Famílias Cearenses & Francisco Augusto de Araújo Lima.
Foto: Entrada de Guaramiranga. Fonte: https://ifce.edu.br/proap_forum-de-adminstracao-e-planejamento/Acarau/entrada-guara.jpg/view
Por Francisco Augusto de Araújo Lima, Sítio Bom Sucesso, Guaramiranga, Serra de Baturité, 09.09.2019. genealogia@familiascearenses.com.br Atualização: 14.04.2021 - 26.06.2021. FAAL.
Com o apoio do 7strelo. Guaramiranga - Tiago Lima - whatsapp 85 986039886
A Freguesia da Conceição da Barra (Pentecoste) foi criada por Dom Luís Antônio dos Santos, a 21 de novembro de 1873. No ano de 1879 já era denominada Conceição da Serra, Serra de Baturité, (Guaramiranga), Cordão Central do Ceará. A reforma toponímica acontecida na década de 1930/1939, por existirem muitos lugares denominados Conceição, (para facilitar aos Correios e Telégrafos Nacional, a fazer a entrega de encomendas e de correspondências), mudou o nome para Guaramiranga, sítio vizinho ao Sítio Conceição, este de propriedade de Joaquim Alves Nogueira e Maria Odete Caracas Nogueira, pais de Flávio Augusto Caracas Nogueira e Jaime César Caracas Nogueira.
O Cordão Central nasce no Oceano Atlântico, penetra no continente sul – americano, no município de Caucaia, Ceará, Brasil, com o nome de Serra do Camará, continua rumo sul com o nome de Serra de Maranguape, depois: Serra da Pacatuba, (Aratanha), Serra do Acarape (Redenção), Palmácia antiga Serra da Palmeira, Pacoti, (Pendência), Conceição da Serra = Guaramiranga, Mulungu, Aratuba, (Coité, Santos Dumont), e termina na Serra do Estevão, no município de Quixadá, da antiga Freguesia de Santo Antônio de Quixeramobim, centro geográfico cearense. Maciço de Baturité assim fiou conhecido, a parte do Cordão Central, que compreende Aratanha, Palmácia, Redenção até Aratuba, quando da divulgação dos trabalhos do Governo do Estado, pelo General Francisco Humberto Ellery, então Vice Governador do Estado. Ou seja, Maciço de Baturité no conceito original corresponde a Serra de Baturité, (Pacoti, Guaramiranga, Mulungu e Aratuba), mais Aratanha, Palmácia e Redenção.
Conceição da Barra, Pentecoste.
Conceição da Serra.
Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Aracoiaba.
Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Guaramiranga.
Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Pacoti.
Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Redenção.
Paróquia de São Francisco de Assis, Palmácia,
Paróquia de São Francisco de Paula, Aratuba.
Paróquia de São Sebastião, Mulungu.
Paróquia de Nossa Senhora da Palma, Baturité.
Publicado, 28.02.1879.
Cf. Hemeroteca Digital, Biblioteca Nacional, RJ.
A Povoação da Conceição da Serra de Baturité, (Guaramiranga), foi elevada a categoria de Vila, compreendendo o Distrito de Paz de Pernambuquinho, pelo Decreto de n.° 55 - de 1° de setembro de 1890, assinado pelo Governador do Estado do Ceará, Coronel Luís Antônio Ferraz. Cf. Hemeroteca Digital Biblioteca Nacional, RJ.