Famílias Cearenses & Francisco Augusto de Araújo Lima.
Eduardo de Castro Bezerra Neto nasceu a 16 de dezembro de 1934, Fortaleza, filho de José Moacyr Bezerra e de Eunice Leite de Figueiredo Bezerra. Eduardo foi batizado pelo Monsenhor José Alves Quinderé, no dia 12 de janeiro de 1935, nesta Igreja Matriz. Foram seus padrinhos, os seus avós {maternos} Bruno Porto da Silva Figueiredo e sua esposa Izaura, Isaura Leite Barbosa Figueiredo. Cf. Livro de Batismos, Ceará, Igreja Católica Apostólica Romana .
Termo de batismo de Eduardo de Castro Bezerra Neto.
Cf. Livro de Batismos, Igreja Católica Apostólica Romana, Ceará. Pesquisa FAAL.
Eduardo de Castro Bezerra Neto aluno CPOR, Arma de Cavalaria, Rio de Janeiro, 12.11.1953. Aspirante a Oficial do Exército, 09.08.1955, representa a Turma da Arma da Cavalaria e recebe a sua Espada do Senhor Presidente da República, Café Filho {João Fernandes Campos Café Filho}. Eduardo de Castro Bezerra Neto concludente do Curso de Direito da então Faculdade de Direito do D. F., RJ, é designado Presidente da Comissão, para com urgência proceder aos estudos e a todos os atos necessários ao imediato registro do Centro Acadêmico C.A.I.C. 31.07.19357. O DCE da Universidade do Distrito Federal, RJ, através da Secretaria de Intercâmbio, agradece ao colega Eduardo de Castro Bezerra Neto, quando de sua recente visita ao Ceará. O DCE da Universidade do Ceará, prestou uma série de homenagens ao nosso representante, tendo ficado decidido que haverá doravante, um intenso congraçamento entre as duas Universidades. RJ. 15.05.1957.
Eduardo de Castro Bezerra Neto casou-se a 23 de julho de 1960, com Margarida Maria Paiva Câmara, Maggy nasceu a 18 de outubro de 1937, Fortaleza, filha de Plinio Câmara n. 30.05.1893 e + Quixeramobim, 12.01.1962, e de Idezite, Idezith Paiva Câmara, n. 26.01.1899 e + 18.02.1997. Neta paterna de José Bonifácio da Silva Câmara e de Maria Correia da Silva. Neta materna de Juvêncio de Paiva Cavalcante e de Olímpia Correia. O Dr. Eduardo de C. B. Neto e D. Margarida, pais de Astrid, Marta, Eduardo e Paulo Câmara Bezerra. O Eng.º Agr.º José Alcino Rittes casado com Maria Zeneida Câmara, irmã germana de Margarida Maria de Paiva Câmara.
Eduardo de Castro Bezerra Neto graduado em Direito pela Universidade do Rio de Janeiro, 1957, e em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará, 1963. Mestre em Agricultural Economics pela University of Arizona e aperfeiçoamento em Globalizing Brasilian Corporation 21st Century pelo International Institute for Management Development, e em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas. Funcionário do BNB, 1958. Superintendente do CIN - CE, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, exercendo o cargo de diretor-superintendente do Trade Point. Foi presidente da Câmara Brasil - Portugal, da qual era sócio honorário. Superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Ceará, SUDEC, 1975 / 1979. Técnico do Departamento de Estudos Econômicos do Ceará, viaja para os E.U.A. em companhia de outros técnicos, da ESALQ, da ACAR - MG, da Escola de Agronomia do Nordeste, PB, e do Ministério da Agricultura. 12.07.1961.
Professor Titular da Universidade Estadual do Ceará, 1963 / 1995. Superintendente do Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Ceará. Técnico em Desenvolvimento Econômico, Chefe do Departamento Rural, DERUR, do Banco do Nordeste do Brasil. 18.06.1971. Profere palestra no Seminário de Crédito Rural, Recife. 17.09.1972. 08. Participa Curso Desenvolvimento do Nordeste. 08.11.1972. Orador representando o Instituto do Ceará, na 13ª Sessão da Comissão de Estudos e Pesquisas Históricas, CEPHAS. 02.08.2006. Eduardo de Castro Bezerra Neto Secretaria de Cultura e Desportos do Ceará, relatou da Comissão que criou o Prêmio “revelação de talentos nas diversas áreas da literatura cearense.” 17.12.1985.
