Blue Flower

Digite o termo na pesquisa conforme o Sumário atual da terceira etapa. Aperte o enter e aguarde o melhor resultado. Após entrar no tema da publicação, busque a palavra do seu interesse usando as teclas Ctrl + f. surgirá uma barra superior onde se deve digitar a palavra chave, p. ex. "Dummar", logo aparecerá ressaltada, com o número de vezes que se acha no texto. 

 

 

Famílias Cearenses & Francisco Augusto de Araújo Lima. 

 

 

 

Por Francisco Augusto de Araújo Lima, Fortaleza, 22.08.2020. genealogia@fa,iliascearenses.com.br Fonte: Famílias Cearenses Treze. Siará Grande - Uma Província Portuguesa no Nordeste Oriental do Brasil. Ed. Expressão Gráfica. Fortaleza. 2016. Quatro Volumes. Por engano anotado em sites oficiais e particulares, como Jerônimo Guimarães de Freitas.

   

   O povoado de Itapipoca teve sua colonização iniciada em 13 de abril de 1744, com a concessão de uma sesmaria do sopé oriental ao cimo da Serra de Uruburetama, ao Sargento - Mor Francisco Pinheiro do Lago, que, em seguida, a repassou para seu genro Jerônimo Guimarães de Freitas (Jerônimo de Freitas Guimarães), fundador oficial de Itapipoca e sua esposa Francisca Pinheiro do Lago. Situada entre o sertão, serra e o mar, foi chamada de Arraial de São José de 1744 a 1823. Fonte. IBGE, Cidades.    

Francisco Pinheiro do Lago, A 15 de setembro de 1752, ingressa na recém-fundada Irmandade do Santíssimo Sacramento, com sede na Igreja Matriz da Caiçara, Sobral. A 1º de fevereiro de  1754 toma posse como Juiz Ordinário da Ribeira do Acaraú. Sesmeiro, 16 de julho de 1737, de três Datas, Ribeira do Aracatiaçu. São padrinhos a 11 de maio de 1761, na Igreja Matriz da Amontada, de MARGARIDA, filha de Antônio Pereira de Souza, Acaraú, e de Maria Correia, Ceará. Neta paterna de Cosme Pereira Vidal, Rio Grande do Norte, e de Margarida Soares, Ceará. Neta materna de José Correia e de Rosa Marques, naturais do Ceará. Cf. Siará Grande, op. cit.

[ant. 1746, Outubro, 17] Requerimento de Francisco Pinheiro do Lago ao Rei [D. João V], a pedir carta de confirmação de sesmaria no Ceará. Anexo: bilhete e carta de sesmaria. AHU-CEARÁ, cx.4 , doc.54. AHU_CU_006, Cx. 5, D. 295.

- Carta de Sesmaria. Registo Geral de Mercês de D. José I, liv. 6, f. 304v. 15.03.1753.

- Carta de Sesmaria. Filiação: Tomé de Queirós. 28.02.1753. Registo Geral de Mercês de D. José I, liv. 6, f. 303.

Francisco Pinheiro. Inquirição de Génere. 20.11.1685. Filiação: Domingos Pinheiro e Marta Veloso. Natural e/ou residente em Cairres, Santa Maria, atual Concelho de Amares e distrito (ou país) Braga. PT/UM-ADB/DIO/MAB/006/28082.

AHU-CEARÁ, cx.4 , doc.53. AHU_CU_006, Cx. 5, D. 294.295 [ant. 1746, Outubro, 17] REQUERIMENTO de Francisco Pinheiro do Lago ao rei [D. João V], a pedir carta de confirmação de sesmaria no Ceará. Anexo: bilhete e carta de sesmaria. AHU-CEARÁ, cx.4 , doc.54. AHU_CU_006, Cx. 5, D. 295. PÁG. - 51 / 251 –

