Blue Flower

Digite o termo na pesquisa conforme o Sumário atual da terceira etapa. Aperte o enter e aguarde o melhor resultado. Após entrar no tema da publicação, busque a palavra do seu interesse usando as teclas Ctrl + f. surgirá uma barra superior onde se deve digitar a palavra chave, p. ex. "Dummar", logo aparecerá ressaltada, com o número de vezes que se acha no texto. 

 

José Pedro Soares Bulcão.

Por Francisco Augusto de Araújo Lima. Fortaleza, 21.11.2024. Cf. Francisco Augusto. Famílias Cearenses 8. Genealogia da Ribeira do Jaguaribe. Ed. Artes Digitais. Fortaleza, 2006. 1ª e 2ª parte. 949 p. Cf. Francisco Augusto.  Famílias Cearenses 6. Anotações Genealógicas. Ed. Artes Digitais. Fortaleza, 2006. 647 p. Cf. Francisco Augusto de Araújo Lima. Famílias Cearenses Treze. Siará Grande - Uma Província Portuguesa no Nordeste Oriental do Brasil. Ed. Expressão Gráfica. Fortaleza. 2016. Quatro Volumes. 2.300 p. genealogia@familiascearenses.com.br      faal.ww@gmail.com  

 

Notícia genealógica da família Bulcão, com ênfase no Ceará. Lembrando que existe também na Bahia, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e no Rio Grande do Sul.

 

 

Origem do Sobrenome BULCÃO.

>  BULCÃO, vem do batavo Bulskamp, cidade na província de Flandres Ocidental, Bélgica. Bulcão palavra portuguesa que significa: nevoeiro espesso, nuvem de fumo.   Prenúncio de tempestade, redemoinho, trevas. Cf. Novo Dicionário de Língua Portuguesa, Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, Ed. Nova Fronteira, 1ª Edição, 9ª Impressão, RJ. S/data. Pág. 233. Ver FAAL 1989, 2011 e 2016 - Siará Grande.


           SOARES BULCÃO família  da qual  descendemos em linha direta e endogâmica, através do Antônio Soares Bulcão {casado com sua prima Teodora Inácia Teles de Menezes}, por via dos seus quatro filhos:  dois filhos: um Pedro José Soares, bisavô de José Pedro Soares Bulcão, genealogista, e avô de José Leopércio Soares; o outro, Alexandre José Soares, bisavô de Maria Umbelina Soares {pais de Umbelina Ormiza Soares}, e as filhas, Joana e Inácia, bisavós de Miguel Orcel de Araújo Filho, todos ascendentes do Autor e do homenageado José Pedro Soares Bulcão.  

GASPAR BULSKAMP, BULCÃO, flamengo, n. Bulskamp, Bélgica, pioneiro na Ilha de Faial, Açores.

Gonçalo Anes Bulcão casado com Guiomar Borges.

Gaspar Gonçalves Dutra c.c. Violante Machado de Utra Nunes.
2. JERÔNIMO UTRA BULCÃO, {Dutra = Jobst van Hurter, fidalgo flamengo, século XVI passou à Ilha do Faial, Açores, Portugal, onde ficou conhecido por Job de Utra  Josse Dutra}. Jerônimo Dutra Bulcão, casou-se com Margarida da Silveira: 

3. ANTÔNIO DUTRA de SILVEIRA BULCÃO, casou-se com Maria Leal Pereira. Pais de: 
4. MANUEL PEREIRA BULCÃO, n. na Freguesia de Faial, Concelho de Santana, Distrito de Funchal, Região Autônoma da Ilha da Madeira, Portugal, casou-se com ISABEL DA CUNHA BANDEIRA, Olinda.     Fonte - Livro RN 1° Fl.113. Germânia, Saboia, Holanda e Bélgica,  nos idos de 1370 /1510, os  Azambuja Savoia ou Saboia, [Casa de Saboia] - van Aertrickje, -  van der Haegen, - van Hurtere, [Jobst van Hurter, fidalgo flamengo, no século XVI que passou à Ilha do Faial, Açores, Portugal, onde ficou conhecido por Job de Utra à Josse Dutra] - uniram-se por  via de casamentos sucessivos aos descendentes de Gaspar Buscamp, Bulskamp, (Bulcão), fidalgo flamengo que fixou residência na Ilha do Faial, Açores, no século XVII, originando DUTRA BULCÃO, PEREIRA BULCÃO, SOARES BULCÃO. Ainda: Dutra: descendente de Josse van Huerten, Jobst van Hurter, Hurtere,  flamengo, que no século XVI passou à Ilha do Faial, Açores, onde ficou conhecido por Job de Utra à Josse Dutra. Huerten, Hurter, Hurtere, aportuguesado para de Ultra, de Utra, Dutra.

    As Ordenações Manuelinas um conjunto de leis que vigoraram em Portugal entre 1512 ou 1513 e 1603. Foram compiladas pelo Rei D. Manuel I para adequar a administração do Reino ao crescimento do Império Português durante a Era dos Descobrimentos. As Ordenações Manuelinas um marco na evolução do direito português. Dom José I deu continuidade e não permitiu o uso de língua nativas e/ou de topônimos indígenas  que tinham de acompanhar o português da época. Em Portugal, além dos nomeados Buscamp, Job de Utra, o francês Ricardo Alancœur transformado em Alenquer, Alencar. No Ceará, vide: Parangaba mudado para Arronches, Caucaia para Soure,  Baturité para Monte – Mor – o - Novo- da - América, Tremembé para Almofala, {povoado e praia, litoral poente}.

4.1. Manoel Pereira Bulcão Jr. Capitão, n. Igarassu, casou-se com Rosa de Santa Maria Vasconcelos filha de João Soares de Avelar e de Isabel de Vasconcelos. [Filha de Matias da Costa Vasconcelos Marrecos e de Vitória Gomes da Silveira, pioneiros, em Tabuleiro do Norte, Ceará.]. Pais de 4.11.:


4.1.1.  Luís Pereira Bulcão Luís Pereira Bolcon, morador na Ribeira do Seridó, 1768, e no Engenho Pau-Ferro, Brejo da Areia. Faleceu no ano de 1797. Casou-se com Antônia Maria de Jesus, filha de Antônio de Azevedo Maia e de Josefa Valcácer de Almeida.  Genearca dos Bulcão & COSTAS no Seridó, RN. Hexavós do primo, Bibi Costa, Bacharel em Direito e ex Prefeito Municipal de Caicó, Rio Grande do Norte, caçula de dezesseis irmãos. Bibi é filho de Raimundo Silvino da Costa e de Dona Francisca dos Anjos da Costa. Casado com a Senhora Luiza Maria de Oliveira Costa, pais de Pedro Augusto. Entusiasta na manutenção da extraordinária tradição que o povo do Seridó Potiguar cultua, realiza trabalho de grande valia. O seu Projeto de resgate da História regional é excelente e demonstrativo da sua visão de administrador voltado para todos os setores da comunidade. Como Prefeito no segundo mandato, conseguiu que Caicó, sediasse o 1º e 2º Encontro de Genealogia do Rio Grande do Norte, nos anos de 2009 e 2010, com amplo sucesso. Formou Biblioteca de importantes autores, com livros raros e desconhecidos. Montou uma disciplinada equipe que cuida em salvar os manuscritos setecentistas, e outros, no Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará,  permitindo assim a pesquisa e edição de livros do  interesse do Seridó, pautados na melhor metodologia científica, pois arrimados na fonte primária. 


Luís Pereira Bulcão e Antônia, pais de: - Rosa de Santa Maria Vasconcelos (2ª) casada com  Antônio Luís Soares; - Manoel Pereira Bulcão (3º) casado com Francisca Xavier de Vasconcelos; Martinho Pereira Bulcão; - José Pereira Bulcão - Maria Pereira da Cunha casada com Cosme Pereira da Costa. Cf. Olavo de Medeiros Filho,  Velhas Famílias do Seridó, Gráfica do Senado Federal, Brasília, 1981. Pág. 358. Op. cit. A.J.V. Borges da Fonseca. Nobiliarchia Pernambucana.Vol.1º. Pág. Vol.2º.    

Lembrando a existência do frondoso ramo Araújo Aragão Bulcão, em São Francisco do Conde, Bahia, nos idos de 1798. Viana Bulcão, Oeiras, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, e em Porto Xavier, Rio Grande do Sul.

4.1.2. Jerônima Pereira da Costa casou-se a 23 de novembro de 1729, na Capela de São Gonçalo da Freguesia de São Pedro Mártir, da cidade de Olinda, PE, com Gonçalo da Silva Pimentel, filho de Luís da Silva Pimentel e de Margarida dos Santos. 

4.1.3.FAUSTINA PEREIRA DA CUNHA, n. Olinda, casada com JOÃO SOARES DE VASCONCELOS, f. de João Soares Avelar. Pais de:


5.COSME SOARES BULCÃO, nasceu 1740, Igarassu, Pernambuco. Casou-se com FRANCISCA DE MEDEIROS ALBUQUERQUE. Pais de: 


6.ANTÔNIO SOARES Apoliano BULCÃO, n. 16 de abril de 1761, na Freguesia  de Amontada, Ceará. Casou-se a a 29 de abril de 1787, com sua prima TEODORA INACIA INÁCIA TELES DE MENEZES. Pais de 6.1.-6.4, dois meninos e duas meninas. 

6.1. JOANA MARIA DO NASCIMENTO nasceu aos 07 de setembro de 1788, Uruburetama, Ceará. Casada com JOAQUIM DE ARAÚJO COSTA, a 08 de setembro de1805. 

Termo de Batismo de Joana Maria do Nascimento.