Genealogista, escrevendo com elegância e proficiência, Sócio efetivo do Instituto do Ceará, posse em 22.05.1980, Eduardo de Castro Bezerra Neto residiu em rua nominada em homenagem ao seu Pai, Rua José Moacir Bezerra, nº xxxx, Lagoa Sapiranga (Coité), Fortaleza.
A amizade com o Dr. Eduardo de Castro Bezerra Neto surgiu nos idos de 1975 / 1979, a princípio por motivação profissional, e a seguir pelo amor a cearensidade - destaque para a genealogia. FAAL por admirar o seu elegante modo de escrever, sempre o procurava para discutir e aprender, ora para convidar lançamento de livro, o que aceitava e participava, para minha alegria e honra. Convite do Dr. Eduardo aceitei todos, menos um, o que ele sempre compreensivo, tolerante, apesar de não concordar com FAAL, bem humorado, entendeu. No dia 07.03.2020, aconteceu o último encontro, no Instituto do Ceará, lançamento de livro do Dr. Geová Lemos Cavalcante. O isolamento social imposto pela pandemia, nos manteve reclusos por longo tempo.
O destino criou uma situação inusitada para nos encontrarmos. Local: uma Clínica oftalmológica, ambos com a visão turva, pelo uso de colírio para realização de procedimento médico. Identificação de quem era quem, através da voz e a confirmação ao citar o prenome. Inevitável o tema da conversa, genealogia, naquela ocasião, abordando a família JUSTA, a qual pertence uma Senhora em situação semelhante a nossa, a espera de ser atendida. E lembro o dia, 22.11.2022, às 14 h. Atualizamos os números de telefone, e nos propomos a voltar as boas conversas. Tal não aconteceu. Passados três meses voltei para repetir o ‘procedimento médico’, só que ao invés de ir no dia 22 de fevereiro, como agendado, fui no de 07 de março, e para surpresa reencontro o amigo Eduardo de Castro Bezerra Neto que também havia mudado a data acertada.
Acaso renovado, assumi o compromisso de procura-lo e marcar um encontro em local apropriado para a proveitosa conversação. Assim sucedeu que no dia 30 de março 2023, telefonei e muito falamos. Da vida, coisas boas, os incômodos da velhice e ... de genealogia. Informei que havia coligido no meu acervo e via pesquisa, importante notícia – documentada - sobre Francisco de Paula Ney e Catulo da Paixão Cearense. Entusiasmado combinou de nos reunirmos em sua casa, sexta feira, por ser um dia mais propício para ele. 07.04.2023.
A ventura que havia nos propiciado os encontros na ante – sala de um centro – cirúrgico, de uma clínica médica, agora nos afastou. O amigo viajou deixando saudade. Fica bem nítida a lembrança da alegria, empolgação, do prezado Eduardo em colaborar no trabalho em homenagem a Paula Ney e Catulo. Fica também a boa sensação de uma vez mais eu ter me permitido elogiar – de forma merecida – o intelectual e a pessoa generosa, - que foi Eduardo de Castro Bezerra Neto, gentil homem, afável, que escrevia com bela elegância. Adorava ouvir o relato que eu o imitava ... pois imitar o que é bom é nobre.
A recordação das gentilezas que o amigo proporcionou não serão esquecidas e sim sempre lembradas com profunda gratidão.
O Dr. Eduardo de Castro Bezerra Neto faleceu no dia 08 de abril de 2023 com a idade de 88 anos, três meses e vinte e três dias.
Súmula Genealógica.
Eduardo de Castro Bezerra Neto filho de:
José Moacyr Bezerra nasceu a 17 de fevereiro de 1906, Maranguape, Ceará, sucessor do Senhor seu pai Eduardo de Castro Bezerra, na administração da Farmácia Pasteur.
José Moacyr Bezerra Diretor - Gerente do Estabelecimento Eduardo Bezerra S / A. 1º.06.1937.
