Blue Flower

Digite o termo na pesquisa conforme o Sumário atual da terceira etapa. Aperte o enter e aguarde o melhor resultado. Após entrar no tema da publicação, busque a palavra do seu interesse usando as teclas Ctrl + f. surgirá uma barra superior onde se deve digitar a palavra chave, p. ex. "Dummar", logo aparecerá ressaltada, com o número de vezes que se acha no texto. 

 

 Famílias Cearenses & Francisco Augusto de Araújo Lima.

 

José Alber de Araújo Lima - *1939 + 2014.

 

    José Alber de Araújo Lima nasceu a 04 de maio de 1939, na cidade de Mauriti, Ceará, e faleceu a 11 de dezembro de 2014, em Maringá, Paraná. Filho do Desembargador Aurino Augusto de Araújo Lima, n. 09.06.1908, na Fazenda Descanso, Mauriti, e faleceu 24.10.1993, em Fortaleza, e de sua mulher Albanisa Pereira de Araújo Lima, n. Abaiara, (São Pedro), Ceará, Professora, normalista. Neto paterno do Coronel Augusto Leite de Araújo Lima, n. 13.01.1876, e de Maria Carolina Dantas de Quental Cartaxo, n. 06.02.1875, no Sítio Dantas, Mauriti, Ceará. Neto materno de Raimundo Pereira Lima, n. 12.10.1884, Abaiara, e de Maria Teixeira Lima, n. 12.10.1889, Icó, Ceará.

Igreja Matriz de Mauriti. Edificada por Miguel Gonçalves Dantas de Quental, bisavô de José Alber de Araújo Lima. Fonte foto: https://www.google.com.br.

   Termo de batismo de José Alber de Araújo Lima.

“Aos três de junho de 1939, o Padre Raimundo Augusto de Araújo Lima, de licença do Reverendo Joaquim Alves, batizou solenemente em Mauriti, a José, nascido a quatro de maio de 1939, filho legítimo do Dr. Aurino Augusto de Araújo Lima e de Albanisa Pereira de Araújo (sic), sendo padrinhos Augusto Leite de Araújo Lima e Maria Teixeira Lima. Do que para constar, lavrei o presente termo que assino. O Vigário, Joaquim Alves.” O padrinho é avô paterno e a madrinha é avó materna.

   Alber, simples, amigo, bom filho, bom irmão, muito ligado a grande família, herdou da sua avó Maria Carolina Dantas de Quental Cartaxo, o temperamento manso e justo, sempre calmo, alegre, conciliador, sem ambição, tendo por objetivo principal, uma vida pacata e repleta de amigos.

   Lembrar a exemplar educação doméstica que recebeu, com realce para a abnegação e carinho que a tia Albanisa dava a todos, mas a ele Alber, primogênito, de forma especial.

Seminário Diocesano do Crato. Fonte Foto: http://www.sulpc.org/sulpc_

 

   Alber estudou no Seminário Diocesano São José do Crato, Ceará, demonstrando vocação, seminarista modelo. Em férias na cidade de Baturité, onde seu pai nos idos de 1953, exercia a função de Juiz da Comarca, usava a batina e sistematicamente se apresentava ao Vigário local. Assumia postura séria, não participava de todas as brincadeiras com irmãos e primos em Baturité, nos Sítios São Pedro, residência de seus pais ou no Sítio Coió, Putiú, nas férias escolares.

   Constatada a falta de vocação, passou a estudar no Colégio Salesiano Domingos Sávio, Baturité, onde concluiu o ginásio. O curso científico foi realizado no Liceu do Ceará, em Fortaleza.

   A sua segunda vocação: militar. Visando prestar concurso para ingressar na Escola Preparatória de Cadetes do Exército de Fortaleza, residiu em casa de seus tios Ana Augusto de Araújo Lima e seu marido Elias Coelho, Rua J. Penha 160, Centro, Fortaleza, muito se ligando ao primo Francisco Carlos Augusto Coelho.

   Não conseguiu aprovação, provável intercessão de sua falecida bisavó paterna Argina Juscelina Leite de Morais, que tinha ojeriza a carreira militar, fruto do injusto recrutamento de “voluntários” a Guerra do Paraguai. Nenhum dos seus filhos, netos e 110 bisnetos seguiram a carreira militar.

   Ingressou no Banco de Crédito Real de Minas Gerais, Fortaleza, onde por algum tempo exerceu suas funções conquistando a simpatia e amizade de superiores e de colegas. Por esta época revela-se bom violonista, com grande círculo de amigos, sempre solicitado para as famosas serenatas.

     Acidentes ocorridos com a família.

   O tio Aurino Augusto de Araújo Lima, quando promovido a Juiz de terceira entrância, saiu de Milagres, com a esposa, grávida de seis meses da Maria de Fátima, e os seis filhos, para assumir a Comarca de Baturité. No dia três de março de 1953, nas proximidades da cidade de Cedro, um acidente com a composição ferroviária denominada “Expresso Cariri”, determinou a morte e ferimento de vários passageiros. Toda família vitimada, mas sem gravidade. Somente a Aurinisa sofreu mais, encontrada mergulhada em um lamaçal, salva por seu pai e um de seus irmãos. Augusto José ferido na cabeça.

   No mês de abril de 1960, Aurino e sua família resolveram passar a semana santa, na Fazenda São Felipe, Itapiúna, Ceará. Na saída de Aracoiaba, no entroncamento Capistrano / Baturité, um veículo vindo de Baturité, colidiu a camioneta Chevrolet, cabine simples, dirigida pelo Alber, acontecendo o inevitável capotamento. A Maroli sofreu bastante, e Francisco Augusto, que foi jogado a distância, sendo reanimado pelo primo Albérsio. Todos recolhidos a um Hospital de Baturité e amparados pelos amigos da família e por Otacílio Pereira, irmão da tia Albanisa.

   No dia quatro de julho de 1962, às 23 e 30 h, na Rua General Sampaio, defronte a Praça Clóvis Beviláqua, Faculdade de Direito, um Jeep, placas 37-67, de propriedade do Alber e por ele dirigido, colidiu com um ônibus da linha Santa Quitéria, saindo feridos, o aluno do curso de Medicina Hoover Herculano Lima, Sílvio Carlos. Socorridos por Augusto José de Araújo Lima, acadêmico de Medicina, que por coincidência participava de reunião de alunos grevistas da U.F.C., na Faculdade de Direito, animada pelo então jovem compositor, cantor, Gilberto Gil, Gilberto Passos Gil Moreira.