CATÁLOGO DE DOCUMENTOS MANUSCRITOS AVULSOS REFERENTES À CAPITANIA DO CEARÁ EXISTENTES NO ARQUIVO HISTÓRICO ULTRAMARINOAHU_CU_006296 [ant. 1746, Outubro, 17] REQUERIMENTO de Francisco Pinheiro Lago e Tomé de Queirós, ao rei [D. João V], a pedir carta de confirmação de sesmaria no Ceará. Anexo: bilhete e carta de sesmaria. AHU-CEARÁ, cx.4 , doc.55. AHU_CU_006, Cx. 5, D. 296.297 [ant. 1746, Outubro, 19] 

 

   Jerônimo de Freitas Guimarães nasceu aos vinte e seis dias de janeiro de 1741, no lugar do Prendal,  Distrito de Braga, Portugal, filho de Manoel de Freitas e de Custódia Francisca, moradores em Prendal. Neto paterno de Marcos de Freitas e de Isabel Ribeiro. Neto materno de Domingos Francisco e de Catarina Francisca. Por engano citado como natural da Freguesia de Rendufe, Concelho de Guimarães, Distrito de Braga.

Termo de batismo de Jerônimo de Freitas Guimarães.Jerônimo, filho legítimo de Manoel de Freitas e de sua mulher Custódia Francisca, moradores no Prendal, desta Freguesia , nasceu aos vinte e seis dias do mês de janeiro do ano de 1741; foi batizado por mim Padre Vicente Coelho de Barros, Cura desta Freguesia e lhe pus os Santos Óleos, aos vinte e nove do dito mês e ano, sendo Padrinho o Padre Jerônimo Ribeiro, morador na Naiza, Freguesia de Santa Maria de Adães, (Barcelos, Braga) e madrinha, Francisca de Castro, mulher de Francisco da Silva, do lugar das Curradeiras, (Freguesia de Santa Eulália), de Guimarães; foram testemunhas, Custódio Francisco, do Carvalhinho, e Pedro Fernandes, dos Ferreiros, de que fiz este termo que todos assinaram, era ut supra. O Cura Vicente Coelho de Barros.” Cf. Livro de Batismos, Braga. familysearch.org.

   Jerônimo recebeu o prenome do padrinho, provável seu tio, adotou o sobrenome paterno, Freitas, e acrescentou Guimarães, termo ao qual pertencia o lugar Prendal.

   Termo de casamento dos pais de Jerônimo de Freitas Guimarães.“Aos doze dias do mês de dezembro do ano de 1735: corridos os Banhos na forma do Sagrado Concílio Tridentino, e Constituição deste Arcebispado Primaz, em presença do Reverendo Alexandre de Abreu Brandão Abade Encomendado desta Freguesia se receberam, Manoel de Freitas, filho legítimo de Marcos de Freitas e de Isabel Ribeiro, do lugar da Lage, desta Freguesia, Arcebispado de Braga, com Custódia Francisca, filha legítima de Domingos Francisco e de Catarina Francisca, já defuntos, e moradores que foram em o lugar do Zebral, (Azebral), todos desta Freguesia, com licença do Ilmº Sr. Doutor Juiz dos Casamentos por agências do contraente e sem outro algum impedimento; foram testemunhas Nicolau Antônio de Arrochela Vieira Pimentel, e Manoel Gomes de Andrade, desta Freguesia, e o Padre Jerônimo Ribeiro da Silva morador em Santa Cristina de Arões, que todos assinaram; de que fiz este termo era ut supra o Encomendado Alexandre de Abreu Brandão, o Padre Jerônimo Ribeiro da Silva, Nicolau Antônio de Arrochela Vieira Pimentel, Manoel Gomes de Andrade.”

        Irmãos anotados de Jerônimo de Freitas Guimarães:

