antônio Freire Pimentel Eng.° Agr° 1964, EAUFC. Antônio Freire Pimentel Aprovado no concurso para provimento do cargo de Engenheiro Agrônomo do BNB. 20.01.1970. O BNB e o Desenvolvimento da Pecuária Regional, tema da conferência do Agr.º Freire Pimentel, no 3º Seminário Regional de Zootecnia, Recife, 04.11.1977. Chefe do Setor de Planejamento da Divisão do Ceará, BNB. 06.06.1889.
Antônio Furtado Macedo Eng.° Agr° 1973, julho, EAUFC. Nasceu em Barbalha, Ceará. Filho José Wilson Macedo, dono da Mirasa Miramar Agropecuária S/A . Técnico Secretaria de Agricultura do Ceará / GERCA.
Antônio Galeno Filho Eng.º Agr.º filho do Dr. Antônio Galeno da Costa e silva e de Cândida Santiago. Neto paterno de Juvenal Galeno. Galeno Filho Técnico do Banco do Brasil, casado com Neusa Rosa. Cf. Hemeroteca Digital Biblioteca Nacional, RJ.
Antônio Joaquim de Carvalho Sobrinho Eng.° Agr° 1937, Escola de Agronomia do Ceará. Nasceu aos 16 de março de ??, e no ano de 1937 era um 'distinto cavalheiro'. Craque do Fortaleza Esporte Clube. 19.09.1936. Convocado pela Inspeção de Saúde do 23º Batalhão de Caçadores, Fortaleza. 06.10.1936. "Companheiro Iniciante" da Ação Integralista Brasileira. 10.10.1936. Diretor da Associação Desportiva Cearense. 19.12.1937. Antônio J. de C. Sobrinho registra diploma no Departamento Nacional de Educação, Ministério da Educação. 20.03.1941. Antônio J. de C. Sobrinho nomeado Técnico da Secretaria Geral de Agricultura, do município do Rio de Janeiro. 24.10.1947. O Sr. Prefeito do RJ nomeia Antônio J. de C. Sobrinho Chefe do Posto Agrícola. 10.04.1948.
Antônio José Marques Eng.° Agr° 1962, EAUFC. Eng. Agrônomo do DNOCS. Elaborou o premiado Plano de Irrigação de Morada Nova, Ceará. 08.01.1975. Viagem de estudo à França e Espanha. 06.06.1975. Assessor Técnico da Diretoria Geral do DNOCS. 30.01.1976.
Antônio Jurandy Barros Pereira Eng.° Agr° 1947, Escola de Agronomia do Ceará. Antônio Jurandy Barros Pereira (?) neto de Antônio de Barros Pereira morador no Pereiro, Ceará, 68 anos de idade, casado, faleceu no dia 14 de outubro de 1884, de “cachexia paludosa". Cf. Jornal a República, 20.10.1884.
Antônio Leôncio Fontenele Eng.° Agr° 1940, EACE. Antônio Leôncio Fontenele Residiu em Porto Alegre, RS. 1º.05.1958. Diretor do Serviço de Expansão do Trigo, Ministério da Agricultura. 11.05.1963, 08.03.1964.
Antônio Maltez Gurgel Fernandes Eng.° Agr° 1964, EAUFC. Nasceu nasceu no dia 13 de dezembro, em Caraúbas, Rio Grande do Norte, filho do médico Sebastião Maltez Fernandes e de Maria de Lourdes Gurgel. Neto paterno de Leonel Fernandes Carneiro de Oliveira e de Maria José Fernandes de Oliveira. Antônio Maltez Gurgel Fernandes, Antônio Maltes Fernandes faleceu jovem, e foi homenageado em sua cidade natal com o seu nome em Rua / Bairro. Caraúbas, RN.16.08.1985. Antônio Maltez exerceu a sua profissão em propriedade da sua família, denominada Fazenda Guanabara. Casado com geração, inclusive o filho Allan Erick, jornalista graduado pela UERN e responsável por parte das informações aqui citadas. Blog Allan Eric. 27.03.2012. Dr. Sebastião Maltez Fernandes, estudou no Colégio Pedro II, cidade do Rio de Janeiro. 23.12.1919 / 07.12.1923. Prestou vestibular para a Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, aos 22.01.1924. Médico pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, 1930. Deputado Estadual, Rio Grande do Norte. 05.04.1935. Dr. Sebastião Deputado Estadual, participa de reunião em Caraúbas, RN. 26.07.1937. Reeleito Deputado Estadual, PSP, RN. 20.12.1950. Eleito Presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. 02.08.1953. Eleito Presidente da Associação Potiguar de Esperanto. 04.10.1953. O Dr. Sebastião faleceu aos 13 de de março de 1978, na cidade do Rio de Janeiro, e foi sepultado em Mossoró, RN, onde por mais de quarenta anos exerceu a sua profissão. Dona Maria Lourdes Gurgel irmã do Dr. Arnaud Gurgel Brito Guerra, Médico, Faculdade de Medicina RJ, 1940, n. RN, casado com a Senhora Albione Martorelli Gurgel, n. Pernambuco, ambos falecidos tragicamente em acidente de automóvel no dia 02.11.1959, na rodovia entre Moreno e Tapera, quando iam de Vitória de Santo Antão, onde residiam, para Recife, Pernambuco. Cf. Hemeroteca Digital, Biblioteca Nacional, RJ.
Senhora Albione Martorelli Gurgel esposa do Dr. Arnaud Gurgel Brito Guerra. Fonte foto, hemeroteca.
Antônio Mendes Tabosa Eng.° Agr° da NOVACAP, Brasília. Nasceu a 09 de dezembro de 1945, filho de Samuel Guedes Tabosa e de Zeneida Mendes Tabosa. Casou-se com Maria das Graças Gomes Barreira, n. 21.11.1947, filha do Dr. Eduardo Ellery Barreira e de Maria Juaracy Frota Gomes, casados a 19.12.1928. Cf. Raimundo Girão. Famílias de Fortaleza. I.U. UFC. Fortaleza. 1975. p. 182.
Antônio Nilton de Araújo Rocha Eng.° Agr° 1960, EAUFC. Nasceu a 09 de julho de 1933, em Granja, Ceará.
Antônio Oswaldo Dillenburg Eng.º Agrº UFRGS, 1962. Nasceu a 25 de abril de 1941, em Tapera, RS, filho de João Fridolino Dillenburg, n. 26.08.1899, Feliz, RS, casado a 21.01.1928, São José do Hortêncio, RS, atafoneiro {que ou quem é proprietário, administrador ou moleiro de atafona}, madeireiro, Dentista licenciado, fundou a cidade de Corbélia, PR e de Frida Mathilde Steffens n. 26.02.1902, em São José do Hortêncio, RS. Neto paterno de João Dillenburg e de Elizabetha Klein. Ascendência paterna, vieram da cidade de Dillenburg, à margem do Rio Dill, Alemanha. Neto materno de Mathias Steffens e de Maria Tereza Bach. Ascendência materna, Alemanha Ocidental, Aldeia de Briedel, à margem do Rio Mosela. Antônio Oswaldo Dillenburg Tonho, funcionário do Instituto Brasileiro do Café, IBC, Colantina, ES, e Cascavel, PR. Deixou a função pública para dedicar-se as suas propriedades agrícolas. Antônio Oswaldo Dillenburg casou-se com a Professora Ondina Maria Floriani, pais de Catya Regina, Andréa e Marco Antônio. Com sua esposa desenvolve trabalhos da pastoral familiar na cidade de Corbélia. Cf. Hugo Egon Petry et al, Os Dillenburg no Brasil. Ed. Amstad, Nova Petrópolis, RS, 1996. Cf. José Theodoro Dillenburg, Genealogia Steffens, Ed. Gráfica Souza, Corbélia, PR, 2012.
Antônio Pacheco de Morais Eng.° Agr° 1943, E. A. Ceará. Antônio Pacheco de Morais nasceu aos 23 de junho e foi bancário, residente em Natal, RN. Ato do Presidente do IAA: Jerônimo Pacheco, - FRUTAL - transferência para Antônio Pacheco de Morais e outros. Minas Gerais, 28.01.1944.
Antônio Palmela Bastos de Oliveira Eng.° Agr° 1956, EAUFC. Nasceu em Fortaleza a 07 de outubro de 1932. DJCE. 06.11.2018. .. Decretada a curatela de Antônio Palmela Bastos de Oliveira, brasileiro, casado, aposentado .. Alzheimer... Júlia Barreto Bastos de Oliveira, brasileira, casada, aposentada. Dr. Antônio, Técnico do DNOCS. Encontrado: Joaquim Palmela Bastos, residente em São Francisco da Uruburetama, atual Itapagé, Ceará e Osório Antônio Palmela Bastos de Oliveira, Desenhista do DONCS. Cf. Hemeroteca Digital, Biblioteca Nacional, RJ.
Antônio Pereira Ximenes Eng.º Agrº, dezembro, 1969, EAUFC, Antônio (Ximenes) filho de Altino Angelim Ximenes e de Ana Pereira Ximenes. Casou-se com a Assistente Social Cleide Barros Ximenes, com geração. Antônio Pereira Ximenes faleceu no dia 31 do mês de agosto de 2018. Exerceu a profissão no Estado da Bahia, Plano de Renovação e Revigoramento de Cafezais, e a convite do Coordenador do I.B.C. no Estado do Ceará, prestou excelente serviço, notadamente no Planalto da Ibiapaba. Bom amigo, colega sempre disponível, foi estimado por suas características de profissional simples, competente e pessoa simpática, em harmonia com todos. Por concurso público ingressou no Ministério de Agricultura, lotado na Delegacia do Estado do Ceará, onde se aposentou. SIAPE 03605. Lembrança saudosa dos colegas e cafeicultores cearenses. Site www.familiascearenses.com.br Fco. Augusto de Araújo Lima. Fortaleza, 28.10.2018.
Antônio Rodrigues Babosa Eng.° Agr.° 1964, EAUFC. Nasceu no no dia 16 de abril, Rio Grande do Norte. Técnico da EMATER - RN. Casou-se com Donatila Carvalho Melo nasceu aos 09 de novembro de 1942, Fortaleza, e foi batizada nesta Igreja Matiz, pelo Padre Manoel Lima e Silva. Foram padrinhos, José Agrizani e Quitéria Maria. Cf. Livro de Batismos, Ceará. Igreja Católica, Apostólica Romana. Donatila Assistente Social, 1965, UFC, filha do Professor Francisco de Oliveira Melo, e de Iraci Carvalho, casados a 25 de setembro de 1940. Ver Eng.º Agr.º Professor Francisco de Oliveira Melo. Antônio Rodrigues Barbosa presta exame Concurso para o BNB. Diário de Natal, RN. 22.07.1971. Coordenador de Recursos Humanos, Programa Rural Norte. Diário de Natal, RN. 20.01.1976. Técnico da CEPA, RN. Diário de Natal, RN. 13.03.1987. Técnico palestrante no Auditório da Reitoria da UFRN, do II Ciclo de Estudos de Problemas Agrários. Diário de Natal. 20.09.1983. Lança o livro Relações Estruturais da Oferta de Produtos Alimentares. Diário de Natal. Dezembro de 1986. Participa no Centro de Convenções, Natal, RN, do 1º Seminário Nordestino Sobre Administração Municipal, representando a SARDEM. O Poti. 31.07.1987. No Centro de Treinamento da EMATERRN, como Presidente da Fundação Estadual de Planejamento Agrícola, CEPA, RN, coordena encontro sobre Agricultura. O Poti. 13.03. e 05.07.1987. Donatila Melo Babosa Assistente Social, Pro Reitoria, UFRN. Diário de Natal. 12.10.1983.
Antônio Salim Dieb, Antônio Salem Dieb Eng.° Agr.° 1948, E. A. Ceará. Origem libanesa, residiu em Fortaleza. Cf. Recanto das Letras. https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/3968892. O Sr. Antônio Dieb residia em Cascavel, Ceará. 08.09.1936. Colônia libanesa em Ponte Nova, MG. 04.09.1942.
Antônio Santiago Galeno Eng.° Agr.° 1949. Escola de Agronomia do Ceará. Nasceu em Jardim, Cariri cearense, a 13 de outubro de 1925, filho de Antônio Galeno da Costa e Silva e de Cândida Santiago Galeno. Neto paterno do poeta Juvenal Galeno da Costa e Silva e de D. Maria do Carmo Cabral, Dona Mariquinhas, casados a 19 de novembro de 1876, na sua Fazenda, encravada na Serra da Aratanha, Pacatuba, Ceará. Antônio faleceu a 03 de março de 1979 e foi funcionário do Banco do Brasil, Casado com Maria Neysa Silva Rosas, pais de oito filhos. Cf. Francisco Augusto de Araújo Lima. Siará Grande - Uma Província Portuguesa no Nordeste Oriental do Brasil. Editora Expressão Gráfica. Fortaleza. Vol. III. p. 1386. Cf. Livro de batismos de Ceará, Igreja Católica Apostólica Romana.
Antônio Sérgio Ferreira Eng.° Agr° 1960, EAUFC. Nasceu em Fortaleza a 17 de fevereiro de 1937. Antônio Sérgio Ferreira "Brotinhos irrequietas notam sempre a semelhança física entre o Agrônomo Antônio Sérgio Ferreira e o ator do cinema dos EUA Rock Hudson". Recife, 15.09.1963. Eng. Agrônomo, Referência III - B, DNOCS, Ministério do Interior. 07.04.1971.
Antônio Viana Rodrigues Eng.° Agr°, 31.10.1939, Escola de Agronomia do Ceará. Antônio Viana Rodrigues nasceu no ano de 1910, na cidade de Aracati, Ceará. Considerado o "maior centro médio do futebol cearense" na década de 1920 / 1929. O Doutor Antônio Viana Rodrigues e Irene Brasiliense são testemunhas no casamento de Antônio Brasiliense de Holanda com Maria Teresinha Diógenes. 09.05.1948. Antônio Viana Rodrigues, Presidente da Federação Cearense de Foot - Ball, Federação Cearense de Desportos. 08.08.1954 e 25.01.1955. Crise no futebol cearense, de um lado o Presidente da FCD, Sr. Antônio Viana Rodrigues e do outro os clubes, América, Ceará e Fortaleza, (suspensos por sessenta dias), o que inviabiliza o campeonato estadual do ano de 1955. 12.06.1955. O Conselho Nacional de Desportos anula a suspensão de América, Ceará e Fortaleza e proíbe a ascensão dos clubes amador, Gentilândia, Nacional e Usina Ceará. 16.06.1955. O Agrônomo Antônio por ato do Senhor Secretário de Agricultura do Estado do Ceará, foi reconduzido no cargo de Diretor Geral da Agricultura. 07.04.1957. Eleita III Rainha Universitária do Ceará, a senhorita Edúvia Maria Cavalcante Viana, filha do Professor e Senhora Antônio Viana Rodrigues. 08.05.1960.
Antônio Vieira Gomes Sobrinho Eng.° Agr° 1961, EAUFC. Nasceu em Tauá, Inhamuns, Ceará. Técnico do Ministério da Agricultura. Antônio Vieira Gomes Sobrinho aprovado no Concurso de Telegrafista, Delegacia Regional, Ceará, Departamento de Correios e Telégrafos. 16.02.1957.
Argemiro Cruz Eng.° Agr°. 1962, EAUFC.
Argeu Barroso de Souza Cordeiro Eng.º Agr°. 1950. 244 - 0003813-58.1990. 4.05.8100 Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia do Ceará CREA x Argeu Barroso de Souza Cordeiro (Adv. Carlos Henrique da Rocha Cruz). Argeu Barroso de Souza Cordeiro Candidato ao Curso de Formação de Pilotos da Reserva da F.A.B. 09.06.1943. Argeu aprovado para fazer o Curso de Formação de Pilotos da Reserva da F.A.B. 28.09.1943. Anotado: Coronel Francisco Barroso de Souza Cordeiro, Trairi, Ceará. Coronel Pedro Barroso de Souza Cordeiro, Fazenda Joá, Termo de Paracuru, Ribeira do Curu. 1871.
Ari Gadelha de Alencar Araripe Eng.° Agr° 1942, EACE. Filho de Mário Alencar Araripe e de Dery Gadelha de Alencar Araripe. Pais ainda do Dr. Raimundo César Gadelha de Alencar Araripe, e de Maria Augusta, n. 19 de maio de 1923, e foi batizada a 02 de julho seguinte, na Igreja matriz de N. Senhora do Carmo, Fortaleza, pelo Cônego José Quinderé. Padrinhos, o Doutor Antônio de Alencar Araripe e Maria de Alencar Araripe. Cf. Livro de Batismos, Ceará, familysearch.org.
Fonte foto postada por Yolanda Melo Sampaio, no Facebook de sua irmã Maria de Lourdes Melo Sampaio, sendo ambas filhas de Aristóteles.
