Blue Flower

Digite o termo na pesquisa conforme o Sumário atual da terceira etapa. Aperte o enter e aguarde o melhor resultado. Após entrar no tema da publicação, busque a palavra do seu interesse usando as teclas Ctrl + f. surgirá uma barra superior onde se deve digitar a palavra chave, p. ex. "Dummar", logo aparecerá ressaltada, com o número de vezes que se acha no texto. 

 

 Famílias Cearenses & Francisco Augusto de Araújo Lima.

  

Por  Francisco Augusto de Araújo Lima, Tupancy, Eusébio, Ceará, 15 de outubro de 2023geneagenealogia@familiascearenses.com.br  

   

      

25 anos de sua viagem.

      

        Raimundo Coelho Bezerra de Farias, Faria nasceu 26 de outubro de 1936, Crateús, Ceará e faleceu aos 15 de outubro de 1998, São Paulo, SP. Filho de Joaquim Bezerra de Faria e de Josefa Coelho de Lima. Joaquim Bezerra de Faria membro do Partido Conservador de Crateús, 28.11.1930. Família Bezerra de Farias numerosa em Crateús, destaque para, Emília Bezerra Faias c.c. Francisco de Souza Torres Jr. n. 09.09.1901, Domingos Policarpo c.c. Ana Clara Rabelo da Silva, + em consequência de parto mal sucedido, Pedra Branca, 14.07.1889, José e Vicente Bezerra de Faria. José Bezerra de Faria, Guilherminha Bezerra de Faria, casada com José Porfírio de Faria, Farias.
   

      O Dr. Raimundo Bezerra foi batizado aos 29 de novembro de 1936, pelo Padre José Juvêncio de Andrade. Padrinhos: Luís Rodrigues Melo e Maria Bezerra Melo. 

             Termo de Batismo:

     

                  Cf. Livro de Batismos, Ceará, Igreja Católica, Apostólica Romana.   

    Raimundo Coelho Bezerra de Farias, Médico pela, UFBA, Salvador, 1955 / 1960. Pós-Graduação, USP, São Paulo, 1961 / 1962. Médico Assistente Estrangeiro, Universidade Düsseldorf, República Federal da Alemanha, RFA, 1969 / 1971. Amigo, simples, leal, honesto.

     

      Cf. Jornal Tribuna, RJ. 24.08.1987.

           Menino, veio residir na cidade do Crato e após o brilhante curso Médico de dez anos, fixou morada e criou um largo círculo de amigos , admiradores e pacientes cuidadosamente atendidos.

             

       Dona Selene, viúva do Dr. Raimundo Bezerra.


           O Dr. Raimundo Bezerra foi casou-se com a Senhora Maria Selene Aguiar Bezerra de Farias, filha de D. Alberta Maria Sabina de Aguiar falecida em Fortaleza no mês de dezembro de 2022. D. Alberta, viúva, descendente de Vicente Sabino da Costa e de Maria Alberta da Costa & Francisco Sabino da Costa e Maria Gerviz Gomes de Andrade, pais de Rita Sabino Aguiar, todos da ilustre família sobralense Aguiar. 

        D. Selene e seu marido Dr. Raimundo Bezerra, pais de: Paula Isabella Bezerra Bluhm, n. a 10.10.1965, graduada em Engenheira Civil. Giovana Louella Aguiar Bezerra de Farias, Médica. Raimundo Filho n. 26 de março de 1970Eng.º Agr.º, Faculdade de Agronomia do Médio São Francisco,  Juazeiro, Bahia. Lorna Manuella Aguiar Bezerra de Farias, empresária.

         Deputado Estadual, Ceará, Partido: PDS, Período: 1983 a 1987. Deputado Federal Raimundo Coelho Bezerra de DE Farias, PMDB, eleito com 38.053 votos Deputado Federal, pela Coligação: PMDB/PDC/PCB/PC do B, 1986. - (Constituinte), 1987-1991, CE, PMDB, Posse: 01.02.1987; Deputado(a) Federal - 1995, CE, PMDB, Posse: 30.06.1995. Exerceu, como Suplente, o mandato de Deputado Federal para a legislatura 1995-1999, de 30 de junho a 1º de novembro de 1995. Representou o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca, DNOCS. na Hungria. Por esse fato, criou gosto pela área e começou a participar mais ativamente dela. Renunciou, em 16 de julho de 1997, ao mandato de Deputado Federal na legislatura 1995-1999, para assumir a Prefeitura Municipal de Crato, CearáRaimundo Coelho Bezerra de Farias 28º Prefeito Municipal do Crato, PMDB, posse 1º.01.1997 até 15 de outubro 1998 quando do seu falecimento. Substituído por Moacir Siqueira, 15.10.1998 / 31.12. 2000.   