  1. Manoel Antônio nasceu a 27 de novembro de 1736, no lugar do Prendal, Distrito de Braga, filho de Manoel de Freitas e de Custódia Francisca. Batizado a 16 de dezembro do dito ano, pelo Cura da Freguesia, Padre Antônio Machado de Nogueira. Padrinhos: Francisco Antônio de Arrochella, desta Freguesia, e Ana de Castro, solteira, filha de Francisco da Silva, do lugar das Corredeiras, Freguesia de Santa Eulália, “deste mesmo termo de Guimarães”. Testemunhas, Pedro de Freitas da Ascensão e Manoel Gomes de Andrade, da mesma Freguesia.
  2. Catarina nasceu a 22 de novembro de 1738, no lugar do Prendal, filha de Manoel de Freitas e de Custódia Francisca. Batizada a 25 de novembro do dito ano, pelo Abade Encomendado desta Igreja, Constantino da Cunha Sotto Mayor. Padrinhos: Domingos de Freitas, da Freguesia de São Mamede de Aldam, e Catarina, solteira, sua irmã, assistentes na Vila de Guimarães. Testemunhas: André de Freitas, do Areal, e Custódio Francisco,(c.c. Maria Salgado, irmã do Padre /Salgado), do Curralinho, desta Freguesia.

 

Jerônimo de Freitas Guimarães casou-se (1) com Francisca Pinheiro do Lago, filha de Francisco Pinheiro do Lago, Sargento Mor, n. Guimarães, Braga e de Josefa Ferreira de Oliveira, n. Amontada, Ceará. Neta materna de Tomé Pires de Queiroz e de Laureana Ferreira de Oliveira. Dona Laureana faleceu a 14 de março de 1775.

   Viúvo, Jerônimo de Freitas Guimarães casou-se (2) a 10 de janeiro de 1786, “pelas dez horas da manhã,” na Freguesia da Amontada, com Rita Teresa do Sacramento, Rita Maria do Espírito Santo, da citada Freguesia da Amontada, filha de José Gonçalves de Melo, n. Olinda, Pernambuco, e de Maria José de Santa Ana, n. Jaboatão, Pernambuco. Neta paterna de Antônio Gonçalves da Costa, Olinda, Pernambuco, e de Luíza da Costa, Muribeca dos Guararapes, Pernambuco. Neta materna de Manoel Álvares Caldeira e de Maria de Figueroa, ambos de Santo Antão, Pernambuco. Presentes, o Padre Francisco Moreira de Souza, as testemunhas, Miguel Fernandes Lima e Antônio José de Oliveira Guimarães.  

  

     Cf. Livro de Matrimônios. Ceará. familysearch.org.

  Jerônimo de Freitas Guimarães faleceu a 20 de outubro de 1808, e Dona Rita Maria, morreu a 14 de maio de 1855.

  Filhos por Jerônimo de Freitas Guimarães e Rita Maria do Espírito Santo.

  1. Jerônimo nasceu a 13 de fevereiro de 1787, e batizado a 09 de abril seguinte, na Igreja Matriz de N. Senhora da Conceição da Amontada, pelo Padre Francisco Moreira de Souza. Padrinhos, os avós maternos, José Gonçalves de Melo e sua mulher Maria José de Santa Ana.

Termo de batismo Jerônimo de Freitas Guimarães Júnior.

     

      Cf. Livro de Batismos. Ceará. familysearch.org.

  1. Maria nasceu a 04 de setembro de 1788, e batizada a 1º de novembro seguinte, na Serra da Uruburetama, pelo Padre Francisco Moreira de Souza. Padrinhos, os avós maternos, José Gonçalves de Melo e sua mulher Maria José de Santa Ana.

      Termo de batismo de Maria de Freitas Guimarães.

     

         Cf. Livro de Batismos. Ceará. familysearch.org.

 

       3. Manoel nasceu aos 26 de junho de 1794, e foi batizado aos 24 de julho do dito ano, na Capela de Nossa Senhora das Mercês, Itapipoca, filial da Igreja Matriz da Amontada, pelo Padre Francisco Moreira de Souza. Padrinhos, Manoel Antônio de Freitas e sua mulher Maria José de Jesus, moradores em Maranguape, PP apresentada por Jerônimo, solteiro, filho do dito Jerônimo de Freitas Guimarães. Cf. Livro de Batismos, Ceará, familysearch.org.

4. Antônio de Freitas Guimarães nasceu em Amontada, Ceará, e faleceu a 19 de janeiro de 1871. Casou-se com Maria Joana de Freitas, faleceu a 15 de julho de 1880, filha de João Batista de Oliveira Guimarães, n. em Guimarães, Braga, e de Ana Gonçalves de Aguiar, casados a 16 de junho de 1799. Antônio de Freitas Guimarães e Maria Joana, pais de 4.1.

