Blue Flower

Digite o termo na pesquisa conforme o Sumário atual da terceira etapa. Aperte o enter e aguarde o melhor resultado. Após entrar no tema da publicação, busque a palavra do seu interesse usando as teclas Ctrl + f. surgirá uma barra superior onde se deve digitar a palavra chave, p. ex. "Dummar", logo aparecerá ressaltada, com o número de vezes que se acha no texto. 

 

 

Famílias Cearenses & Francisco Augusto de Araújo Lima.

 

 

 

 

Por Francisco Augusto de Araújo Lima, Praia do Futuro, Fortaleza, 08.08.2020. genealogia@familias cearenses.com.br  faal.ww@gmail.com

 

   Virgulino Ferreira da Silva, vulgo Lampião foi o terceiro filho de José Ferreira dos Santos e de Maria Sucena da Purificação. José Ferreira dos Santos foi morto a 18 de maio de 1921. Neto paterno de  Antônio Ferreira de Barros e de Maria Francisca da Chaga. Neto materno de Manoel Pedro Lopes e de Jacoza Vieira da Soledade, todos da mesorregião do sertão pernambucano. Portanto a probabilidade de Virgulino, Lampião - ter ascendência cearense é remota.

“Nascido na cidade de Vila Bela, atual Serra Talhada, no semiárido do estado de PernambucoAté os 21 anos de idade trabalhou como artesão. Era alfabetizado e usava óculos para leitura, características bastante incomuns para a região sertaneja e pobre onde ele morava. Uma das versões a respeito de seu apelido é que sua capacidade de atirar seguidamente, iluminando a noite com seus tiros, fez com que recebesse o apelido de Lampião. Sua família travava uma disputa com outras famílias locais, geralmente por limites de terras, até que seu pai foi morto em confronto com a polícia. Virgulino jurou vingança, e junto de mais dois irmãos, passou a integrar o grupo do cangaceiro Sinhô Pereira.”

  

 

 

Lampião (Virgulino Ferreira da Silva) para Leonardo Mota, No Tempo de Lampião, 1967, nasceu a 12 de fevereiro de 1900, em Vila Bela, Serra Talhada. Para outros, nasceu a 07 de julho de 1897 ou ainda a 04 de junho de 1898. Polêmica e documentadas as datas aventadas para o nascimento de Virgulino.

Há controvérsia sobre a data de nascimento de Lampião. As mais citadas são:

- 04 de junho de 1898: data que consta em sua certidão de batismo, uma das mais citadas. Este dia é geralmente aceito por muitos devido ao costume das regiões do semi-árido de primeiro batizar as crianças e registrá-las tempos depois, já que o registro civil surgiu tardiamente.

- 12 de fevereiro de 1900: data dada segundo Antônio Américo de Medeiros pelo próprio Lampião em entrevista ao escritor cearense Leonardo Mota, em 1926, em Juazeiro do Norte.

  A questão do dia, mês e ano do seu nascimento é discutível, inusitada e documentadas as datas sugeridas. Prevalece a do batismo na Igreja Católica Apostólica Romana, por ser o termo escrito mais próximo do nascimento, e portanto com menor probabilidade de erro, admite-se.

 

  Termo de Registro Civil de Virgulino Ferreira da Silva.

  

     

   Cf. Livro de Registro Civil. Pernambuco. familysearch.org.