Blue Flower

Seja benvindo(a)!

Digite o termo na pesquisa conforme o Sumário atual da terceira etapa. Aperte o enter e aguarde o melhor resultado. Após entrar no tema da publicação, busque a palavra do seu interesse usando as teclas Ctrl + f. surgirá uma barra superior onde se deve digitar a palavra chave, p. ex. "Dummar", logo aparecerá ressaltada, com o número de vezes que se acha no texto. 

 

 
 O Doutor Raimundo César Gadelha Alencar Araripe nasceu a 26 março 1930, na cidade de Fortaleza, batizado a 31 de março do mesmo ano, pelo Monsenhor José Alves Quinderé, com a autorização do Vigário, Cônego José de Lima Ferreira, sendo seus padrinhos, Vicente Linhares e Edith Caracas Linhares. O Dr. César, filho de Mário de Alencar Araripe e de Dona Dery Gadelha Alencar Araripe. Neto paterno de Antônio Alencar Araripe e de Dona Maria de Alencar Araripe. Neto materno de Antônio Eugênio Gadelha e de Dona Diva Alencar Gadelha.
    

   Mário Alencar Araripe nasceu a 17 de novembro, membro amador da Associação dos Chauffeurs do Ceará, Secretário da R.V.C. Dona Dery nasceu no dia 09 de maio. Cf. Jornal O Ceará, Fortaleza. 28.04.1928. Cf. Jornal A Esquerda. Fortaleza. 09.05.1928. O casal residiu nos idos de 1930, em Messejana, na Rua Capitão Afrânio quase esquina com a Avenida Jornalista Tomaz Coelho. As férias então eram passadas na Praia de Iracema, em casa alugada pelo Sr. Mário a Jonas Demétrio de Souza. Depoimento do Dr. César a José Augusto, fazendo caminhada matutina, na citada Rua Cap. Afrânio.

  Antônio Eugênio Gadelha nasceu a 13 de novembro de 1872, em Pacatuba, filho de Bernardino Senna Gadelha e de Maria Amora Gadelha. Neto paterno de José Inácio da Silveira Gadelha e de Maria Inácia Gadelha. Neto materno de João Pacheco Amora e de Josefa Maria da Conceição Amora. Engenheiro pela Escola Militar do Rio de Janeiro, Vereador por Messejana e por Fortaleza. Deputado Estadual. O Capitão Doutor Antônio Eugênio Gadelha casou-se com Dona Diva de Alencar Gadelha, filha do médico Dr. Meton da Franca Alencar e de Dona Clotilde Alves de Alencar. Cf. Barão de Studart. Diccionario Biobliographico. Ed. Typo-Lithographya. Fortaleza. 1910. 1° Vol. p. 84. Cf. Hugo Victor Guimarães e Silva. Deputados Provinciais e Estaduais do Ceará, 1835 - 1947. Ed. Jurídica. Fortaleza. 1952. p. 170.

 
      Termo de batismo do Dr. Raimundo César G. Alencar Araripe. 
   
         Cf. Livro de Batismos, Fortaleza. familysearch.org.
 
 
       Termo de casamento dos pais do Dr. Raimundo César G. Alencar Araripe.
 
         
 
         Cf. Livro de Matrimônios, Ceará. familysearch.org. 
   

 

   O Dr. César foi Diretor da Escola Técnica Federal, do Ceará (Centro Federal de Educação e Tecnológica do Ceará, CEFET-CE), empossado no cargo a 13 de outubro de 1972, e havia três anos que vinha exercendo aquelas funções em substituições a José Roberto de Melo Barreto, que fora para a assessoria especial do ensino do 1º Grau do MEC. Permaneceu Diretor até o ano de 1993.
 
  César Alencar Araripe casou-se no mês de maio de 1956, com Teresa Maria Sales Araripe nasceu no ano de 1931, em Fortaleza. Pais de quatro filhos, todos casados com geração:
 
1. Pedro Samuel Sales Araripe.
 
2. Virgílio Augusto Sales Araripe, atual Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, (antigo - CEFET).
 
3. Mário César Sales Araripe.
 
4. Dery Sales Araripe.
 
   Raimundo César Gadelha Alencar Araripe faleceu às 10 horas e 20 minutos do dia 17 de dezembro de 2016, no Hospital Cura d'Ars, Fortaleza, Ceará.
 
Teresa Maria Sales Araripe, Têca, 90 anos de idade, faleceu de COVID 19, às 19 horas do dia 27 de abril de 2021, no Hospital Oto Clínica, Fortaleza.
 
   Por Francisco Augusto de Araújo Lima. Fortaleza, dezembro de 2016. Fonte: Aíla Maria Moreira Lima, José Augusto de Araújo Lima. Cronologia Ilustrada de Fortaleza - Roteiro para um turismo histórico e cultural - 2005. Miguel Ângelo de Azevedo - Nirez. 2005.