     

4.1. Carlota de Freitas Guimarães casou-se a 15 de setembro de 1849, na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Mercês de Itapipoca, com Duarte de Pina Albuquerque nasceu na cidade de Viseu, filho de Antônio de Albuquerque e de Carolina Maria de Jesus. Presentes, o Padre Manoel de Oliveira Dias, as testemunhas, ilegíveis. Pais de 4.1.1.

Termo de casamento de Carlota de Freitas Guimarães.

  

      Cf. Livro de Matrimônios. Ceará. familysearch.org.

4.1.1. Teresa de Albuquerque foi à última esposa do viúvo Prismilau Camerino de Souza, filho dos baianos Francisco José de Souza e de Isabel Maria de Souza. Pais de 4.1.1.1.

4.1.1.1. Sílvia de Souza Braga casou-se a 09 de janeiro de 1907, na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Mercês de Itapipoca, com Anastácio Alves Braga nasceu a 06 de julho de 1873, Itapipoca, Ceará, filho de Inocêncio Francisco Braga e de Inês Florência Alves, casados a 06 de março de 1866. Presentes, o Padre Manoel da Silva Porto, as testemunhas, Manoel Virgínio Alves e Sinfrônio Segundo de Souza.

    Termo de casamento Anastácio Alves Braga.

   

        Cf. Livro de Matrimônios. Ceará. familysearch.org.

  Anastácio Alves Braga e sua mulher Sílvia, pais de dez filhos, três homens e sete mulheres, foi assassinado na manhã de 07 de janeiro de 1928, na cidade de Itapipoca, por razões políticas, sendo acusado Joaquim Jerônimo de Souza, vulgo Quincoló. 

  Joaquim Jerônimo de Souza casou-se a 31 de janeiro de 1911, na Capela de São Sebastião, Vila de Itapipoca, com a  Professora, Maria Lia Madeira. Presentes, o Vigário, Padre Raimundo Monteiro Dias, as testemunhas, Urbano Teixeira e Anastácio Alves Braga. Anos depois a testemunha Anastácio Alves Braga e o contraente Joaquim Jerônimo de Souza se tornaram inimigos políticos, acontecendo a tragédia que repercutiu no Ceará e motivou a José Pedro Soares Bulcão, a escrever, Anastácio Braga - Notas Genealógicas, 1928, op. cit.  

    Termo de casamento Joaquim Jerônimo de Souza.

    

                        Cf. Livro de Matrimônios. Ceará. familysearch.org.

   O termo de casamento nada informa sobre os pais dos nubentes. Joaquim Jerônimo de Souza  nasceu aos 30 de setembro de 1884, e faleceu a 08 de agosto de 1975, filho de José Rufino de Souza e de Ana Constância de Araújo. Dona Maria Lia Madeira nasceu a 22 de janeiro de 1888, filha de Antônio Madeira (falecido a 12.05.1937, em Itapipoca) e de Antônia Madeira. Familiares de Dona Maria Lia Madeira: Maria Lima Madeira, Rita Madeira, Ana Madeira, Sebastião Madeira, Baltasar Madeira, José Cantídio Madeira, João Madeira, Geraldo Madeira, Benedito Madeira e Jeová Madeira.

 

       

             Cf. Jornal A Razão. Fortaleza. 04.10.1936.  

                 

   A Professora Maria Lia Madeira  e seu marido Joaquim Jerônimo de Souza,  pais entre outros de:

- José Colombo de Souza nasceu no dia 02 de março de 1913, Itapipoca. Advogado, Jornalista, Professor Universitário e Professor Secundário. Prefeito, 1933, Crato. Prefeito, 1935, Quixadá. Deputado Federal, 1955/1959, PSP, posse 02.02.1955. Deputado Federal, 1959/1963, PSD, posse 02.02.1959.  Desembargador em Brasília, em 21.11.1960. Grande mentor da eletrificação do Cariri cearense, região que adotou deste o tempo em que foi Prefeito Municipal do Crato, Ceará.