             Momento histórico: Ao final do Regime Militar, em 1985, houve uma sessão do Colégio Eleitoral que votou diretamente quem seria o próximo Presidente do Brasil. Raimundo Bezerra votou em Tancredo de Almeida Neves , em virtude da coligação PMDB e pelos dissidentes do PDS. Tancredo venceu o pleito, mas nunca chegou a assumir a presidência, já que morreu logo após a eleição, fazendo com que seu vice - presidente, José Sarney , viesse a presidir o País. Cf. Hemeroteca Digital, Biblioteca Nacional, RJ. 
   Será que se lembraram do ex-deputado e ex-prefeito Raimundo Bezerra? Ele foi o presidente da 9a. Conferência Nacional de Saúde—CONASEMS e presidente do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde do Ceará. Esta mesma instituição que ora se reúne em Crato. Aliás, do site do CONASEMS, retirei as informações abaixo:
        "Raimundo Bezerra nasceu em Crateús. Menino veio para Crato, palco de sua profícua carreira médica e política. Era formado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia. Foi deputado estadual e federal. Neste último mandato, fez parte da Assembleia Nacional Constituinte (1987-1990), sendo considerado como um dos grandes protagonistas da Reforma Sanitária do Brasil. Sua atuação como relator da saúde na Constituinte foi notória, o que lhe trouxe grande respeito por parte do movimento sanitário brasileiro. Também merece ênfase a atuação marcante que teve na elaboração das leis orgânicas da Saúde, Previdência e Assistência Social. Foi presidente do Comitê Consultivo da 9a. Conferência Nacional de Saúde--CONASEMS. Foi secretário de saúde de Fortaleza entre 1993 e 1994, sendo eleito presidente do CONASEMS em 1993. Foi também vice-presidente do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde do Ceará. Raimundo Bezerra faleceu em 16 de outubro de 1998, aos 62 anos".

                       
         Muito da projeção que o Crato possui na área da saúde (privada e pública) deve ao Dr. Raimundo Bezerra. Basta citar três empreendimentos da iniciativa dele: o atual Hospital São Raimundo, o HEMOCE - Crato (ainda hoje com movimento superior ao de Juazeiro do Norte) e o Centro de Zoonoses do Cariri, localizado no bairro Palmeiral, em Crato. Se fossemos citar mais exorbitaria o espaço deste blog do Antônio Morais.
Mandatos Externos: Deputado(a) Estadual, CE, Partido: PDS, Período: 1983 a 1987.
Atividades Profissionais e Cargos Públicos: Médico, INPS, Crato, CE, 1960; Chefe do Grupamento Médico-Pericial, INSS, Crato, CE, 1975-1982; Médico Perito, INSS, Crato, CE, 1975-1995; Secretário Municipal de Saúde, Fortaleza, CE, 1993-1994.
Atividades Sindicais Representativas de Classe Associativas e Conselhos: Presidente, Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde; Coordenador-Geral, Conselho Nacional de Saúde, Brasília, DF, 1993.
     Estudos e Cursos Diversos: Medicina, UFBA, Salvador, 1955-1960; Pós-Graduação, USP, São Paulo, 1961-1962; Médico Assistente Estrangeiro, Univ. Düsseldorf, RFA, 1969-1971. Proprietário da Casa de Saúde Joaquim Bezerra de Farias, Crato, Ceará.
         LEI N.º 15.824, DE 27.07.15 (D.O. 30.07.15) Denomina Prefeito Raimundo Coelho Bezerra de Farias a encosta do seminário, no Município do Crato. O GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ. FAÇO SABER QUE A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DECRETOU E EU SANCIONO A SEGUINTE LEI: Art. 1º Denomina Encosta Prefeito Raimundo Coelho Bezerra de Farias a obra de infraestrutura urbana no Município do Crato, popularmente conhecida como Encosta do Seminário. Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. PALÁCIO DA ABOLIÇÃO, DO GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ, em Fortaleza, 27 de julho de 2015. Camilo Sobreira de Santana GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ. Iniciativa: DEPUTADO ZÉAILTON BRASIL.

       

     Academia Popular Dr. Raimundo Bezerra.