Aristóteles Soares Sampaio, Eng.º Agr.º. Sétimo filho de Theodomiro Filgueira Sampaio, n. 09.11.1889, proprietário rural em Jardim. Ceará, e de Julieta Santana Soares. Neto paterno de Romão Pereira Filgueira Sampaio, n. em Jardim, Cariri cearense, e de Idalina Gonçalves Lima. Coronel Romão Filgueira Sampaio n. 1843 e + 1918, primeiro Prefeito Eleito de Salgueiro, PE, 1892 / 1895. Neto materno de Benjamin Othon Soares {n. 25.07.1869, Salgueiro, PE e + 22.05.1944, Prefeito de Salgueiro,1919 / 1922} e de Marcionila de Lima Soares. Aristóteles casou-se com Heloísa Helena Melo Lopes Sampaio, pais de: 1. Julieta Melo Sampaio, 2. Virgínia, 3. Heloísa, 4. Maria de Lourdes e 5. Yolanda Melo Sampaio. Técnico do PRRC, GERCA, IBC, na Serra de Baturité, e em Crato Ceará. O irmão de Aristóteles ex-deputado Gilberto Soares Sampaio nasceu em 28 de abril de 1928, Jardim, Ceará, e faleceu no dia 16 de fevereiro de 2019. Dr. Gilberto e Aristóteles foram proprietários rurais na Serra de Baturité. Dr. Gilberto, casado com Itália Sampaio Quesado, Promotor de Justiça interino, antes de ingressar na política. Eleito deputado estadual nas legislaturas de 1959-1962 e 1963-1966. O ex - parlamentar também foi procurador do Estado e secretário de Justiça do Ceará, durante o primeiro governo de Tasso Jereissati. Gilberto Sampaio {3º filho}. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, formado em Direito pela Faculdade de Direito de Recife e em Letras Neolatinas pela Universidade Católica de Pernambuco. Aristóteles Soares Sampaio faleceu a 18 de março de 2012, Barbalha, Ceará. Aristóteles, nome de Rua no Loteamento Jardim dos Ipês, Bairro Alto da Alegria, Barbalha, Ceará, por ato do Senhor Prefeito de 21 de setembro de 2015. Cf. anotações FAAL e Hemeroteca Digital, Biblioteca Nacional, RJ. Cf. Registros, Ceará, familysearch.org.
Ary Rangel de Andrade Eng.° Agr° 1945, Escola de Agronomia do Ceará. Nasceu na cidade de Fortaleza a 02 de março de 1922. Ary Rangel de Andrade, viajou no avião Caritiana da Cruzeiro do Sul, de Recife para o Norte do Brasil. 24.12.1946. Retornou ao Recife vindo do Norte. 07.01.1947. A Assessoria Técnica da Carteira de Crédito Agrícola do Banco do Brasil, incumbiu o Engenheiro Agrônomo Ary Rangel de Andrade de acompanhar os trabalhos da Comissão Nacional de Avicultura. 05.07.1959. Ary Delegado do Banco do Brasil. 09.08.1961. Agrônomo Ary Delegado do Banco do Brasil participa de Grupo de Trabalho para estudar o incremento da produção, industrialização e exportação do babaçu, Attalea speciosa. 04.03.1961. Solange Maria Rangel de Andrade, proclama para casar com Cleiton Cavalcanti de Almeida. Recife, 09.11.1969.
Armando Leão Henriques Eng.° Agr° 1944, EACE.
Armando Luís Mago Palomo Eng.º Agr° 1959, EACE.
Armando Roriz Burlamaqui Eng.° Agr° 1957, EACE. Nasceu a 10 de julho de 1931, em Jardim, Ceará, filho do Telegrafista de 4ª Classe. Estado do Ceará, 1918, Maurílio Ferraz Burlamaqui e de Maria Roriz Burlamaqui. Extensionista Agrícola da ANCAR - Ceará, Pentecoste, 1959. Cf. L Batismos, Jardim 1931/1932 Nihil.
Arnaldo Lopes Ferreira Eng.º Agr.º 1963. EAUFC. Técnico da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Ceará, SAAB. Arnaldo faleceu precocemente, vítima de um acidente, quando dirigia-se para casa, em seu recém adquirido jeep, financiado pela SAAB. A capotagem do Jeep Willys Overland, teto de lona, na época sem "Santo Antônio", aconteceu no final do primeiro semestre do ano de 1964, antes do anoitecer, em frente à Academia de Polícia Militar General Edgard Facó, atual Colégio da Polícia Militar do Ceará, Av. Mister Hull, nº 3835, Antônio Bezerra, Fortaleza. A tradição oral guardou a versão, que a última pessoa a conversar com Arnaldo foi o Senhor Toinho, dono de um Restaurante - Bar, simples, à margem da Av. Mister Hull, lado da sombra, onde - ele Arnaldo, - após rápida palestra de cortesia, seguiu rumo nascente / poente, ao encontro da morte. A vida profissional do colega Arnaldo foi tão efêmera que sucede de ser esquecido em "listas" de formandos em Agronomia pelo CCA / UFC. Arnaldo moço do bem, fisicamente, não aparentava ser brasileiro, era alto, branco, 'alvo avermelhado'. Cf. Hemeroteca Digital, Biblioteca Nacional, RJ.
Arnaldo Pacheco de Medeiros Eng.º Agr° 1921, Escola de Agronomia do Ceará. Capitão da Polícia Militar do Ceará, Ajudante de Ordens, do Presidente do Ceará, João Tomé de Saboia e Silva. 1916 / 1920. O Capitão Arnaldo residiu na Av. do Imperador, nº 233, Fortaleza. O Eng. Agrônomo Arnaldo nasceu aos 21 de abril de 1890, e faleceu aos 29 de setembro de 1942, em Fortaleza, de idade 52 anos. Era filho de João Pacheco de Medeiros e de Violeta Medeiros. O Capitão Arnaldo casou-se com Dona Ita, Yta Porangaba Cordeiro Pacheco de Medeiros, pais de: Heloísa, Leda, Benedito, Helena e Leonor. Dona Yta filha do Senador João Cordeiro, 2º matrimônio, e de Arabela de Barros Cordeiro, residentes na Av. do Imperador nº 255, Fortaleza. João Cordeiro n. 31.09.1842, Santana do Acaraú, e faleceu aos 12.05.1931, com 88 anos, e Dona Arabela faleceu de idade 86 anos, aos 22.06.1963, em Fortaleza. Dona Yta Porangaba neta paterna de João de Castro Cordeiro e de Floriana Angélica da Vera Cruz Cordeiro. Neta materna de Francisco de Paula Barros e de Leonor Dowsley de Barros. Cf. Hemeroteca Digital, Biblioteca Nacional, RJ.
Aroldo Aguiar de Holanda Eng.º Agr.° 1965. EAUFC. Filho de Aristeu Holanda Cavalcante e de Sara Aguiar. Funcionário BNB.
Artur Silva Filho Eng.º Agr.º 1967, EAUFC. Nasceu aos 22 de março de 1945, em Natal, RN, filho de Artur Silva e de Maria Verçosa Granja Silva. Artur Filho casou-se a 09 de julho de 1970, na Igreja da Paz, Fortaleza, com Verônica Quinderé Cals de Oliveira, filha de José Cals de Oliveira e de Maria Nilce Quinderé. Verônica e Artur, pais de quatro filhos, entre eles, Adriana, n. 22.09.1971, Homero e Fabíola Cals Silva. Cf. Raimundo Girão. Famílias de Fortaleza. IU. UFC. Fortaleza. 1975.
Arturo, Excursão Agronomia. Paulo Afonso, Bahia. Julho, 1963. Acervo FAAL.
Arturo Bezerra Acioli Toscano Aluno do Liceu do Ceará, curso científico, 1958/1960. Eng.º Agr.° EAUFC, 1964. Nasceu em Quixadá, aos 13 de julho de 1937, filho de José Acioli Toscano Júnior (1º matrimônio) e de Maria Nila Bezerra Acioli. Neto paterno de José Acioli Toscano e de Amélia Bezerra Acioli. Neto materno do Coronel Benigno Bezerra de Menezes (Intendente da Vila do Riacho do Sangue, 1904, Coletor Estadual em Quixadá, 1931), e de Cantinilia Pinto de Menezes.
Termo de batismo: “Aos seis de agosto de 1937, na Igreja Paroquial de Quixadá, solenemente batizei o párvulo José Arturo, nascido na Freguesia de Quixadá, aos treze de julho de 1937, filho legítimo de José Acioli Toscano e de Nila Bezerra Acioli, moradores na Paróquia de Quixadá. Foram padrinhos, Jacinto Bezerra Acioli e Amélia Bezerra Acioli. E para constar, lavrou-se este termo que assino. O Vigário, Padre Luís Braga Rocha.” Cf. Livro de Batismos de Quixadá.
Arturo sobrinho materno do Sr. Horácio Bezerra de Menezes, residente em Quixadá e na Av. João Pessoa, Damas, Fortaleza.
Termo do 2º casamento do pai do Arturo:“Aos vinte e quatro dias do mês de fevereiro do ano de 1943, nesta Igreja de Nossa Senhora do Rosário, Catedral Provisória, depois da legítima dispensa das três publicações dos Proclamas, tendo os nubentes apresentado as suas certidões de batismo, bem como uma certidão de óbito da esposa falecida, e outra do seu estado de viúvo, apresentadas pelo nubente e tendo sido feitas as justificações do estado livre e desimpedido de ambos, não havendo impedimento algum, em minha presença e das testemunhas, Estevão Mosca, José Estevão Mosca, Bebildes Bezerra Acioli Toscano e Anádia de Carvalho Mosca, receberam-se em matrimônio os nubentes José Acioli Toscano Júnior e Maria Valdizia Mosca de Carvalho; ele filho legítimo de José Acioli Toscano e de Amélia Bezerra Acioli, viúvo de Maria Nila Bezerra Acioli, com vinte e nove anos de idade, nascido a seis de agosto de 1914, na Paróquia de Quixadá, do Arcebispado de Fortaleza, e residente no Curato da Sé do mesmo Arcebispado, e ela filha legítima de João Paulo de Carvalho e de Dona Bianca Mosca de Carvalho, com vinte e três anos de idade, nascida a dez de junho de 1920, na Paróquia de Fortaleza, Curato da Sé, Arcebispado de Fortaleza, e residente no mesmo Curato e Arcebispado, e lhes dei a Bênção nupcial. E para constar mandei lavrar este termo que assino. O Cura Monsenhor Luís de Carvalho Rocha”. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org.
Arturo Bezerra Acioli Toscano faleceu aos 11 de março de 2021, servidor aposentado do INCRA, no cargo de Engenheiro Agrônomo , Classe S, Padrão III. Era casado com a Senhora Francisca Adelusia Farias Toscano, com geração. Residiu na Rua Matos Vasconcelos, perpendicular a Rua Miguel Gonçalves, ao poente da Av. João Pessoa, no Bairro das Damas, Parangaba, Fortaleza.
Astolfo Ribeiro Pinto Bandeira Eng.° Agr° 1937, EACE. Nasceu em Cajazeiras, Paraíba. Página 19 da Seção 1 do Diário Oficial da União (DOU) de 20 de Fevereiro de 1969. L Batismos, Cajazeiras, não disponíveis. Ver seu irmão Bolívar Ribeiro Pinto Bandeira. Jornal do Brasil. 94.05.1935. Admitido por concurso como praticante de Carteiro da Diretoria Regional do Ceará. Jornal A Razão, 09.11.1937. Descendente de Joaquim Astolfo Pinto Bandeira. Jornal Correio da Manhã. 21.10.1941. Exonerado do Cargo de Postalista Classe D. Jornal Correio da Manhã. 13.05.1945. Nomeado Diretor do Aprendizado Agrícola Benjamin Constant. Jornal Diário Carioca, 24.04.1947. Transferido da função de Diretor da Escola de Iniciação, da Superintendência do Ensino Agrícola e Veterinário para Diretor da Escola Agro – Técnica Vital de Negreiros. Jornal Correio da Manhã. 19.08.1950. Jornal Correio da Manhã. Delegado Florestal no 5° Distrito, Petrópolis, Estado do Rio de Janeiro. 05.02.1954. Funcionário do Ministério da Agricultura, promovido pelo Sr. Presidente da República, por merecimento, da letra J para a letra K. Cf. Hemeroteca Digital, Biblioteca Nacional, RJ. Astolfo Ribeiro Pinto Bandeira Admitido como Praticante de Carteiro Auxiliar, da Diretoria Regional do Ceará, Departamento de Correios e Telégrafos. 04.05.1935. Exonerado do cargo de postalista D. 24.10.1941. Nomeado Engenheiro Agrônomo, Classe G, Quadro Único do M. da Agricultura 30.05.1942. Superintendente do Ensino Agrícola e Veterinário, Ministério da Agricultura. 24.04.1947. Delegado Florestal Regional, do Ministério da Agricultura, em Bananeiras, Paraíba. 19.08.1950. Inspetor Regional da SEAV. 15.09.1962. Lotado no Ginásio Agrícola de Granja, Ceará, 1969.
Ataíde Rodrigues de Vasconcelos Eng.º Agr° 19?? Nasceu em Uruburetama. Residiu no Rio de Janeiro.
Atanásio Alves Cordeiro Eng.º Agr° 1956. Descendente do Capitão Joaquim Manoel Alves nasceu a 14 de maio de 1813. Casou-se a 11 de setembro de 1834, “pelas cinco horas da tarde,” na Capela da Imperatriz, (atual Itapipoca), filial da Matriz de São Bento da Amontada, com Luíza Antônia Cordeiro, filha de Luís Antônio Alves Cordeiro e de Mariana Francisca de Freitas. Os contraentes naturais e moradores na Freguesia da Amontada. Presentes, o Vigário, Padre João Crisóstomo de Oliveira, as testemunhas, Bento Antônio Alves e Antônio José dos Santos. Cf. Francisco Augusto de Araújo Lima. Siará Grande - Uma Província Portuguesa no Nordeste Oriental do Brasil. Editora Expressão Gráfica. Fortaleza. Vol. II. p. 786. Cf. Livro de Matrimônios, Itapipoca.
Audízio Mosca de Carvalho Filho Eng.º Agr° 1965, EAUFC. Filho de Audízio Mosca de Carvalho e de Ilka Simões Accioly, Neto ,materno de Joaquim da Cunha Accioly e de Aurilinda Simões Accioly. Neto paterno de João Paulo de Carvalho e de Dona Bianca Mosca de Carvalho. Audízio Mosca de Carvalho Sênior nasceu no dia quatro de janeiro de 1915, em Fortaleza, Residiu por muito tempo na Rua J. da Penha, antigo Bairro do Outeiro, Aldeota. Audízio Sênior faleceu com a idade de 79 anos, a 16 de maio de 1994, em Fortaleza, ex - escrivão de coletorias, fazendário e provedor da Santa Casa de Misericórdia. Superintendente da Receita Federal no Ceará, Piauí e Maranhão. Termo de batismo do pai de Audízio Filho: “No dia dois de maio de 1915, batizei solenemente na Catedral, (de Fortaleza), Aldizio, nascido a quatro de janeiro do dito ano; filho legítimo de João Paulo de Carvalho e Bianca Môsca de Carvalho, sendo padrinhos, Luiz Môsca Italiano e Maria Laurentina Môsca. Do que para constar lavrei este termo que assino. O Cura, Padre João Alfredo Furtado.” Cf. Livro de Batismos, Ceará, familysearch.org. . Francisco Augusto. Estrangeiros no Ceará, Família Mosca de Carvalho. Site www.familiascearenses.
Audízio Filho faleceu aos 24 de janeiro de 2022, Engenheiro Agrônomo Classe S, Padrão III, aposentado do INCRA. Foi casado com a Senhora Verônica Maria Sampaio Coelho, residentes à Rua Pascoal de Castro Alves, Papicu, Fortaleza. Divorciados, pais de três filhos, Geórgia, Geíza e Audízio Neto. O colega do Colégio Cearense e da EAUFC Audízio Filho casou-se (2) com a Senhora Rebeca Laudicea Leitão de Carvalho.
Augusta Alencar de Araújo Lima nasceu a 15 de abril de 1978, em Fortaleza. Engenheira Agrônoma, UFC, 2ª Turma 2001 / 1ª Turma 2002. Filha do Eng.º Agr.º Francisco Augusto de Araújo Lima e de Alda Augusto Silveira Alencar, Assistente Social. Neta paterna do Cirurgião Dentista Antônio Augusto de Araújo Lima e de Ana Esteany Soares de Araújo. Neta materna de Aldo Silveira Alencar e de Argina Augusto de Araújo Lima. Augusta casou-se a 27 de maio de 2004, na Capela de Christus Filius Dei, Fortaleza, com Raniere da Silva Galvão, Eng.° Mecânico, UFC, filho de Eséquias Lopes Galvão e de Maria Suenir da Silva Galvão. Augusta e Ranieri, pais de Luíza e David. Cf. Francisco Augusto de Araújo Lima, Famílias Cearenses Zero - Soares e Araújos no Vale do Acaraú. 1ª Edição, 1989. 2ª Edição. Editora Expressão Gráfica, Fortaleza. 2011. p. 237.
Augusto César Montenegro Castelo Eng.º Agr° .1957. Nasceu Mombaça. Augusto César Diretor da CODAGRO, Ceará. 15.03.1963. Diretor Técnico da CODAGRO. 20.03.1970. Recebe do INCRA cheque - indenização, por terras desapropriadas. 13.11.1973. Técnico da SUMOV, PMF. 1975. . Arrolamento (SUC). A. Maria Dulce Sousa Castelo. R. Espólio de AUGUSTO CESAR MONTENEGRO CASTELO. Sentença: Atendidas que se encontram as exigências legais, homologo, por sentença, para que produza seus jurídicos e legais efeitos, a partilha do único bem deixado por falecimento de AUGUSTO CESAR MONTENEGRO CASTELO, cujo auto de partilha judicial encontra-se as fls. 144/151, autos, ja que estão acautelados os interesses dos herdeiros. (001 02.49291-1 (NT. 1736)
Aureliano Ferreira de Paula Eng.° Agr° 1963, EAUFC. Eng. Agrônomo da COELCE, Ceará e Diretor da EMATERCE.