   Nesta época Alber viveu os melhores momentos da sua juventude. Amigo do violonista Vilamar Damasceno, curtiu noitadas de serestas, e com sensatez administrava o tempo entre o trabalho no Banco e a boemia.

   Repensando a vida enfrenta concurso nacional para o Banco do Brasil. Logrando aprovação passou a residir em Minas Gerais, de onde foi removido para Maringá, Paraná, onde morava a Rua Duartina, xxx, Bairro Jardim Lucianópolis.

Alber casou-se com Diva Modesto de Araújo Lima, n. Paraná, pais de:

1. Aurino Augusto de Araújo Lima Neto. Um moço que herdou os predicados do seu pai.

2. Mary Ann Modesto de Araújo Lima, ambos nascidos em Maringá, Paraná. Uma jovem que lembra em beleza a sua prima homônima e estimada por toda a família.

Alber mesmo morando distante nunca esqueceu a família. Aurino Neto uma homenagem ao seu pai Aurino Augusto de Araújo Lima. Mary Ann Modesto de Araújo Lima uma comovedora prova de amizade a sua prima Mary Ann de Araújo Lima, precocemente falecida, e filha de Antônio Augusto de Araújo Lima e de Ana Esteany de Araújo Lima.

   Viúvo, Alber casou-se segundo com Maria de Lourdes Bezerra.   Alber filho de Juiz e depois Desembargador, nunca fez uso da autoridade paterna nas comunidades em que residiu.

   Lembro o mês de julho do ano de 1958. O tio Aurino Juiz do Crato, residindo em casa simples, na Praça da Sé, e a família à Rua Eusébio de Souza,1666, Bairro de Fátima, Fortaleza. Na ocasião resolvemos Albérsio e eu, sermos voluntários no encaminhamento da volumosa papelada, por ser ano de eleição.

   Os Juízes a época pouco dispunham para tanto trabalho. O tio Aurino feliz com os voluntários, depois os recompensou patrocinando a ida de ambos, a Milagres e a Mauriti, Descanso e Quixabinha, berço maior de nossa família.

   A Turma do Funil, um quarteto, formado por: Alber, Albérsio, José Augusto e Francisco Augusto, foi sucesso no carnaval, 11/14 de fevereiro de 1956, no Baturité Club. A fantasia era simples, camisa branca de manga comprida, calça escura e no bolso esquerdo da camisa, um pequeno funil, tudo providenciado carinhosamente pela tia Albanisa.

   Turma do Funil na carona do sucesso da marchinha carnavalesca homônima:

Chegou a turma do funil
Todo mundo bebe, mas ninguém dorme no ponto
Ai, ai ninguém dorme no ponto
Nós é que bebemos e eles que ficam tontos

   Uma anotação final: no ano de 1958, Francisco Augusto de Araújo Lima, por instancia do seu tio materno Francisco Gerardo de Souza, saiu do Colégio Cearense do Sagrado Coração de Jesus, indo estudar no Liceu do Ceará. Por inexplicável indiferença, seus pais não providenciaram a farda necessária. A salvação foi usar a farda do primo Alber que já havia concluído o cientifico.

   Acontece que o Alber era de estatura um pouco menor do que Francisco Augusto, determinando que o novato além de usar uniforme usado, “pegasse marreca”, a calça era curta. Exemplar a atitude dos veteranos do Liceu. Oriundos das mais variadas camadas sócio-econômicas, nunca fizeram comentário algum ao bizarro fardamento e provável tenham reconhecido o esforço do “bicho” em usar tal vestimenta. Mas Deus escreve certo por linhas tortas: aquela farda do Alber me trouxe felicidade, e ingressei na Universidade no mesmo ano em que concluí o curso cientifico.

Cf. Livro de Batismos, Milagres. Cf. José Bonifácio de Sousa. Datas e Fatos para a História do Ceará. RIC. 1968. p. 114. Cf. http://bancodedados.cepimar.org.brCf. Fco. Augusto de Araújo Lima, Famílias Cearenses 1, Ed. Premius, Fortaleza, 2001, p. 220.  Fco. Augusto de Araújo Lima, Fortaleza, 16.12.2014, Missa de Sétimo Dia. enealogia@familiascearenses.com.br - 85 9990.2456.

 

      Ascendentes da Tia Albanisa Pereira Leite.

 

   Termo de casamento de Raimundo Pereira Lima. “Aos cinco dias do mês de julho de 1902, nesta Igreja Paroquial de Milagres, Bispado do Ceará, às dez horas da manhã, compareceram perante mim, os contraentes habilitados Raimundo Pereira Lima e Maria Joaquina do Espírito Santo, solteiros, ele de vinte anos de idade, e ela de dezoito, naturais e moradores nesta Freguesia, aos quais contraentes se receberam com palavras de presente por marido e mulher e logo lhes dei as bênçãos nupciais segundo o Rito da Santa Igreja Católica, sendo testemunhas Manoel José Rodrigues e José Pereira Lima aos quais conheço pelos próprios. E para constar lavrei este assento que assino depois de lido com os contraentes e as testemunhas. Assinatura das testemunhas. Cf. Livro de Matrimônios, Milagres. familysearch.org. 

   Enedina Leite Teixeira c.c. José Pereira Lima, pais de Izaura Pereira Leite, 22 anos de idade, que se casou a 24.12.1936, Ig. M. Milagres, com Amâncio Leite Furtado, 36 anos  viúvo de Rosa Queiroz Leite. Testemunhas, Antônio Coelho Pereira e José Dantas de Moraes. Cf, Livro Matrimônios. Milagres. 

   Termo de casamento de Aristóteles Leite Teixeira. “Aos quatro dias do mês de outubro de 1888, às cinco horas da tarde, nesta Igreja Paroquial da Vila de Milagres, deste Bispado do Ceará, compareceram na presença do Reverendo Vigário Joaquim Manoel Sampaio os contraentes Aristóteles Leite Teixeira e Maria Amâncio Leite de Moraes, em tudo habilitados segundo o direito e sem impedimento algum; ele de idade de trinta anos e ela de idade de vinte e três anos, solteiros, naturais, ele da Freguesia do Icó onde foi batizado, e ela desta Freguesia de  onde foi batizada e ambos moradores nesta mesma Freguesia de Milagres, os quais contraentes se receberam por marido e mulher, com palavras de presente e logo por autorização do Excelentíssimo Senhor Bispo desta Diocese, lhes foram dadas as bênçãos nupciais segundo o Rito da Santa Igreja Católica, sendo testemunhas presentes, Domingos Leite Furtado e João Félix Teixeira, que reconheço pelos próprios, E para constar mandei lavrar este termo que, depois de lido eu assino. O Vigário Manoel Rodrigues Lima. “ Cf. Livro de Matrimônios, Milagres. familysearch.org.  