    A Academia Popular do Crato, era presidida pelo Dr. Raimundo Bezerra. Diariamente reunia-se na 'boca-da-noite', com os amigos acadêmicos - 'rapadureiros'. Acontecia a reunião de forma rápida, por o Presidente, dormir cedo, muito cedo, tipo às 20 horas. Acordava “de madrugada” cinco da matina, por último {final da década de 1990/1999} em sua casa serrana. A Sede da Academia, era itinerante. Onde houvesse uma taverna honesta e que bem acolhesse. Em caso de mudança de endereço os sócios eram previamente avisados. Estatutos: Não tinha, era regida pela lógica dos sem vaidade, sem fardão, sem Patrono, sem formalidades. Nada de imortal. Acadêmicos do povo, enquanto passassem na avaliação de mérito. Todos eram mortais, e seriam excluídos, desde que nada produzissem, e/ou faltassem sem justificativa. Membro: Qualquer ser humano dotado de amor ao próximo, amor a cearensidade, nordestinidade, brasilidade. Requisitos: Zero, admitia desde analfabetos até Doutores Honoris Causa. Traje: Bermuda, camiseta, chinela de rabicho (podendo ser japonesa). O uso de bebida alcóolica, acontecia, mas não era usual e nem obrigatório. O popular acadêmico consciente dos malefícios do álcool. Título honorífico: Mestre Rapadura, aquele que dar o ponto no mel... aquele com estudos regionais destacados.

       Havia sócio jornalista, radialista, bioquímico, economista, advogado, garçom, médico, agrônomo, bodegueiro, agricultor, pedreiro, simpatizantes de matizes diversas, todos cabeça - chata, natos ou naturalizados. O primeiro passo para adquirir a "cidadania pau-de-arara", era casar com uma cearense. Aprendia rápido a beber leite mugido, tomar coalhada adoçada com açúcar mascavo, cuscuz com leite e rapadura, "soim" = merendar carne seca com farofa d'água, tapioca com queijo de coalho, garapa de buriti, aluá, caldo de cana com pastel, cirroella, que virou SIRI +GOELA, sirigoela e não siriguela, ciriguela... fruto tira - gosto, vindo do México, introduzido no Ceará, no ano de 1938. A cantora Amelinha complementa: Mulher Nova, Bonita e Carinhosa faz o homem, gringo, gemer sem sentir dor. Mulher Nova, Bonita e Carinhosa - Zé Ramalho, 1982. Dançar xote, baião e forró.

           A Academia Popular do Dr. Raimundo Bezerra, rica por sua heterogeneidade, como estabelecido, mantinha reunião diária, e reunião extraordinária como ocorreu na morte de Mao Tsé-Tung, em 09 de setembro de 1976, Pequim, China. Convocado assisti esta homenagem a memória do chefe chinês, em um bar da cidade do Crato, - respeitosamente - todos 'rapadureiros' atentos a notícia veiculada pelo Jornal Nacional, TV Globo. Tudo muito simples, profunda reverência ao homo sapiens, independente da condição material e  consciência da sua finitude.

         O Autor, FAAL estando na cidade participava, e a lembrança marcou, não há como esquecer as falas.  Abordavam desde a colheita coletiva do pequi, Caryocar brasiliense, pelas famílias acampadas na meia encosta norte da Chapada, até a probabilidade de inverno no ano vindouro. A crítica pela adição de açúcar refinado, no fabrico da genuína rapadura, raspadura. A eleição presidenciável do País. Cafeicultura, coffea arabica e coffea canephora. Temas antigos: o ramal / linha férrea Salgueiro, PE - Crato Ceará, torpedeado pela elite do litoral do Siará Grande. As tentativas de criação da Província do Cariri. A eletrificação, Projeto Colombo de Souza x projeto Virgílio Távora. As características do Cariri cearense e seu ímpar eco - sistema. A ligação sociológica e econômica com Recife, PE.

       A Questão Escravagista em Milagres. Lendas: Heroínas e Mártires. A Questão e Contra Revolução do JOAZEIRO do Padre Cícero. A dança do Poder Regional: Freguesia de Missão Velha - Termo do Crato - Termo de Jardim, Milagres, - Juazeiro do Norte, Barbalha. As cidades irmãs, Mauriti / Cajazeiras, PB. Crato, Concelho, Distrito de Portalegre, região Alentejo, Portugal, e Crato, Ceará, Nordeste, Brasil, Cratinho de açúcar; coração do Cariri.. E tantos outros temas importantes eram discutidos na maior informalidade e com grande proveito... Obs. Qualquer semelhança com a Padaria Espiritual não será mera coincidência.

 

   

   Grão-de-café.