Cf. Livros de Batismos, Ceará, Igreja Católica Apostólica Romana.

Joana filha legítima do Capitão Antônio Soares Bolcam e de Teodora Inácia de Menezes naturais e moradores desta Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Amontada, neta paterna de Cosme Soares Bolcão natural de Igarassu e de sua mulher Dona Francisca de Medeiros natural da Vila de Santo Antônio do Recife neta materna de Gabriel Cristóvão de Menezes natural da Freguesia de Faial, Concelho de Santana, Distrito de Funchal, Ilha da Madeira e de sua mulher Dona Rosa de Santa Maria Lins natural da Vila de Santo Antônio do Recife nasceu  a sete de setembro de 1788 anos e aos vinte e dois de outubro do dito ano foi batizada por mim Cura desta Matriz foram padrinhos Cosme Soares Bolcam e Rosa de Santa Maria Lins avós moradores desta Freguesia e para clareza fiz este assento e assinei Amontada era ut supra Francisco Moreira de Souza, Cura”.  

JOAQUIM DE ARAÚJO COSTA, filho do Capitão Pedro de Araújo Costa e de Maria José de Jesus nasceu a 7 de março de 1781. Faleceu a 6 de agosto de 1863, na Fazenda Sabuba, Baixo Acaraú, Ceará onde residia. Casou-se na Capela de N. Sra. da Conceição de Santa Cruz, Bela Cruz, a 8 de setembro de 1805, com Joana Maria do Nascimento, filha de Antônio Soares Apoliano Bulcão e de Teodora Inácia Teles de Menezes. Joana Maria nasceu a 7 de setembro de 1788 casou-se com dezessete anos de idade, e faleceu a 29 de maio de 1869.  ARAÚJO, Padre Francisco Sadoc de — Cronologia Sobralense. Vol. II. 1801 — 1840. Imprensa Universitária — UVA — Sobral — Ce. 1979. Op. cit. Fco. Augusto, Famílias Cearenses, Zero, 1989 - 2011.

O Capitão PEDRO DE ARAÚJO COSTA, nasceu aos 24 de março de 1723, no lugar Estrufe, Freguesia de Santa Lucrécia, Louro, Concelho de Vila Nova de Famalicão, Distrito de Braga, Portugal, filho de Pedro de Araújo Costa, que nasceu no lugar Camposinhos, Freguesia de Viatodos, Concelho de Barcelos, Braga, e de Maria de Sá, natural de Vila Nova de Famalicão, Braga, Portugal. Batizado aos 29 do dito mês e no, pelo Abade Tomás da Fonseca Escobar, sendo Padrinhos, Pedro de Araújo, seu avô paterno e a sua tia materna Teresa de Sá. Veio para a Ribeira do Acaraú em companhia de mais dois irmãos, Manoel de Araújo Costa e José de Araújo Costa. Cf. Monsenhor Francisco Sadoc de Araújo — Cronologia Sobralense. Vol. I. Séculos XVII e XVIII. Gráfica Editorial Cearense. Fortaleza. 1974. Pág. 345. Cf. Op. Cit. FAAL, Siará Grande, 2016. 

Casou-se Pedro de Araújo Costa no ano de 1780, com Maria José de Jesus, filha de Quintiliano Dias Leitão e de Bibiana Ferreira. Residiu e faleceu na Fazenda Morrinhos, a 19 de junho de 1797.   Cf. Francisco Augusto de Araújo Lima. Soares e Araújos no Vale do Acaraú. Famílias Cearenses Zero. 1° Edição em 1989: Carvalho Serviços Gráficos Ltda.  2° Edição: Expressão Gráfica e Editora, Fortaleza, Ceará. 2011.

   

Primeira edição 1989.                                               Segunda edição 2011.

6.2. Pedro José Soares nasceu a 17 de setembro e foi batizado a 27 de novembro 1792, na Freguesia de São Bento da Amontada, pelo Cura Padre Francisco Moreira de Souza. Faleceu a 06 de fevereiro de 1851.  José Pedro Soares casou-se a 23  de julho de 1820, na Capela de Nossa Senhora da Conceição da Meruoca, com Ana Luzia da Trindade nasceu a 26 de setembro de 1803, casou-se com dezessete anos incompletos de idade, e era filha de Francisco Ferreira Gomes e de Maria José de Andrade, neta de Antônio Mendes Vasconcelos, padrasto do seu marido, Pedro José Soares.  Pedro José Soares bisavô do Mestre - maior da genealogia cearense,  José Pedro Soares Bulcão que nasceu a 13 de maio de 1873 na Vila do Arraial, Uruburetama, Ceará.

6.3. Alexandre José Soares nasceu a 20 de março de 1790. Casou-se a 24 de dezembro de 1812, com Rita Lourença da Costa, filha do Capitão Manoel Lourenço da Costa e de sua segunda mulher, Sebastiana Inácia Ximenes Aragão. Manoel Lourenço da Costa nasceu a 03 de março de 1737, no Concelho de Penafiel, Distrito do Porto, Portugal. Cf. Francisco Augusto de Araújo Lima. Famílias Cearenses Treze – Siará Grande - Uma Província Portuguesa no Nordeste Oriental do Brasil. Ed. Expressão Gráfica. Fortaleza. 2016. 

6.4. Maria Inácia da Conceição nasceu aos 15 de maio de 1794, filha póstuma, de Antônio Soares Apoliano Bulcão [assassinado a 02 de novembro de 1793] e de Teodora Inácia Teles de Menezes. Casou-se de idade dezessete anos, no dia 07 de setembro de 1811, na Capela de São José, Patriarca, Distrito de Sobral, Ceará, com Antônio Ferreira Gomes, n. na freguesia de Sobral e faleceu a 16 de janeiro de 1835. Filho de Antônio Mendes Vasconcelos e de Ana Joaquina de Jesus.  Antônio Mendes Vasconcelos padrasto de Maria Inácia, pois viúvo, casou-se (2) com Teodora Inácia eles de Menezes, viúva de Antônio Soares Apoliano Bulcão.  Op. cit. Cronologia Sobralense. Vol. II.  Pág. 58, 170, 221. Raimundo Girão,  RIC, 1942, pág. 238. Cf. Op. cit. Os  Frotas,  pág. 118. Cf. Famílias Cearenses Zero. 1° Edição em 1989: Carvalho Serviços Gráficos Ltda. e 2° Edição 2011: Expressão Gráfica e Editora, Fortaleza, Ceará. Cf. Francisco Augusto de Araújo Lima. Famílias Cearenses Treze – Siará Grande - Uma Província Portuguesa no Nordeste Oriental do Brasil. Ed. Expressão Gráfica. Fortaleza. 2016. Quatro Volumes. 2.300 p.

Fortaleza Livro 2016.

José Pedro Soares Bulcão. O mais técnico dos antigos genealogistas cearenses. Homem público, poeta, jornalista polemista, político {duas vezes Deputado Estadual – 1921/1924, 1925/1928}, genealogista, membro da Academia Cearense de Letras, e do Instituto do Ceará. Sócio do Instituto Genealógico Brasileiro. São Paulo, SP.  “Mas nenhum convívio, nenhuma afeição fora da consanguinidade, é capaz de revelar a face sentimental de uma pessoa”. Hyram Soares Bulcão. Fortaleza. Jornal O Povo – 23.07.1942.


    Obras principais: Cartas políticas de Solon Pinheiro (1912); As lutas do Ceará (1914); A função dos partidos e o dever partidário (1925); Anastácio Braga, sua vida e sua obra (1928); Comendador João Gabriel (A origem do nome Acre) (1932). Deixou uma obra inédita Heliantus. Arraial, São João da Uruburetama. RIC, p. 145/178. BULCÃO, José Pedro Soares. Anastácio Braga. Typ. Minerva. Fortaleza. 1928. 156 p.

Paremias: philosophia popular em versos, 1910. Cartas políticas de Solon Pinheiro, 1912. As lutas do Ceará, 1914. A função dos partidos e o dever partidário, 1925. Anastácio Braga, sua vida e sua obra, 1928.  O Comendador João Gabriel (A origem do nome Acre), 1932. Uma rua em Fortaleza foi nomeada em homenagem ao escritor.  Praça da Igreja Matriz de Uruburetama leva o nome dele. Em Uruburetama a Biblioteca Municipal foi denominada de Soares Bulcão. Rua Soares Bulcão, Bairro do Monte Castelo, Fortaleza, Ceará.

José Pedro Soares nasceu aos 17 de setembro de 1792 e faleceu 06.02.1851. Filho de Antônio Soares Apoliano Bucão e de Teodora Inácia Teles de Menezes. Casou-se José Pedro Soares 1° aos 23 de julho de 1820, com Ana Luíza da Trindade, filha de Francisco Ferreira Gomes e de Maria José de Andrade.

José Pedro Soares Bulcão nasceu aos 13 de maio de 1873, na Vila do Arraial, Uruburetama, Ceará, e faleceu a 17 de julho de 1942, em Fortaleza,  filho de Manuel Casimiro Soares e de Florinda Tabosa Soares. José Pedro Soares Bulcão: Encarregado do 1° Posto Fiscal do Alto Purus, Acre. 12.12.1923. Coletoria Território do Acre. Encarregado do 1° Posto Fiscal. 1939/1940.  3° Oficial Administrativo, Ministério do Trabalho, 06.07.1941. Deputado Estadual, Ceará.
Termo de Batismo de José Pedro Soares Bulcão  ”José Pedro, filho legítimo de Manuel Casimiro Soares e de Florinda Tabosa Soares, aos 13 de maio de 1873, e foi solenemente batizado aos vinte e sete do mesmo mês e ano,    

Termo de Batismo de José Pedro Soares Bulcão.

