Famílias Cearenses & Francisco Augusto de Araújo Lima.
Igreja Matriz de Missão Velha, Cariri cearense. Foto: Egberto Araújo.
Antônio Muniz Tavares, casado com Maria dos Prazeres de Souza nasceu em Recife, Pernambuco. Familiar do Santo Ofício. Nasceu no dia cinco de julho de 1737, no lugar Rosto do Cão, Ponta Delgada. Filho de Pedro Moniz Tavares e de Isabel Pacheco de Rezende. Neto paterno de João Moniz e de Bárbara Tavares, naturais de Ponta Delgada. Neto materno de Manoel Pacheco e de Ana Ferreira, n. na Freguesia de N. Senhora das Neves, Relva, Ponta Delgada.
Maria dos Prazeres de Souza, filha de José de Souza da Cunha e de Maria Josefa de Andrade, naturais da Freguesia de N. Senhora da Assunção, Ilha de Santa Maria. Neta paterna de Manoel de Melo e de Cristina de Souza. Neta materna de Domingos Vieira, n. na Freguesia de Santa Luzia da Achada, Ilha do Pico, e de Mariana de Andrade n. na Freguesia de N. Senhora da Assunção, Ilha de Santa Maria.
Termo de batismo de Antônio Moniz Tavares.
“Antônio, filho de Pedro Moniz e e sua mulher Isabel Ferreira (sic) naturais desde lugar de Rosto do Cão, desta Freguesia; nasceu aos cinco dias do mês de julho de 1737 anos, foi batizado nesta Paroquial desta Freguesia aonde são fregueses, por mim Antônio Gomes Tavares Cura desta dita Paroquial aos doze dias do dito mês e era acima; foram Padrinhos, José Fragoso, casado, morador no lugar da Relva, e a madre Maria do Espírito do Santo, Religiosa do Convento de Jesus, da Vila da Ribeira Grande, por procuração apresentada por seu irmão Antônio de Faria, morador neste dito lugar, e assistiram por testemunhas, o Padre José Moniz Tavares Tesoureiro desta Igreja, e Manoel Fernandes, assistente nesta Igreja, e para constar fiz este assento dia mês e era ut supra. O Cura Antônio Gomes Tavares.” Cf. Livro de Batismos, Ponte Delgada. Fco. Augusto de Araújo Lima. 20.10.2018. genealogia@familiascearenses.com.br