   Termo de batismo de José Colombo de Souza.  Aos trinta e um de maio de 1913, na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Mercês de Itapipoca, batizei solenemente o párvulo José, nascido a dois de março deste ano, filho legítimo de Joaquim Jerônimo de Souza e de Maria Madeira de Souza, (sic); sendo padrinhos, José Rufino de Souza e Maria Nazaré de Souza. E para constar mandei fazer este termo que assinei, Vigário José Joaquim da Rocha.” Cf. Livro de Batismos. Ceará. familysearch.org.

   Irmãs anotadas de José Colombo de Souza.

“Maria, filha legítima de Joaquim Jerônimo de Souza e Maria Madeira de Souza, nasceu a dois de maio de 1914, e foi por mim solenemente batizada na Matriz desta Paróquia (Itapipoca), aos trinta de agosto do mesmo ano, sendo Padrinhos: o Padre Joaquim Teodoro de Araújo e Dona Maria Letícia Maciel, solteira. E para constar mandei fazer este termo que assino.O Vigário José Joaquim da Rocha.” Cf. Livro de Batismos. Ceará. familysearch.org.

“Maria, aos quatro de outubro de 1916, na Capela, digo na Matriz desta cidade (Itapipoca) foi por mim solenemente batizada a párvula Maria nascida a dezenove de junho deste ano, filha legítima de Joaquim Jerônimo de Souza e Maria Madeira de Souza; sendo Padrinhos: Benedito de Paula Portela e Benedita Natália Portela. E para constar mandei fazer este termo que assino. O Vigário José Joaquim da Rocha.” Cf. Livro de Batismos. Ceará. familysearch.org.

João Rufino de Souza c.c. Francisca Soares de Lima, batizam o filho JOSÉ, a 31 de março de 1915, na Matriz da Itapipoca, nascido a 23 do mesmo mês e ano. Padrinhos, Sinfônio Sequirido de Souza e Dona Teresa de Albuquerque Souza. Cf. Livro de Batismos. Ceará. familysearch.org.

 

     José Colombo de Souza casou-se em uma 5ª feira, 10 de junho de 1937, às 17.30 h, na Capela do Pequeno Grande, Colégio da Imaculada Conceição, Fortaleza, com Dona Yolanda Barroso Gurgel de Lima nasceu a 04 de março de 1915, filha de Fernando Gurgel de Lima e de Carmen Janssen BarrosoPresentes a cerimônia religiosa de casamento, o Padre Luís Braga Rocha, Vigário de Quixadá, acolitado pelos Padres Helder Câmara e Arquimedes Bruno, sendo testemunhas, Walter Barroso e José Bolívar de Souza. A solenidade civil teve lugar na residência da noiva, às 16 h, Av. Duque de Caxias, Fortaleza. Cf. Livro de Matrimônios. Ceará. familysearch.org.

  O industrial Fernando Gurgel de Lima nasceu a 28 de setembro de <1890>, filho do Coronel Marcos da Costa Lima (nasceu no Aracati, no ano de 1855. Estabelecido na Rua da Praia, nº 39, venda de tabuado de cedro. Proprietário da Fábrica de cigarros Fortaleza, {cigarros, Peito de Vaca, Bostock, La Morena, Marquês, Fortaleza, Rainha do Norte, Mercúrio, Goiano e Caporal} membro da Associação Comercial do Ceará. Falecido às 13 h do dia 26.06.1907, 52 anos de idade), e de sua mulher Mariana Gurgel de Lima n. 06 de janeiro e falecida a 29.03.1936. Irmãos de Fernando Gurgel de Lima: Maria Gurgel de Lima, Florinda Gurgel de Lima, João Gurgel de Lima {nasceu 19.05.1888 e foi batizado a 13 de junho seguinte, pelo Padre José Teixeira da Graça, sendo seus padrinhos, João Tomás de Lima e Joana Gurgel Pinto Alves} e irmão ainda, de José Gurgel de Lima. Cf. Jornal do Ceará, Fortaleza. 27.09.1907. Cf. Livro de Batismo Ceará. familysearch.org. Dona Mariana Gurgel de Lima irmã de Dona Joana Gurgel Guedes de Miranda falecida no Rio de Janeiro a 08 de junho de 1904.