     Cf. Livros de Batismos, Ceará. Igreja Católica Apostólica Romana.

Termo de casamento de Manoel Cassimiro Soares. “Aos dez dias do mês de janeiro de 1872, na Capela do Arraial, presentes o Padre Antônio da Fonseca Lima, as testemunhas, Miguel Ângelo Soares e o Tenente Coronel Francisco .?. Pessoa, se receberam em matrimônio Manoel Casimiro Soares filho legítimo de José Pedro Soares e de Dona Ana Luzia da Trindade Soares ambos falecidos com Florinda Tabosa de Araújo, filha legítima de Manoel Nunes de Araújo e de Maria Antônia de Oliveira Guimarães”.  

          Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, Igreja Católica Apostólica Romana.  

Manoel Casimiro Soares neto paterno de José Pedro Soares Sênior que era, filho legítimo do Capitão Antônio Soares Apoliano Bolcam e de Teodora Inácia Teles de Menezes, naturais e moradores desta Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Amontada, Ceará. José Pedro Soares Sênior neto paterno de Cosme Soares Bolcão natural de Igarassu e de sua mulher Dona Francisca de Medeiros Albuquerque, natural da Vila de Santo Antônio do Recife. Neto materno de Gabriel Cristóvão de Menezes natural da Freguesia de Faial, Ilha da Madeira e de sua mulher Dona Rosa de Santa Maria Lins natural da Vila de Santo Antônio do Recife José Pedro Soares Sênior casou-se a 23  de julho de 1820, na Capela de Nossa Senhora da Conceição da Meruoca, com Ana Luzia da Trindade filha de Francisco Ferreira Gomes e de Maria José de Andrade, nasceu a 26 de setembro de 1803. Casou-se com dezessete anos incompletos de idade. Neta de Antônio Mendes Vasconcelos, padrasto do seu marido, Pedro José Soares. Falecida D. Ana Luzia da Trindade aos 21 de agosto de 1870.

     Manoel Casimiro Soares, administrador do patrimônio de São João, Arraial, Uruburetama. 18.06.1882.  Vereador eleito de Imperatriz, (atual Itapipoca). 22.07.1880.

Irmãos de José Pedro Soares Bulcão.

1. Francisco Amarílio Soares - Irmão segundo de José Pedro Soares Bulcão. Nasceu na povoação do Arraial, hoje Villa de S. João de Uruburetama, a 14 de novembro de 1874, sendo seus pais Manoel Cassimiro Soares, natural da cidade de Sant’Anna, nascido a 30 de maio de 1843, casado a 10 de Janeiro de 1872 e falecido a 1° de abril de 1897 e de Dona Florinda Taboza Soares, nascida a 22 de Abril de 1854. Francisco Amarílio Soares aluno do Ginásio Cearense, aprovado plenamente em português. Fortaleza, 03.01.1891. Aprovado em inglês. Fortaleza,  10.12.1892. Fez os primeiros estudos no Seminário desta diocese com o seu irmão Soares Bulcão, nos anos de 1887 e 1888 e concluídos os preparatórios no Lyceu de Fortaleza matriculou-se na Escola Polytechnica do Rio de Janeiro em 1895 cursando-a até o segundo anno, mas formando-se em agrimensura na Escola de Minas de Ouro Preto, Minas Gerais, no dia 16 de setembro de 1899. Viajou para Manaus, AM, no dia 08.06.1893. Aprovado no concurso dos Correios. RJ. 27.09.1896. Aprovado plenamente em Física Experimental, na Escola Politécnica. RJ. 08.12.1897. Aprovado plenamente em Desenho Geométrico e Aguadas. Escola Politécnica. RJ. 11.12.1897. Tendo seguido para o Acre em fins desse ano, faleceu de um acesso pernicioso a 29 de janeiro de l900 a bordo do vapor Rio Affuá, em Puerto Alonzo, hoje Porto Acre, onde se acha sepultado. Fez parte da diretoria do Centro Cearense, no Rio de Janeiro, em cuja galeria de retratos se encontra o seu. O Centro Cearense da cidade do Rio de Janeiro, mandou rezar Missa por sua Alma às 09 h da manhã de  28 de abril de 1900, na Igreja de São Francisco de Paula, RJ.

 

Termo de Batismo de Manoel Cassimiro Soares Jr., Manoel Soares Bulcão.  

        Cf. Livros de Batismos, Ceará, Igreja Católica Apostólica Romana.

2. Manoel Cassimiro Soares Jr., Manoel Soares Bulcão. Nasceu aos 19 de Maio de 1883. Casado com sua prima D. Josepha de Oliveira Guimarães. Casado com Creusa Sampaio Bulcão, com geração.
2.1. José filho por D. Creusa e Manoel Cassimiro Soares Jr., Manoel Soares Bulcão.


Termo de Batismo de José.

         Cf. Livros de Batismos, Ceará, Igreja Católica Apostólica Romana.

 

 Termo de Batismo de  Thompson.

            Cf. Livros de Batismos, Ceará, Igreja Católica Apostólica Romana.   

3. Thompson Soares Bulcão nasceu aos 28 de fevereiro de 1892, Uruburetama, onde foi batizado aos 30 de março de 1892. Acadêmico de Direito, Fortaleza, 1914, residente à Rua  Solon Pinheiro, Praça do Coração de Jesus, Fortaleza. Colou grau aos 25 de janeiro de 1918, Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, Faculdade de Direito, Ceará. Diretor do Grêmio Literário José de Alencar, Fortaleza, 1°.12.1909. Editor da Revista Fornalha, Fortaleza 14.05.1913. O Dr. Thompson Soares Bulcão, Promotor da Justiça Militar, Estado do Ceará. 07.01.1923. Casou-se com a Senhorita Philomena de Aguiar Botto Soares Bulcão, pais de José Pedro, nascido no dia 17 de agosto e no ano de 1940 era criança. Dr. Thompson e sua esposa D. Filomena, embarcaram em avião da Cruzeiro do Sul,  Rio de Janeiro, com destino a Fortaleza. RJ. 09.06.1954. Philomena de Aguiar Botto, Escriturária, M. da Fazenda. SP/SP. 27.01.1933. Obs. Maria Vitória de Aguiar Botto Sampaio filha do Dembargador Gonçalo de Aguiar Botto, Paraíba. Faleceu um filho da Vitória.  23.05.1906 Gladstone Botto Sampaio n. Boa Vista, Olinda. PE, 38 anos, viúvo, f. de José Leite Sampaio e de Maria Vitória de Aguiar Botto Sampaio, casou-se a 24.10.1945, com Graziela Barcelar Portela, n. Santa Quitéria, Maranhão, batizada na Parnaíba, PI, 25 anos, filha de Viriato  Oliveira dos Santos Portela e de Rosa Barcelar Portela. Cf. Livros de Matrimônios, Ceará. Igreja Católica Apostólica Romana.

4. Antônio Clóvis Soares Bulcão nasceu aos 0 6de Maio de 1888, batizado 28.07.1888. Padrinhos: o Padre José Dantas Ferreira Lima e  D. Francisca Joaquina de Oliveira Guimarães.    Cf. Livros de Batismos, Ceará, Igreja Católica Apostólica Romana.

 

 

Assinaturas de Cosme e de Antônio Soares Bulcão {Bolcão}.

 

              O capitão Antônio Soares Bulcão era filho de Cosme Soares Bulcão, natural de Iguarassu, que nasceu nas eras de 1740, e era filho do Tenente- Coronel João Soares de Vasconcellos, descendente por linha materna dos Morgados de Paredes, em Vianna do Castelo, e de sua mulher Dona Faustina Pereira da Cunha, filha do capitão Manoel Pereira Bulcão, e de D. Francisca de Medeiros Albuquerque, irmã de Rosa de Santa Maria Lins, filhas de João Lins de Albuquerque e de Rosa Maria Ferreira, Fernandes. Pelo lado de D. Anna Luzia, sua avó paterna, a sua ascendência é a mesma da Dr. Bruno da Justa Menescal.

Manoel Pereira Bulcão <1670/1700> nasceu na Ilha de Faial, Açores. Ou Ilha de São Jorge, para Olavo de Medeiros Filho.
Filho de Antônio Dutra da Silveira Bulcão e de Maria Leal Pereira. Neto paterno de Jerônimo Dutra Bulcão e de Margarida da Silveira. Fco. Dutra Bulcão c.c. Violante.
Manoel irmão de Mateus. 
Manoel Pereira Bulcão casado com Madalena de Serpa. Mateus Pereira Bulcão c.c. Isabel de Utra.

Manoel Pereira Bulcão casou-se com Isabel da Cunha Bandeira, Isabel da Costa do Amaral de Andrade, de Olinda, Pernambuco, filha de Bento Figueira Pinto, Açores, e de Jerônima da Cunha Bandeira de Melo, n. em Pernambuco. Pais de:
1. Faustina Pereira da Cunha, n. 1700/1720, natural de Igarassu, casou-se com João Soares de Vasconcelos, n. Mamanguape, Paraíba. Filho:
1.1. Cosme Soares Bulcão, 1730/1735, n. Igarassu, Pernambuco. Casou-se com Francisca de Medeiros Albuquerque, de Santo Antônio do Recife, filho de João Lins de Albuquerque, n. Cabo de Santo Agostinho, e de Rosa Maria Ferreira, n. Recife, Pernambuco. Pais de:
1.1.1. Antônio Soares Apoliano Bulcão nasceu a 16 de abril de 1761, na Freguesia de N. Senhora da Conceição da Amontada. 


Termo de batismo de Antônio Soares Apoliano Bulcão. 1761 Ver Habilitação S. O. Joaquim Inácio de Sequeira Bulcão. filho de Baltazar da Costa Bulcão, Familiar do Santo Ofício, natural e morador na Freguesia de Nossa Senhora do Monte, da cidade da Bahia. 