Azuil de Lima Franklin Eng.° Agr° 1928. Tornar Insubsistente O Decreto de 24 de junho de 1943, que mandou contar antiguidade de posto ao Major da Arma de Engenharia Azuil de Lima Franklin.
Benedito Pinheiro Landim Eng.° Agr.° 1942. Benedito Pinheiro Landim nasceu aos 12 de setembro de 1919, filho de João Dantas Pinheiro Landim e de Matilde de Lima Landim. Neto paterno de Francisco Rodrigues Pinheiro Landim e de Josefa Dina Dantas landim. Neto materno de Temóteo Epifânio Ferreira Lima e de Maria de Souza Bezerra. Cf. Aluísio Furtado Bezerra. Família Bezerra de Menezes. Descendência de Joana Bezerra de Menezes. S/E. Fortaleza. 2014. 2ª Edição. Jornal A Razão. 25.11.1937. Segundo Secretário Da União de Moços Católicos. Edital de convocação para eleição de nova Diretoria. 21.11.1937. Cf. Francisco Augusto de Araújo Lima. Famílias Cearenses Treze – Siará Grande - Uma Província Portuguesa no Nordeste Oriental do Brasil. Ed. Expressão Gráfica. Fortaleza. 2016.
Benício Amaro e Silva Eng.º Agr.° 1938, E. A. do Ceará. Nasceu em Morada Nova, Ceará. Estudante da Escola de Agronomia, membro da A. B. Integralista. 20.08.1936. Aprovado concurso para a Classe Inicial da Carreira de Eng.º Agrônomo do Ministério da Agricultura. 08.01.1940. Página 42 da Seção 1 do Diário Oficial da União (DOU) de 28 de Novembro de 1941.
Bento Manoel Fradique Grangeiro Eng.° Agr.° 1953, E. A. do Ceará. Carta de Solos do Estado do Rio de Janeiro. 1955. O Jornal Rio de Janeiro, 18.01.1949. Concurso de Admissão Escola Preparatória, Exército Brasileiro. Jornal, O Jornal, RJ. 18.01.1949. Concurso para a Escola Militar de Resende, RJ. 18.01.1949. Chamado pela Delegacia da Receita Federal, Recife, PE. 14.10.1970. Técnico de Piscicultura IFOCS / DNOCS, Ministério da Viação e Obras Públicas. 14.02.1976. Especialista em Pesca Nordeste Brasileiro, Curso, EUA, Aliança Para o Progresso, USAID. 11.05.1966. Recebe Medalha de servidor da SUDENE, dez anos. 06.04.1973. Manoel Fernandes Fradique c.c. Maria Amélia de Castro Fradique, pais ainda de Zenor Fradique, n. Fortaleza ou Pacatuba, 20 anos, e casou-se a 04.06.1927, com João Alves Grangeiro, n. Milagres, 26 anos, f. de Antônio José de Caldas e de Antônia Alves Grangeiro.
Bolívar Ribeiro Pinto Bandeira Eng.° Agr° 1933. Nasceu a 05 de março de 1907, ou de 1902, em Cajazeiras, Paraíba. Faleceu a 14 de dezembro de 1985, com a idade de 83 anos, e considerado nascido no Ceará. Evangélico, casou-se com Waldetrudes Pinto Bandeira. Pais de dezessete filhos. Jornal Gazeta de Notícias RJ.. 29.05.1934. Classificado e, primeiro lugar, no concurso para Técnico do Serviço de Plantas Têxteis. Jornal Gazeta de Notícias RJ.. 09.05.1935. Transferido para a mesma função na Estação do Seridó. Jornal do Brasil. RJ. 24.04.1937. Exonerado Telegrafista de 5ª Classe da Diretoria Correios e Telégrafos. Jornal do Brasil, 029.05.1973. Pastor Presbiteriano participou de várias cerimônias ecumênicas, na cidade do Rio de Janeiro. Agrônomo Silvicultor Classe X. funcionário do Telégrafo Nacional, morador na Avenida João Pessoa, Damas, Parangaba, junto com Teodoro Ribeiro e alunos do Liceu do Ceará, arrancaram as placas que denominava a Avenida de Washington Luís e colocaram nos postes placas de madeira, com o nome de João Pessoa. Jornal A Razão. Ceará, 13.10.1930. 05.03.1931.
Bráulio de Sá Magalhães Eng.° Agr° 1961, EAUFC. Nasceu a 17 de dezembro de 1935, em Senador Pompeu, Ceará, filho de Antônio Gonçalves Magalhães e de Maria de Lourdes e Sá. Neto materno de Tertuliano Vieira do Nascimento e Sá e de Maria Pessoa e Sá. Bráulio casou-se com sua colega Eng.ª Agrônoma Ângela Francy Becker Campos. Braúlio Extensionista Agrícola ANCAR – Ceará. Por concurso Eng. Agrônomo do Ministério da Agricultura. Técnico fundador da CEPA, Ceará, e seu primeiro Coordenador. Ver seu irmão Antônio de Sá Magalhães, Eng.° Agr° Cf. Raimundo Girão. RIC. 1965. p. 135. Braúlio de Sá Magalhães Delegado Substituto da Delegacia do Ministério da Agricultura, Ceará. Diretor do Departamento de Agricultura e Abastecimento da SUDENE, Recife, PE. 19.09.1974.
Bruno Maia Gomes Eng.º Agr.º UFC. Nasceu a 11.07.1959, Funcionário do Banco do Nordeste. Casou-se em 23.08.1985, com Rosemaildes Cavalcante Lima, n. a 15.11. 1964, formada em Estudos Sociais, em 1995 e cursando História na UECE. Filha de Francisca Barbosa Cavalcante de Lima, n. a 18.02.1942 e falecida a 21.07.2003, em Fortaleza. Professora, e de Hélio Pereira Lima, n. a 28.11.1935, representante comercial, filho de Raimundo Lima e Eufrasina Pereira Lima. Autor livro Desafios do desenvolvimento econômico, BNB, Fortaleza, 2010, et. al.
Bruno Murta Gaspar de Oliveira Eng.° Agr° por uma Universidade de Minas Gerais. Filho de Maurício Moura Gaspar de Oliveira, n. 22.09.1900, e de Maria Jardim Murta, n. Minas Gerais. Cf. Raimundo Girão. Famílias de Fortaleza. I.U. UFC. Fortaleza. 1975. p. 200. Bruno Murta irmão de: 1. Letânio Murta Gaspar de Oliveira eleito Presidente da Congregação Mariana de São João Batista da Lagoa, RJ. 08.12.1960. 2. Marília Murta Gaspar de Oliveira prestou exame vestibular no Instituto de Serviço Social do Rio de Janeiro. (Aprovada, Diretora do Centro Acadêmico Pedro Ernesto). 13.06.1950. Registra Diploma . 1º.05.1956. Dra. Marília faleceu aos 16.10.1978, RJ. 3. Dalila Murta Gaspar de Oliveira, Assistente Social, todos residentes na cidade do Rio de Janeiro. Cf. Hemeroteca Digital, Biblioteca Nacional, RJ.
Bruno Nogueira Freire Eng.° Agr° 1946, E. A. Ceará. Revista Tico Tico. Dezembro 1938. Bruno Nogueira Freire n. em Jaguaruana, Ceará e residiu em Mossoró, RN. Congregado Mariano, Diocese de Mossoró. 07.11.1937. Membro da Juventude Católica da Arquidiocese de Fortaleza. 12.02.1946. Congregação Mariana de Mossoró. Dr. Bruno Nogueira Freire, Consultor. 19.04.1950. Dr. Bruno, funcionário do Banco do Brasil, casou-se aos 13 de janeiro de 1951, em Mossoró, com a Senhorita Teresinha Holanda de Oliveira, filha do Dr. João Marcelino de Oliveira, médico, deputado estadual, e de D. Maria de Lourdes Holanda de Oliveira. Cf. Hemeroteca Digital, Biblioteca Nacional, RJ.
Calmon Viana Tabosa Eng.° Agr° 1948, Escola de Agronomia do Ceará. Calmon nasceu no dia 27 de dezembro. Calmon, com mais 40 universitários, enviam carta ao Sr. Presidente da República Getúlio D. Vargas. 10.01.1945. Eng.º Agrônomo Diretor da Divisão de Produção, Terras e Colonização do Território Federal de Guaporé, Rondônia. 11.06.1955. Dr. Calmon Membro Efetivo do Conselho Fiscal da Federação Desportiva de Rondônia. 10.02.1976. Dr. Calmon Delegado da SUNAB em Rondônia. 15.04.1981. Dr. Calmon casado com D. Lili Tabosa, n. 13 de maio, pais de Calmon Viana Tabosa Júnior colou grau em Medicina Faculdade Estadual do Pará, em solenidade realizada no Teatro da Paz, Belém. 26.11.1981. (Médico Oftalmologista). Dr. Calmon membro da Loja Maçônica União e Perseverança, Porto Velho, Rondônia. 24.05.1982. Dr. Calmon faleceu aos 27 de julho de 1990. N 551 - Conceder pensão temporária a Tereza Cristina Marques Tabosa, filha, maior de idade, solteira, do ex - servidor aposentado Calmon Viana Tabosa, matrícula Siape nº 0704677, Engenheiro Agrônomo, classe C, Padrão VI, do Quadro de Pessoal em Extinção do Ex - Território Federal de Rondônia, com fundamento no Art. 5º, Inciso II, Parágrafo Único da Lei nº 3373/58, com vigência a contar de 27.07.1990, data do falecimento do instituidor. Processo 10292001607/2011-93 e Sentença proferida nos autos 0001442-35.2012.4.01.4100. 15.09.2016.
Cândida Hermínia Campos Magalhães, Eng.ª Agr.ª, 1996, 2ª Turma, CCA-UFC. Cearense, filha do Eng.º Agr.º 1961, EAUFC, Braúlio de Sá Magalhães e da Eng.ª Agr.ª 1962, EAUFC, Ângela Francy Becker Campos. Ver títulos dos pais. Cândida Hermínia Campos Magalhães Bertini professora Associada III da Universidade Federal do Ceará. Na área de Agronomia, experiência com ênfase em Melhoramento Vegetal, mestrado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal do Ceará (1999) na área de Melhoramento Vegetal e, doutorado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (2004) na área de Melhoramento Vegetal e Biotecnologia. Atualmente é professora Associada III da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Melhoramento Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: Melhoramento genético de feijão-caupi; Biotecnologia, com ênfase maior no uso de marcadores moleculares aplicados em análises de recursos genéticos vegetais e melhoramento de culturas anuais.
Carlos Alberto Ferreira (I) Eng.° Agr° 1960, EAUFC.
Carlos Alberto de Oliveira (II) Eng.° Agr° 1961. Nasceu a 05 de abril de 1934, em Sobral, Ceará. Cf. L Bat Sobral Patrocínio 1933/1935
Carlos Alberto Meyer Eng.° Agr° 1935, Escola de Agronomia do Ceará. Carlos Alberto Meyer filho do médico Carlos Meyer e de Anttonieta Meyer, n. 05 de setembro. O Agr.º Carlos Alberto, Técnico Classificação de Algodão, Mossoró, RN. Chefe da Secção, Classificador Carlos Alberto Meyer. Classificação de Algodão, Rua Frei Miguelinho, nº 126. Natal, RN. Chefe da Secção, Classificador Carlos Alberto Meyer. Ministério da Agricultura, 3ª Secção Técnica - Padronização e Beneficiamento, Sub Chefe Classificador, Carlos Alberto Meyer. Nomeado para a Secção de Classificação Oficial de Algodão, Mistério da Agricultura. 24.09.1931. Diretoria de Plantas Texteis, promove o Sub Classificador C. A. Meyer a Classificador, Ministério da Agricultura. 04.08.1933. C. A. Meyer solicita a Prefeitura Municipal de Natal transferência de um terreno. 07.08.1942. O Agrônomo C. A. Meyer, Chefe do Serviço de Economia Rural, Departamento de Economia Agrícola, Fortaleza, foi agredido a bala pelo servidor Manoel Bezerra da Silva, seu subalterno. Manoel atingiu também o funcionário Honorato de Oliveira. As vítimas foram transportadas para a Assistência Municipal, onde se encontram em estado grave. 1º.10.1943. Anotado Carlos Alberto Meyer Stoelzing nasceu a 02.11.1880.
Carlos Augusto Furtado Mendonça Eng.º Agr.° 1965, EAUFC. Engenheiro Agrônomo do BNB, aprovado em concurso, 23.10.1971. Filho de Clóvis Furtado de Mendonça nasceu na Freguesia de Ibiapina, Ibiapaba, CE, filho de Prudêncio Furtado de Mendonça e de Maria Furtado de Mendonça. Clóvis 1º Tabelião Público, Ubajara, 12.12.1923. Chefe Municipal Integralista em Ubajara, Ibiapaba, Ceará. 07.08.1937. Clóvis Furtado de Mendonça noivo a 20.05.1927, casou-se a 21 de novembro de 1927, com Leonor Soares Lopes, n. Sobral, Ceará, filha de Raimundo Hybermon Lopes e de Nemésia Soares e Silva, casados a 23.05.1903, em presença do Monsenhor Diogo José de Souza Lima e das testemunhas, Manoel Artur da Frota e de Ataulfo Alves de Carvalho. Presentes a cerimônia religiosa de casamento de Clóvis e Leonor, o Padre Francisco Leopoldo Fernandes Vieira, as testemunhas, Pedro Lopes de Souza e Manoel Lopes de Souza. Cf. Livro de Matrimônios. Ceará, familysear.org.
Carlos Auto Tigre Eng.º Agr.° 1958, Escola de Agronomia Ceará. Carlos Auto Tigre, filho do Eng.º Agr.º Carlos Bastos Tigre e de Maria Auta Monteiro. Convocado para o Serviço Ativo do Exército Brasileiro, 9ª Região Militar, Arma de Infantaria. 15.05.1957. Auto Tigre conclui Pós Graduação Geologia do Petróleo, Universidade da Bahia, com participação da PETROBRAS. 22.09.1960.
Carlos Bastos Tigre, pernambucano, filho de um gaúcho e de uma cearense. Filho do Coronel Delfino da Silva Tigre, n. no Rio Grande do Sul, 74 anos, falecido na sua casa Rua do Progresso, nº 06, Boa Vista, Recife, aos 11.10.1932, e de Dona Maria Leontina Bastos Tigre, natural do Ceará, falecida de idade 68 anos, aos 31.12.1925, em sua residência, Rua Santo Elias nº 292, Espinheiro, Recife, PE. O Eng.º Agr.º Carlos Bastos Tigre nomeado para o cargo de Diretor do Aprendizado Agrícola de Saruba, Alagoas. 14.12.1924. Dr. Carlos estudou no Ginásio do Recife. 22.11.1914. Casou-se o Dr. Carlos Bastos Tigre, aos 06 de maio de 1926, em Maceió, Alagoas, com a Senhorita Maria Auta Monteiro. Especialista em Silvicultura nos EUA, apresentou o trabalho Problema Florestal, no Congresso da Lavoura do Nordeste Brasileiro, promoção da Associação Comercial de Pernambuco. 04.01.1928. Técnico da Secretaria de Agricultura de Pernambuco. 22.06.1938. Dr. Carlos Bastos Tigre eleito Presidente do Instituto do Nordeste, Fortaleza. 09.07.1950. Técnico do DNOCS. 16.03.1951. Chefe do Serviço de Piscicultura do DONOCS. 12.11.1948, 03.02.1952 e 25.10.1962. Irmãos do Eng. Agrônomo Carlos Bastos Tigre, Manoel, Heitor, Alfredo, e irmãs.
Carlos Brunet Martins Eng.° Agr° 1960. Nasceu a 11 de dezembro, em Ipu, Ceará, filho de Antônio Rodrigues Martins e de Alzenir Brunet Martins. Irmãos anotadas do Professor Brunet: Maria Alda, c.c. Stélio Conceição Araújo, Gerente do BB do Ipu; Carmelita Brunet Martins casou-se com José Aurélio Xerez, filho de Montano Albuquerque e de Olindina Xerez, e Clóvis Brunet Martins. Carlo Brunet Martins Professor e Diretor do CCA, 1974/1979, 1983/1987. Livro de Batismos, Ipu. Jornal Correio da Manhã. RJ. 03.12.1953. Diário de Notícias. 10.12.1953. Indeferida a sua matricula Escola Preparatória de Cadetes do Ar, Campo dos Afonsos, RJ, por ultrapassar idade limite, estabelecida por Portaria n° 247 de 21.08.1952. O Professor Brunet, descendente do naturalista Louis Jacques Brunet nasceu em Moullins, Auvérnia-Ródano-Alpes, Departamento Allier, França, e que veio para o Brasil por volta da metade do século XIX. Professor Brunet Diretor CCA 1983 / 1987.