   “Aos vinte e oito dias do mês de agosto de 1898, na Igreja Paroquial de Milagres, Bispado do Ceará, batizei solenemente a Abelina, nascida a três de julho deste mesmo ano, filha legítima de Aristóteles Leite Teixeira e Dona Maria Amâncio Leite Teixeira, naturais e batizados ele na Freguesia do Icó e ela nesta Freguesia. Foram Padrinhos José Dantas de Araújo e sua mulher Dona Rosa Francelina da Conceição sendo seus procuradores o Capitão João Leite de Moraes e sua filha Dona Argina Leite de Araújo Lima, os quais conheço pelos próprios. E para constar lavrei este assento que assino. O Vigário José Fernandes de Medeiros.” Cf. Livro de Batismos, Milagres. familysearch.org. 

   Urias nasceu a 20 de novembro de 1900, e foi batizado a 13 de janeiro de 1901, na Igreja Paroquial de Milagres, filho de Aristóteles Leite Teixeira e Dona Maria Amâncio Leite Teixeira. Padrinhos, o Dr. Eduardo Dias de Negreiros e sua mulher Maria Gomes de Matos Nogueira. Cf. Livro de Batismos, Milagres. familysearch.org. 

Temo de óbito de Maria Amâncio Leite de Moraes (Maria Leite Teixeira. “Aos vinte e sete dias do mês de junho de 1904, sepultou-se no cemitério desta Matriz de Milagres, Bispado do Ceará, o cadáver de Maria Leite Teixeira (Maria Amâncio Leite de Moraes) de idade de trinta e oito anos, casada que foi com Aristóteles Leite Teixeira e foi amortalhada em hábito preto, encomendada pelo Vigário Padre Luís Furtado Maranhão, o que para constar lavrei este termo que assino.” Cf. Livro de Óbitos, Milagres. familysearch.org.  

                                                                                       



Aos descendentes de Alexandre Leite de Oliveira. Genearca da Família Leite de Oliveira, no Cariri cearense.

Alexandre Leite de Oliveira não nasceu na inexistente Paróquia de São Raimundo, Lisboa, naturalidade divulgada por engano de leitura.

O seu irmão Henrique, é que nasceu no ano de 1745, no dia 06 de julho, mas não em Lisboa. Henrique foi o oitavo filho e não era gêmeo com Alexandre.

Alexandre Leite de Oliveira NUNCA foi Padre Jesuíta, e nem seminarista.

Infelizmente autores sérios erraram e não se pesquisou após anos das publicações, para socorrer estes trabalhos pioneiros. Os pioneiros merecem nosso reconhecimento e agradecimento, porém necessitam atualização, sem polêmica, respeitando os antigos pesquisadores, e sempre em busca da verdade.

Arrimados nas citadas publicações, continuam a divulgar os erros nelas contidos, sites da credibilidade. Enfim a verdade foi resgatada através de pesquisas por mim realizadas em Portugal.

Localizou-se:
- O termo de batismo de Alexandre Leite de Oliveira,
- Os termos de batismo dos seus oito irmãos;
- O termo de casamento dos seus pais;
- O termo de matrimônio dos seus avôs paternos;
- idem dos avôs maternos.
Outro importante documento prova que é pura fantasia informar que o citado Alexandre foi Padre. Desfaz a versão existente na crônica genealógica, que era Padre Jesuíta, difundida por vários autores, por mero equívoco, sem má fé, fruto de leitura paleográfica defeituosa e inferir a partir de fragmento de arquivo danificado.

Abços
Fco Augusto de Araújo Lima, Fort. 24.08.2014
genealogia@familiascearenses.com.br 

                                                         


   Filomena Soares de Araújo – Milena.

    Termo de batismo de Filomena Soares de Araújo.

   “Filomena nasceu a 95 de julho de 1923, filha legítima de Miguel Orcel Fiho e de Billa Soares Orcel, batizada a 11 de agosto de 1923, na Igreja Matriz do Carmo pelo Cônego José Quideré. João Leopércio Soares e Alzira Leopércio Soares.” À margem: Casou-se na Sé a 05.05.1957, com Euclides Leite Xavier. O Vigário Monsenhor José Gaspar. Cf. Livro de Batismos, N.S. do Carmo, Fortaleza. 

4ª Filha de Umbelina Ormiza Soares e de Miguel Orcel de Araújo Filho


FILOMENA ARAÚJO XAVIER, MILENA, nasceu a 5 de julho de 1923, em Fortaleza, Ceará.

Casou-se na Igreja de São Pedro, Praia de Iracema, Fortaleza, a 5 de maio de 1957, com Euclides Leite Xavier, que nasceu a 28 de novembro de 1922, em Cárceres, Mato Grosso, filho de João Leite Xavier e de Maria Clara Xavier. Seus filhos:

GERALDO EUCLIDES ARAÚJO XAVIER

FRANCISCO EUCLIDES ARAÚJO XAVIER

CLARA MARIA ARAÚJO XAVIER , Laerte Marroni de Castro Sampaio e filhos.

As Famílias Leite Xavier, Araújo Xavier, Castro Sampaio, Soares de Araújo, Araújo Lima, Machado de Araújo, Telles de Souza, Vasconcelos Leopércio e Orcel de Araújo, com pesar comunicam o falecimento de MILENA, acontecido dia 26 de março de 2012, 03.00h na cidade de São Paulo, SP. Será sepultada no Cemitério de Congonhas às 16.30h. Fco. Augusto,  Sítio Bom Sucesso, Guaramiranga, Serra de Baturité, 23 / 25 de março 2012. 

 

 

Terceira Maratona de GENEALOGIA Nordestina
Com a participação de pesquisadores do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e Pernambuco.

- Atualização BANCO de DADOS

- Destino do Acervo individual

- Centro de Documentação e Pesquisa de Caicó

- Avaliação do Trabalho IPUEIRAS dos TARGINOS.

Fco. Augusto de Araújo Lima - 19.03.2012.

FaFamílias Cearenses 7 - Ipueiras dos Targinos

2ª Edição. Junho 2012

Revista e ampliada. 700p.