Antônio, filho legítimo de Cosme Soares Bulcão, natural da Vila de Igarassu, e de sua mulher Francisca de Medeiros, natural da Vila do Recife, neto paterno de João Soares de Vasconcelos, natural da Paraíba, e de sua mulher Dona Faustina Pereira da Cunha, natural de Igarassu, e neto materno de João Lins de Albuquerque, natural do Cabo, e de Dona Rosa Maria Ferreira, natural do Recife, nasceu aos dezesseis de abril de 1761, e foi batizado com os Santos Óleos nesta Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Amontada a vinte e nove de junho do mesmo ano por mim João Ribeiro Pessoa, Cura da dita Igreja: foram padrinhos. O Capitão Cristóvão Pereira da Silva, casado, morador no Recife, e Dona Ana da Rocha de Menezes, casada, e moradora nesta Freguesia, de que fiz este termo no mesmo dia para constar assinei. João Ribeiro Pessoa, Cura e Vigário da Vila da Amontada.”  Este termo permite refazer a cronologia dos seus ascendentes, divulgada de forma equivocada. Cf. Livros de Batismos, Ceará, Igreja Católica Apostólica Romana.

Antônio Soares Apoliano Bulcão casou-se a 29 de abril de 1787, na Freguesia da Amontada, dispensado no parentesco, com Teodora Inácia Teles de Menezes, filha de Gabriel Cristóvão de Menezes e de sua segunda mulher Rosa de Santa Maria Lins. Presentes, o Padre Inácio Gonçalves da Silva de licença do Padre Cura Francisco Moreira de Souza, as testemunhas, o Capitão Pedro Luís do Rego Barreto, Agostinha Francisca das Chagas e outras Pessoas.

1.1.2. Cosme Francisco nasceu a 16 de fevereiro de 1767 e batizado a 16 de março do dito ano, na Capela de Santa Cruz d’ Água das Velhas, pelo Padre Inácio Gonçalves da Silva. Padrinhos, Gabriel Cristóvão de Menezes e sua segunda mulher, Rosa de Santa Maria Lins.

              Cf. Livros de Batismos, Ceará. Igreja Católica Apostólica Romana.

Ver Fco. Augusto de Araújo Lima, Famílias Cearenses Zero – Soares e Araújos no Vale do Acaraú. 1ª Ed. 1989. 2ª Ed; 2011. p. 147 Cf. Livro de Batismos, Castelo Branco, Horta, Faial. 1624/1706. 29. Cf. Livro de Batismos, Angústias, Horta. 1666/1694.  Cf. Livro de Batismos, Capelo, Horta. Açores. Tombo.. Livro de Batismos, Cedro, Horta. Castelo Branco,Horta, Ilha do Faial. Tombo. Cf. Livro de Batismos, Conceição, Horta. Tombo. Cf. Livro de Batismos, Feteira, Horta. Tombo. Cf. Livro de Batismos, Flamengo, Horta. Tombo. Cf. Livro de Batismos, Matriz de Horta. Tombo.

  Termo de Batismo Manoel Pereira Bulcão.

 Antônio Dutra de Silveira Bulcão faleceu em 11.10.1654, em Castelo Branco (Santa Catarina de Alexandria), Açores. Era filho de Jerônimo Dutra Bulcão e de Margarida da Silveira. Neto paterno de Gaspar Gonçalves de Faria Bulcão e de Violante Dutra, nascidos 1534 e 1544 aproximadamente. Neto materno de Antônio de Figueiró e de Ana da Silveira (f. de Diogo Gomes n. Ilha Graciosa, e de Catarina Silveira, n. Ilha Faia, Faial, filha de (Jerônimo Dutra Bulcão?) Joos Aertrijcke e de Margarida da Silveira. Antônio Dutra da Silveira Bulcão nasceu circa de 1594, Castelo Branco, Ilha de Faial, Açores, onde faleceu. Era casado casado Maria Leal Pereira. Violante Dutra filha de Ana de Faria é madrinha de Manoel, filho de Pedro Gonçalves Alvernas e de Beatriz Gonçalves em 31.12.1634. Cf. Livro de Batismos, Castelo Branco, Horta, Ilha de Faial. Açores. Violante Dutra casado com Francisco Roiz. Antônio Roiz pais de Francisco batizado a a 15.04.1635, sendo padrinhos Bartolomeu Dutra e Catarina Dutra filha de Antônio Gomes Ribeiro. Livro de Batismo Castelo Branco, Horta, Ilha de Faial. Tombo.  

Pais de:

1.1. Jerônima Pereira da Costa moradora na Freguesia de Igarassu. Casou-se a 23 de novembro de 1729, na Capela de São Gonçalo, da Freguesia de São Pedro Mártir, da cidade de Olinda, Pernambuco, com Gonçalo da Silva Pimentel, n. na citada Freguesia de São Pedro Mártir, filho de Luís da Silva Pimentel e de Margarida dos Santos. Testemunhas, João Soares de Vasconcelos, Sebastião Dias de Abreu, o Padre e Licenciado Baltazar Cabral e outros.  Obs. João da Rocha Vieira, morador na Freguesia das Russas. Casou-se a 28 de novembro de 1743, na Igreja Matriz do Forte, Fortaleza do “Siará Grande”, com Luzia Cabral de Olanda e Vasconcelos, filha do Tenente Coronel Francisco Cabral Marecos e de Maria Cabral de Vasconcelos. Presentes, o Padre Alexandre Cabral Marrecos, e as testemunhas, o Capitão Francisco Cavalcanty de Albuquerque, o Capitão Francisco Moreira Pessoa. D. Maria Cabral de Vasconcelos, faleceu no dia 03 de junho de 1741, já viúva, de idade 80 anos, e foi sepultada na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção da Vila da Fortaleza. Cf. Habilitação S.O.

 

Termo de Óbito de D. Maria Cabral de Vasconcelos.

              Cf. Livros de Óbitos, Ceará. Igreja Católica Apostólica Romana.

1.2. Faustina Pereira da Cunha, 1701, 1711 natural de Olinda, Pernambuco. Casou-se com o Tenente Coronel de Cavalaria de Mamanguape, Paraíba, onde foi Sesmeiro, João Soares de Vasconcelos, n. em Igarassu, Pernambuco, filho de João Soares Avelar, n. Lisboa, e de Isabel de Vasconcelos, n. Mamanguape, Paraíba. Neto paterno de Manoel Soares Avelar e de Maria da Assunção de Santo Antônio e Oliveira. Neto materno do Capitão de Ordenanças Matias da Costa de Vasconcelos Marecos, n. na Ilha de São Miguel, Açores, morador na Freguesia de Mamanguape, Paraíba, e de Vitória Gomes Barbalho, de Recife, Pernambuco, Senhora do Engenho Camaratuba, Mamanguape, Paraíba. Neto paterno de Manoel Soares Avelar e de Maria da Assunção de Santo Antônio e Oliveira. Neto materno do Capitão de Ordenanças Matias da Costa de Vasconcelos Marecos, n. na Ilha de São Miguel, Açores, morador na Freguesia de Mamanguape, Paraíba, e de Vitória Gomes Barbalho, de Recife, Pernambuco, Senhora do Engenho Camaratuba. Pais de:

1.2.1. Cosme Soares Bulcão, Cosme Soares de Vasconcelos, n. 1731 em Igarassu, Pernambuco. Casou-se com a pernambucana Francisca de Medeiros Albuquerque, filha de José Lins de Albuquerque, n. no Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco, e de Rosa Maria Ferreira, do Recife, com filhas casadas na Ribeira do Acaraú. Pais de:

1.2.1.1. Antônio Soares Apoliano Bulcão nasceu a 16 de abril de 1761, e batizado a 29 de junho do mesmo ano, na Freguesia da Amontada, Ceará. Faleceu a 02 de novembro de 1793, assassinado por um seu escravo, no Sítio Jacu, Serra da Uruburetama. Casou-se a 29 de abril de 1787, na Freguesia da Amontada, dispensado no 2º grau de consanguinidade, com Teodora Inácia Teles de Menezes, batizada a 09 de abril de 1765, na Freguesia da Caiçara, Sobral, filha de Gabriel Cristóvão de Menezes, n. na Ilha da Madeira, Sesmeiro, e de sua segunda mulher, Rosa de Santa Maria Lins, n. em Moribeca, Muribeca dos Guararapes, Pernambuco. Neta paterna de Antônio Muniz Barreto e de Teodora Teles de Menezes. Neta materna de José Lins de Albuquerque, n. no Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco, e de Rosa Maria Ferreira, do Recife, Pernambuco. Presente, o Padre Inácio Gonçalves da Silva.   Cf. Livros de Matrimônios, Ceará. Igreja Católica Apostólica Romana.   

 

Termo de Casamento de Antônio Soares Apoliano Bulcão.

Cf. Livros de Matrimônios, Ceará, Igreja Católica Apostólica Romana.

1.3. Manoel Pereira Bulcão Jr., Capitão, casou-se com Rosa de Santa Maria de Vasconcelos, ambos naturais de Igarassu, Pernambuco, ela filha de João Soares Avelar, n. Lisboa, e de Isabel de Vasconcelos, n. Mamanguape, Paraíba. Pais de:


1.3.1. Luís Pereira Bulcão, o mesmo Luís Pereira Bulcon, morador na Ribeira do Seridó, 1768, e no Engenho Pau-Ferro, Brejo da Areia. Faleceu no ano de 1797. Casou-se com Antônia Maria de Jesus, filha de Antônio de Azevedo Maia e de Josefa Valcácer de Almeida.  Genearca dos Bulcão & COSTAS no Seridó, Rio Grande do Norte.