Termo de casamento de Marcos da Costa Lima. Aos 10 de janeiro de 1884, pelas sete horas da noite, na Catedral (de Fortaleza), Marcos de Lima, natural do Aracati, filho de Teobaldo da Costa Lima e de Isabel Belisa de Lima, casou-se com Mariana Gurgel do Amaral Barbosa, filha de José Cláudio Barbosa e de Florinda Gurgel do Amaral Barbosa. Presentes, o Reverendo Cônego João Paulo Barbosa, de licença do Padre Cura Constantino Gomes de Matos, as testemunhas, Francisco Gonçalves Valente e Henrique Porto Alves. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará. familysearch.org.

         Termo de casamento do  Dr. José Colombo de Souza.

                                  

                Cf. Livro de Matrimônios. Ceará. familysearch.org.  Cf. Jornal A Razão. Fortaleza. 13.06.1937

 

  O Dr. Colombo de Souza faleceu a 31 de agosto de 1987, em Brasília, e Dona Yolanda faleceu a 28 de julho de 1989.

  O casal residiu em um sobrado, na Rua 25 de Março, lado da sombra, quase esquina com a Rua Franklin Távora (sul da Praça da Escola Normal de Fortaleza). Mantinham ainda uma casa de veraneio, em Fortaleza, Praia do Meireles, Av. da Abolição, lado sul, próximo a esquina sudeste com a Rua Frei Mansueto, onde posteriormente funcionou a Boate Navy. A Avenida da Abolição terminava na Rua Frei Mansueto, e a seguir rumo nascente, existia uma cacimba - de serventia pública - no leito da mesma Avenida. Posteriormente foi construído o acesso ao Mucuripe, via a já citada Avenida da Abolição.

 

   O Dr. Colombo de Souza e Dona Yolanda, pais de A-H:

                  

A- Fernanda Maria Gurgel de Souza, Professora, Doutora em língua francesa.

B- José Colombo de Souza Filho, Administrador, Professor, Economista, Bacharel em Ciências Públicas.

C- José Jerônimo Moscardó de Souza, Moscardo nasceu a 06 de novembro de 1940, em Fortaleza, e foi batizado a oito de dezembro do dito ano, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio, pelo Padre Lauro Fernandes de Carvalho. Padrinhos: o Dr. Olavo Oliveira e sua esposa Dona Maria José Barroso Oliveira. Anotado à margem, extraído em 10.12.1965. Casou-se com Carmen Olívia Lima Moscardó de Souza, pais de quatro filhos. Jerônimo aluno do Colégio Cearense do Sagrado Coração de Jesus, Irmãos Maristas,  Av. Duque de Caxias, n° 101, Fortaleza, 1951/1956, primário e o ginasial. Estudou ainda no Colégio D. Pedro II e Instituto Rio Branco, Rio de Janeiro. Diplomata. Ministro da Cultura, Governo Itamar Franco.

Termo de batismo de  Jerônimo:  

      

             Cf. Livro de Batismos. Ceará. familysearch.org.

  Obs. Moscardó, homenagem ao Capitão - General José Moscardó Ituarte, n. Madrid,  26.10.1878 e faleceu a 12.04.1956, militar espanhol que lutou na Guerra Civil de Espanha no seio dos exércitos nacionalistas, fato que José Jerônimo relatava nos idos do ginasial do Colégio Cearense.

  Vale recordar o debate promovido pelo Irmão Humberto, Titular da Classe, na 4ª série do ginásio, 1956, tema Eletrificação do Vale do Cariri, tese de Colombo de Souza versus Eletrificação do Ceará, defendida por Vírgilio Távora. Debatedores: prol Cariri, José Jerônimo Moscardó de Souza e Francisco Augusto de Araújo Lima. Prol eletrificação do Ceará, Aluysio Soriano Aderaldo Jr. e outro colega cujo nome a memória apagou.