GERALDO de MONTES e SILVA existiu?

Quem procura acha....
Fco. Augusto, 13.01.2012
Preciso falar com o responsável do RODOVID e não consigo.

- http://pt.rodovid.org/wk/Pessoa:609982

O meu trabalho Famílias Cearense 7 - IPUEIRAS dos Targinos, é citado. Necessita correções. Grato. Francisco Augusto de Araújo Lima, Fortaleza, 15.12.2011 genealogia@familiascearenses.com.br

 

 

     Famílias Cearenses Zero - Soares e Araújos no Vale do Acaraú.

 

Agradeço a todos que enviaram mensagens com análise sobre a 2ª Edição do livro Famílias Cearenses Zero - Soares e Araújos no Vale do Acaraú, Ed. Expressão Gráfica, Fortaleza, 2011, 286 p.

Publicar um livro é expor-se a crítica, presumindo a existência de um público. Necessário ter consciência que não há perfeição, e reconhecer a existência de uma tendência mórbida – por parte de alguns - em encontrar “erros” antes de virtudes no trabalho. Humildade em aceitar a crítica ácida, mesmo estando correto.
Gratificado pela aceitação, seleciono a mensagem enviada pelo colega, amigo e Professor da ESAM, Marcos Antônio Filgueira, como representativa das inúmeras recebidas, por sua análise e objetividade. Nela não se observa um elogio simples, mais que isso, demonstra que o Prof. Marcos leu o trabalho e de modo civilizado e generoso expõe sua opinião calcado na experiência de quem que já publicou inúmeros trabalhos na área Agronômica e Genealógica.

   Caro Francisco Augusto,

Tenho, nas últimas semanas, viajado através das páginas do seu livro SOARES E ARAÚJOS NO VALE DO ACARAÚ, cujo envio muito agradeço. Como nos seus outros trabalhos, as características principais são o caráter científico e a riqueza de informações. Espero que você continue fazendo essa varredura científica na genealogia cearense, que é também minha, através dos Filgueira de Melo (de Iguatu), Nogueira de Lucena e Souza Rocha (de Goiana), dentre outros. Esse Ippolito Burlamacchi citado na página 226 é meu 4º avô, por linhagem patrilinear (ver aqui http://marcosfilgueira.wikidot.com/ascendencia-pela-familia-burlamaqui). Não me esqueça quando tiver informações sobre os ascendentes de Ana Maria Albuquerque, esposa de Jerônimo da Rocha.

Abraços,

Prof. Marcos Filgueira.

 

 

O III ENCONTRO NORTE-RIO-GRANDENSE DE GENEALOGIA-ENRG, realizado na simpática, CAICÓ, RN alcançou êxito total e demonstrou a evolução acontecida desde o I Encontro no ano de 2009.

Local: Auditório da Câmara Municipal de Caicó, Rua Felipe Guerra,179

Participação especial do Dr. Fábio Arruda de Lima - Emérito Pesquisador da Genealogia Nordestina.

PROGRAMAÇÃO:

DIA 25 /SEXTA-FEIRA

18.30h - APRESENTAÇÃO DA BANDA RECREIO CAICOENSE;

19h - ABERTURA DOS TRABALHOS;

19.20h - DIPLOMAÇÃO DOS SÓCIOS DO INRG;

19.30h- ENTREGA DA COMENDA DE "HONRA AO MÉRITO GENEALÓGICO" A GENEALOGISTAS;

19.40h - FALA DO REPRESENTANTE DOS SÓCIOS DIPLOMADOS. Repres.: PADRE JOCIMAR DANTAS DE ARAÚJO

20h - CÂMARA MUNICIPAL DE CAICÓ FAZ ENTREGA DA COMENDA VILA DO PRÍNCIPE AO HOMENAGEADO DR. SINVAL COSTA;

20.20h - HOMENAGENS AO GENEALOGISTA SINVAL COSTA PELOS SEUS 80 ANOS, PELOS IRMÃOS: VIVALDO,RIVALDO(BIBI) E VIDALVO COSTA(DADÁ);

21.20h - PALESTRA COM CLOTILDE SANTA CRUZ TAVARES ("FUNDAMENTOS DA GENEALOGIA”);

22.00h - APRESENTAÇÃO MUSICAL COM CARLOS GUEDES;

26/11-SÁBADO

07:00h - ABERTURA DOS TRABALHOS;

07:30h- PALESTRA COM JOÃO BOSCO FERNANDES("FAMÍLIA FERNANDES NO RN E NO NORDESTE DO BRASIL”);

09.00h - COFFEE BREAK

09.30h - PALESTRA COM MARCOS PINTO ("A GENEALOGIA SOB A ÓTICA DOS INVENTÁRIOS APODIENSES”);

10.40h - PALESTRA COM FRANCISCO AUGUSTO DE ARAÚJO LIMA ("EDIÇÃO DE TRABALHO GENEALÓGICO”);

14.00h - ABERTURA DOS TRABALHOS

14.30h - PALESTRA COM FRANCISCO DE ASSIS MEDEIROS-“DR. CHIQUINHO” ("OS NOVOS RUMOS DA GENEALOGIA”);

15.30h - COFFEE BREAK

16:00h - PALESTRA E LANÇAMENTO DO LIVRO COM JOÃO FELIPE DA TRINDADE ("FONTES PARA A GENEALOGIA”);

*LIVRO:”NOTÍCIAS GENEALÓGICAS DO RN”

27/11-DOMINGO

07.00h- ABERTURA DOS TRABALHOS;

07.30h - PALESTRA COM JOSÉ SANTINO DE ASSIS ("RELÍQUIAS HISTÓRICAS, PREHISTÓRICAS E ESPELEOLÓGICAS DO SERIDÓ OCIDENTAL NORTE-RIOGRANDENSE");

09.00h - COFFEE BREAK

09.30h - PALESTRA COM NANAEL SIMÃO DE ARAÚJO("FAMÍLIA BATISTA EM JUCURUTU: A LABORIOSA MISSÃO DE COSNTRUIR UMA CIDADE”);

10.40h - PALESTRA COM ANDERSON TAVARES ("FONTES GENEALÓGICAS MANUSCRITAS?);

12.00h - INFORMES DO INRG E DOS ORGANIZADORES DO EVENTO E ENCERRAMENTO.