José Moacyr Bezerra ex aluno da Escola de Farmácia, requer documentação que prove realizou os exames finais preparatórios, 02.04.1929. Proprietário em sociedade com Francisco Saboia Barbosa e Roberto Braquehais, do Balneário Pirapora, Maranguape, Ceará, reinaugurado a 04 de março de 1937. José Moacyr inaugura no dia 16 de agosto de 1949, na cidade do Crato, Ceará, uma filial da Drogaria Pasteur, com a entronização de imagem do Sagrado Coração de Jesus, pelo Vigário de São Miguel, Padre Frederico Wierhoff - MSF, e a presença do Prefeito Municipal, o Médico Décio Teles Cartaxo, “e grande número de comerciantes, advogados, especialmente convidados”. Conselheiro Fiscal do Banco de Crédito Caixeiral, Fortaleza, 28.06.1936. Diretor Secretário do Centro dos Importadores, Ceará. 26.03.1950. José Moacyr casou-se a 24 de fevereiro de 1934, com Eunice Leite de Figueiredo Bezerra nasceu a 26 de fevereiro de 1917, Aracati, litoral nascente do Ceará, filha de Bruno Porto da Silva Figueiredo e de Isaura Leite Barbosa Figueiredo, {embarcou no RJ em avião da Cruzeiro do Sul, com destino a Fortaleza. 05.04.1945.
Avós paternos de Eduardo de Castro Bezerra Neto.
Eduardo de Castro Bezerra “abastado Capitalista de Fortaleza”, e sua esposa, D. Antônia Correia Bezerra. Fonte: Hemeroteca Digital.
Eduardo de Castro Bezerra Sênior nasceu a 24 de abril de 1874, no Sítio Flórida, Fortaleza, pertencente ao seu avô materno Tomás Lourenço da Silva Castro {havido por herança de Joaquim José Barbosa}. Eduardo Sênior, filho do Tenente Coronel Israel Bezerra de Menezes nasceu a 16 de março de 1845, e casou-se a 09 de setembro de 1871, com Sabina Cândida de Castro Menezes, Sabina de Castro Menezes que nasceu a 02 de novembro de 1850. Israel Bezerra de Menezes faleceu a 10 de fevereiro de 1921 e sua mulher D. Sabina faleceu no dia 17 de agosto de 1940, Fortaleza. Pais de seis filhos.
Eduardo de Castro Bezerra Sênior casou-se a 15 de abril de 1905, com Antônia Correia Bezerra nasceu a 20 de junho de 1884, filha de Antônio Correia de Melo nasceu aos 29 de março de 1834 no Concelho de Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, Açores, Portugal, e de Olímpia da Costa Correia, natural de Maranguape, Ceará. Neta paterna de João Correia Martins e de sua mulher Maria de Jesus.
Eduardo de Castro Bezerra Sênior neto paterno de Manoel Soares da Silva Bezerra nasceu no mês de agosto de 1810, no Riacho do Sangue, Ceará. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Faculdade de Olinda, 1836. Deputado Provincial Ceará, Vice Presidente da Província, Juiz de Direito, Jornalista, Professor, Procurador Fiscal e Inspetor da Fazenda e Tesouraria Provincial, Escritor.
O Doutor Manoel Soares da Silva Bezerra casou-se a 21 de dezembro de 1837, na Igreja da Vila de Campo Maior de Quixeramobim, elas nove horas da noite, em casa do Capitão Manoel Alexandre de Lima, com sua prima Maria Teresa de Albuquerque Lima, n. a 13 de agosto de 1818 e faleceu a 05 de maio de 1908, filha de Manoel Alexandre de Albuquerque Lima e de sua segunda mulher Maria de Nazaré Bezerra. Presentes a cerimônia religiosa de casamento do Dr. Manoel e de D. Maria Teresa, o Reverendíssimo Senhor Visitador desta Província Padre Lourenço Correia de Sá, e as testemunhas, José dos Santos Lessa e Manoel Felício de Almeida e Castro. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, Igreja Católica, Apostólica, Romana.
Eduardo de Castro Bezerra Sênior neto materno de Tomás Lourenço da Silva Castro, n. a 30 de abril de 1806 e batizado a 14 de maio do dito ano, Comandante das Guardas Municipais, e de Rufina Cândida de Castro, n. a 1º de agosto de 1818, casados 26 de abril de 1835, em casa do Capitão Mor Joaquim José Barbosa, na cidade da Fortaleza, dispensada no 3º grau de consanguinidade, com Tomás Lourenço da Silva Castro, Comandante das Guardas Municipais. Sabina Cândida de Castro Menezes neta paterna Manoel Lourenço da Silva, n. Paraíba, e de Maria do Carmo Sabina, Aracati. Neta materna de Joaquim José Barbosa, Capitão Mor, n. 25 de maio de 1784, Aracati, Ceará, batizado a 07 de junho do dito ano, na Igreja Matriz de Aracati, pelo Padre José Carlos da Silva Carneiro. Padrinhos, o Capitão Manoel Rodrigues Pereira e Natária Correia de Brito PP apresentada por Joana Maria, e de Teresa Maria de Jesus, n. 1793, em Sobral, casou-se a 19 de maio de 1811, na Igreja Matriz de Sobral. Cf. Monsenhor Francisco Sadoc de Araújo, Cronologia Sobralense, Ed. I. U. - UVA, Sobral. 1979. Vol. II, p. 56.