            

   Fotografia Terceiro Ano Primário B - 17.06.1951. Campo de Futebol do Colégio Cearense do Sagrado Coração de Jesus.   Titular, Irmão Marista José Anísio. Fonte foto. Acervo FAAL.

1ª fila debaixo para cima e da direita para a esquerda: Irmão José Anísio, José Francisco Alves Fernandes Távora, Roberto, Simplício, Ulisses Barreto, Francisco Esmeraldo Cotrim, Wanderley Catunda Rodrigues Mendes, Francisco José Alves Fernandes Távora, Francisco Cunha, Dimas Leite.

2ª fila, da esquerda para a direita: Josué Teixeira de Abreu Filho, Hudson, Eurico, Chacon Simões, Barbosa, Audísio Mosca de Carvalho Filho,Hipólito, Weber, Fco. Augusto, Izairton Martins do Carmo.

3ª fila, da direita para a esquerda: Ernesto Soares Balreira Filho, Nide, Tarcísio, Gondim, Aluísio Soriano Aderaldo Júnior, José Aubismar, Francisco Freire de Abreu, Fernando Canuto, Augusto Borges Filho.

4ª fila, da direita para esquerda: Francisco Jesus, Edílson, Paulo Frota, Flávio Antônio, Francisco Carvalho Martins, Pedro Paulo, Carlos Augusto Magalhães, Olegário, Maurício.

5ª fila, da direita para esquerda: Walmiki Sampaio Cavalcante, José Anísio, Antônio Pinho de Oliveira, Gonçalves Magalhães, Pedro Silva, Luís Antônio, José Jerônimo Moscardo de Souza, Pedro Teixeira, Flávio Augusto e Luciano. 

                  

                   Fotografia Quarta Série Ginasial, B - 06.12.1956. Colégio Cearense do Sagrado Coração de Jesus. Titular: Irmão Humberto.

 De cima para baixo.  1ª Fila, da esquerda para direita: Hélio Marcos Lobo Ponte, Francisco Aécio de Castro, Inácio Franco, José Porto Guimarães, Francisco Elano, Magno César Montenegro, Ivon Levi Cavalcante, Antônio da Rocha, Carlos Aníbal Abreu, João Castro Filho, Paulo H. Levi Cavalcante, Antônio Porto Guimarães.

2ª fila, da esquerda para direita: Vicente de Castro, Antônio Cavalcante, Domingos Quariguazi da Frota, Aderson Aquino, José Oscar, Manoel Soriano Aderaldo Neto, Fco. Augusto, Francisco Assis Passos Santos, Francisco Soares Mota, João Wellington Amaral Peixoto, Francisco José Passos Santos.

3ª fila, da esquerda para direita: Irmão Humberto, Ulisses Barreto,  Antônio William, Zairo Ramos Silva, Francisco Carvalho Martins, Wellington Leitão da Rocha, Marcelo Souza Lima, Ivus Conde Idelburque Leal, Waldir Frota.

4ª fila, da esquerda para direita: Wanderley Catunda Rodrigues Mendes, Ney Leite Mesquita, Luís Antônio Albuquerque, Ernesto Soares Balreira Filho, Bernardo Queiroz, Aluísio Soriano Aderaldo Júnior, Tarcísio Miranda Abreu, José Sérgio Coelho, João Carlos Rego, Ronaldo Montalverne e Newton Pinheiro. Ausentes: Carlúcio Nery, Francisco Helvécio Góis e José Jerônimo Moscardo de Souza. Fonte foto. Acervo FAAL.

 

D- José Paulo Maurício de Sousa, Advogado.

E-  José Marcus Vinicius de Souza, Embaixador.

F- Maria Carmen Inês de Souza Candal Garcia, Jornalista e Relações Públicas.

G- José Paulo Afonso de Souza, Administrador.

H- José Luiz Roberto Gurgel de Souza, Economista.