 

Parabéns aos genealogistas do Rio Grande do Norte pelo sucesso, clima de cordialidade e colaboração voluntária, que permitiu reunir um notável acervo por doação de pesquisadores, de importantes manuscritos (séculos XVII, XVIII, XIX), salvos em HD externo de um Terabyte (1.024 Gigabytes) de memória! Impressiona a capacidade de trabalho e participação, o que permitirá no mês de janeiro próximo, salvar em um segundo HD de igual capacidade, o restante do material coligido. O riquíssimo conteúdo dos dois discos rígidos será analisado e editado por dedicada Equipe, o que demandará zelo e tempo. Votos para um feliz IV ENGR em 2012.

Cordialmente,

Fco. Augusto de Araújo Lima

 

III ENCONTRO

Norte-riograndense de Genealogia

25 a 27 de novembro de 2011

Caicó - RN

 

   FRANCISCO GERARDO de SOUZA

No próximo dia 18 de outubro, cinco anos do falecimento do Engº Agrº, Profº da UFC, Francisco Gerardo de Souza. Saudades de seus familiares, amigos e colegas.

Fco. Augusto de Araújo Lima, Fortaleza, 16.10.2011.

         

 

    Como pesquisar no site da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

. Entrar no site
https://www.familysearch.org/
1. Vai abrir uma janela com um Mapa Mundi, clicar ao lado em
South America
2. Abre as opções, país --> escolha
Brazil, Catholic Church Records
3. Na nova janela, clicar em
Browse through 5,738,681 images
4. Nesta janela tem os Estados brasileiros, escolher CEARÁ ou o Estado que deseja pesquisar;
Ceará, Rio Grande do Norte...
5. Ao clicar em Ceará, na nova janela surge as opções de Acarape até Várzea Alegre.
Acarape, Amontada.....
Os Mórmons, estão sempre atualizando, incluindo novas freguesias. Portanto é ir com calma.
Pesquisar requer paciência.
Boa pesquisa.
Fco. Augusto de Araújo Lima - Guaramiranga, 14 de outubro de 2011 --> genealogia@familiascearenses.com.br

 

 

    A INTERNET o plágio & divulgação sem autorização.

Como se não bastasse o que fazem de forma irresponsável com o meu livro BESSA e MAIA, para surpresa encontro:

Francisco Augusto de Araújo Lima (Open Library)

openlibrary.org/.../Francisco_Augusto_de_Arau?j... - Traduzir esta página - Bloquear todos os resultados de openlibrary.org
26 Aug 2008 – Café. 1 edition - first published in 1971. We need a photo of Francisco Augusto de Araújo Lima. Francisco Augusto de Araújo Lima Close ...

Além de digitalizarem e disponibilizarem sem a minha autorização....cobram para o usuário acessar.

Francisco Augusto de Araújo Lima, Fortaleza, 02.10.2011

 

GENEALOGISTAS DO CEARÁ
Reunião Ordinária
27 de Setembro de 2011-Última Terça Feira do Mês
20:30 h
Determinados na formação do grupo de genealogistas do Ceará, estamos convocando todos os pesquisadores e amantes da genealogia para unidos trilharmos o mesmo caminho.
Local:
Restaurante Alpendre da Villa - Rua Armando Monteiro, 555 - Vila União - 3272.55.55
Veja mapa de acesso no site www.alpendredavilla.com.br


O livro Famílias Cearenses Zero - SOARES e ARAÚJOS no VALE do ACARAÚ. 2ª Edição Revista e atualizada, está disponível no ALPENDRE da VILLA, Rua Armando Monteiro, 555, Vila União, Fortaleza, fone 85 3272.5555. Procurar a Sra. Edna.


São decorridas duas décadas das pesquisas do Soares e Araújos no Vale do Acaraú, 1ª Edição. Um livro é um filho, e poder tempos após, recriá-lo com maiores encantos é uma bênção! Com alegria comunico o lançamento em Caicó, Rio Grande do Norte, Dia 23 de julho de 2011, com o apoio do primo Bibi, Rivaldo Costa, Prefeito Municipal daquele Município. No mês de agosto acontecerá o lançamento na cidade de Fortaleza.

O trabalho versa sobre a ascendência de Ana Esteany Soares de Araújo e seus irmãos, e tem como território o Vale do Acaraú, ao norte do Estado do Ceará. Contempla as famílias: ÁLVARES LINHARES e CUNHA LINHARES, ARAÚJO COSTA, CARVALHO COSTA, DIAS LEITÃO, FERREIRA da PONTE, FERREIRA FONTELES, FERREIRA GOMES, LEOPÉRCIO, LINS DE ALBUQUERQUE, MENDES VASCONCELOS, MONTES, PORTO, SOARES BULCÃO, TELES DE MENEZES, VAZ CARRASCO, XEREZ UCHOA, e XIMENES ARAGÃO. Estuda ainda a descendência cearense do Mestre A. J. V. Borges da Fonseca e outros temas.

Agradeço a colaboração recebida dos companheiros do GENORDES, os estimados amigos, Francisco Antônio Dória, Cássia Carauta de Albuquerque e Fábio Arruda de Lima.

Cordialmente,

Fco. Augusto de Araújo Lima, Fortaleza, 15.07.2011

genealogia@familiascearenses.com.br

 

Caro AMIGO Francisco Augusto.

Saúde e Fraternidade.

Já está tudo confirmado para sua posse no ínclito quadro de Sócio-Correspondente da ACADEMIA APODIENSE DE LETRAS (AAPOL) à qual tenho a honra em presidir, em solenidade que realizar-se-á no contexto da programação da IX JORNADA CULTURAL DO MUSEU DO SERTÃO, em Mossoró, em data de 27 de Agosto de 2011 (Sábado). A solenidade terá início às 7:30 horas, o que dá ensejo a que o amigo venha pernoitar aqui em Mossoró no dia anterior.
Outrossim, já mandei confeccionar sua veste talar acadêmica, sem nenhum ônus econômico pra vosmincê, que será empossado juntamente com seus conterrâneos UBIRATAN AGUIAR (Ministro do TCU), LÚCIO ALCÂNATARA (Ex-governador) POETA JOSÉ MARIA DE BARROS PINHO (Ex-prefeito de Fortaleza) PADRE ANTONIO MAURICIO DE MELO, ESCRITOR ZELITO NUNES MAGALHÃES, INTELECTUAL ANTONINO MELO, CIENTISTA MELQUÍADES PINTO PAIVA, PREFEITO ROBERTO SOARES PESSOA, ESCRITOR VIRGÍLIO MAIA, HISTORIADOR E GENEALOGISTA FRANCISCO AUGUSTO DE ARAÚJO LIMA, E POETA RANIELE ALVES DA COSTA.
Vou enviar a programação via e-mail. Tô só esperando meu sobrinho para enviar em anexo - coisa que ainda não aprendí (Mas por desleixo do que mesmo comodismo).