Carlos de Alencar Pinto Eng.° Agr° 1921, pela Escola Superior de Agricultura, Rio de Janeiro. Colou grau com mais treze colegas, na tarde do dia 18 de dezembro de 1921, no Salão Principal, do Ministério da Agricultura, cidade do Rio de Janeiro. Jornal Correio da Manhã. 19.12.1921. Almanak Laemmert: Administrativo, Mercantil, Industrial. Vol. III. Estado do Ceará, p. 414. Ano 1931. Edição C00087. Inspetoria Agrícola Federal. Encarregado Segunda Circunscrição, Sobral. Almanak Laemmert, RJ. Inspetoria Agrícola, Fortaleza, 5° Distrito, interino. Agrônomo Encarregado da 2ª Circunscrição Agrícola, Sobral, Ceará. Jornal O Imparcial. 11.10.1921. Clube de Regatas Icaray, Marne. Remadores: Patrão, Benjamin Vieira Cortez, remadores, Carlos de Alencar Pinto e outros. Participação em várias Regatas nos anos de 1920/1923, RJ. O seu irmão Júlio Pinto Filho, também foi remador. Purificação da Cera de Carnaúba, empreendimento do Agrônomo Carlos de Alencar Pinto e de Esaú Accioly. Meton de Alencar e Carlos de Alencar Pinto, processo de beneficiamento da cera de carnaúba. Jornal Correio da Manhã. 12.05.1929. E edição de 15.02.1930. Membro da Diretoria Geral de Propriedade Industrial. Tentou patentear processo de beneficiamento especial de cera de carnaúba e não conseguiu. Jornal Correio da Manhã. 21.06.1931. O Dr. Carlos nasceu no ano de 1899, e faleceu com 34 anos de idade, a 24 de outubro de 1933, em Fortaleza. Para o Jornal Correio da Manhã, RJ, faleceu a 10.11.1933. Almanak Laemmert: Administrativo, Mercantil, Industrial. Vol. III. Ceará, p. 414. Ano 1931. Ed. C00087. Inspetoria Agrícola Federal. Encarregado Segunda Circunscrição, Sobral. Notícia a seguir: Jornal Correio da Manhã, sábado, 11.11.1933.
A família Alencar Pinto doou -(uso fruto: direito conferido a alguém, durante certo tempo, de gozar ou fruir de um bem cuja propriedade pertence a outrem), uma área retangular, para sede do Ceará Sporting Club, limitada ao nascente pela Avenida João Pessoa, n° 3532, Porangabussú, ao poente pela Rua José Bastos, ao norte, pela Rua Padre Cícero e ao sul, pela Rua Major Weyne. O Estádio recebeu o nome do Agrônomo Carlos de Alencar Pinto, cujo terreno é cortado pelo Riacho Tauape, atual Canal do Jardim América, que drena as águas pluviais do referido Riacho Taupe, e serve de limite entre Fortaleza e Parangaba. A margem direita do Canal, existiu o Bar Fronteira, de propriedade do Sr. Pedro Bastos Mitoso, lado da sombra, Avenida João Pessoa, em referência ao citado limite, do antigo município, hoje Distrito da Parangaba / Fortaleza.
Carlos Escósia Barbosa (Pinga, desportista), Eng. Agr° 1952, EA do Ceará. Estudou no Colégio Cearense, Irmãos Maristas, 1936, 2º Ano A, primário. Jornal A Razão, 18.09.1936. Filho de José Oliveira Barbosa Primo e de Idalécia Escósia Barbosa. Irmãos anotados do Professor Escóssia, Escócia.
José de Oliveira Barbosa Primo c.c. Idalécia Escócia Barbosa, pais de:
Diva Escócia Barbosa, nasceu a 12 de abril de 1920 e batizada a 09 de abril de 1922. Diva casou-se a 28 de fevereiro de 1947, na Igreja do Carmo, com Edson Souza Lima, n. Maranguape, 29 anos de idade, filho de Sinfrônio de Souza Lima e de Berta Augusta Pereira. Cf. Livro de Matrimônios, Fortaleza. familysearch.org.
Damião Escócia Barbosa n. 06.09.1921 e batizado a 09.04.1922, na Igreja do Carmo. Damião casou-se a 08 de dezembro de 1959, na Igreja de Fátima, Fortaleza, com Maria Wilma.
Milton Escócia Barbosa 1915, Rio Purus, Amazonas, 27 anos, filho de José de Oliveira Barbosa Primo e de Idalécia Escóssia Barbosa, casou-se a 25 de novembro de 1942, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo, Fortaleza, com Mirtes Antunes n. Fortaleza, 23 anos, f. de Vitoriano Antunes e de Eulália de Oliveira Antunes. Cf. Livro de Matrimônios, Fortaleza. familysearch.org.
Carlos Marques de Souza Eng.° Agr° 1962. Nasceu em Iguatu a 12 de abril de 1937.
Carlos Mendes Ribeiro Eng.° Agr.° 1952. Jornal A Razão. 07.03.1937. Aluno do Colégio Farias Brito, após exame de Admissão prestado nos dias, 25,26 e 27 de fevereiro de 1937. O Dr. Carlos casou-se com Mirtes Brasil Cordeiro, filha de Pelágio Cordeiro e de Hilda Brasil. Cf. Raimundo Girão. Famílias de Fortaleza. I.U. UFC. Fortaleza. 1975. p. 155. O Agrônomo Carlos Instala em Fortaleza a Granja de Demonstração, Projeto de Avicultura ETA - 42. 28.01.1961. Dr. Carlos faz estágio no Texas and M. College, EUA. 31.05.1961. O Professor e Técnico da Secretaria de Agricultura do Ceará, Carlos Mendes Ribeiro faz estágio a convite do Programa de Cooperação Técnica, Ponto Quatro, EUA. 04.06.1961.
Carlos Montesinos Molero Eng.º Agr° 1958.
Carlos de Ponte Medeiros Eng.° Agr° 1947.
Carlos Salmito de Almeida (Carlito) Eng.° Agr° 1939. Nasceu em São Benedito, Planalto da Ibiapaba, filho de João Salmito de Almeida Lopes e irmão de Walfrido Salmito de Almeida. Jornal O Rebate, Sobral. 21.09.1907. João Salmito de Almeida Lopes comerciante e Vereador em São Benedito, Ibiapaba, Ceará. Cf. Hemeroteca Digital, Biblioteca Nacional, RJ.
Julho, 1964. Bar Amarelinho, Cinelândia, RJ. Acervo FAAL.
Cauby Carvalho Correia Eng.º Agr°, 1964, EAUFC. Aprovado no concurso do Departamento de Correios e Telégrafos, Diretoria Regional do Ceará. 16.02.1957. Superintendente Regional do INCRA - Ceará. Casado com Paula Franssinetti Macedo Correia, com geração. Professor do Colégio Integral, Centro de Estudos, Av. Santos Dumont, nº 2727, Aldeota, Fortaleza. 07.11.1975. Cf. Hemeroteca Digital, Biblioteca Nacional, RJ. Vice-presidente da Associação de Colostomizados do Estado do Ceará, Cauby Carvalho Correia, fez um apelo para que a situação seja normalizada. Ele lembrou que 1600 pessoas recebem as bolsas no estado do Ceará... Assembleia Legislativa. 07.03.2007. Cauby Carvalho Correia faleceu no dia 16 de novembro de 2007, deixando viúva Dona Paula Franssinetti Macedo Correia, e os filhos, Bruno Macedo Correia, Cauby Carvalho Correia Filho e Paulo Landim de Macedo Neto. Cf. Hemeroteca Digital, Biblioteca Nacional, RJ.
Célio Monteiro Gondim Eng.º Agr.º 1956, E. A. Ceará. Nasceu a 10 de janeiro de 1929, Caucaia, filho de Francisco Monteiro Filho e de Eliza Monteiro Gondim. Termo de batismo: “Célio, nascido a dez de janeiro de 1929, filho legítimo de Francisco Monteiro Filho e Eliza Monteiro Gondim, foi solenemente batizado pelo mesmo, no mesmo dia e lugar, sendo seus padrinhos, o Dr. Carlos Edson Monteiro e Corina Monteiro Gondim, de que fiz este termo que assino. O Vigário José Romualdo de Souza.” Cf. L Batismos, Ceará, familysearch.org. Francisco Monteiro Filho nomeado Juiz de Casamentos do Distrito de Sítios Novos, Caucaia. 24.09.1914.
Célvio Brasil Girão Eng.º Agr.° 1969, EAUFC. Nasceu a 19 de julho de 1946, filho do Dr. Raimundo Girão e de Maria Gaspar Brasil. Eng. Agrônomo do DNOCS. Casou-se aos 18.03. 1961, com Maria Lúcia Vasconcelos Coe, n. a 09.10.1949, professora diplomada em Geografia e em Pedagogia pela UECE. Filha de Henrique Coe e de Maria de Lourdes Vasconcelos. Raimundo Girão. Famílias de Fortaleza. I.U. UFC. Fortaleza. 1975. p. 149.
César Garcia iniciou o curso de Agronomia na EAUFC e concluiu, 1961, na EAUF Rural de Pernambuco. Nasceu no Ceará, filho de Hildeberto Garcia e de Maria Virgínia de Oliveira. Dr. César técnico da SUDENE, casou-se (1) a 04.08.1962, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, Fortaleza, com Maria Vilani Gonçalves, filha de Vicente de Paulo Gonçalves e de Zuleide Brito Gonçalves. Casou-se (2) com Adília Maria Sobreira de Morais, filha de Pedro Bezerra de Morais e de Maria Beatriz Sobreira. Ver nesta Página, Título AGRONOMIA, 3ª parte, o seu primo Luciano Garcia Sobrinho.
César Ribeiro Cavalcante Eng.º Agr° 1941. Nomeado Agente Postal, Ceará. 05.06.1934. Registro de Diploma. 24.10.1946.
Childerico Beviláqua Eng.° Agr°. Filho do Padre José Beviláqua, e de Martiniana Maria de Jesus, maranhense, casada, de marido ausente. Neto paterno de Luíza Gaspar de Oliveira, filha de Antônio Gaspar de Oliveira, proprietário e morador no Sítio da Precabura, Fortaleza, divisa com Aquiraz, e de Simoa Correia, n. Inhamuns, Ceará, provável filha de Simão Correia de Lima e de Maria da Silva Soares, ligados aos Feitosas, Inhamuns, segundo a tradição oral, brancos, moradores na Freguesia de Arneiroz, com filhos casando na década de 1785/1794. Luíza Gaspar de Oliveira casou-se a 02 de abril de 1816, nesta Igreja Matriz, com Ângelo Beviláqua, natural da Província de Trieste ou Ancana, Itália, filho de José Beviláqua e de Maria Beviláqua. Neto materno de José Aires da Rocha, n. no Maranhão, assassinado em uma emboscada no Piauí, e de Maria da Costa Ferreira.
Dr. Beviláqua membro da Comissão Técnica de Enologia, que visitou os vinhedos do Concelho do Porto, Portugal 20.10.1946. O agrônomo Beviláqua nomeado para servir no Laboratório Central de Enologia, Mistério de Agricultura. 15.07.1939. Departamento de Agricultura, Paraná, Auxiliar Técnico, Childerico Beviláqua. Diretor do Instituto de Fermentação, Ministério da Agricultura considerado o pai da moderna vinicultura brasileira. O Dr. Beviláqua visitou o vinhedo instado pelo Eng. Agrônomo José Freire, no Sítio São Gonçalo, Pacoti, Serra de Baturité, com diversas castas, algumas europeias e outras híbridos americanas, com a colaboração do DNOCS. Outubro, 1959. Beviláqua determina a instalação da Estação Experimental de Viticultura, Barra do Corda, MA. 18.03.1062. Recursos para a Industrialização do Caju no Ceará. Caju Amigo - Cajuína, 27.02.1953. Aproveitamento no Ceará e Paraíba, do pseudo - fruto do caju, para fabrico de vinhos e de sucos. 05.03.1955. Dr. Beviláqua Vice Presidente da mesa que conduziu os trabalho do IV Congresso Brasileiro de Vinicultura e Enologia. Jundiaí, SP. 30.01.1938. Comemora o 'Dia da Vindima'. 20.03.1960. Cf. Francisco Augusto de Araújo Lima. Famílias Cearenses Treze – Siará Grande - Uma Província Portuguesa no Nordeste Oriental do Brasil. Ed. Expressão Gráfica. Fortaleza. 2016.
Cirilo Mendes Eng.° Agr° 1963, EAUFC. Engenheiro Agrônomo, Classe S, Padrão NS-III, SIAPE 727873. Cirilo Mendes EAUFC Nasceu aos 10 de julho de 1932, em Limoeiro do Norte, Ceará, filho de Raimundo Mendes Guerreiro e de Maria de Jesus Mendes. Eng. Agrônomo do D.N.O.C.S. Casou-se com a Senhora Noêmia Carvalho Mendes, pais de três filhos. Cirilo descendente de Inácio Mendes Guerreiro nasceu no ano de 1728, na Freguesia da Santíssima Trindade, Concelho e Distrito de Beja, filho de Bento Dias Mendes, natural da Freguesia de Quintos, Concelho de Beja, n. Bispado de Évora, e de Catarina Guerreiro de Gusmão, n. na Freguesia do Santíssimo Salvador, Ourique, Beja. Cf. Cf. Francisco Augusto de Araújo Lima. Famílias Cearenses Treze. Siará Grande - Uma Província Portuguesa no Nordeste Oriental do Brasil. Ed. Expressão Gráfica. Fortaleza. 2016. Quatro Volumes, 2.300 p. O colega Cirilo faleceu a 19 de janeiro de 2016. Cf. Francisco Augusto, Siará Grande, Fortaleza, 2016, op.cit.
Clairton Martins do Carmo Eng.º Agr° 1962, EAUFC. Jornal O Cearense. 12.09.1880. Nasceu em Fortaleza, filho de Pedro Martins Borges e de Ana Martins do Carmo. Professor do CCA / UFC.
Claudimiro Moura Gomes André Eng.º Agr.º 1ª Turma 1996, CC / UFC. Filho de Joaquim Muniz André n. 17.03.1948, e de Iolanda Moura Gomes. Neto paterno de Antônio Muniz André n. 29.09.1946, residente em Taberuaba, Distrito de Sobral, Ceará, e de Elezina Teófilo. Contribuições científicas de Claudomiro Gomes Moura André et. al. no Estado de Tocantins. Geizi Gonçalves Marinho Ana Lúcia Medeiros, Claudomiro Gomes Moura André. Resumo: O objetivo do trabalho foi analisar a distribuição espacial do IFDM saúde e das variáveis ambientais (saneamento, coleta de lixo e água incluídas) nos municípios da Região Norte do Brasil. As variáveis estão correlacionadas (p<0,001) com o IFDM saúde em 2010, (coleta de lixo, 0,4954, saneamento, 0,3662 e água tratada, 0,3127). ARTOGRAFIA DAS RECEITAS PÚBLICAS DOS MUNICÍPIOS DO TOCANTINS NO PERÍODO DE 2007 / 2016. Claudomiro Moura Gomes André Universidade Federal do Tocantins. Cartografia das Receitas Públicas. de FS Barros · 2020 — Claudomiro Moura Gomes André Universidade Federal do Tocantins https://orcid.org/0000-0003-1571-8827 - Fabiane Santos Barros Universidade Federal ...
Cláudio Régis de Lima Quixadá Eng.º Agr° 1964. Nasceu em Fortaleza, a 21 de janeiro de 1941, filho de Carlos Pimentel Quixadá e de Helena Maciel Lima. Professor e Reitor da UECE. Divorciado de Mônica Telles Távora, filha de Amílcar de Morais Fernandes Távora e de Constança Telles Távora. Cláudio e Mônica, pais de três filhos. Tronco da família QUIXADÁ. Antônio Francisco de Paula Quixadá, n. Quixadá, filho de Francisco Ferreira de Paula e de Antônia Bernardina da Conceição, casou-se a 30.11.1854, na Igreja Matriz de Sobral, com Maria Madalena Ximenes Aragão, filha de Anacleto Francisco Ximenes Aragão na Freguesia de São Cosme e Damião, Igarassu, Pernambuco e de Justa Maria Benvinda da Glória. Presentes, o Vigário Colado Francisco Jorge de Souza, seu irmão, Padre Coadjutor Vicente Jorge de Souza, as testemunhas, Trajano José Cavalcante e João Antônio Cavalcante. Cf. L Matrimônios, Sobral. Cf. Fco. Augusto de Araújo Lima, Sobral, Iraque, Ed. Artes Digitais, Fortaleza, 2006. 560 p.