Eduardo Sênior, terceiro proprietário da Phamarcia e Drogaria Pasteur, a partir do ano de 1905. A Farmácia Pasteur fundada pelo Doutor Leopoldo Domingues & Arruda, 25.11.1887, Praça do Ferreira nº 37, 19 de setembro de 1894, a Rua Major Facundo, nº 16, hoje nº 538, Praça do Ferreira, Fortaleza, vendida no ano de 1903, ao Farmacêutico Francisco Linhares Filho, que a vendeu no ano citado ao Farmacêutico Eduardo de Castro Bezerra.
Eduardo de Castro Bezerra faleceu na Casa de Saúde Pedro Ernesto, RJ, a 09.11.1934, sepultado no Cemitério de São João Batista, Rua Gen. Polidoro, nº 245, Botafogo, Rio de Janeiro. No ano de 1940, os seus restos mortais foram trasladados para a cidade da Fortaleza.
Avós maternos de Eduardo de Castro Bezerra Neto.
Bruno Porto da Silva Figueiredo e Isaura Leite Barbosa Figueiredo, avós maternos.
Bruno Porto da Silva Figueiredo nasceu a 06.10.1887, em Aracati, onde faleceu a 24 de maio de 1969. Filho de Maria Rodrigues da Silva Figueiredo e de Vicente da Silva. Neto materno de Camilo Rodrigues da Silva Figueiredo nasceu aos quinze dias do mês de maio de 1817, no Sítio da Barroca, lugar de Quinhão, Distrito de Viseu, Província da Beira Alta, Portugal e de Francisca Cândida da Silva nasceu a 18 de junho de 1828, Aracati, Ceará.
O Bruno Major ou Major Bruno, por possuir uma casa na sesmaria e Praia do Retiro Pequeno ou Retirinho, outrora pertencente a Teodósio da Costa Nogueira, lhe emprestou o apelido, surgindo daí a Praia da MAJORLÂNDIA. Bruno Porto da Silva Figueiredo casou-se a 04 de dezembro de 1909, ele de idade 23 anos e ela 19 anos, em casa particular, no Parque da Liberdade, Parque da Criança, ao lado da Praça do Coração de jesus, Fortaleza, com Isaura Leite Barbosa nasceu a 13 de julho de 1891, filha de Miguel Augusto Leite Barbosa e de Maria de Jesus Leite Barbosa, casados a 28.03.1883. Presentes a cerimônia religiosa do casamento do Major Bruno com Isaura, o Monsenhor Bruno Rodrigues da Silva Figueiredo, as testemunhas José Barbosa Leite e Possidônio Porto. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará. Igreja Católica Apostólica Romana.
Dona Isaura Leite Barbosa Figueiredo nasceu a 13.07.1891, filha de Miguel Augusto Leite Barbosa e de Maria de Jesus Leite Barbosa, casados a 28 de março de 1883, Fortaleza. Neta paterna de Miguel Augusto Ferreira Leite e de Teresa de Jesus Barbosa. Neta materna de José Batista Leite e de Maria Angélica Barbosa, naturais do Aracati. Isaura Leite Barbosa faleceu aos 20 de setembro de 1965, em Fortaleza, Ceará.
Termo de casamento. "Miguel Augusto Leite Barbosa, Miguel Leite Barbosa, filho de Miguel Augusto Ferreira Leite e de Teresa de Jesus Barbosa, casou-se aos 28 de março de 1883, nesta Igreja, com Maria de Jesus Barbosa, filha de José Batista Barbosa e de Maria Angélica Barbosa, naturais do Aracati. Presentes, o Padre Constantino Gomes de Matos e as testemunhas Francisco de Oliveira Barbosa e Francisco Leite Barbosa". Cf. Livro de Matrimônios, Ceará. Igreja Católica Apostólica Romana. Cf. Francisco Augusto de Araújo Lima. Famílias Cearenses Treze – Siará Grande - Uma Província Portuguesa no Nordeste Oriental do Brasil. Ed. Expressão Gráfica. Fortaleza. 2016. Quatro Volumes. 2.300 p.
Fortaleza. 14.11.1937 Eduardo de Castro Bezerra Filho.