Efusivo abraço. Bom dia.
Marcos Pinto


Prezado Marcos Pinto,
Confesso a emoção e honra ao receber a confirmação da minha indicação como Sócio-Correspondente da ACADEMIA APODIENSE DE LETRAS (AAPOL), com posse no contexto da programação da IX JORNADA CULTURAL DO MUSEU DO SERTÃO, em Mossoró, no dia 27 de Agosto de 2011.
Estudioso dos nossos ascendentes sou conhecedor que formamos uma única família, a gente da Ribeira do Jaguaribe e o povo do Apodi e Mossoró. Aos meus ilustres conterrâneos, me junto, para sentindo o conforto de quem está em casa, tomar posse na AAPOL.
Grato por sua generosidade.
Cordialmente,
Fco. Augusto de Araújo Lima, Fortaleza, 12.08.2011
faal@rapix.com.br 

Genealogia Ceará & Rio Grande do Norte

Com entusiasmo e projetos para o futuro, reúne-se nos dias 01,02,03 de julho,no Sítio Bom Sucesso, Guaramiranga, Serra de Baturité, Ceará, os membros do Instituto de Genealogia do Rio Grande do Norte, Álvaro Anídio Batista, Arysson Soares da Silva, Sérgio Banhos Teixeira e Fco. Augusto de Araújo Lima. Em pauta: troca de literatura genealógica do interesse dos dois Estados, de livros digitalizados inéditos e futuros trabalhos conjunto com abordagem nova. Previsto para o fim de julho a próxima reunião, com local a definir.

 

SOARES e ARAÚJOS no VALE do ACARAÚ

A 2ª Edição do livro Famílias Cearenses Zero - SOARES e ARAÚJOS no VALE do ACARAÚ, revisada e acrescida, será lançada em Julho de 2011. Tiragem reduzida. Na sequência todos os dez títulos publicados serão re-editados. O segundo, por ordem de solicitação, será: Famílias Cearenses 7 - IPUEIRAS dos TARGINOS.  genealogia@familiascearenses.com.br

alpendredavilla@alpendredavilla.com.br

Faal - 09.06.2011


SERGIO AMARO SÁTIRO FERNANDES
* Fortaleza + 10.03.2011
Sérgio Amaro Sátiro Fernandes, Engenheiro Agrônomo, UFC, 1970, filho de Antônio Álvares Fernandes e de Ireuda dos Santos Sátiro. Neto paterno do Médico Álvaro Otacílio Nogueira Fernandes e de Almerinda Clotilde do Nascimento. Neto materno de Manoel Sátiro e de Angelzinda dos Santos Sátiro [Zindoca, filha de Agapito Jorge dos Santos].
Residiu na Av. João Pessoa nº 5520, Damas, Distrito da Parangaba, Fortaleza, e após graduado continuou a morar na casa dos seus falecidos pais.
Proprietário rural no município de Quixeramobim, Ceará. Casado com filhos. Sobrevive uma única irmã.
Saudade dos colegas e amigos.
ANTÔNIO ROMCY PEREIRA
*28.03.1941 + 09.03.2011
Antônio Romcy Pereira, filho primogênito de Job Gomes Pereira e de Zarifa Romcy, nasceu e morreu na Av. João Pessoa, 5453, Damas, Parangaba, Fortaleza, Ceará. O seu universo foi o bairro das Damas. Ali soube fazer amigos e usufruir da paz e do espaço para a prática dos esportes, até caça e pesca que a sua época permitia.
Seu corpo foi sepultado no Cemitério Jardim Metropolitano, Eusébio, Ceará, com a presença da sua esposa, filhas, netos, familiares e amigos.
2011

Com Paz, Saúde e Pesquisas bem sucedidas. Sem plágio.

Fco. Augusto, Guaramiranga, 29.12.2010

II ENCONTRO de GENEALOGIA - Caicó, Rio Grande do Norte

26, 27 e 28 de novembro de 2010

Realizou-se na cidade de Caicó, o II Encontro Norte - Rio- Grandense de Genealogia, com a participação de mais de quarentas sócios e outras pessoas interessadas. Fco. Augusto de Araújo Lima, recebeu seu diploma de Sócio Fundador e em palestra abordou o tema: Imbricação Genealógica: Ceará & Rio Grande do Norte.

Parabéns a toda Diretoria do INRG e ao primo Bibi Costa, anfitrião e Prefeito Municipal da acolhedora cidade de CAiCÓ.

O site www.familiascearenses.com.br foi atualizado, revisado e acrescido em todas as suas dez edições. Evitem as versões PIRATAS com vírus e erros grosseiros, [inseridos de forma maldosa], pelas quais não nos responsabilizamos.

Fco. Augusto de Araújo Lima,

Sítio Bom Sucesso, Guaramiranga, Serra de Baturité, Ceará

24 de agosto de 2010 genealogia@familiascearenses.com.br

INSTITUTO CEARENSE DE GENEALOGIA

A GENEALOGIA Cearense evoluiu, tomou rumo certo ao pesquisar e priorizar a fonte primária.

Existe um Grupo trabalhando para formalizar o Instituto Cearense de Genealogia, no padrão universal de entidades decicadas a busca dos ancestrais.

Informações com Fco. Augusto de Araújo Lima e Stélio Ferreira Marinho. 18.01.2011.

genealogia@familiascearenses.com.br


Antônio Augusto de Araújo Lima [Neto] * 1900 + 1959

Antônio Augusto de Araújo Lima [Neto], o primogênito do casal Coronel Augusto Leite de Araújo Lima e de Maria Carolina Dantas de Quental Cartaxo, casados a 01 de janeiro de 1897, em Milagres, Ceará. Primogenitura é a tradição comum de herança de toda a riqueza, estado ou função dos pais pelo primeiro filho; ou, na falta de uma criança, por parentes próximos, de forma a manter o status da linhagem familiar. Ao filho primogênito cabiam os direitos de primogenitura, como dupla herança, supremacia entre os irmãos e chefia da família. Mas esta tradição não foi conservada. Às vezes, como no caso estudado, este direito não existiu e sim a obrigatoriedade, por ser o mais velho, de cuidar dos interesses da família, irmãos e pais sem alguma regalia e/ou recompensa alguma. Esta a primogenitura que nos chegou e vivenciada por Antônio Augusto de Araújo Lima [Neto], cujo nome por inteiro, foi uma homenagem ao seu avô paterno. http://pt. wikipedia.org/wiki/Primogenitura

Casou-se a 15 de agosto de 1935, na Igreja do Carmo, Fortaleza, com Ana Esteany Soares de Araújo, filha de Miguel Orcel de Araújo Filho e de Umbelina Ormiza Soares, D. Bila.