Fortaleza, 2004

 

2. Helena da Cunha Bandeira de Melo casou-se com Sebastião Dias de Abreu.

Cf. Livro de Matrimônios, Itapipoca. Ceará. Igreja Católica Apostólica Romana. Cf. A. J. V. Borges da Fonseca. Nobiliarchia Pernambucana, Biblioteca Nacional. 1935. Vol. I.. Vol. II. Cf. Sesmarias, Paraíba, p. 110. Cf. Olavo de Medeiros Filho. Velhas Famílias do Seridó. Brasília. 1981. Cf. Thomaz Pompeu Sobrinho. Sesmarias Cearenses. SUDEC. Fortaleza. 1979. p.183,188. Cf. Monsenhor Francisco Sadoc de Araújo. Cronologia Sobralense. Ed. Cearense. Fortaleza. 1974. Vol. I.  Cf. Francisco Augusto de Araújo Lima, Soares e Araújos no Vale do Acaraú, 2ª Ed.  Expressão Gráfica, Fortaleza. 2011. Cf. Fco. Augusto de Araújo Lima, Siará Grande, 2016. Op. Cit.

 

Termo de Batismo de Antônio Soares Apoliano Bulcão.

           Cf. Livros de Batismos, Ceará, Igreja Católica Apostólica Romana.

Antônio Soares Apoliano Bulcão casou-se a 29 de abril de 1787, na Freguesia da Amontada, dispensado no 2º grau de consanguinidade, com Teodora Inácia Teles de Menezes, batizada a 09 de abril de 1765, na Freguesia da Caiçara, Sobral, filha de Gabriel Cristóvão de Menezes, n. Freguesia de Faial, Ilha da Madeira, Sesmeiro, e de sua segunda mulher, Rosa de Santa Maria Lins, n. em Moribeca, Muribeca dos Guararapes, Pernambuco. Neta paterna de Antônio Muniz Barreto e de Teodora Teles de Menezes. Neta materna de José Lins de Albuquerque, n. no Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco, e de Rosa Maria Ferreira, do Recife, Pernambuco. Gabriel Cristóvão de Menezes, filho de   Antônio Muniz Barreto e de Teodora Teles de Meneses.

Antônio Leal de Miranda - Nasceu a 21 de junho, de 1845, em Fortaleza. Filho do Dr. Antônio Henriques de Miranda e D. Francisca Leal de Miranda. Fez a campanha do Paraguai, como Voluntário da Pátria. Alistou-se a 20 Abril de 1865, com 20 anos de idade, sendo promovido a sargento quartel mestre logo na primeira semana. Embarcou com o contingente organizado pelo major Peregrino Viriato de Medeiros no dia 16 de abril do mesmo ano para o Rio de Janeiro, onde se incorporou ao 26 Corpo de Voluntários da Pátria. A seis de abril seguiu para a campanha. Esteve na tomada do forte Itapicuru e Passo da Pátria, sendo um dos que primeiro pisaram o território inimigo em companhia do General Osorio. Assistiu a todos os combates e batalha de 24 de maio com o seu batalhão e mais ao do forte do Estabelecimento, com o 16° batalhão sob o comando do então Tenente coronel Tibúrcio, que, terminada a ação, reuniu em círculo de toda a oficialidade para elogiá-lo, pelo importante serviço que ele prestara em companhia do alferes Pardal, arriando a ponte levadiça, que serviu então de passagem ao exercito atacante.

Promovido a oficial por serviços de combate, foi agraciado com os títulos de Cavaleiro das Imperiais Ordens da Rosa e de Christo, e condecorado com as medalhas do mérito militar, com a da Campanha do Paraguai, (passador N° 4) e com as comemorativas das Republicas do Uruguai e Argentina. Ferido gravemente no combate do Itororó, foi forçado a dar a baixa do exercito por invalidez para o serviço de guerra vindo completar o seu tratamento em Fortaleza. Exerceu o cargo de Delegado de Policia e o de
Tabelião publico de Fortaleza, que renunciou. Fez parte da redação do Jornal da Fortaleza e foi diretor proprietário e redator do jornal A Rua. Casou-se a 28 de junho de 1878 com D. Guilhermina Corlett, de cujo consorcio teve uma filha de nome Elisa. O Dr. Antônio Henriques de Miranda era pernambucano,, nasceu em Itamaracá a 4 de Janeiro de 1806. Em 1833 formou-se em Ciências Jurídicas na academia de Olinda. Foi Deputado Provincial no Ceará e pela mesma Província Deputado Geral não tendo tomado assento. Nomeado presidente da Provinda do Rio Grande do Norte, não aceitou a nomeação.

Exerceu o cargo de chefe de polícia nas províncias de Parahyba e Pernambuco. Foi juiz de direito sucessivamente nas comarcas de Aracati e Quixeramobim, no Ceará; Assú, no Rio Grande do Norte ; Baturité, no Ceará; Rosário no Maranhão e por último na de Cametá, no Pará. Faleceu na Cidade de Belém do Pará no dia 26 de Faleceu na Cidade de Belém do Pará no dia 26 de Julho ài 1877, Deixou os seguintes filhos: Álvaro Leal de Miranda, que nasceu em Itamaracá, a 1.o de Maio de 1841, e exerceu cargos em diversas secretarias em Fortaleza sendo hoje aposentado na da Tesouraria Geral; Antônio Leal de Miranda de quem ora me ocupo, e Francisco Leal de Miranda. Proprietário da Fazenda Cruxatú, na Ribeira do Banabuiú, que adquiriu no ano de 1832 e que pertence hoje a seu filho Antônio. Era irmão de Cosme de Miranda Henriques e Manoel Lobo de Miranda Henriques e de D. Francisca de Paula Miranda, que figuram ao assento de batizado de seu filho Álvaro. D. Francisca Leal de Miranda nasceu no dia 1 de maio de 1813, no Quixadá e casou-se aos 27 de Setembro de 1834, faleceu em Fortaleza em 1899.  Fonte: Diccionário Bio-bibliográfico Cearense-Barão de Studart. Data de Nascimento:21/06/1845.

Bento Joaquim de Miranda Henriques nasceu em Recife, filho de Félix Francisco Correia de Barros e de Maria Joaquina de Miranda Henriques, Advogado. Graduado na 1ª turma da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Olinda, 1832. Cf. Jornal Diário de Pernambuco. 16.04.1829. Cf. Jornal do Recife. 11.08.1918. Dr. Bento residiu na Rua do Livramento, foi Vereador, Promotor Público e Juiz de Direito Especial 1825/1839. O Doutor Bento Juiz do Cível, Cidade de Recife, Cavaleiro da Ordem de Cristo, Vereador, Deputado Provincial. Edital. Ano de 1833, mês de dezembro. Juiz de Direito da Comarca de Recife. Cf. Jornal Diário de Pernambuco. 24.05.1834. Chefe de Polícia da cidade de Recife. Cf. Jornal Diário de Pernambuco. 27.05.1835. Terceira denunciação do casamento do Dr. Bento com Dona Amélia Henriqueta da Costa Gama. Cf. Jornal do Recife. 08.08.1865. Proclamas: Bento Joaquim de Miranda Henriques e Dona Heloísa de Nysa Gama, solteiros, naturais do Estado de Pernambuco, moradores à Rua de Hortas, nº 100, Santo Antônio do Recife. Cf. Jornal do Recife. 29.08.1917   

        Recife. 25.11.1871.    

Seus avós maternos: Manoel Nunes de Araújo, falecido a 21 de outubro de 1877, no Arraial, filho de Venâncio Nogueira da Costa e de Dona Francisca Teresa de Jesus Nogueira, Russas CD8 L4 cas. e D. Maria Antônia de Oliveira Guimarães, falecida a 22 de maio de 1885, filha de João Francisco de Oliveira Guimarães e de Dona Francisca Fernandes Tabosa, oriundos dos irmãos Tabosa, Taboza, portugueses que se estabeleceram no começo do século XVIII em Maranguape, Ribeira do Curú e Uruburetama, Ceará onde deixaram grande descendência. 
     D. Maria Antônia de Oliveira Guimarães era irmã e sogra do Capitão João Gualberto de Oliveira Guimarães. Fonte: Diccionário Bio-Bibliográfico Cearense - Barão de Studart.  

      Francisco Fernandes Tabosa nasceu aos três dias do mês de abril do ano de 1764, no lugar das Vendas, Freguesia de São Salvador de Tebosa, Braga, filho de Manoel José Fernandes e de Josefa Maria de Jesus, Josefa Ferreira de Faria, ambos naturais e moradores, no lugar das Vendas, Tebosa, Braga, casados a 12 de setembro de 1754, na Igreja do Salvador de Tebosa. Neto paterno de Pedro Fernandes e Ângela Maria, das Vendas. Neto materno de Pedro Martins e de Hieronima Ferreira, do dito lugar das Vendas. Ver seus irmãos Antônio José, Jerônimo, José Antônio e Manoel José Fernandes Tabosa, que vieram para o Brasil e são os patriarcas da família TABOSA no Ceará.

 

Termo de batismo de Francisco Fernandes Tabosa.

“Francisco, filho legítimo de Manoel José Fernandes e de sua mulher Josefa Ferreira, do lugar das Vendas, fregueses desta Igreja do São Salvador de Tebosa, nasceu aos três dias do mês de abril do ano de 1764 anos, e foi batizado aos quatro dias do mesmo mês e ano e lhe pus os Santos Óleos, por mim Padre Manoel Ferros da Mota, Vigário dela; foram padrinhos, Manoel José dos Santos e madrinha, Ana da Costa, todos desta Freguesia; testemunhas presentes, Antônio Rodrigues e Pedro Martins. = Avós paternos e maternos ficam no canto acima que são os mesmos; e para constar fiz este assento que assino hoje dia mês ut supra. O Vigário Manoel Ferros da Mota.” Francisco, gêmeo com Domingos, que teve anotados os avós paternos e maternos, e seus padrinhos, José e Teresa, solteiros, filhos de Pedro Martins.