Clinton Saboia Valente Eng.º Agr° 1955. Nasceu no dia 17 de janeiro de 1932, em Fortaleza. Extensionista Agrícola, Escritório Regional ANCAR, em Itapipoca, Ceará. Tese de MS, 1972, IICA, OEA, Turrialba, Costa Rica. Especialista Bovinocultura, EMATERCE. Clinton casado com a Senhora Rosângela Lustosa, com geração. Clinton Saboia Valente aprovado no exame intelectual para o 2º ano da Escola Preparatória de Cadetes. Diretoria de Ensino do Exército Brasileiro. 05.02.1950. Eng. Agrônomo Clinton pioneiro na ANCAR Ceará, com: Pedro Menezes Coli, Maria de Lourdes Palmer, Lindete Campos Lustosa, Maria Gonçalves da Rocha Leal, José Valdir Pessoa, Francisco Carlos Augusto Coelho, Antônio de Sá Magalhães, Lojos Ferenz Kokay, Miranice Gonzaga Sales, Francisco Dias Vasconcelos*. 26.10.1958. Clinton, Oficial da Reserva, Infantaria, do Exército Brasileiro, chamado para atualizar endereço. 05.06.1960. Coordenador do Grupo Especial de Socorro as Vítimas de Calamidades Públicas, GESCAP. 21.10.1979. Coordenador Estadual da Defesa Civil. 31.10.1983. Medalha Mérito Rural Professor Prisco Bezerra. FAEC, 2012. Torcedor 'doente' do Ceará Sporting Club. Domingos Gerson Saboia casado com Francisca Valente Saboia. O estimado colega Clinton faleceu no dia 06 de abril de 2013, em Fortaleza. Jornal União Rural, FAEC, maio de 2013. Cf. Hemeroteca Digital, Biblioteca Digital, RJ. *Francisco Dias Vasconcelos, aluno da Escola de Arquitetura. Recife. 02.02.1952. Escola de Belas Artes e Arquitetura. Aprovado em 2º lugar, Recife, 23.03.1952. O Arquiteto Francisco Dias Vasconcelos recebe diploma pela ANCAR Ceará, em Habitação Rural, realizado na Escola Superior de Agricultura de Viçosa, MG. Patrocinadores, ABCAR e Centro Interamericano de Vivenda e Planejamento, OEA. 21.03.1959. O Arquiteto Francisco Dias Vasconcelos ministra Curso em Suribim, Pernambuco, para Pedreiros Rurais, ênfase para o FOGÃO - ANCAR ou FOGÃO do Dr. Chico Vasconcelos. 16.05.1965.
Clotário Oliveira da Silveira Eng.º Agr° 1953. Nasceu em Camocim, Ceará, a 24 de abril de 1930. Chamado pelo Serviço de Arrecadação, da Delegacia da Receita Federal de Pernambuco. 18.09.1970.
Clóvis de Araújo Janja Eng.º Agr° 1921. Nasceu a 05 de agosto de 1892 em Fortaleza, onde foi construtor. Proprietário do Cine Cristo Rei, inaugurado a 06.06.1940, situado na Praça do Cristo Rei, Praça do Colégio Militar, Bairro do Outeiro, atual Aldeota. Cine Odeon, inaugurado a 18.06.1940. Cine Rex, na Rua General Sampaio, Centro, Fortaleza, inaugurado a 10.08.1940. Ver jornal Diário da Noite, RJ, 1943, edição. 03895. Clóvis de Araújo Janja chega ao Rio de Janeiro pela N.A.B (Navegação Aérea Brasileira). Jornal O Paiz, 30.09.1920. Funcionário da Rede de Viação Cearense, R.V.C. Jornal Diário de Notícias, RJ. 29.03.1945. Embarcado em avião da Cruzeiro do Sul, Rio de Janeiro / São Paulo. Por ato do Ministro da Viação, foi nomeado em comissão, para exercer o lugar de Auxiliar Técnico, na construção da Estrada de Ferro Fortaleza – Itapipoca, da R.V.C. Jornal O Imparcial, RJ. 15.04.1918. Viajou a bordo do avião da Navegação Aérea Brasileira (N.A.B.) com destino ao Rio de Janeiro. Jornal Diário da Noite.RJ. 05.10.1943. Representante comercial, Praça do Ferreira, n° 51, da Fábrica Havaneza, cigarros Rotisserie. Jornal O Rebate, 11.11.1911.
Clóvis Menezes Fontenele Eng.º Agr° 1950. Nasceu em Quixadá, filho de Antônio Barreira da Cunha Fontenele e de Diva Menezes Fontenele. Neto paterno do Dr. Antonino da Cunha Fontenele e de Maria Barreira Fontenele, Neto materno de Antônio Valentim de Menezes e de Maria Batista de Menezes. Cf. Francisco Augusto de Araújo Lima. Famílias Cearenses 6 – Anotações Genealógicas. Ed. Artes Digitais. Fortaleza, 2006. p. 239.
Clóvis Mota Alencar Eng.º Agr° 1944. Ver José Clóvis Mota Alencar.
Conrado Teixeira Barroso Eng.º Agr° 1961. Nasceu em Itapipoca a 1º de setembro de 1931. Livro de Batismos, Itapipoca. Nihil.
Cornélio Diógenes Eng.º Agr° 1925. Nasceu em Jaguaribe a 18 de outubro de 1893. Casou-se com a Senhora Alexandrina Vieira Diógenes, pais entre outros de, Cornélio Diógenes Filho nasceu a 13 de setembro; Fernando César Vieira Diógenes, nascido no ano de 1925. Jornal, A Razão. 18.04.1929. Cornélio Professor de Álgebra, da Escola de Comércio.
Anotado por Raimundo Girão, op. cit. O Ceará, 1965, como Engenheiro da Rede de Viação Cearenses. 01.07.1925 - Surge em Fortaleza a firma Álvaro Weyne, de Álvaro Nunes .... Otávio Rodrigues de Vasconcelos, Euclides Freitas e Cornélio Diógenes. Jornal A Esquerda. Fortaleza, 15.021928. A 14 de fevereiro de 1928, foi eleito Membro Efetivo da Caixa de Aposentadorias e Pensões da Rede Viação Cearense. Jornal Diário da Manhã. Fortaleza. 14.12.1929. O Vereador Cornélio Diógenes comparece a sessão da Câmara Municipal de Fortaleza. Jornal Gazeta do Nordeste. Fortaleza. 08.07.1881. Avelino Cornélio Diógenes Botão nomeado Delegado do termo de Pereiro.
Jornal, O Ceará. 05.03.1928.
Coracy Machado Augusto Eng.º Agr° 1969. Nasceu em Lavras da Mangabeira, Residiu no (Parque) Bela Vista, instituído pelo investidor Dr. Manoel Sátiro. Técnico da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Ceará.
Crisóstomo Carneiro de Azevedo Eng.º Agr° 1937. Nasceu no ano de 1916, em Pentecoste, Ceará. Irmão de Cristóvão e do médico Crisanto Carneiro de Azevedo, alunos do Liceu do Ceará, 1929/1933. O DR. Crisanto nasceu no dia 09 de abril, e residiu em São Luís do Maranhão, onde clinicou. Cf. Mozart Soriano Aderaldo. O Liceu do Meu tempo. RIC. 1977. p. 115, Cf. Livro de Batismos. Pentecoste. 1916, não disponível. Jornal A Razão. 16.05.937. Excursão dos Agronomandos de 1937 ao Vale do Jaguaribe.
Damário Sales Batista, Domário Sales Batista Eng.º Agr° 1953. Nasceu em Pentecoste, a 10 de junho de 1929. Damário eleito 2º Orador do CADR, Escola de Agronomia do Ceará, 1951/1952. 16.12.1951. Página 67 da Seção 1 do Diário Oficial da União (DOU) de 4 de Janeiro de 1962. L Batismos Pentecoste. 1926/1933. 81/911927/1929 1926/1930 164 Nihil.
Daniel Moura Eng.º Agr° 19??
Jornal O Cearense, 07.10.1891.
Danilo Aguiar de Araújo Eng.º Agr° 1963. EAUFC. Danilo Aguiar de Araújo nasceu aos 17 de fevereiro de 1937, em Fortaleza, Ceará, filho de Francisco das Chagas de Araújo Neto e de Constância Albaniza Aguiar de Araújo. Eng. Agrônomo da SAAB, Ceará e COELCE. Danilo casou-se com Delma Limaverde de Araújo, pais de dois filhos. Residiu na Av. Almirante Barroso, Praia de Iracema, Fortaleza.
David Felinto Cavalcante Eng.º Agr° 1937. Nasceu <1915>, em Camocim, Ceará filho de José Felinto Cavalcante. Professor Catedrático, EAUFC. Presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Ceará, 1953 / 1954. Ver José Felinto Cavalcante Filho. A Razão. 16.05.937. Excursão dos Agronomandos de 1937 ao Vale do Jaguaribe. Jornal O Campo. RJ. Reorganiza-se a Sociedade Cearense de Agronomia. 1º Tesoureiro David Felinto Cavalcante. Jornal do Comércio. RJ. 05.10.1941. O Agrônomo David Felinto Cavalcante Diretor do Serviço Florestal do Ceará. Jornal A Manhã. RJ. 05.04.1942. Participação no 2° Congresso de Economia Rural, Ministério da Agricultura.
David Sá de Carvalho Eng.° Agr° 1944.
Demócrito de Almeida Assis Eng.º Agr° 1962, EAUFC. Secretário Executivo da ANCAR - Pernambuco. Recife, 1º.09.1972.
Deodato Machado Pinheiro Eng.º Agr° 1962, EAUFC. Eng. Agrônomo do DONCS, faz Estágio - genética do algodão - Costa do Marfim, África, 05.07.1968. Sócio do Lions Club de Pernambuco, participa de reunião do Concelho Distrital de Campina Grande, PB. 09.11.1969. Participa com técnicos do DNOCS de reunião para Melhoramento de Pastagem. Recife, 23.09.1978. Técnico do DNOCS participa do 2º Encontro Brasileiro de Sementes. Recife. 04.09.1980. Cooperativa de Profissionais em Serviços Técnicos Rurais LTDA. Coopete.19.07.Fortaleza. 1979. Página 37 da Seção 2 do Diário Oficial da União (DOU) de 20 de Setembro de 2018.
Diógenes Cabral do Vale Eng.° Agr°. 1953 EACE. Nasceu no dia 27 de fevereiro. Professor do CCA/UFC. Sócio fundador da Associação Brasileira de Horticultura, 1961. Jornal Diário de Pernambuco. 06.07.1975. Diógenes assina convênio BRASCAN / SUDENE Eng.° José Lins de Albuquerque, em pró da fruticultura. Jornal Diário de Pernambuco. 18.12.1976. BRASCAN faz última reunião no ano de 1976. Jornal do Brasil. 02.01.1981. O Agrônomo Diógenes Presidente do Instituto de Pesquisas Agropecuárias. Assunto, plantio de seringueira em Pernambuco. Jornal Diário de Pernambuco. 19.07.1980. 1981: Sexto Congresso Brasileiro de Fruticultura, promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico – Tecnológico. Informações, com o Eng.° Agrônomo Diógenes Cabral do Vale, Avenida Guararapes, n° 11, 4° Andar, telefone, 224-0200. Jornal Diário de Pernambuco. 12.08. 1980. BRASCAN Nordeste Sociedade Civil de Desenvolvimento e Pesquisa. Liquidação. Recife, 11 de agosto de 1980. Liquidante Diógenes Cabral do Vale. Jornal Diário de Pernambuco. 21.08. 1980. Diógenes Cabral do Vale Eng.° Agrônomo, ex Superintendente da BRASCAN Nordeste, é o novo Diretor Presidente da Empresa Pernambucana de Pesquisas Agropecuárias – IPA. O IPA sob direção de Cabral do Vale, pesquisou seringueira, coqueiro, (coco africano), batatinha, sorgo, café, camarão, pragas da cana-de-açúcar, feno na alimentação de bovinos, figueira, (08/1980/041983). Jornal do Brasil. 21.01.11981. Pernambuco quer plantar borracha. Jornal Diário de Pernambuco. 13.18. 1983. IPA: Moçambique – Pernambuco.
Djacir Costa Carvalho Agr.°1952, EAEC. Jornal e Serviço. RJ. 06.05.1970. Federal – Agrônomos da Agricultura promovidos. Djacir Costa Carvalho. 30.06.1966. Vice Presidente do Centro Acadêmico Dias da Rocha, 1951 / 1952, Escola de Agronomia do Ceará. Cf. Hemeroteca Digital, Biblioteca Digital, RJ.
Djalma de Lima Botelho Eng.° Agr° 1933, EACE. Almanak Laemmert: Administrativo, Mercantil, Industrial. Vol. III. Estado do Ceará, p. 414. Ano 1931. Edição C00087. Inspetoria Agrícola Federal. Rua Major Facundo, 296. Escrevente o Bacharel Djalma de Lima Botelho. Jornal Correia da Manhã. RJ. 16.05.1940. Djalma foi classificado com mais 83 candidatos no concurso para provimento em cargos da classe inicial da carreira de Agrônomo, do Mistério de Agricultura. Jornal do Brasil.do Brasil. RJ. 30.06.1933. Djalma, Escrevente da Inspetoria Agrícola, foi nomeado Auxiliar da Secretaria do Tribunal Eleitoral do Ceará. Jornal Diário da Noite. RJ. Prestação de Contas Ministério da Agricultura. Jornal do Brasil. 22.09.1943. Djalma promovido por merecimento da Classe G para a H.
Domingos dos Santos Martins Filho Eng.° Agr.° 1961, EAUFC. Nasceu em São Luís, MA, filho do empresário Domingos dos Santos Martins nasceu no dia 21 de março, e casou-se aos 19 de março de 1938, na Vila de São José do Ribamar, Maranhão, com a Senhorita Odila Vieira Ewerton, filha de Hermógenes Higino Ewerton falecido aos 24.09.1938, em Anajatuba, MA. Eng.° Agrônomo da Delegacia Federal de Agricultura e Reforma Agrária, Maranhão. Domingos dos Santos Martins Sênior, empresário. Proprietário da Padaria Santa Maria, uma das mais tradicionais da cidade de São Luís, Maranhão. Integrou a Comissão de Abastecimento e Preços e a Federação das Indústrias do Maranhão (in memória). Domingos dos Santos Martins Filho convoca via Edital, Concorrência Pública. Central de Pasteurização de Leite. Matadouro Industrial. Secretário de Agricultura do Estado do Maranhão. São Luís, 17.07. e 19.08.1975. Ver seu neste site Famílias Cearenses, seu irmão Eng.º Agr.º Antônio Augusto Ewerton Martins.
Domingos Quariguazi da Frota Eng.° Agr°. 1965, EAUFC. Filho de José Guttenberg Quariguazi e de Antônia Osmarina Vasconcelos. Neto paterno de Domingos Quariguazi da Frota e de Elisabeth Vasconcelos. Neto materno de Otávio Vasconcelos e de Maria Cordeiro. Cf. Padre José da Frota Gentil. OS FROTAS. Ed. Gráfica Barbero. RJ. 1967. p. 343.
Domingos Marques Pereira Eng.° Agr°, 1955, Escola de Agronomia do Ceará. Nasceu em Sobral aos 26 de setembro de 1931, e foi batizado aos 22 de novembro do dito ano de 1931, sendo seus padrinhos, Joaquim Pereira Veras e Maria América Veras". Filho de Luís Pereira Veras e de Francisca Marques Pereira. O Agrônomo Domingos casou-se com Zenaide Pessoa dos Santos, filha de Francisco Sigismundo Rodrigues dos Santos e de Maria Luíza Figueiredo de Paula Pessoa. Domingos: Concurso de Admissão ao 1º ano fundamental, do Instituto Tecnológico da Aeronáutica, ITA e foi aprovado. 04.04.1950 e 11.05.1950. Cf. Livro de Batismos, Ceará, familysearch.org. Cf. Monsenhor Francisco Sadoc de Araújo, Cronologia Sobralense.1990.
Domingos Pereira Viana Eng.º Agrº 1946, EACE. Nasceu a 10 de março de 1922, e foi batizado a 1º de abril do dito ano de 1922, na Paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres de Soure, pelo Reverendo Vigário, sendo seus padrinhos de batismo, Inácio Monteiro Gondim e Ester Monteiro Gondim. Domingos, filho de Manoel Viana Sobrinho e de Francisca Bárbara de Souza. Cf. Livro de Batismos, Ceará. Igreja Católica Apostólica Romana. Representante do Ministério do Trabalho no Conselho da Delegacia de Trabalho Marítimo, Porto de Pirapora, MG. 28.12.1951.
Donizette Cardoso Eng.° Agr.° 1952, EACE.
Donizete Gomes Fontenele Eng.° Agr° 1962, EAUFC. Aprovado no concurso (geografia, aritmética e português) de Telegrafista, Diretoria Regional do Ceará. 16.02.1957. Eng. Agrônomo, SUDENE, participa do IX Curso de Planejamento Regional de Desenvolvimento Rural Integrado, CPEDI, Fortaleza 21.05.1939. Inventário de Donizete Gomes Fontenele. Inventariante: Maria Hilda Veras Coelho Gomes. 2012. Eng. Agrônomo Classe B, referência NS-16, para a Ciasse C, referência NS-17, em Vagas" decorrentes do ajustamento da lotação, a. Página 44 da Seção 2 do Diário Oficial da União (DOU) de 3 de Setembro de 1982.
Douglas Aragão Craveiro Eng.° Agr° 1963, EAUFC. Nasceu em Redenção, a 11 de novembro de 1937, filho de José Albuquerque Craveiro, n. Sobral, e de Ana Aragão Craveiro. Neto paterno do Jornalista Antônio Craveiro Filho e de Julieta Albuquerque. Engenheiro Civil e Agrônomo, com especialização em hidrologia e engenharia de irrigação. Trabalhos executados nos campos de irrigação e sistemas públicos de abastecimento de água. L Batismos, Redenção 1937/1938 69/125. Ver nesta página Um Bairro Chamado Damas, Quarta parte. Douglas Aragão Craveiro EAUFC Eng. Agrônomo do D.N.O.C.S. Casou-se com Maria Iolanda Pinheiro Craveiro, pais de quatro filhos. Cf. Raimundo Girão, O Ceará. Editora Instituto do Ceará. Fortaleza.1966.