Faleceu a 19 de novembro de 1959 e foi sepultado no Cemitério da Parangaba. Decorridos cinquenta anos da sua morte, preparo a genealogia comentada e a história da sua família para ser disponibilizada neste site.

Fco. Augusto de Araújo Lima, Tupancy, Eusébio, 19.11.2009

A genealogia das famílias do Ceará (freguesia de Russas, Jaguaribe) e do Rio Grande do Norte, em face de novos documentos pesquisados e anotados no segundo semestre de 2007, sofre profundas alterações e ainda a própria história do Ceará, com destaque para Fortaleza, Aracati e ribeira do Jaguaribe.


- Encontrou-se uma explicação documentada para os núcleos brancos no litoral cearense e para a pequena participação holandesa na nossa origem.

Entre outras famílias encontradas:


- Gracisman, Grascimão, Gartsman, Gartzman, Garstman van Werwe, Lostau Navarro - desfazendo um nó górdio que persistiu durante mais de cem anos. Existem dados que permitem um re-estudo da história de Aracati.


- Raposo Arruda e Arruda Câmara;


- Diógenes, assento de batismo de DEOGENES, batizado em 1698 no RN e que adulto veria a ser o Manoel Diógenes Paes Botão c.c. Antônia da Rocha Tavares, tronco desta importante família DIÓGENES da ribeira do Jaguaribe.


- Ferreira da Ponte, de Sobral, batizado de filhos do Cel. Gonçalo Ferreira da Ponte e da sua 1ª mulher Maria de Barros Coutinho, no Rio Grande do Norte, filhos até então desconhecidos.

- Famílias Frota e Queiroz também encontrou-se termos de batismo dos pioneiros.

Esta página é fruto de uma ação voluntária de pessoas dedicadas a Genealogia. Contribua com o desenvolvimento desta apaixonante ciência usando este espaço para divulgar suas pesquisas, sugestões e críticas.



Famílias Cearenses 0 - Soares e Araújos no Vale do Acaraú. Segunda Edição. 

Os SOARES do Vale do Acaraú descendem do Ten.-Cel. João Soares de Vasconcelos e de sua mulher D. Faustina Pereira da Cunha. Os ARAÚJOS descendem de Pedro de Araújo Costa e de sua mulher Maria de Sá, naturais de Barcelos, Portugal, pais de três filhos que emigraram para a Ribeira do Acaraú.

Conhecida a origem, tratou-se de estudar - nos capítulos posteriores - a evolução das ligações dos SOARES e ARAÚJOS com as várias famílias do Norte do Ceará.

Famílias Cearenses 1 é um estudo genealógico abrangendo o período de 1711 aos dias atuais, tendo como fonte os Livros Eclesiais da Igreja Católica. A obra é o resultado do estudo genealógico de 22 famílias, de origem lusa, na sua maioria, procedentes de Recife ou Salvador, através de antigas trilhas indígenas que cortavam o sertão nordestino. O cenário dessa história vai da Vila do Porto das Barcas do Aracati à Vila dos Milagres, seguindo a Ribeira do Jaguaribe e seus afluentes.

Famílias Cearenses 2 -  Bessa e Maia.

O desejo de se publicar o resultado da pesquisa sobre as famílias Bessa e Maia vem principalmente da preocupação de salvar os dados setecentistas. A grande valia dos livros eclesiais da Igreja Católica Apostólica Romana é permitir a reconstituição das famílias, dos topônimos, de usos e costumes no estilo da época. Ao salvar estas informações e levá-las a público se acredita despertar nas pessoas, notadamente nos jovens, o interesse pelo seu estudo, e incentivar pesquisas na genealogia cearense.

Famílias Cearenses 3Sobral, Iraque.

Um trabalho realizado em dois momentos. Primeiro se realizam pesquisas no Ceará, principalmente na ribeira do Acaraú, em Livros Eclesiais, e em outras fontes inclusive trabalho do autor, de 1989, Soares e Araújos no Vale do Acaraú. Nesta fase se pesquisou e encontrou os pais, avós, bisavós, trisavós, tetravós, pentavós e todos os 64 casais hexavós de Ana Esteany Soares de Araújo, e faltando 25 para se ter todos os 128 casais heptavós. Formado este numeroso grupo familiar se partiu para a busca dos ascendentes mais remotos. Neste segundo momento, usou-se a fonte secundaria tradicional e a fonte informatizada, destaque para os preciosos dados conseguidos junto a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmons).

Famílias Cearenses 4Freguesias do Icó e Russas (séc. XVIII).

Os recursos de informática utilizados (softwares e hardwares) na Genealogia moderna permitiram uma grande comodidade na ordenação dos dados e um maior grau de confiabilidade. Por exemplo: o recurso de localizar (ctrl+l) é de grande utilidade para ágil obtenção da informação procurada. Os programas genealógicos (BK5, PAF etc.) representaram uma verdadeira revolução na elaboração dos relatórios finais das pesquisas. Mesmo assim a intervenção do ser humano se faz necessária. A criação de um índice de nomes possibilita de forma rápida a localização da pessoa na família desejada, onde encontrar (fonte: primária ou secundária), a determinação do grau de parentesco e o link com outras famílias.

Famílias Cearenses 5Original Índice da Cronologia Sobralense.

No ano de 1992, na fazenda D’Zu (do Kariri = água), Itapipoca, Ceará, elaborou-se um índice onomástico e remissivo, manuscrito, usado por vários genealogistas e óbvio, do conhecimento do parente e amigo Padre Francisco Sadoc de Araújo.

A iniciativa de fazer o índice da importante obra se deveu a facilitar a consulta dos interessados em genealogia e por nos julgar conhecedor dos cinco volumes da Cronologia Sobralense, inclusive dos inevitáveis erros de impressão.

Famílias Cearenses 6Anotações Genealógicas.