          Francisco Fernandes Tabosa viveu e depois casou-se a 20 de janeiro de 1808, na Igreja de Nossa Senhora da Penha da Uruburetama, filial da Igreja Matriz da Fortaleza, com Joana Ferreira Chaves, natural da Freguesia de Campo Grande, filha de Domingos Ferreira Chaves e de Úrsula Lopes. Presentes, o Pároco Confirmado da Vila da Fortaleza, Padre Antônio José Moreira, as testemunhas, Brás Ferreira Gomes e Jerônimo Ferreira Chaves.
Joana Ferreira Chaves e seu marido Francisco Fernandes Tabosa, moradores no Sítio Sapupara, Maranguape, CE, onde ela faleceu a 24 de dezembro de 1861, com 81 anos de idade, e ele faleceu a 20 de outubro de 1836, de idade 71 anos (idade real 72 anos e seis meses). Filhos: 1.-5.

1. Francisca Fernandes Tabosa nasceu a 29 de agosto de 1798 e faleceu a 13 de junho de 1871. Casou-se (1) a 30 de outubro de 1813, na Capela da Santa Cruz da Uruburetama, com João Francisco de Oliveira Guimarães (Pereira Guimarães) nasceu na Freguesia de Santa Maria de Ateres, Guimarães, ora na Freguesia de Atiães, Vila Verde, Braga, viúvo de Josefa Pereira dos Santos. 

Francisca Fernandes Tabosa casou-se (2) a 17 de junho de 1839, na Capela de Nossa Senhora da Penha de Maranguape, CE, com José Teixeira Bernardes, natural de Lamego, Viseu, filho de Manoel Bernardes Teixeira e de Clemência Maria Rodrigues. Presentes, o Padre Antônio Nogueira da Braveza, de licença do Vigário Interino, Frei Jacinto de Santa Ana, as testemunhas, Agostinho Luís da Silva e João Batista Ferreira Braga. Pais de:

1.1. Josefa Carolina casou-se a 09 de fevereiro de 1839, no Sítio Sapupara, Maranguape, dispensados no 2º grau de parentesco, com José Francisco de Oliveira, “do Reino de Portugal”, filho de Domingos José e de Maria Josefa. 

 Termo de casamento de Josefa Carolina com José Francisco de Oliveira.

        Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, Igreja Católica Apostólica Romana.

 

1.2. Rufina Maria casou-se a 09 de fevereiro de 1839, no Sítio Sapupara, Maranguape, dispensados no 2º grau de parentesco, com Manoel José Francisco de Oliveira, “do Reino de Portugal”, filho de Domingos José e de Maria Josefa. Os dois irmãos casados com as duas irmãs, tronco dos TABOSAS de Maranguape.

Gabriel Cristóvão de Menezes, n. Na Freguesia de Faial, Ilha da Madeira, Sesmeiro, e de sua segunda mulher, Rosa de Santa Maria Lins, n. em Moribeca, Muribeca dos Guararapes, Pernambuco. Pais de Gabriel: Antônio Muniz Barreto e de Teodora Teles de Menezes. Pais de Rosa: José Lins de Albuquerque, n. no Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco, e de Rosa Maria Ferreira, do Recife, Pernambuco. O Capitão Gabriel Cristóvão Menezes conseguiu datas e sesmarias na Zona Norte do Ceará, como se pode observar a seguir. 

        Aos 07 de agosto de 1726, registro da data sesmaria de “uma sorte de terra de três léguas, a partir de um riacho, que deságua no Rio Aracati-açu, da parte do nascente entre as testadas do Sargento-mor Manuel Dias de Carvalho e do Tenente Antônio Nogueira, e da parte do poente com João Pereira Santiago”, concedida pelo Capitão-mor Manoel Francez. Op. cit. Datas de Sesmarias - Vol. 11º, nº. 149. Op. cit. Cronologia Sobralense. Vol. I.   

     O Capitão-Mor João de Teyve Barretto e Menezes concede data e Sesmaria de três léguas de terra no Sítio Santa Rosa, em 20 de janeiro de 1746. Op. cit. (Nº 492. vol. 6° - pág. 205). (14).  Data e sesmaria de légua e meia de terra, no Sítio Santa Rosa, no “Aracaty-assu, concedida pelo Capitão-Mor João de Teyve Barretto e Menezes”, em 20 de janeiro de 1746. Op. cit. nº 597 - Vol. 7º . (14) SOUSA, Eusébio Néri Alves de - Índice Geral Alfabético e Remissivo das Datas de Sesmarias do Estado do Ceará. Oficinas Gráficas da Cadeia Pública. Fortaleza, 1933. (1º livro editado pela Imprensa Oficial do Ceará). Vol. 1º.  

        Registro da data e sesmaria, no  Sítio Santa Rosa, concedida pelo Capitão-mor João de Teyve Barretto e Menezes, em 28 de novembro de 1.743 (nº. 179 - vol. 14v. - pág. 155). 


      Registro da data e sesmaria de três léguas de terra na Serra da Uruburetama, concedida pelo Capitão-Mor João de Teyve Barretto e Menezes, em 29 de novembro de 1743. Op. cit. Datas de Sesmarias - nº 180 - vol. 14º. 

      Admite-se que seu genro Antônio Soares Apoliano Bulcão tenha situado nestas terras o Sítio Jacu*, onde viveu e foi assassinado por um criado. Admite-se ainda, que da ocupação desta área deve-se a permanência e a origem dos Soares Bulcão na Serra da Uruburetama, Ceará. *Jacu, ave galiforme, do tupi, yacu, o que come grãos, o desconfiado, que os portugueses chamavam de galinha do mato. Obs. Travessia: Itapipoca/Uruburetama pela Serra.  A Travessia é repleta de muita história sobre  a Serra da Uruburetama. Iniciamos da Igreja Matriz de Itapipoca e seguimos por: Ladeira, Crispim, Balanças, Sítio Jacú, São Miguel, Espírito Santo, São Daniel, Guaribuna, Caminho das Sete Voltas, Sítio Ferrão Preto, Serra do Ouro, São João e finalizando no centro de Uruburetama. https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/travessia-itapipoca-uruburetama-pela-serra-66753706    

         O Capitão Gabriel Cristóvão Menezes foi eleito Juiz Ordinário da Ribeira do Acaraú, a 21 de agosto de 1757, toma posse a 2 de março de 1758. STUDART, Barão de - Datas e Factos para a História do Ceará. Typ. Studart, Rua Formosa, 46. Fortaleza. 1896. Vol. II. Pág. 272.

          O segundo casamento de Gabriel Cristóvão Menezes realizou-se às nove horas da manhã do dia 29 de outubro de 1763, na Capela de Santa Cruz d’Água das Velhas, [local não definido entre o Rio Aracatiçu e o Aracatimirim, Ceará] com Rosa de Santa Maria Lins, natural de Moribeca, Pernambuco, (irmã da já citada Francisca de Medeiros de Albuquerque, mãe de Antônio Soares Apoliano Bulcão), filha de João Lins de Albuquerque e de Rosa Maria Ferreira. Cf. José Pedro Soares Bulcão — Anastácio Braga. Notas Genealógicas. Typ. Minerva. Ceará – Fortaleza, 1928. 

      Termo do 1º casamento de Jose Pedro Soares Bulcão.

Cf. Livros de Matrimônios, Ceará. Igreja Católica Apostólica Romana. Cf. F. Silva Nobre, 1001 Cearenses notáveis. Casa do Ceará Editora, RJ. 1996.

 

Termo do 1º casamento de Pedro José Soares Bulcão. 
José Pedro Soares Bulcão casou-se (1º) a 25 e ñ 30 de junho de 1900, com Filomena Leal de Miranda, filha de Francisco Leal de Miranda e de Filomena Portela de Miranda. Presentes o Reverendo João Dantas Ferreira Lima, as testemunhas, José Raimundo Soares e Francisco Araújo M. Matos. Pedro José e D. Mirandinha, pais de:

 1. Lígia Soares Bulcão, Lygia Soares de Vasconcellos nasceu aos 08 de agosto de 1902, na Povoação do Arraial, Uruburetama, Ceará. Colaboradora Revista Jangada, entusiasta participante da LBA. Casou-se a 20 de outubro de 1923, em casa particular, Fortaleza, com o Tenente do Exército Brasileiro, Juarez de Vasconcelos, n. Manaus, AM, filho do Coronel Raimundo de Vasconcelos e de Dona Amélia Machado de Vasconcelos. Testemunhas, o Doutor Godofredo Maciel e Júlio César da Fonseca Filho. O Aspirante a Oficial, Escola Militar de Realengo, RJ, Turma de 1921, Juarez de Vasconcelos foi Secretário do Colégio Militar de Fortaleza, e Comandante do 23° Batalhão de Caçadores, Fortaleza entre importantes missões no território nacional. O General Juarez de Vasconcelos faleceu na cidade do Rio de Janeiro, aos 15 de outubro de 1956, e foi sepultado no dia 16 às 12 horas, no Cemitério de São João Batista. Dona Lygia Soares Bulcão de Vasconcelos faleceu de septicemia, aos 85 anos de idade, no princípio do mês de maio de 1988. Residia no Leblon, Rio de Janeiro. Cf. Jornal do Brasil, RJ, 13.05.1988.  