Edgard Chastinet Guimarães Eng.° Agr° 1935, EACE. Av. Edgard Chastinet Guimarães, s/n Faculdade de Agronomia do Médio São Francisco, FAMESF, Bairro de São Geraldo. 48900 Juazeiro, Bahia. Diário Carioca. 16.04.1936. Edgard: Auxiliar de 3ª Classe Interino da Diretoria do Serviço de Defesa Sanitária Animal. Jornal A Noite. 05.03.1942. O Eng° Agrônomo Edgard Chastinet Guimarães é nomeado Diretor do Departamento Técnico do Instituto Baiano do Fumo. O Campo. 1949. RJ. O Fumo, por Edgard Chastinet Guimarães, Eng.° Agrônomo, Diretor do Departamento Técnico do Instituto Baiano do Fumo. Jornal A Manhã. RJ. 16.07.1952. O Eng.° Agrônomo Edgard Chastinet Guimarães Presidente Instituto Baiano do Fumo.
Edilberto Bezerra Dantas Eng.º Agr° 1959, EACE. Edilberto Bezerra Dantas descendente de Francisca Anália Bezerra de Araujo Dantas, n. Acari, RN.
Edilberto Frota Lima Eng.° Agr°. Nasceu em Crateús, Ceará, a 16 de dezembro de 1922. Empresta seu nome a uma Avenida na sua cidade natal. L Batismos, Crateús. 1922/1924. Edilberto Frota Lima, o mesmo Edilberto Lima Frota, filho do 1º matrimônio de Lúcio Carneiro da Frota Jr. (Fazenda São Miguel, residiu em Independência, n. a 16.05.1892 e faleceu a 03.04.1963) com Maria Virgínia Lima. Neto paterno de Francisco Betrônio Carneiro da Frota e de Maria Teresa de Paiva, casados a 28.07.1891. Edilberto casou-se com Maria de Lourdes Melo Falcão, filha de José Melo Falcão e de Avelina Araújo Falcão. Cf. Padre José da Frota Gentil. OS FROTAS. Ed. Gráfica Barbero. RJ. 1967. p. 377,378.
Edilberto Mendes Ferreira Eng.° Agr° 1935, EACE. Edilberto Mendes Ferreira Orçamento Estado do Ceará, ano de 1953. Cr$ 20.000,00. 1955. Cr$ 1.000,00.
Edílio Vieira da Cunha Eng.° Agr° 1935, EACE. Jornal do Brasil. 03.02.1927. Curso de Classificação de Algodão. timo 4.° das Instruções Especiais do concurso para "Agrônomo". DISTRITO PEDER_AII. Página 42 da Seção 1 do Diário Oficial da União (DOU) de 28 de Novembro de 1941. Jornal Diário de Notícias. RJ. 09.05.1946. Curso Avulso de Assistentes de Economia Rural. Edílio Vieira da Cunha Participa do 1º Curso de Classificação de Algodão, iniciado no 1º dia do mês de fevereiro do corrente ano de 1927. 03.02.1927. Edílio aluno do Curso Avulso de Assistentes de Economia Rural, Serviço de Economia Rural. Ceará, 09.05.1946.
Edmilson Cavalcante de Souza Eng.º Agrônomo, Escola Nacional de Agronomia, Universidade Rural do Brasil, UFRRJ, 1953. Nasceu em Fortaleza aos 07 de abril de 1929, {e foi registrado no dia 19.04.1929}, filho de Francisco Augusto de Souza e de Elisa Cavalcante de Souza. Casado com geração. O Sr. Francisco Augusto de Souza, - praticante - foi considerado habilitado para a função de Telegrafista da Repartição Geral dos Telégrafos. 18.03.1910. Telegrafista licenciado da Diretoria Geral dos Correios e Telégrafos. 1º.11.1935. Telegrafista em Pacatuba, CE, da Inspetoria de Tráfego de Telégrafo, S/D. Dr. Edmilson, Chefe Geral do Departamento de Assistência à Cafeicultura, IBC, RJ. 1º.06.1965. Participa do 6º Encontro Rural, promoção da Federação de Agricultores do Rio de Janeiro, FARERJ, em Varre - Sal, município de Natividade de Carangola, RJ, e dará orientação sobre Despolpamento de Café e Conservação do Solo na Cultura Cafeeira. 22.06.1962. Dr. Edmilson, quando vinha ao Ceará, visitava os parentes proprietários da antiga Loja Christmas, Rua Barão do Rio Branco, Fortaleza, como a sua amiga, Senhora Margarida Maria Barbosa Vasconcellos, Prefeita Municipal de Uruburetama, 31.01.1973 – 1º.01.1977 e 31.01.1983 – 31.12.1988. O colega Edmilson faleceu vítima de acidente em rodovia na Serra do Mar, próximo à Petrópolis. Cf. Hemeroteca Digital, Biblioteca Nacional, RJ. Cf. Livro de Batismos, Ceará, familysearch.org.
10.06.1965, RJ.
Edmílson da Rocha Soares Eng.º Agr°, 1937, EACE. Jornal A Razão. 16.05.1937. Excursão dos Agronomandos de 1937 ao Vale do Jaguaribe. Exonerado do cargo da Classe O carreira de Agrônomo, Ministério da Agricultura, pelo Decreto 1.713 de 28.10.1939. Página 6 da Seção 1 do Diário Oficial da União (DOU) de 6 de Maio de 1940. Jornal Gazeta de Notícias. RJ. 05.07.1940. Nomeado interinamente na Pasta da Agricultura. Jornal Gazeta de Notícias. RJ. 24.01.1941, Notícias do DASP. Agrônomo do Ministério da Agricultura. Jornal Gazeta de Notícias. RJ. 20.05.1942 Exonerado da Pasta da Agricultura.
Edmílson Souza Lima Filho Eng.º Agr° 1965, EACE. Nasceu em Fortaleza, filho de Edmílson de Souza Lima Professor de Geografia e Francês, Diretor do Liceu do Ceará e de Geografia na Escola Preparatória de Fortaleza, Exército Brasileiro. 28.12.1943.
Edna Furtado Eng.ª Agr.ª 1964, EAUFC. Nasceu em Ubajara, Planalto da Ibiapaba, Ceará, a 15 de julho de 1940. Professora da Faculdade de Engenharia de Pesca, UFC. Filha de Clóvis Furtado de Mendonça nasceu na Freguesia de Ibiapina, Ibiapaba, CE, filho de Prudêncio Furtado de Mendonça e de Maria Furtado de Mendonça. Clóvis 1º Tabelião Público, Ubajara, 12.12.1923. Chefe Municipal Integralista em Ubajara, Ibiapaba, Ceará. 07.08.1937. Clóvis Furtado de Mendonça noivo a 20.05.1927, casou-se a 21 de novembro de 1927, com Leonor Soares Lopes, n. Sobral, Ceará, filha de Raimundo Hybermon Lopes e de Nemésia Soares e Silva, casados a 23.05.1903, em presença do Monsenhor Diogo José de Souza Lima e das testemunhas, Manoel Artur da Frota e de Ataulfo Alves de Carvalho. Presentes a cerimônia religiosa de casamento de Clóvis e Leonor, o Padre Francisco Leopoldo Fernandes Vieira, as testemunhas, Pedro Lopes de Souza e Manoel Lopes de Souza. Cf. Livro de Matrimônios. Ceará, familysear.org.
Ednir Alberto Carvalho Lima Eng.º Agr° 1962, EAUFC. Natural de Campina Grande, Paraíba. Engenheiro Agrônomo aposentado do Ministério do Planejamento. Filiado do SINTSEF há 26 anos. Ednir Alberto Carvalho Lima Aprovado no concurso do Departamento de Correios e Telégrafos, Diretoria Regional do Ceará. 16.02.1957.
Eduardo Aragão Albuquerque Júnior Eng.º Agr.º 1969. EAUFC. Eduardo Jr. nasceu aos 20 de abril de 1945, e foi batizado aos 28 de abril do dito ano de 1945, nesta Igreja Matriz, pelo Padre José Moreira do Bonfim, Crateús, Ceará. Padrinhos, João Lins de Queiroz e Maria José Aguiar de Queiroz. Cf. Livro de Batismos, Ceará, Igreja Católica Apostólica Romana. Eduardo Jr. filho de Eduardo Aragão Albuquerque nasceu em 12 de fevereiro de 1912, em Sobral, e de Consuelo Andrade de Aguiar n. 1912, Massapé, Ceará, casada a 29 de abril de 1931, nesta Igreja, em presença do Padre José Juvêncio de Andrade as testemunhas, João Salustiano Aguiar e José Aragão Albuquerque.
Termo de casamento de Eduardo e Consuelo.
Eduardo Jr. neto paterno de Joaquim Aristides de Albuquerque e de Estefânia Saboia Ximenes Aragão. Neto materno de Vicente Aguiar de Souza e de Maria Frederico de Andrade Aguiar. Casou-se Eduardo Jr. com Maria do Socorro Bezerra de Oliveira, com geração. Cf. Hemeroteca Digital, Biblioteca Nacional, RJ. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, Igreja Católica Apostólica Romana.
Eduardo Fonseca Guimarães Eng.º Agr.º 1980, CCA / UFC. 1ª Turma, 1980. Nasceu aos 13.05.1951. Casou-se com Myrle Albuquerque Guimarães, n. a 22.06.1969, Economista, filha de Amaury de Xerez Albuquerque, n. a 04.07.1929, casou-se a 08.12.1951, com Maria Mirtes Sales Albuquerque, n. a 23.07.1933, filha de Luís Sales e Giselda Bayma Sales.
Eduardo Hugo Frota Eng.º Agr°, 1942, Escola Superior de Agricultura de Viçosa, Minas Gerais. Nasceu a 28 de abril de 1917, na Parangaba, Fortaleza, Ceará, filho de Otávio Menescal da Frota e de Maria Brasil de Mesquita. Eduardo casou-se a 03 de abril de 1945, com Maria de Abreu Torres, filha de Benjamin Abreu Torres e de Alzira de Castro e Silva. Eng. Agrônomo por concurso da Prefeitura Municipal da cidade do Rio de Janeiro. Termo de batismo: “Aos vinte e quatro de junho de 1917, na (Igreja) Matriz de Bom Jesus dos Aflitos de Porangaba, Arcebispado de Fortaleza, batizei solenemente o párvulo Eduardo, nascido a vinte e oito de abril do mesmo ano, filho legítimo de Otávio Menescal da Frota e de Maria Mesquita da Frota. Foram padrinhos, Tobias Menescal da Frota e Francisca Fernandes Frota. E para constar, lavrei o presente termo que assino. O Vigário, Padre Rodolpho Ferreira da Cunha.” Cf. Raimundo Girão, Famílias de Fortaleza. I.U. UFC. Fortaleza. 1975. Cf. Livro de Batismos, Ceará, familysearch.org. Jornal Correio da Manhã. RJ. 05.01.1950. Ato de louvor do Secretário de Agricultura, Distrito Federal, RJ, ao Chefe do Serviço de Horticultura, Agrônomo Eduardo Hugo Frota. Jornal Correio da Manhã. RJ. 25.01.1950. Exonerado a pedido da Chefia do Serviço de Horticultura. Jornal Correio da Manhã. RJ. 17.02.1950. Nomeado Chefe do Serviço de Horticultura. Jornal Correio da Manhã. RJ. 19.05.1950. O Chefe de Serviço Eduardo Hugo receberas mudas de coqueiro anão de que trata a concorrência nº 12. Jornal Correio da Manhã. RJ. 08.02.1959. Eduardo empossado a 07 de fevereiro de 1959, Diretor do Departamento de Abastecimento da Secretaria de Agricultura da Prefeitura do Distrito Federal, RJ. 2. Jornal Correio da Manhã. RJ. 01.09.1960. Eduardo Hugo pede exoneração do cargo Diretor do Departamento de Abastecimento da Secretaria de Agricultura da Prefeitura do Distrito Federal, RJ. Jornal Correio da Manhã. RJ. 17.09.1960. Eduardo representante do Governo do Estado da Guanabara junto a COFAP. Jornal Correio da Manhã. RJ. 27.09.1960. Nomeado pelo Secretário de Agricultura Indústria e Comércio do Estado da Guanabara, para a função de Chefe do Departamento de Agricultura. Jornal Correio da Manhã. RJ. 05.12.1961. Pede exoneração do Departamento de Agricultura. Eduardo Hugo Frota o mesmo Eduardo Mesquita Frota Eng.° Agr° pela Escola Superior de Agricultura de Viçosa, MG. Nasceu em Fortaleza, a 28 de abril de 1917, filho de Otávio Menescal da Frota e de Maria Mesquita. Neto paterno de Galdino Laureano Gomes da Frota e de Maria da Penha Menescal. Deve ser a mesma pessoa, Eduardo Hugo Frota.
Eduardo Maia Nogueira Eng.º Agr° 1960, EAUFC. Nasceu Quixadá, a 15 de julho de 1935. Termo de Batismo: “Ao primeiro de setembro de 1935, na Igreja Paroquial de Quixadá, solenemente batizei ao párvulo Eduardo, nascido na Freguesia de Quixadá a quinze de julho de 1935, filho legítimo de João Gomes Nogueira de Matos e de Alda Maia de Matos Nogueira, moradores na Paróquia de Quixadá. Foram padrinhos, Antônio A. de Almeida e Nair Rolim de Almeida por procuração a Raimundo Garrido e Maria Garrido. E para constar, lavrou-se este termo que assino. Padre Luís Braga Rocha.” Cf. Batismos, Ceará, familysearch.org.
Eduardo Mendes Barroso Filho Eng.º Agr.º EAUFC Julho 1970. Filho de Eduardo Mendes Barroso Sênior n. 1922, Quixeramobim, Farmacêutico Prático, Fortaleza, e de Maria Pereira de Andrade nasceu 16.02.1926, e casada a 13.02.1943, Fortaleza. Eduardo Filho neto paterno de Aurélio Mendes Barroso e de Antônia Cristina Barroso e neto materno de {Luíza}, Laura Pereira de Andrade, solteira. Cf. Livro de Batismos e Livro de Matrimônios, Ceará, famililysearch.org. Técnico da EMATERCE, Planalto da Ibiapaba, Ceará. Eng.º Agr.º do INCRA. Associação dos Servidores do INCRA – Assincra, MA, 20 de fevereiro de 1976, auditório da Biblioteca Pública do Estado, São Luís, MA. Cf. Hemeroteca Digital, Biblioteca Nacional, RJ.
Edvar Bezerril Fontenele, Edvard Eng.º Agr° 1930, EACE. Nasceu a 14 de junho de 1908, em Viçosa do Ceará, Planalto da Ibiapaba, filho de João Fontenele e de Francisca Bezerril. João Fontenele casado com Francisca Bezerril, pais ainda de Maria Ruth Bizerril Fontenele, n. 03.12. 1921, e casou-se a 30 de março de 1946, 17h, na Igreja do Carmo, com Orlando Cassius do Rego Macedo, n. Freguesia de São Francisco Xavier, Rio de Janeiro, 24 anos de idade, filho de Orlando do Rego Macedo e de Mercedes Berlinda do Rego Macedo. L Batismos, Fortaleza. L Matrimônios, Ceará, familysearch.org. Edvar Bezerril Fontenele casou-se com Maria Luiza Bezerril {Marieta}, filha de João Freire Bezerril e de Raimunda Viana Bezerril.
Edvar Martins Sabino Eng.º Agr° 1962, EAUFC. Nasceu em Mombaça, Ceará. Membro da Associação dos Eng. Agrônomos, Piauí, AEAPI, reside em Teresina, Piauí. Página 107 da Seção 1 do Diário Oficial da União (DOU) de 4 de Julho de 2016. Aposentado.
Eládio Gonçalves Maia Eng.º Agr° 1965, EAUFC. Nasceu no ano de 1942. Presidente da Comissão de Baixa e Alienação de Materiais, DNOCS, Perímetro Irrigado de São Gonçalo, Sousa, Paraíba. 02.05.1978. Eládio faleceu a 27 de maio de 2020, 78 anos de idade, deixou viúva e dois filhos.
Eldir Itamar Cortez Eng.° Agr°, 1950, Escola de Agronomia do Ceará. Nasceu aos 12 de março de 1926, e faleceu aos 18 julho 1987. Filho de Natanael Pegado de Siqueira Cortez, n. 12.01.1889, em uma casa da Fazenda Comboeiro, à margem direita do Riacho Panon, na região da Várzea do Açu, município de Açu, Rio Grande do Norte, e de sua segunda esposa, Honorina Itamar Cortez. Neto paterno de Ismael Pegado de Siqueira Cortez e de Umbelina Alves Cortez. Eldir Cortez Secretário de Fomento Agrícola da Prefeitura Municipal de Fortaleza. 1962/1965. Ver Eng.° Agr.º Natanael Soares Cortez, nesta Página Famílias Cearenses, Parte 4ª e em http://www.eduardocampos.jor.br/_livros/b02.pdf “Criou-se um serviço de fomento agropecuário para cultivar hortaliças, frutas e flores, em terreno vizinho ao Matadouro Modelo – junto a aterrada lagoa do Tauape, hoje “canal do Jardim América – sob a supervisão geral do agrônomo José Abreu Pita Pinheiro.” Pedro Alberto de Oliveira Silva. Raimundo de Alencar Araripe e a Prefeitura Municipal de Fortaleza (1936 – 1945). RIC. 2006. p. 26.Eldir Itamar Cortez Cadete da 1ª turma da Escola Militar de Rezende, MG. 12.11.1944, (deixou a AMAN no 2º ano para ingressar na Agronomia). Presta exame de habilitação para motorista amador. RJ. 29.09.1951. Agrônomo, Agente de Extensão, Supervisor Agrícola, da Associação de Crédito e Assistência Rural, ACARES, Rua João Caetano, Caixa Postal, 644, Vitória, ES, Zona 04, Patrulha 17, município de Guaçuí, Estado do Espírito Santo. 25.08.1953. Participa de curso patrocinado pelo Instituto Interamericano de Ciências Agrícolas da OEA, Turrialba, Costa Rica. Setembro de 1959. Membro do Conselho Fiscal da Realcap S.A. Administração e Participações. 31.12.1968. Conselheiro da Diretoria da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro. 08.10.1971. Administrador da ATE S.A. Corretora de Câmbio e Valores Mobiliários. 26.01.1980. Dr. Eldir 1º e 2º casamento, com geração.