       Cafeicultor pioneiro na Chapada do Araripe, colaborador no controle da Ferrugem do cafeeiro, Hemileia vastatrix, na sua “Serra – sítio”. Adotou o sistema simples e inédito de armazenamento de água usando “lençóis plásticos no forramento de grandes tanques, cavados no solo arenoso, poroso.  Utilizando uma forquilha improvisada, em formato de “Y”, retirada de um galho de árvore qualquer, caminha por um terreno que contenha recursos hídricos, com o propósito de indicar o local exato para a perfuração de um poço artesiano. O método usado é chamado de hidroestesia. Iniciativa frutífera em raros locais, p. ex. na Baixa da Cacimba, outrora visitada pelo Padre Cícero Romão Batista.   

             A convite do Coordenador Estadual do GERCA Ceará, compareceu ao Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, Instituto Brasileiro do Café, IBC, em Poços de Caldas, Minas Gerais, com interessada participação e reconhecimento dos técnicos. Dinâmico, pensador voltado para a ciência em favor de todos, foi um político de expressão nacional com arraigado e multiforme conhecimento científico.

    Deputado Federal conseguiu junto com chefes políticos pernambucanos, a eletrificação da Chapada do Araripe. Viajou para conhecer a Aurora Boreal, para aprender o sistema de irrigação usado na Rússia.... O Jovem de Crateús, que estudou na Bahia, em São Paulo, na Alemanha, radicado no Cariri cearense, conheceu de verdade o mundo. 
     

   

    Gota d'água.

                  Ponto de orvalho.
           Em conversa despretensiosa, com o Dr. Raimundo Bezerra, abordamos a necessidade de determinarmos o Ponto de Orvalho na Chapada do Araripe. Ele logo empolgou-se. E inteligência privilegiada, passou a ajudar na preparação do material, escolha do local, reunir voluntários. Uma noite em claro: monitorar e determinar o “ponto de orvalho” no altiplano araripense. A participação do Dr. Raimundo Bezerra, o seu deleite em acompanhar a pesquisa, e tudo anotar, alegria jovial de ‘ver com seus próprios olhos o milagre’ da natureza, quando de repente, após horas de ansiosa espera se forma a primeira gota de água - fruto de a temperatura do ar atingir o grau necessário para ocorrer a condensação da água. {E depois de repetidas tentativas, a primeira gota d'água que surgiu, - seriedade a parte - foi comemorada como se fosse um gol brasileiro, em final de Copa do Mundo, FIFA}. Em outras palavras, corresponde à saturação do ar pelo vapor d’água, ou seja, à máxima quantidade de água que o ar suporta. O orvalho é um fenômeno de condensação da água atmosférica e deve ser monitorado em campo, uma vez que está associado ao molhamento foliar e pode acarretar em maior incidência de pragas e doenças nas lavouras agrícolas.
        E madrugada adentro a observação continuou, em meio ao silêncio que estimula a mente, ao frio para nós nordestinos, a pedir agasalho, ao céu rico em estrelas cintilantes, que clamam por nossa atenção, e nos fazem apaixonados do alegre amanhecer... Não pára o registro dos encantos mágicos da mãe natureza. Uma noite pura, dedicada a desvendar os segredos nativos, e que foi lembrada com repetido entusiasmo, em ocasiões várias.
         Não era simples curiosidade. A presença de doenças nas culturas agrícolas prejudica a produtividade da lavoura e os ganhos no campo. Dessa forma, o conhecimento das condições climáticas, tais como do ponto de orvalho, é vital para o manejo da cultura agrícola e a obtenção de rentabilidade.
  Ah amigo eu prometo reunir os remanescentes membros daquela noitada, e em sua homenagem repetirmos a determinação do “ponto de orvalho” . Você merece. Assim, no mês de outubro, anualmente atualizaríamos o "ponto de orvalho" e lembraríamos a sua ausência.

     O orvalho, em si, é uma camada de água condensada que repousa sobre a vegetação, principalmente no período do inverno. Essa camada afeta negativamente a cultura, pois acaba por queimar as folhagens e isso interrompe ou prejudica o processo de crescimento das plantas.
   No entanto, estamos falando do ponto do orvalho, que é o estado exato, ou temperatura, que o ar deve chegar para começar a condensar a água.
Mas, não se engane ao acreditar, simplesmente, basta que a temperatura chegue a zero (ou menos) para haver o condensamento. Isso porque há outros fatores que influenciam diretamente para chegar a tal condição: a umidade relativa do ar e o vento.
     Portanto, a definição mais correta para encontrar o ponto de orvalho se dá pela quantidade máxima de água que o ar suporta antes de acontecer os principais efeitos da condensação. Depois de descobrir a temperatura do ponto de orvalho, basta fazer uma subtração da temperatura do ar. Com esse resultado, basta compará-lo com 0. Quanto mais próximo deste, maior será a chance de ocorrer o orvalho.

 

Francisco Augusto, 15 de outubro de 2023. genealogia@familiascerenses.com.br