Termo de Casamento Lígia Soares Bulcão, e o Tenente Juarez de Vasconcelos.

          Cf. Livros de Matrimônios, Ceará, Igreja Católica Apostólica Romana. 

  Pais de:: 
1.1. José nasceu a não diz, 00 do mês de dezembro 1924, Fortaleza, e foi batizado a 10 de fevereiro de 1925, pelo Monsenhor João Alfredo Furtado. Padrinhos, José Pedro Soares Bulcão e Dona Filomena Portela de Miranda. 

           Cf. Livros de Batismos, Ceará, Igreja Católica Apostólica Romana.      


1.2. Raimundo nasceu aos 25 de dezembro de 1925, Fortaleza, e foi batizado aos 10 de fevereiro de 1926, em casa particular, pelo Monsenhor João Alfredo Furtado. Padrinhos o Coronel Raimundo de Vasconcelos Marietta Miranda de Holanda. 
1.3. Amélia Soares Bulcão de Vasconcelos, funcionária pública. RJ.04.02.1958.

        Lígia Soares Bulcão nasceu no Arraial, Uruburetama, casou-se com o Tenente do Exército Brasileiro, Juarez de Vasconcellos, aos 20 de outubro de 1923, Fortaleza. O nubente nascido em Manaus, AM, filho do Coronel Raymundo de Vasconcellos e de D. Amélia Machado de Vasconcellos. O Tenente Juarez, Secretário do Colégio Militar de Fortaleza. 15.02.1932. Dona Lygia Colaboradora entusiasta da Legião Brasileira de Assistência, LBA, via Núcleo Cearense da benemérita sociedade. 24.07.1943. Recebe pensão da Pagadoria Central de Inativos. Colaboradora da Revista Literária Jangada, da Ala Feminina da Casa de Juvenal Galeno.    Fortaleza. Março 1953. Dona Lygia viúva, residente no Leblon, 85 anos de idade faleceu deixando três filhos.  RJ.13.05.1988. Missa de 7° Dia, na Igreja de Santa Mônica, Rua José Linhares, Leblon, às 18.30 horas do dia 17 de maio de 1988.

  RJ. Cf. Hemeroteca Digital Biblioteca Nacional RJ. 25.02.1934    

          Lígia Soares Bulcão, Lygia Soares de Vasconcellos nasceu aos 08 de agosto de 1902, na Povoação do Arraial, Uruburetama, Ceará. Colaboradora Revista Jangada, entusiasta participante da LBA. Casou-se a 20 de outubro de 1923, em casa particular, Fortaleza, com o Tenente do Exército Brasileiro, Juarez de Vasconcelos, n. Manaus, AM, filho do Coronel Raimundo de Vasconcelos e de Dona Amélia Machado de Vasconcelos. Testemunhas, o Doutor Godofredo Maciel e Júlio César da Fonseca Filho. O Aspirante a Oficial, Escola Militar de Realengo, RJ, Turma de 1921, Juarez de Vasconcelos foi Secretário do Colégio Militar de Fortaleza, e Comandante do 23° Batalhão de Caçadores, Fortaleza entre importantes missões no território nacional. O General Juarez de Vasconcelos faleceu na cidade do Rio de Janeiro, aos 15 de outubro de 1956, e foi sepultado no dia 16 às 12 horas, no Cemitério de São Joõa Batista. Dona Lygia Soares Bulcão de Vasconcelos faceu de septicemia, aos 85 anos de idade, no princípio do mês de maio de 1988. Residia no Leblon, Rio de Janeiro. Cf. Jornal do Brasil, RJ, 13.05.1988.  

Pais de: 

1.1. José nasceu a não diz, 00 do mês de dezembro 1924, Fortaleza, e foi batizado a 10 de fevereiro de 1925, pelo Monsenhor João Alfredo Furtado. Padrinhos, José Pedro Soares Bulcão e Dona Filomena Portela de Miranda.

1.2. Raimundo nasceu aos 25 de dezembro de 1925, Fortaleza, e foi batizado aos 10 de fevereiro de 1926, em casa particular, pelo Monsenhor João Alfredo Furtado. Padrinhos o Coronel Raimundo de Vasconcelos Marietta Miranda de Holanda. 

2. General Hyram, Hiram Soares Bulcão n. 01.04.1905 ou 1907 em Uruburetama e faleceu aos 27 de novembro de 1980. O General casou-se com Dona Lucília Abreu Soares Bulcão, pais de:

Cf. Jornal Diário de Notícias, RJ.09.12.1959


2.1. Vera Lúcia Soares Bulcão que aos 11 de fevereiro de 1953, contratou casamento com o Capitão Wedher Vanderlei, filho do Dr. Mário Vanderlei e de sua esposa Hermínia Vanderlei. Recepção na residência dos pais da noiva, Rua das Acácias, Gávea, Rio de Janeiro. Pais de:

2.1.1. Raimundo Soares Bulcão de Vasconcelos. Raimundo é chamado pela Diretoria de Ensino da Aeronáutica. RJ. 1°.03.1950. Capitão Intendente da Aeronáutica. RJ.15.07.1955. O Tenente da Aeronáutica Raimundo Soares Bulcão de Vasconcelos casou-se aos 19 de maio de 1956,  na Igreja de Nossa Senhora das Graças e Santa Teresinha, Tirol, Natal, RN, com a potiguar Nina Maria Barreto de Paiva, filha do Advogado em Recife, PE, Dr. Véscio Barreto de Paiva e D. Anailda Barreto de Paiva. Presentes o Cônego Luís Vanderlei e o Padre Aquino, Capelão Militar da Base Aérea, a mãe do nubente a poetisa D. Lydia Soares Bulcão e sua convidada Henriqueta Galeno da Casa de Juvenal Galeno, Ceará.  O Capitão Intendente transferido da Base Aérea de Natal para o Centro Técnico da Aeronáutica. Um dos pioneiros do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, CLBI, Barreira do Inferno. RJ.26.01.1968. Promovido a Coronel, no Quadro de Oficiais Intendentes da Aeronáutica. RJ.23.10.1970. Nina Maria Barreto Bulcão de Vasconcelos e seu marido, pais de Ricardo nasceu no ano de 1964, Natal, RN, e de Rochelle Barreto Bulcão de Vasconcelos também natalense, e que se casou na Capela de Santa Inês, Gávea, RJ, em um sábado, às 18.30 horas, de 28 de novembro de 1987, com Carlos Eduardo, filho de Carlos de Sá Magalhães e de Nelsil Cardoso Magalhaes, naturais de Minas Gerais. Raimundo Soares Bulcão de Vasconcelos, Administrador de Empresas, resindente em sua mansão, à Rua Sérgio Porto n° 194, Gávea,  Zona Sul, RJ, onde foi assaltado por um grupo de bandidos, em presença de sua esposa Nina, do seu filho Ricardo 25 anos e de convidados..   RJ. 04.03.1889.       

2.1.2. José Pedro Soares Bulcão de Vasconcelos proclamas publicado aos 23.09.1951. RJ. Casado com Laura Maria Brito de Vasconcelos, filha de Armando Antônio de Brito e de Dolores Queiroz Brandão de Brito. José Carlos Abreu Soares Bulcão casado com geração.

2.1.3. Amélia Soares Bulcão de Vasconcelos, funcionária pública. RJ.04.02.1958.


2.1.4. Maria Celina Abreu Soares Bulcão funcionária dos Correios e Telégrafos. RJ. 16.02.1957. 

 

2° casamento de José Pedro Soares Bulcão. 

             Cf. Livros de Matrimônios, Ceará, da Igreja Católica Apostólica Romana.

José Pedro Soares Bulcão casou-se (2) aos 24 de dezembro de 1932, com Maria Hosana de Oliveira,  26 anos, filha de Isabel Alves de Oliveira, solteira de um Padre ou de Luís Guimarães, o pai sem documentar. Presentes, o Padre José Solon Teixeira, as testemunhas Manoel de Sales Filho e José Pires Chaves. 

Pais de três filhos: Arraialina, n. 22 de julho, a mesma Alina, José Maria Soares Bulcão e Florinda. Alina Bulcão noiva aos 07.11.2000 e Rodrigo Argolo (pintor, cenógrafo) dividem residência entre o Rio de Janeiro e Teresópolis, casa da família {de sua falecida Mãe, D. Maria Hosana Ribeiro}. Alina produtora de cinema e Teatro de Marionetes.  Aline e Rodrigo, reformaram a casa da família em Teresópolis. 23.10.2001. Alina produtora de cinema e Teatro de Marionetes.  José Maria Soares Bulcão, casado com Ana Maria, residiu em Penha, SC, onde faleceu. Alina proprietária do Restaurante “Mafuá”, na Av. Sermambetiba, Tijuca, RJ. 05.08.1972. Terceiro filha: Florinda Bolkan. José Maria Soares Bulcão, casado com Ana Maria Silvério de Miranda, residiu em Penha, SC, onde faleceu, deixando os filhos José Pedro Soares Bulcão Neto e Ana Maria Soares Bulcão.

A atriz Florinda Soares Bulcão n. 15 de fevereiro de 1941 (idade 80 anos), Uruburetama, Ceará. STUDART, Barão de —. Diccionário Bio -Bibliographico Cearense. Imprensa da Universidade Federal do Ceará. Fortaleza. 1980. Vol. I. Pág. 186. (11) BULCÃO, (Jose Pedro) Soares — Anastácio Braga. Notas Genealógicas. Typ. Minerva. Fortaleza, 1928.   Cf. RIC, 1942, Raimundo Girão. 