Eliézer Pacheco de Morais Eng.° Agr.°, 1939, E.A. Ceará. Eliezer nomeado Datilógrafo, Ministério da Fazenda. Jornal Correio da Manhã, RJ. 02.04.1953.
Elizita Maria Teófilo Eng.ª Agrª 1975, EAUFC. Nasceu aos 30 de março de 1950, filha de Gerardo de Oliveira Teófilo e de Elizabeth Vieira. Neta paterna de José Nilo Teófilo e de Maria Teófilo de Oliveira. Neta materna de Antônio Vieira da Silva e de Raimunda Marques. Cf. Raimundo Girão, op. cit. 1975.
Elmano Férrer Almeida Eng.° Agr° 1965, EAUFC. Nasceu em Lavras da Mangabeira a 1º de agosto de 1942. Cf. Livro de Batismos Lavras. Nihil. Senador da República pelo Estado do Piauí.
Eloy Bezerra Eng.° Agr.° 1967, E.A.UFC. Nasceu em Jaguaretama. Bancário da rede privada, licenciou-se para estudar Agronomia. Residiu na Bela Vista, membro da "curriola da Parangaba", Av. João Pessoa, nº 5521, Damas. Eloy no ano de 1961, cursava o 3° ano de Agronomia em Santa Maria, RS, transferido da E.A.UFC por motivo pessoal {amor não correspondido}. De férias na cidade do Rio de Janeiro, a convite de amigos, na noite de domingo, dois de julho de 1961, participou de uma festa junina, e na volta, foi baleado, ficando paraplégico. O acusado de ser o autor do disparo, o Médico Nilton Paes Barreto, nunca foi punido e nem amparou a vítima, na área de sua profissão. Jornal Correio da Manhã. RJ. 04.07.1961.
Cf. Jornal Correio da Manhã. RJ. 04.07.1961.
Elton Castelo Benevides Eng.º Agr.º dezembro 1969, EAUFC. Nasceu Ceará, filho de Artur Augusto Castelo Benevides e de Laura Castelo Benevides. Casou-se com Gláucia Memória Siqueira nasceu 29.01.1951, graduada em Geografia, filha de Humberto Darci Barbosa de Siqueira e de Maria de Lourdes Pontes Memória. Prof. Elton, Mestre em Geografia, homenageado pelo CPPD - quarenta e dois anos - de professor na UECE. 11.02.2022.
Elzemar Cunha Eng.º Agr° 1941, EA Ceará. Eng. Agrônomo, promovido para nível imediatamente superior. 31.03.1968. 0. Aposentado como servidor do Ministério da Agricultura. Jornal de Serviço. RJ. 15.04.197, Eng. Agrônomo Ministério da Agricultura, promovido a 30.09.1966. Aposentado do Ministério da Agricultura, a 15.04.1970.
Emídio Ferreira Lobo Eng.º Agr° 1921, EACE. Filho do Major Pedro Bezerra Monteiro e de sua segunda esposa Maria do Carmo Ferreira Lobo (Cota). O Dr. Emídio Lobo, foi Tabelião na cidade do Crato, escritor e jornalista. Atos da Presidência do I.A.A. Estado do Ceará. Alfredo Ferreira Lobo, Emídio Ferreira Lobo e Lídia Letícia Lobo, Crato. Transferência de Engenho. Deferido em 10 de janeiro de 1945. Jornal do Brasil. RJ. 22.01.1942. Promovendo da Classe F para G o Inspetor de Alunos Emídio Ferreira Lobo e outros. Membro do Conselho Fiscal da Associação Civil dos Empregados Federais No Ceará. Presidente Luís Cavalcante Sucupira. 02.12.1936. Emídio Ferreira Lobo. Membro do Conselho Fiscal da Associação Civil dos Empregados Federais no Ceará. o2.12.1936. Inspetor de Aluno, Ministério da Educação, promovido por antiguidade, da letra F para a letra G. 22.01.1942. Requer ao Presidente do I.A.A. transferência de Engenho. Crato. 10.01.1945.
Emilton Arena Silva Eng.º Agr.º Chefe do {Departamento de Assistência à Cafeicultura} Escritório de Assistência Técnica do IBC, em Maringá, PR. 10.09.1978, 8.06.1980 e 27.07.1988. Emilton participa da fundação do Núcleo de Engenheiros Agrônomos, Maringá, PR. 20.04.1969. Emilton pelo IBC, Maringá, e o Agr.º Nilo Sérgio Richinini, ACARPA, Cianorte, PR, treinam produtores de mudas de cafeeiro. 13.11.1978. Emilton casou-se com Vivian Regina Arena Silva falecida de idade 35 anos, a 10 de fevereiro de 1987, no Hospital Nossa Senhora das Graças, Curitiba, PR. O termo de óbito de D. Vivian Regina Arena Silva informa que era mãe de três filhos. Cf. Hemeroteca Digital, Biblioteca Nacional, RJ. Cf. Registros, Paraná, familysearch.org.
Enéas Morais e Silva Eng.º Agr° 1939, EACE. Nasceu em Jardim, Cariri cearense, filho de Antão Alves da Silva e de Antônia de Morais e Silva. Jornal Correio da manhã. RJ. 22.09.1960. Diplomado Supervisor de Desenvolvimento Rural. Enéas do Serviço Social Rural do Estado da Guanabara. Jornal Correio da manhã. RJ. 30.12.1961 Jornal do Brasil. RJ. 22.02.1987. Convite Missa 7° dia, Agrônomo e Poeta Enéas Morais e Silva na Capela do Colégio Santa Rosa de Lima, Rua dos Voluntários da Pátria, Botafogo, RJ, dia 22 de fevereiro de 1987, às 17.45 horas.
Erimá Cabral do Vale Eng.° Agr° 1959, EAUFC. Professor EAUFC. Centro de Ciências Agrárias. Erimá Cabral do Vale Professor de Horticultura. 15.10.1967.
Ernani Wilson Bezerra Carneiro Eng.º Agr° 1957, EACE. Diretor da Campanha de Erradicação da Malária no Maranhão. 1º.08.1965. Ernani Wilson Bezerra Carneiro, autor de Ocorrência de linhagens humana e silvestre de Schistosoma mansoni, na Pré - Amazônia: I - estudo em moluscos. Et al. Revista da Saúde Pública. Outubro de 1982.
Esaú Accioly de Vasconcelos Eng.º Agr° 1923, EACE. Termo de batismo: “Izahú, branco, filho legítimo de Antônio Accioly de Vasconcelos, negociante, e de Maria Facundo de Vasconcelos, nasceu em Fevereiro do corrente ano (de 1889), e foi solenemente batizado pelo abaixo assinado, na Capela da Guaiúba, no dia dez de março do mesmo ano (de 1889). Foram padrinhos, o Doutor João Paulo Gomes de Matos e sua Excelentíssima Senhora Dona Joana Jaguaribe Matos. Para constar em todo tempo fiz este lançamento que assino in fide Parochi. O Vigário Pedro Leopoldo de Araújo Feitosa.” Livro de Batismos, Pacatuba. familysearch.org. Doutor João Paulo Gomes de Matos era Juiz de Direito.
Ascendência: André Accioly de Vasconcelos (Neto), avô de Esaú, era natural do Riacho do Sangue, Jaguaretama, Ceará, filho de Manoel da Silva Pereira e de Antônia Maria de Jesus. Neto paterno de André Acioly de Vasconcelos, natural da Paraíba, filho de Miguel Acioly de Melo e de Ana Catarina, casado com Maria Rosa Félix, natural do Rio Grande do Norte, filha de Antônio Xavier Pereira e de Mariana da Silva Maciel, batizam filhos, Jaguaribe - Merim, Freguesia do Icó, nos anos de 1768/1778. Nasceu André no dia 23 de Setembro de 1822, Riacho do Sangue. à Esclarecendo que Ana Catarina casada com Miguel Acioli de Melo nasceu em Pernambuco, morador no Seridó, é filha de Vitória Gomes e de Matias da Costa Vasconcelos Marrecos, pioneiros em São João do Jaguaribe, Ceará. Matias da Costa de Vasconcelos Marrecos nasceu na Freguesia de Vila Franca do Campo, Ilha de São Miguel, Açores. Casou-se com Vitória Gomes da Silveira, filha de Antônio Barbalho Pinto e de Ana da Silveira. Neta paterna de Antônio Barbalho e de Violante Fernandes, filha de Diogo Fernandes e de Branca Dias. Neta materna de Pedro Alves da Silveira e de Maria Gomes Bezerra. Cf. Fco. Augusto. Siará Grande. Op. cit.
Ésio Pinheiro, Ezio, Eng.° Agr°, 1940, EA Ceará. Nasceu aos 24 de julho de 1918, em Jaguaribe, Ceará, {ora Limoeiro do Norte}, filho de Elizário Machado Pinheiro e de Rosária Diógenes Pinheiro. O Professor Ezio casou-se a 18 de setembro de 1946, nesta Igreja, com Maria Madalena Campos Ribeiro, n. Fortaleza, 1924, filha de Aluízio Correia Ribeiro e de Carolina Campos Ribeiro. Presentes, o Padre Geminiano Bezerra de Menezes, e as testemunhas, Edgar Arruda e Abel Ribeiro. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará. familysearch.org. Professor, Secretário de Estado, Deputado Estadual. Aos 17 de maio de 2002, morre em Fortaleza o Engenheiro agrônomo, professor do Centro de Ciências Agrárias, antiga Escola de Agronomia, Ésio Pinheiro, ex-Secretário de Agricultura”. Professor Ésio descendente de Manoel Pinheiro do Lago. Jornal O Combate, Fortaleza, 03.05.1955. Oficialização da Escola de Agronomia do Ceará. O acadêmico Ésio Pinheiro e outros alunos formam uma Comissão que ajudou a oficializar a Escola de Agronomia do Ceará. Jornal da Manhã. RJ. 18.01.1951. Federalização da Escola de Agronomia do Ceará. No Gabinete do Ministro da Agricultura foi assinado acordo entre o Governo da União e o do Estado do Ceará, para incorporação ao patrimônio nacional de todos os bens pertencentes à Escola de Agronomia do Ceará, a fim de ser procedida a federalização deste estabelecimento. Assinaram o termo do Acordo, pelo Governo da União, o Ministro Novaes Filho, e pelo Estado do Ceará, o Sr. Ésio Pinheiro. Jornal O Jornal, RJ. 19.08.1956. Em sua residência o Deputado Estadual Ésio Pinheiro, recebe o candidato a Presidência da República Juscelino Kubitschek e sua comitiva, e mais a executiva estadual do Partido Social Democrático (PSD), Deputados estaduais e Federais, e prefeitos municipais. Jornal O Jornal, RJ. 30.05.1957. Parlamentares Cearenses. Encontram-se no Rio de Janeiro vários parlamentares e autoridades cearenses (Ésio Pinheiro), tratando de assunto do seu Estado, Jornal O Jornal, RJ. 12.03.1958. Intranquilidade e Pavor no Ceará. No Rio de Janeiro o Deputado Ésio Pinheiro, em companhia de outras autoridades cearenses, fazem denúncia do clima de insegurança. Jornal O Jornal, RJ. 29.10.1959. O Vice Presidente da Associação dos Criadores do Ceará, Deputado Ésio Pinheiro, reúne-se com o Presidente da COFAP General Ururaí Magalhães, para proibir a exportação de torta de algodão pelos usineiros cearenses. Revistas O Cruzeiro e Manchete. RJ. 1963. Propaganda do Imperial Palace Hotel. Incorporador: Dr. Ésio Pinheiro. Jornal do Brasil. 27.11.1958. Informe JB. O Deputado Ésio Pinheiro com apoio unânime de seus pares apresentou projeto à Assembleia Legislativa do Ceará, concedendo o título de cidadão cearense ao Marechal Eurico Gaspar Dutra. Jornal do Brasil. 03.12.1968. Na Boate Meia Noite, de propriedade do Deputado Ésio Pinheiro, José Eurico Sampaio Wanderley, proprietário do Posto de Combustíveis, Carcará, Av. João Pessoa, baleou a Paul Mattey, industrial da lagosta, seu cunhado José Gentil Neto e a Edmar de Carvalho. 08.12.1968. Jornal do Brasil. 09.04.1973. Ésio Pinheiro é exonerado da função de Diretor da CODAGRO, pelo então Governado César Cals de Oliveira Filho. Ésio Pinheiro e outros alunos, via campanha, anunciam a oficialização da Escola de Agronomia, pelo Interventor Federal Coronel Felipe Moreira Lima. 03.05.1935. Deputado membro da Comissão de Inquérito que analisa o CONTRABANDO no Estado do Ceará. 18.08.1960. Imperial Palace Hotel. 29.11.1963. Reeleito Deputado Estadual, Ceará, ARENA. 08.12.1966.
Esmerino Gomes Parente Eng.° Agr°, pela Faculdade de Agronomia de Curitiba, PR. Nasceu em Baturité, 25 de dezembro de 1898, filho de Emílio Gomes Parente e de Leopoldina Gomes Parente. Dr. Esmerino casou-se aos 19 de março de 1929, com Maria do Carmo Carneiro Girão, bisneta nº. 234 do fundador da família Girão no Ceará, e filha de Antônio Eduardo Girão (Tonho Major). “Formado em Agronomia, o Dr. Esmerino exerceu os mais elevados cargos e chefia dentro de sua especialidade, elevando-se á condição de Diretor Geral do Ministério da Agricultura. Ao longo de sua carreira, este notável engenheiro agrônomo fora, ao seu tempo, verdadeira imagem da disciplina e probidade no trato da coisa pública. Se fosse tomado como exemplo, salientou o Prof. Clodomir Girão, o serviço público deste País seria, porventura, o mais eficiente do mundo. Da união de Esmerino com a Girão Maria do Carmo, nasceram oito filhos, quais sejam: Zenilce, Zilmar, José Aldir, José Emílio, José Ismar, Maia do Carmo e Zenóbia, todos bem-sucedidos na vida e profissão, com exceção de Zilce já falecida. Muitos são os netos e bisnetos deste casal, cuja esposa é também, uma verdadeira imagem, mas imagem de distinção, da bondade e da pureza. Mãe, digna desse nome. Maria do Carmo Girão Parente criou e educou seus filhos, para a honra, a virtude e a determinação, sob a égide de um amo abençoado. Era para eles, no dizer de Amiel, “a divindade na sua forma mais tangível”. Esmerino Gomes Parente faleceu em Fortaleza, a 17 de agosto de 1978. Em 1917, aos 21 anos, fez-se oficial de Artilharia. Formou-se em Agronomia pela Faculdade de Curitiba, daí passou a exercer vários cargos importantes e de chefia. Filho de EMÍLIO GOMES PARENTE, nascido a 2 de janeiro de 1869, em Sobral, onde foi Coronel da Guarda Nacional e de LEOPOLDINA GOMES PARENTE (Buinha), n. a 13.07.1870 na cidade de Sobral. Esmerino casou-se a 19.03.1929 com Maria do Carmo Carneiro Girão, n. a 23.01.1912, filha de Antônio Eduardo Girão e Felícia Amélia Carneiro Girão. Cf. Monsenhor Francisco Sadoc de Araújo, Cronologia Sobralense. Vol. II, Vol. III, 85,248 e Vol. V, p. 118.
Espedito Cesário Martins Eng.º Agrº 1988, CCA / UFC, filho de Francisco Valter Martins n. 30.06.1929, e de Francisca Maura Martins. Neto paterno de Elmiro Pereira Martins e de Maria Torres de Freitas. Neto materno de Francisco Torres de Vasconcelos e de Raimunda Pereira de Freitas, casados aos 20.12.1906, na Fazenda Cangati, Ipu. Todos naturais do Curato de São Gonçalo da Serra dos Cocos, meia encosta oriental do Planalto da Ibiapaba. Dr. Espedito Professor Adjunto da Universidade Estadual Vale do Acaraú e pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA. Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará, 1994. e Doutor em Ciências (Economia Aplicada), pela Universidade de São Paulo, SP, 2002. Cf. Hemeroteca Digital, Biblioteca Nacional, RJ.
Euclides de Freitas Eng.º Agr.° 1925, EACE. Um dos sócios citados da firma de Cornélio Diógenes. Estação Campo Experimental de Açúcar, Curado, Recife. 24.11.1944.