Esse trabalho tem como fonte os livros eclesiais das freguesias de Russas e do Aracati - Bispado de Limoeiro do Norte, da freguesia do Icó - Bispado de Iguatu, e termos das freguesias de Fortaleza, São José do Ribamar do Ceará Grande, Santo Antônio do Quixeramobim, de Nossa Senhora da Paz de Arneiroz e de N. Senhora do Carmo dos Inhamuns. Por se tratar de um extenso banco de dados é inevitável o uso de abreviaturas. Realizada a seleção das informações que se julgou essencial para a pesquisa genealógica apresentou-se o resultado em ordem alfabética. O desejo é oferecer um rol de nomes para facilitar a busca do ancestral - com locais e datas de batizados e casamentos, coligidos nos Livros Eclesiais. Caso deseje mais informações sobre a família estudada, entre em contato com genealogia@familiascearenses.com.br onde será assistido com prazer.

Objetiva-se repassar o resultado das pesquisas de forma gratuita, e ao divulgar estes dados, motivar as pessoas a fazerem suas árvores de família, contribuindo assim para o maior desenvolvimento da genealogia no Ceará. A esperança é acontecer a multiplicação das informações através das consultas, levando a interação e à introdução de outras notícias com o surgimento dos acréscimos necessários, retirados do baú-de-dados da pessoa interessada.

Famílias Cearenses 7Ipueiras dos Targinos.

Esse livro é fruto da reunião de 36 estudos grupos familiares disponibilizados no site Famílias Cearenses no ano de 2006.

Analisa famílias do Vale do Jaguaribe, do Cariri Cearense e do Vale do Acaraú, sempre tendo como fonte os dados coligidos nos livros eclesiais da Igreja Católica.

Famílias Cearenses 8Genealogia da Ribeira do Jaguaribe.

Faz o registro em ordem alfabética, dos termos de pessoas naturais ou que viveram nas freguesias de N. Sra. da Paz de Arneiroz, N. Senhora do Carmo dos Inhamuns, N. Sra. da Expectação do Icó e N. Senhora do Rosário de Russas, acompanhando o Rio Jaguaribe da sua nascente, na Serra do Calumbi/Pipocas/Joaninha/Inhamuns, até a sua foz no município de Aracati. Ao dar continuidade ao trabalho, e fechar o século XVIII, se permitirá ao interessado realizar pesquisas de ascendentes em várias freguesias ao mesmo tempo.

Famílias Cearenses 9Inhamuns, Icó e Russas.

O décimo trabalho de pesquisa genealógica segue a moda antiga, os caminhos da beira dos rios. Às suas margens se situavam as famílias, e aonde os padres iam em desobriga casar quem estava amigado, amancebado. Batizar os inocentes ainda sem designação, "libertando-os do pecado, regenerando-os como filhos de Deus", além de ser a porta de entrada para os demais sacramentos. Por essas trilhas acompanham-se pari passu as cerimônias religiosas do batismo, casamento, sepultamento, podendo através da anotação destes notáveis termos contidos nos Livros Eclesiais, reconstituir a trajetória de uma pessoa, de uma família e de uma comunidade.

A Segunda Edição dos trabalhos Zero a Nove - Famílias Cearenses sairá em breve !! (Nunca saiu...)

 

  Pirataria na INTERNET - Denuncie o plágio

A página www.familiascearenses.com.br vem sistematicamente sendo vítima de pirataria. Reformulou-se a “linguagem” e com o auxílio de um site nos EUA procura-se melhor atender aos interessados.

Chama-se a especial atenção para as edições PIRATAS de livros do Francisco Augusto de Araújo Lima, que não autorizou a uma única pessoa a reproduzir seus trabalhos genealógicos.

O Autor alerta que se não responsabiliza pelas edições Piratas, que contêm informações maldosamente deturpadas e/ou vírus.

Os trabalhos revisados, atualizados e ampliados se encontram somente nesta página www.familiascearenses.com.br para pessoas cadastradas e na 2ª Edição de todos os LIVROS que se cuida em lançar. As medidas legais para coibir o plágio estão sendo adotadas.

Em seu benefício, que desde 2006 usa os trabalhos da genealogia cearense, disponibilizados de forma gratuita, ajude a moralizar e aumentar o número de livros para a sua leitura. Denuncie o plágio.

genealogia@familiascearenses.com.br

Genealogia das Famílias Cearenses

Esta página se destina a divulgar gratuitamente e a preservar os documentos antigos do Estado do Ceará, Nordeste do Brasil. O resgate das informações contidas nos Livros Eclesiais da Igreja Católica Apostólica e Romana, desde o ano de 1712, quando se iniciou efetivamente a colonização portuguesa na região cearense. A busca dos liames familiares, da qualificação e quantificação das raças negra, índia e branca, dos topônimos antigos, da escrita setecentista, dos usos e costumes, são itens contemplados.


Além de uma genealogia de alcance geral, beneficiando de modo indistinto o rico e o pobre. Prioriza ainda disponibilizar dados que possibilitem aos interessados elaborarem suas árvores genealógicas, como culto à família e homenagem aos ancestrais.

Publicação de colaboradores
Obras de importância para a genealogia cearense como a CRONOLOGIA SOBRALENSE, em 5 volumes, do Cônego Francisco Sadoc de Araújo, estão sendo digitalizadas e farão parte do acervo a ser disponibilizado gratuitamente para os cultores dessa ciência . No momento, já se pode fazer uso do Índice Onomástico da referida Cronologia.


Generosamente a família do saudoso genealogista Raimundo Girão permitiu que sua rica, vultosa e rara bibliografia sobre o tema fosse também digitalizada e pudesse ser consultada sem ônus.


O trabalho GRANDES CAPITÃES E OS FREITAS DE LIMOEIRO, da Dra. Maria Marlúcia Freitas Santiago, estar disponível para leitura. Trata-se de uma pesquisa genealógica de profundidade, com alto índice de fidelidade a fonte primária, onde a autora coligiu a maioria das informações. Uma agradável surpresa, a técnica vestir a camisa da genealogia e abordar como ribeirinha do Jaguaribe, nuances e liames familiares de conhecimento somente de quem teve a sua vivência na rica região de Limoeiro do Norte.

Livros Raros (Downloads)
Livros raros de Genealogia Nordestina podem aqui ser consultados. Iniciou-se tal projeto com o importante trabalho de Antônio José Victoriano Borges da Fonseca, NOBILIARCHIA PERNAMBUCANA.