Florinda, Alina e seu irmão José Maria Soares Bulcão.                               Florinda Bolkan

Maria Hosana Soares Bulcão nasceu no ano de 1908, Uruburetama, 38 anos de idade, filha de Isabel Alves de Oliveira Maria Hosana Ribeiro, filha de Izabel Alves de Souza de Oliveira e Luiz de Guimarães não era descendente de índios; o sobrenome Ribeiro, deve-se que a mesma faleceu viúva de José Rodrigues Ribeiro Filho., e era viúva de José Pedro Soares Bulcão. Maria Hosana Soares Bulcão casou-se (2) a 21 de agosto de 1946, pelas 16 horas, nesta Igreja, Fortaleza, com José Rodrigues Ribeiro Filho, n. Baturité, 49 anos de idade, filho de José Rodrigues da Costa Ribeiro e de Maria Santana Rodrigues. Presentes, o Padre Pio Pinho de Oliveira, as testemunhas, Paulo de Tarso Carneiro da Cunha Ribeiro e Lincoln Aguiar.  

      Pais de, Sônia Ribeiro, Sônia Bogner e de Odete Ribeiro. 

Sônia Bogner nasceu aos 05 de agosto de 1950, na cidade do Rio de Janeiro, e aos 19 anos de idade (1969) foi morar com sua irmã uterina Florinda Bulcão na Itália. No mês dezembro de 1972 casou-se no Castelo de Mühlfeld, com Wilhelm Hermann Björn Bogner Jr. Sônia Ribeiro Bogner faleceu prematuramente em Munique, Alemanha no dia 03 de maio do ano de 2017. Pais de dois filhos adotivos, Florinda e Bernhard (falecido). 

 Odete Brussolo, Odete Maria Ribeiro Brussolo artista plástica de renome internacional. Odete realizou com sucesso cirurgia na ‘coluna’. RJ. 06.02.2002. Cf. F. Silva Nobre, 1001 Cearenses notáveis. Casa do Ceará Editora, RJ. 1996. p. 84 
Termo do 2° Casamento de Maria Hosana Ribeiro.

   Termo 2° casamento Maria Hosana Bulcão, Maria Hosana Ribeiro.

         Cf. Livros de Matrimônios, Ceará. Igreja Católica Apostólica Romana.

 Maria Hosana Soares Bulcão nasceu no ano de 1908, Uruburetama, 38 anos de idade, filha de Isabel Alves de Oliveira Maria Hosana Ribeiro, filha de Izabel Alves de Souza de Oliveira e Luiz de Guimarães não era descendente de índios; o sobrenome Ribeiro, deve-se que a mesma faleceu viúva de José Rodrigues Ribeiro Filho., e era viúva de José Pedro Soares Bulcão. Maria Hosana Soares Bulcão casou-se (2) a 21 de agosto de 1946, pelas 16 horas, na Igreja do Rosário, Catedral Provisória, com José Rodrigues Ribeiro Filho, n. Baturité, 49 anos de idade, filho de José Rodrigues da Costa Ribeiro e de Maria Santana Rodrigues. Presentes, o Padre Pio Pinho de Oliveira, as testemunhas, Paulo de Tarso Carneiro da Cunha Ribeiro e Lincoln Aguiar. Pais de: 

1. Sônia Ribeiro ou Sônia Bogner nasceu aos 05 de agosto de 1950, na cidade do Rio de Janeiro, e aos 19 anos de idade (1969) foi morar com sua irmã uterina Florinda Bulcão na Itália. No mês dezembro de 1972 casou-se no Castelo de Mühlfeld, com Wilhelm Hermann Björn Bogner Jr. Sônia Ribeiro Bogner faleceu prematuramente em Munique, Alemanha no dia 03 de maio do ano de 2017. Pais de dois filhos adotivos, Florinda e Bernhard (falecido).

2. Odete Brussolo, Odete Maria Ribeiro Brussolo nasceu no ano de 1949, RJ,  artista plástica de renome internacional. Odete Maria Ribeiro: pinturas Iate Club do Rio de Janeiro, Av. Pasteur, n° 333, Botafogo, RJ. Diariamente das 10h às 22h até o dia 09 de junho de 1984. Residente em Teresópolis com a Senhora sua mãe Dona Hosana.

 

 

 

       O Barão de Studart, (3) reportando-se sobre o genealogista José Pedro Soares Bulcão, bisneto de José Pedro Soares, diz: “Menciono os antepassados paternos para justificar o nome de Bulcão que deles recebeu, em vista de nem seu avô, nem seu pai e seus irmãos não terem o usado mais; e por muita gente julgar ser um nome literário de fantasia. Trazer para cá Parece-me que todos os ante passados paternos não usaram e não sei a razão do abandono em que o deixaram seus descendentes atuais.” O registro é pertinente, os Soares no Vale do Acaraú nunca usaram o Bulcão. Na Serra de Uruburetama passadas  gerações após Antônio Soares A. Bulcão, a família voltou a assinar Soares Bulcão. STUDART, Barão de —. Diccionário Bio-Bibliographico Cearense. Imprensa da Universidade Federal do Ceará. Fortaleza. 1980. Vol. I. BULCÃO, (Jose Pedro) Soares — Anastácio Braga. Notas Genealógicas. Typ. Minerva. Fortaleza, 1928.    Cf. RIC, 1942, Raimundo Girão.

          Dona Filomena de Miranda Soares Bulcão nasceu aos 05 de setembro de 1882, e falecida a 03.04.1909, filha do Bacharel em Direito, 1873, Recife, PE, Dr. Francisco Leal de Miranda n. 27.07.1849 em Fortaleza, e de Filomena Portela de Miranda casados a 13.11.1875, ela nascida a 15.08.1856 na Vila de Imperatriz, (Arapari), Itapipoca. O casamento ñ foi em Itapipoca. Dr. Francisco Leal de Miranda, foi Promotor |Público em Imperatriz (Itapipoca), São Francisco, (Itapagé), Cascavel, Aquiraz, Maria Pereira, (Mombaça), Pacatuba, Fortaleza. Chefe de Polícia do Ceará,  01.10.1882, Presidente da Província do Ceará, Interino, 30.08.1882, Juiz de Direito, Comarca de Pombal, Paraíba, (nomeado em 24.02.1883) onde faleceu no dia 02 de março de 1885, com a idade de 36 anos. 

Dona Filomena de Miranda Soares Bulcão, neta paterna do Bacharel em Direito, Dr. Antônio Henriques de Miranda (f. dos pernambucanos, João José de Miranda e de Maria do Pilar, e de Dona Francisca Leal de Miranda (filha de Francisco Antônio dos Santos Leal e de Helena Maria Leal, ambos de Quixeramobim). Neta materna de Luís da Silva Pintado, n. 30.10. 1814 e + 18.04.1906, casado à 24.06.1841, e de Teresa da Silva Portela, {bisneta de Francisca Maria da Silva – mãe do seu avô Capitão Sinfrônio José da Silva {+07.09.1881 e ra c.c. uma irmã do Dr. Antônio Manoel de Medeiros = Sra. Medeiros + de varíola, 22.12.1878} Sinfrônio sogro de  Maria de Paula Portela c.c. José Portela da Silva, {+mês 06.1881} pais da Teresa)  ambos naturais de Sobral e ela irmã de Francisco Portela e de Antônio Portela, fundadores da Casa Colombo e Torre Eiffel, RJ. O Dr. Antônio Manoel de Medeiros, médico, pela Faculdade de Medicina da Bahia. Nasceu aos 23.04.1820, em Aracati, filho de Manoel do Rego Medeiros e de Mariana do Rego da Luz + no mês de 09.1867, Fortaleza,{filha de Alexandre do Rego Cavalcante n. PE e de Inês do Rego n. Aracati . Faleceu o Dr. Antônio Manoel de Medeiros com a idade de 52 anos, aos 13.07.1879, na Vila de Limoeiro do Norte, quando vinha de viagem do Icó para Fortaleza. Era irmão de Dom Manuel do Rego Medeiros + 16.09.1866, em Maceió, AL, 35 anos de idade, oitavo Bispo de Olinda, PE, Marido de Emília Fausta de Castro Medeiros e Maria Amália de Castro Medeiros Pai de José de Castro Medeiros.


     
Manoel Casimiro Soares: Alferes, 1880, Administrador do Patrimônio de São João, Arraial, Uruburetama, 1882, ‘influente político na Vila de Arraial’, 1890, Agente Administrativo do Distrito de Arraial, Comarca de Imperatriz, 1885, membro da Comissão para dirigir e fiscalizar a conclusão das obras da Cadeia Pública do Arraial, da Imperatriz, 1881. Cunhado de D. Josefa de Oliveira Guimarães viúva do Capitão João Gualberto de Oliveira Guimarães, de quem administrava os bens. Povoação do Arraial, termo da Comarca da Imperatriz, 06.05.1879. Correspondente do Jornal O Cearense, em Arraial, 1883/1890. Primeiro Vice Presidente do Club Liberal Imperatrizense, 14.09.1888. Visitou a cidade de Fortaleza, aos 13.03.1888,  a 12.06.1889 e a 29.11.1889. Membro fundador do Club Republicano da Povoação de São João da Imperatriz, 01.12. 1889. Sob a direção de José Pedro Soares Buulcão surge a Gazeta do Purus, na capital do Departamento do Alto Purus.   05.07.1918.

Correio Retardado.

Jornal O Cearenses, Fortaleza, 28.06.1876.                            RJ.  08.04.1897.  

 

   Jornal O Cearense, Fortaleza. 17.12.1887.                                        O Cearense, 15.10.1889. 

Francisco Augusto de Araújo Lima – Fortaleza, 21 de novembro de 2024.

genealogia@familiascearenses.com.br   faal.ww@gmail.com