Famílias Cearenses & Francisco Augusto de Araújo Lima.
Nicolau José de Melo nasceu aos vinte e um dias do mês de março de 1769 anos na Ribeira Grande, Ilha de São Miguel, Atores, de onde justificou de menor idade, quando saiu para o Brasil. Filho de Pedro de Melo e de sua segunda mulher, Catarina Inácia da Silveira, casados 19.03.1766, na Ribeira Grande. Neto materno do Alferes Manoel José Raposo e de Florência Tecla do Sacramento.
Nicolau, de idade 55 anos, foi assassinado pelos revoltosos da Confederação do Equador, a 21 de janeiro de 1824, na Vila do Icó.
Termo de batismo de Nicolau José de Melo.
Nicolau, filho de Pedro de Melo e de Catarina Inícia da Silveira, naturais desta Igreja, Vila da Ribeira Grande, nasceu em os vinte e um dias do mês de março de 1769 anos, e foi batizado nesta dita Igreja, Paroquial de seus pais, pelo Reverendo Vigário e Pregador dela Nicolau de Souza Pereira, em os três dias do mês de abril da dita era, e foi Padrinho o Padre Nicolau Rodrigues Azevedo, Beneficiado .?. nesta dita Igreja: e testemunha que comigo assinou Lázaro de Carvalho, e para constar fiz este termo dia mês era ut supra. O Vigário Nicolau de Souza Pereira.
Cf. Fco. Augusto de Araújo Lima. Siará Grande - Uma Província Portuguesa no Nordeste Oriental do Brasil. Ed. Expressão Gráfica, Fortaleza, 2016. p. 2127, volume quarto. Fortaleza, 13 de março de 2017. Faal.