Famílias Cearenses & Francisco Augusto de Araújo Lima.
Por Francisco Augusto de Araújo Lima. Fortaleza, 19.10.2020. genealogia@familiascearenses.com.br
Luís Edgard de Andrade Furtado nasceu aos 17 de março de 1931, em Fortaleza, e foi batizado, no dia sete de abril do mesmo ano, na Capela do Carmelo de Santa Teresinha, pelo Frei Silvério, sendo seus padrinhos, Francisco de Assis Bezerra de Menezes e Maria Cristina Saraiva. Faleceu aos 29 de abril de 2020, em consequência do Covid-19.
Termo de batismo do Dr. Luís Edgard.
Cf. Livro de Batismos, Fortaleza. familysearch.org.
O Dr. Luís Edgard filho de Manoel Antônio de Andrade Furtado n. 28 de janeiro de 1890, Quixeramobim, e de Maria Dilara Bezerra de Menezes, (2ª esposa), casados em Baturité, aos 29 de maio de 1930. Neto paterno de José Furtado de Mendonça Bezerra de Menezes (Juca) e de Ana Estela Saraiva de Andrade, casados aos 09 de fevereiro de 1889. Juca nasceu a 12 de julho de 1860, filho de Vasco Rogério Furtado de Menezes e de Henriqueta Angélica do Patrocínio Bezerra (nascida a 02.03.1853 em Quixeramobim, e filha de Manoel Antônio de Andrade e de Felícia Antônia Saraiva Leão).
Termo de casamento de José Furtado de Mendonça Bezerra de Menezes e Ana Estela Saraiva de Andrade.
Cf. Livro de Matrimônios. Ceará familysearch.org.
Luís Edgard, neto materno de Antônio Bezerra de Menezes e de Maria de Nazaré Almeida Castro, casados aos 23.06.1867.
Cf. Livro de Matrimônios. Ceará familysearch.org.
O Dr. Luís Edgard de Andrade Furtado casou-se a 31 de janeiro de 1978, com Dona Teresa Franco de Toledo nascida aos 04 de janeiro, em Palestina, São Paulo. Pais de: Maria Isabel de Toledo Andrade, Bárbara de Toledo Andrade e Constança de Toledo Andrade.
Bacharel pela Faculdade Católica de Filosofia do Ceará, 1952, e em Direito, pela Faculdade de Direito do Ceará, 08.12.1953, Jornalista, iniciando no jornal católico de Fortaleza, O Nordeste, na Rádio Iracema, na Revista o Cruzeiro, no jornal Diário Carioca, na cidade do Rio de Janeiro. Na França fez curso de pós - graduação no Centro de Formação de Jornalistas. Correspondente do Jornal do Brasil, em Paris. Correspondente de guerra, 1968, no Vietnam, onde encontrou inspiração para o seu reconhecido trabalho, Bao Chi, Bao Chi. Editor Chefe do Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão.
O destaque que desejo aqui fazer é sobre a sua paixão pela genealogia. Pesquisou a sua ascendência Escócia Drumont, Bezerra de Menezes, Saraiva Leão, Andrade, Furtado de Mendonça em Portugal continental e na Região Autônoma dos Açores. Do amor em comum a genealogia foi como o conheci pessoalmente, na cidade do Rio de Janeiro, Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, no dia 05 de março de 2007, ambos participando do 1º Workshop Genealogia Nordestina – Resgatando Paes Barreto, idealizado e coordenado pela bibliotecária e documentalista Sonia Maria Xavier de Araújo-Ulrich.
O Dr. Luís Edgar em sua fala no ano de 1990, no Instituto do Ceará, se referiu a uma misteriosa Antônia, citada pelo Dr. Antônio Benício, como sendo uma mulher branca da família do Estribo Seco. E durante mais de duzentos anos o segredo foi mantido. Indagado pelo Dr. Luís Edgar, após a minha palestra, relatei o que havia encontrado nas minhas pesquisas, ano de 1992, nos livros eclesiais de Russas. 5ª Filha por Albina Ferreira de Soveral e de Alexandre de Brito Pereira. 5. Antônia - Esquecida Por Amar, n. 1747, em Morada Nova, Ceará, batizada a 11 de março de 1747, no Sítio da Tapera, Ribeira do Banabuiú. Residiu na Fazenda do Estribo Seco. Termo de leitura difícil, folha estragada. Gêmea com Juliana que veio a falecer.
D. Antônia, banida do mundo dos vivos e dos mortos. Para a tradição oral, que a esqueceu, ela não existiu. Foi esmagada pela audácia de haver tido uma filha natural, de nome Ana Batista. A sua existência foi à sombra da sua irmã Ana do Ó, sem luz própria e apesar de ser avoenga biológica da família Saraiva, não se registra nem o seu prenome, muito menos o seu nome completo. Viveu pouco tempo ou teve apenas uma relação fortuita com João Batista da Costa Coelho, Tenente Coronel n. Porto, Portugal, que morou em Aquiraz, casado com Micaela de Jesus Ramos, natural de Goiana, Pernambuco. Assim surgiu a amizade com o ilustre jornalista e pesquisador sério da genealogia cearense. Amizade que fez questão de estender ao seu irmão Paulo Abel, ao Fernando Câmara ao Dr. Edgardo Pires Ferreira e outros que unidos sentimos a sua partida, confortados pela certeza que repousa em paz. |
Composição da mesa Solenidade de Abertura pela pesquisadora Sonia Maria Xavier de Araújo-Ulrich
Quem foi o Desembargador Carlos Xavier Paes Barreto pelo Dr. Reinaldo Paes Barreto Leite
O Desembargador Carlos Xavier Paes Barreto e sua correspondência genealógica por Carlos Eduardo Barata
Genealogia Alagoana pela pesquisadora Sonia Maria Xavier de Araújo-Ulrich
Genealogia Bahiana pelo Dr. Christovão Dias de Avila Pires Jr.
Genealogia Cearense pelo Dr. Francisco Augusto de Araújo Lima
Genealogia Maranhense pelo Desembargador Milson Coutinho
Genealogia Paraibana pelo Dr. Fábio de Arruda Lima
Genealogia Pernambucana pelo Dr. Reinaldo José Carneiro Leão
Genealogia Piauiense por Renato Araribóia de Brito Bacelar
Genealogia Riograndense do Norte pelo Dr. Paulo Fernando de Albuquerque Maranhão
Genealogia Sergipana pelo Dr. Ricardo Teles de Araújo
Por uma escola brasileira de genealogia pelo Dr. Gilson Caldwell do Coutto Nazareth
Agradecimento: Noemia Paes Barreto Brandão
Solenidade de Encerramento: Prof. Dalmiro da Motta Buys de Barros
Coquetel Nordestino de Confraternização: das 17:00h às 19:00h
Mestre de Cerimônia: Claudio de Carvalho Xavier
Filmagem: "Buffett"
Recepcionista: Srta. Marianna Gayoso Prates
Segurança: Marcelo
Cf. Luiz Edgar de Andrade Furtado. Andrade Furtado. Raízes e Origens. RIC, 1990. p. 161/166. Cf. Aluísio Furtado Bezerra. Família Bezerra de Menezes. Descendência de Joana Bezerra de Menezes. S/E. Fortaleza. 2014. 2ª Edição. p. 228,232,259.