Blue Flower

Seja benvindo(a)!

Digite o termo na pesquisa conforme o Sumário atual da terceira etapa. Aperte o enter e aguarde o melhor resultado. Após entrar no tema da publicação, busque a palavra do seu interesse usando as teclas Ctrl + f. surgirá uma barra superior onde se deve digitar a palavra chave, p. ex. "Dummar", logo aparecerá ressaltada, com o número de vezes que se acha no texto. 

 

                                                            

                   Leão do Pici

   Por Francisco Augusto de Araújo Lima, bisneto materno de José Leopércio Soares, que nasceu aos 06 de agosto de 1859, em Santana do Acaraú, Ceará. LEOPÉRCIO: na forma latina, Leo, Leonis,  s.m. Leão. - Percieo, verbo transitivo, agitar, pôr em movimento. Leopércio  Leão agitado ou Leão em movimento, literalmente. Daí a família passou a ser torcedora incondicional do LEÃO.. genealogia@familiascearenses.com.br. Visite o site http://www.fortalezaec.net/

 

   Origem da sede do Fortaleza Esporte Clube, no Pici.

 

 No ano de 1956/1957, a Diretoria do Fortaleza Esporte Clube comprou parte de um sítio denominado Glück - Auf, Feliz Regresso, no Pici, próximo da Lagoa da Parangaba, a Senhora Grete Alma Olga Frentz, viúva do Sr. Franz Wirtzbiki "mineiro de carvão na Região de Ruhr, na Alemanha, seguindo a tradição de sua família. Nasceu em Altenessen, em 29 de Março de 1893 e conseguiu mudar de profissão tornando-se caldeireiro. Participou da construção de um navio no estaleiro de Hamburgo e embarcou na sua viagem inaugural, visitando assim Nova Iorque, local que tinha muito interesse em conhecer. Na rota do navio de volta à Europa, havia a passagem pelo Brasil, pelo porto de Belém, e assim ele teve seu primeiro contato com o país. Franz casou-se com Hedwig e a primeira filha do casal, Érika. Em fortaleza nasceram os outros três filhos do casal, Geraldo (O Gerhard), Heinz e Günther". "Com o ofício de caldeireiro Franz conseguiu emprego nas oficinas do Urubu, da Rede Viação Cearense, e assim conseguiu sua estabilidade financeira." "O Sr. Franz faleceu em Outubro de 1953, deixando esposa e quatro filhos". Fonte: Blog/2019/03/01/franz-wirtzbiki Francisco Augusto, Pici: Um Topônimo do Então Município da Parangaba. Século XIX. http://www.familiascearenses.com.br/index.php/2-uncategorised/51-pici-um-toponimo-do-entao-municipio-da-parangaba-seculo-xix  

 Termo de casamento de Maria Erilla Wirhbiri Ri, Wirtzbiki.  "Franz Wirtzbi Ri casado com Grete Alma Olga Wirtz Ri, pais de Maria Erilla Wirhbiri Ri, Wirtzbiki, nasceu na Alemanha, e casou-se, de idade 25 anos, a 06 de março de 1948, às 17 horas, em Fortaleza, com José Pinto de Almeida nasceu a 18 de março de 1924, filho de Artur Aires de Almeida e de Florentina Pinto de Almeida. Batizado a 27 de abril de 1924, pelo Cônego José Alves Quinderé. Padrinhos, o Dr. Vicente de Paula Pessoa e Eloá de Paula Pessoa. Presentes a cerimônia religiosa de casamento, o Padre Luís Gussenhoven, as testemunhas, Vicente de Paula Pessoa e Plácido de Souza Coelho". Cf. Livro de Batismos e de Matrimônios, Ceará, familysearch.org. Cf. Francisco Augusto. Estrangeiros no Ceará. https://www.familiascearenses.com.br/index.php/2-uncategorised/128-estrangeiros-no-ceara 

    

      Cf. Livro de Batismos e de Matrimônios, Ceará, familysearch.org.

 

          

Inauguração da Arena Castelão. 11 de novembro de 1973, Fortaleza 0x0 Ceará. Pela primeira vez um torcedor (José Augusto de Araújo Lima, Dentista,) entra no estádio, com o time caracterizado de LEÃO. Na época a confecção artesanal, caseira, da "cabeça" do leão foi trabalhosa de ser feita e dispendiosa. O garoto agachado é Antônio Augusto de Araújo Lima. O time do Fortaleza: Lulinha, Louro, Pedro Basílio, Queiroz e Bauer. Chinesinho e Zé Carlos. Hamilton Rocha, Amilton Melo (Lucinho), Marciano e Silvinho (Beijoca).  Fonte foto: JAAL.

 

 

  

 

 

 

24.04.2022. Fortaleza 4x0 Caucaia Esporte Clube. Leão do Pici é Tetra Campeão cearense, 45º título campeonato cearense, sem tapetão, sem 'marmelada'.

03.04.2022. Fortaleza 1x0 Sport Recife. Leão do Pici Campeão da Copa do Nordeste. A torcida demostrou o seu amor ao TRICOLOR com entusiasmo e belo mosaico. Pura emoção!

09.12.2021. A vitória 2x1 Bahia, foi lindo. O quarto lugar no Campeonato Brasileiro Série A - 2021, memorável feito! Emocionante o mosaico elaborado pela torcida do Leão  do Pici. Fortaleza Esporte Clube, time de glória e tradição.