Euclides Jucélio Melo Eng.º Agr.º 1966, EAUFC. Nasceu aos 27 de janeiro de 1942, Fortaleza, filho de Euclides Resende de Melo n. 14.04.1912, Crateús, Ceará, e de Leolinda de Melo Lima, n. 07.02.1913. Euclides Resende e sua prima Leolinda casados a 23.12.1933, Fortaleza. Presentes, o Padre José de Lima Ferreira, as testemunhas, Emílio Leite de Mello Falcão e Francisco Rezende. Jucélio neto paterno de Luís Gonzaga de Melo e de Antônia Bezerra de Melo. Neto materno de Augusto de Souza Lima. e de Ana de Melo Lima. Euclides Jucélio 2º Tenente R2 Exército Brasileiro, casou-se com Nancy Melo, com geração. Cf. Livro de Batismos e Livro de Matrimônios, Ceará, Igreja Católica Apostólica Romana. Cf. Hemeroteca Digital, Biblioteca Nacional, RJ. Ver seu irmão Eng.º Agr.º Hélio Augusto Resende Melo, nesta Página Famílias Cearenses, Agronomia, 2ª parte.
Eurico Alves Monteiro Eng.º Agr° 1921, EACE. Nasceu a 05 de junho de 1897, na Vila Belém, atual Itatira, Ceará, filho de Antônio Alves Monteiro e de Ana Maria de Oliveira. Eurico graduado em Ciências Jurídicas e Sociais, 1923, sendo o 97º Desembargador do Egrégio Tribunal de Justiça do Estado do Ceará. Ademar Mendes Bezerra. Magistrados Cearenses no Império e na República. TJCE,1999, Fortaleza. p. 183, Desembarcou no Porto do Recife, vindo do Ceará. 17.04.1918. Coronel, agricultor, Garanhuns, Pernambuco. 12.06.1921. Juiz Municipal, demitido pelo então Interventor Federal, Manoel do Nascimento Fernandes Távora. 21.04.1933.
Eurico Cabral Eng.° Agr.° 1933, EA Ceará. Nasceu aos 19 de maio, Alagoas, e aos 19.05.1919, era jovem. Mestre de Linha da Rede Viação Cearense. 17.10.1933. Eng.º Agrônomo do do Ministério da Agricultura, Sub Chefe do Campo de Sementes de Cana de Açúcar, Cariri cearense. 05.01.1935. Eng.º Agrônomo do Ministério da Agricultura, promovido por merecimento, da Classe I para a Classe J. 13.09.1940. Técnico do Serviço Nacional de Pesquisas Agronômicas vista a Paraíba. João Pessoa, Paraíba. 09.04.1944. Eng.º Agrônomo do Centro Nacional de Pesquisas Agronômicas. 09.11.1947.
Eva Maria Carneiro Girão Eng.ª Agr.ª 1961, EAUFC. Nasceu a 02 de setembro de 1934, em Morada Nova, Ceará, filha de Benigno Carneiro de Souza e de Raimunda Carneiro Girão. Estudou no Liceu do Ceará. Eng.ª Agr.ª da SUDENE, especializada em Fotointerpretação e Planejamento, no Centro Americano de Estudos de Recursos Naturais, UFLA, Lavras, MG. Chefe da Divisão de Botânica Econômica, SUDENE. Luís Carneiro de Sousa Girão. (Sousa ... Valdelice Carneiro Girão - Escritora e Historiadora. Eva Maria Carneiro Girão- Engenheira Agrônoma da Divisão de Botânica, do Departamento de Recursos Naturais da SUDENE. 09.10.1969. Hemeroteca Digital, Biblioteca Nacional. RJ. CF. giraofamilia.com/filhosilustres.html
Evandro Bezerra Eng.º Agr° 1965, EAUFC. Eng. Agrônomo do DNOCS participa do Seminário de Desenvolvimento de Terras. Recife, 15.10.1967. A DESERTIFICAÇÃO E O DNOCS. 27.05.2014.Engº agrônomo Evandro Bezerra, Diretor Social da ASSECAS, – Associação dos Servidores do DNOCS. 28.02.2014. Agrônomo do DNOCS encerra 5ª Reunião Nordestina de Ciência do Solo. 14.08.2,2020.
Everardo Ferreira Telles Everardo Ferreira Telles nasceu a 04 de fevereiro de 1943. Eng.º Agrônomo, UFC, 1967. Casado com geração. Ascendentes: Dário Teles de Menezes nasceu em Portugal. Chegou a Maranguape no ano de 1843, residindo no Sítio Ypióca. Descendência: Francisca do Carmo Menescal nasceu a 03 de setembro de 1855, Sobral e faleceu a 28 de março de 1942, Maranguape, Ceará. Francisca casou-se com 15 anos incompletos, a 03 de agosto de 1870, em Maranguape, com Afro Tavares Campos, Afro Justiniano Tavares da Silva, n. 08 de janeiro de 1850 no Sítio Guaribas, sopé da Chapada do Araripe, Ceará e faleceu a 16 de junho de 1919, em Maranguape. Filho de Joaquim José da Silva Campos e de Joana Diniz [Muniz] Tavares. Presentes, o Padre João Henriques da Fonseca, de licença do Vigário Francisco de Sales d’Oliveira Bastos, as testemunhas, ilegíveis. Raimundo Tavares da Silva Campos c.c. Francisca Tavares Duarte, pais do Monsenhor Miguel Tavares Campos, n. 08 de maio de 1867, Crato, Ceará, e batizado a 29 de junho do dito ano, na Igreja Matriz do Crato, pelo Padre Manoel Joaquim Aires do Nascimento, Pároco. Padrinhos, José Tavares Campos e Maria Isabel Tavares. Cf. Livro de Batismos, Crato. familysearch.org. Ungidos, Vol. III. 213 Afro Justiniano Tavares da Silva irmão de Pedro Tavares Campos; Salustino Tavares Campos; José Tavares Campos; Enéas Tavares Campos e Napoleão Tavares Campos. Pais de 22 filhos, destaque: 1. Eugênia Menescal Campos “Nenen”, nasceu a 08 de janeiro de 1883 e casou-se a 08 de novembro de 1903, com Dário Borges Teles de Menezes, n. 18 de agosto de 1879, filho de Dário Teles de Menezes e de Emília Borges. Neto paterno de Manoel Jacinto Teles de Menezes. Neto materno de Martinho Borges e de Adèle Fain. Eugênia e Dário pais de 7 filhos, dentre eles: Paulo Campos Telles. “No dia treze de agosto de 1905, na Matriz (de Maranguape) foi solenemente batizado Paulo, filho legítimo de Dário Borges Telles de Menezes e Eugênia Menescal Campos Telles, nasceu a dez de junho de 1905, e foram padrinhos, Manoel Borges Telles e Francisca do Carmo Tavares. E para constar fez-se este assento que assino. Vigário Vicente Salazar da Cunha.” Cf. Livro de batismos, N. Senhora da Penha, Maranguape.. familysearch.org. Paulo casou-se a 18 de setembro de 1941, com Maria Augusta Ferreira, filha de Hermínia Holanda e de Joaquim Torcápio Ferreira Bacharel em Direito, dono do Sítio Cana Brava, Guaramiranga, Ceará, Genealogista. Cf. Pedro Gomes de Matos, Afro Tavares Campos, Ed. Batista Fontenele, Fortaleza, 1956, 50 p. Cf. Raimundo Girão, Famílias de Fortaleza, IU.UFC. 1975. p. 78. f. Livro de Matrimônios de Maranguape. . familysearch.org.
Expedito Araújo de Vasconcelos Eng.° Agr° 1962, EAUFC. Página 1070 da Seção Judiciária do Ceará - Edição Judicial do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) de 02 de Fevereiro de 2018. Participa como Eng.º Agrº Convênio Fiscalização SUDEPE / DNOCS do 1º Encontro da Pesca Artesanal do Estado do Ceará. SUDEPE, agosto, 1978. Expedito escreveu para a SUDEPE, ADMINISTRAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DA PESCA EM AÇUDES. Réu: DNOCS - DEPARTAMENTO NACIONAL DE OBRAS CONTRA AS SECAS. Autor: Expedito Araujo de Vasconcelos, Deprecante JUÍZO DA 13ª VARA FEDERAL DO CEARÁ (FORTALEZA). 22 0217250-22.2019.4.05.0000 171245/CE. Natureza alimentar 05040283920114058100. Autuação 01/02/2019. AUTOR: Expedito Araujo de Vasconcelos. Réu: :DNOCS - DEPARTAMENTO NACIONAL DE OBRAS CONTRA AS SECAS, Deprecante JUÍZO DA 13ª VARA FEDERAL DO CEARÁ (FORTA : LEZA). 22 0217250-22.2019.4.05.0000 171245/CE. Natureza alimentar 05040283920114058100. Cf. Hemeroteca Digital Biblioteca Nacional, RJ.
Falconete Cavalcante Fialho Eng.° Agr° 1960, EAUFC. Nasceu a onze de julho de 1935, em Tauá, Inhamuns, filho de Temístocles Lins Fialho e de Francisca Cavalcante Fialho. Funcionário do IBRA, Instituto Brasileiro de Reforma Agrária. Irmãos anotados: o Eng.º Civil Vicente Cavalcante Fialho, n. Tauá, aos 27 de janeiro 1938 e Maria Iolanda nasceu aos 07 de julho de 1936, batizada na Capela de São Sebastião de Tauá, pelo Padre Inácio Américo Bezerra, aos 20 de janeiro de 1937, sendo seus padrinhos, Vicente Lins Fialho e Eufrásia Sobreira Cavalcante. Cf. Livro de Batismos, Ceará, familysearch.org. . Homenagem: Horto Florestal Municipal Falconete (Cavalcante) Fialho, Fortaleza. Termo de batismo: “Aos oito de setembro de 1935, na Capela de São Sebastião de Tauá, batizei solenemente ao párvulo Falconete, nascido aos onze de julho do mesmo ano, filho legítimo de Themístocles Lins Fialho e de Francisca Cavalcante Fialho; sendo seus padrinhos, João Olímpio Cavalcante e Maria Júlia Fialho. E para constar mandei fazer este assento que assino. O Vigário, Monsenhor Odorico de Andrade.” CF. Livro de Batismos. Tauá. Anotado à margem do termo de batismo: Falconete casou-se a 27 de novembro de 1961, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Fortaleza, com Maria Letícia de Castro. Falconete faleceu jovem, aos dois de maio de 1970, vítima de doença maligna que deixou seus familiares, amigos e colegas atônitos com a rapidez que o tirou do convívio dos que os estimavam.
Fanuel Ferreira da Silva Eng.° Agr° 1965, EAUFC. Nasceu em Pacoti, a 31 de dezembro de 1941, filho de (Antoniel) Otaniel Pereira da Silva e de Raimunda Reny da Silva. Termo de batismo de Fanuel: “Aos vinte e um de janeiro de 1942, solenemente batizei a Fanuel, nascido na Freguesia de Pacoty, a trinta e um de dezembro de 1941, filho legítimo de Otaniel Pereira da Silva e de Raimunda Reny da Silva, moradores nesta Paróquia. Foram padrinhos, Francisco Teixeira Silveira e Francisca Daniel Silveira. E para constar, lavrou-se este term que assino. O Vigário Antônio Bezerra.” L Batismos, Pacoti. Ver Francisco José da Silva.
Faustino Albuquerque Sobrinho Eng.° Agr° 1956, EACE. Diretor da EAUFC 1974. Nasceu em Fortaleza a 16 de abril de 1929, filho de Antônio de Albuquerque e Souza e de Diva de Albuquerque e Souza, naturais da Pacatuba. Neto paterno de Coronel José Libânio de Souza e Crispiana de Albuquerque e Souza. Neto materno de Fausto de Albuquerque e Mello c.c Ana Lopes. Com a colaboração de Alan Philipe da Silveira. O Professor Faustino era sobrinho do Desembargador e Governador do Ceará, Faustino Albuquerque e Souza, n. 15 de dezembro de 1882, Pacatuba, e falecido a 10 de dezembro de 1961, Fortaleza. Cf. L Batismos, Fortaleza 1928/1929. Nihil. “Aos cinco de novembro de 1899, na Igreja Matriz desta Cidade de Pacatuba, foi solenemente batizada pelo Ilustríssimo Vigário de então Padre Antônio Teixeira Lima a párvula Zilda, nascida aos vinte e um de setembro do dito ano, filha legítima de José Libânio de Souza e de Crispiana de Albuquerque e Souza desta Freguesia. Foram padrinhos, Ernesto da Silva Matos e Leopoldina Lima da Silva Matos, que reconheço como tais. E para constar fiz este assento que me assino. O Vigário Joaquim Franklin Gondim.” Cf. Livro de Batismos, Pacatuba. familysearch.org. José Libânio de Souza casou-se a 10 de outubro de 1880, com Crispiana de Albuquerque e Souza, {pais do Desembargador Faustino de Albuquerque} filha de Faustino Augusto de Albuquerque Mello. Faustino Albuquerque Sobrinho participa de reunião Nacional de Técnicos em Extensão Rural e Crédito Supervisionado. Auditório da Caixa Econômica Federal. Recife, PE. 27.10.1958. O Professor Faustino representando a ANCAR, Paraíba, participa da Reunião do Conselho Técnico da ANCAR, Ed. Inalmar, Av. Dantas Barreto, nº 564, Recife, PE. 11.08.1959. Supervisor, ANCAR - Paraíba. CETREINO, 1º Curso Avulso de Extensão Rural. 23.08.1960. Supervisor Estadual da Associação Nordestina De Crédito e Assistência Rural do Rio Grande do Norte. ANCAR - RN. 31.12.1963. Sócio do Centro Cearense do Rio Grande do Norte. Natal, RN, 02.05.1964. O Professor de Sociologia e Extensão Rural EAUFC, Faustino, foi demoradamente aplaudido por seus alunos, ao concluir uma aula, ministrada no ano de 1964. Homenagem singela dos alunos, a quem soube reunir a experiência adquirida na prática profissional nos Estados da Paraíba e Rio Grande do Norte, com a disciplina de preparar a aula com uma dedicação extra. O Professor Faustino foi o mentor do 1º Mestrado acontecido no Norte / Nordeste brasileiro, o de Economia Agrícola, Escola de Agronomia, Universidade Federal do Ceará, nos idos do início da década de setenta. O estimado Professor Faustino Albuquerque Sobrinho faleceu aos 22 de abril de 2022, em Fortaleza.
Fausto Weimar da Silva Thé Eng.° Agr° 1938, EACE. Doutor Sabino da Silva Thé c.c. Jana Torres Bandeira, pais de Joel da Silva Thé, n. Jardim, Ceará, e casou-se a 02.02.1922, em casa particular, a Rua 24 de Maio, Fortaleza, com Maria Olivia da Silva, n. Fortaleza, f. de Ovídio Leopoldino da Silva e de Maria do Carmo da Silva. Livro de Matrimônios, Fortaleza. Diário de Notícias, RJ. Fausto Weimar da Silva Thé nomeado pelo Presidente da República, Agrônomo, Classe G, Quadro Único. Jornal do Brasil. 15.12.1042. Agrônomo Classe C, do Ministério da Agricultura. Designado para exercer a função de Suplente de Representante do mesmo Ministério no Conselho da Delegacia do Trabalho Marítimo no Porto do Rio Grande do Sul. Jornal Diário Carioca. 01.07.1944. Nomeado Diretor do Aprendizado Agrícola “Rio Branco”. Jornal do Brasil. 09.08.1045. Passageiro de avião da Cruzeiro do Sul, Rio de Janeiro / Fortaleza. Jornal Gazeta de Notícias, RJ. 27.10.1944. Removido do Departamento Nacional de Produção Vegetal para a Superintendência do Ensino Agrícola e Veterinário. Jornal Gazeta de Notícias, RJ. 28.03.19447. Viajou para Manaus, AM. Jornal do Brasil. 04.10.1047. No dia 04 de outubro de 1947, O Dr. Fausto, perde recibo com assinatura, nas imediações do Restaurante do SAPS, do Teatro Municipal, lado da Avenida Rio Branco, RJ. Telefonar para 42-3079 nos dias úteis. Jornal Correio da Manhã. RJ. Autor de Eucaliptos para Cerca, Revista Chácara e Quintais.
Fernando Aírton Lopes Barrocas Eng.° Agr° 1960, EAUFC. Nasceu em Pacoti, Serra de Baturité, a 10 de novembro de 1932. Extensionista Agrícola e Supervisor Regional da ANCAR – Ceará. Damião Lopes Barrocas, n. Manaus, AM, filho de Tomás Lopes Barrocas e de Deolinda Lopes Barrocas. Casou-se a 12.03.1924, na Igreja Matriz do Carmo, com Alice Rodrigues da Costa, n. Fortaleza, filha de Francisco Rodrigues da Penha e de Olímpia Alves da Penha. DJEC. 24.03.2003. Falecida: Maria Lindaura Lopes Barrocas. Requerentes: José Haroldo Lopes Barroca. Fernando Aírton Lopes Barrocas. Silene Tavares Barrocas. Marlene Barrocas Soares. Francisco Crisanto Lopes Barrocas. Leda Célia Barrocas Facó. Danilo Lopes Barrocas Filho e outros. L Matrimônios, Fortaleza. L Batismos, Mulungu, nihil Pacoti ñ disponível. L 1932 1933/34 Nihil.
Continua 2ª parte. http://www.familiascearenses.com.br/index.php/2-uncategorised/107-agronomia-1918-2018-um-seculo-de-amor-e-dedicacao-a-caatinga-cearense-2-parte-reeditado