Cf. Livro de Matrimônios, Braga. Cf. Livro de Batismos, Braga. familysearch.org. Cf. Livro de Batismos, Itapipoca. familysearch.org. Cf. Livro de Batismos, Amontada. Cf. Livro de Batismos, Amontada. Cf. Livro de Matrimônios, São José da Catedral. Fortaleza. Cf. Livro de Matrimônios, Itapipoca. Cf. Livro de Batismos, Itapipoca. Cf. Livro de Matrimônios, Sobral. familysearch.org. Cf. Monsenhor Francisco Sadoc de Araújo. Raízes Portuguesas do Vale do Acaraú. Ed. Expressão Gráfica. Fortaleza. 2000. 2ª Ed. p. 202 e Cronologia Sobralense, Vol. I. p. 91,173,178. Cf. José Pedro Soares Bulcão. Anastácio Braga. Notas Genealógicas. Typ. Minerva. Ceará - Fortaleza, 1928. p.140. Cf. José Sarney, 1º Centenário de José Colombo de Souza, Senado da República, 05.03.2013. Cf. Francisco Augusto de Araújo Lima. Famílias Cearenses Treze. Siará Grande - Uma Província Portuguesa no Nordeste Oriental do Brasil. Ed. Expressão Gráfica. Fortaleza. 2016. Quatro Volumes.

 

Observação necessária. O Rio Cruxati curso d'água que nasce na Serra da Uruburetama, Ceará e corre 77,5 km até até encontrar o seu afluente, margem direita, Rio Mundaú. Portanto, faz parte da bacia hidrográfica do litoral, sendo o Rio Mundaú, afluente do Cruxati, em terras da Fazenda Perdição, próximo ao Povoado do Tabocal, Itapipoca, Ceará. Por erro, informam o contrário: o Cruxati é que é afluente do Mundaú. Fonte:  Francisco Augusto de Araújo Lima, Famílias Cearenses Zero – Soares e Araújos no Vale do Acaraú. 1ª Ed. 1989. 2ª Ed. Expressão Gráfica, Fortaleza. 2011.

Mundaú, rio que nasce do lado meridional da Serra de Uruburetama e, após o curso, deságua no Rio Cruxati. Do tupi: MUNDE, cilada, armadilha e HU, água, rio - rio da cilada, pelas várias sinuosidades que o seu leito apresenta. Assim  o Rio Mundaú é afluente do Rio CRUXATI, que também nasce na serra de Uruburetama, este sim o Rio principal. A poucos quilômetros da sua barra, o pequeno, estreito e feioso Mundaú, afluente da margem direita, deságua no Cruxati, nas terras da Fazenda Perdição, Povoado do Tabocal, Itapipoca. FAAL, passou inúmeras vezes pelo local, e indagava o porquê da notoriedade de um, o menor,  MUNDAÚ, e o desconhecimento do outro, o maior, CRUXATI. Fonte:  Francisco Augusto,  Soares e Araújos no Vale do Acaraú. 2ª Ed. Expressão Gráfica, Fortaleza. 2011, op. cit.

 

 

Agostinho Dias Bezerra, natural da Freguesia da Amontada, filho de Francisco, Fernando Dias Bezerra, n. no Ceará, e de Helena Maria de Souza, natural do Rio de São Francisco. Agostinho casou-se com Albina da Costa, natural da Freguesia da Amontada, filha de Pedro da Costa Vicente, natural de Pernambuco, faleceu a 18 de agosto de 1747, no Sítio Guaregú, Serra da Uruburetama, “imprensado entre os paus de moenda do seu engenho”, e de  Suzana Ferreira, natural da Freguesia da Amontada. Albina e Agostinho, pais de: 1. Luíza nasceu aos 02 de agosto de 1771, e foi batizada aos 30 de agosto do mesmo ano, pelo Padre Inácio Gonçalves da Silva, nesta Igreja Matriz. Padrinhos, Izidório Moraes Ferreira e não teve madrinha. Maria filha exposta, batizada aos 04 de setembro de 1788, pelo Padre Francisco Moreira de Souza, na Freguesia da Amontada. Padrinhos, Agostinho Dias Bezerra, casado, tantum. Cf. Livro de Batismos, Ceará, familysearch.org. 

Alexandre Tiago de Araújo n. Iguatu, 32 anos de idade, filho de Januário Brandão da Silva e de Marcelina Maria dos Santos, casou-se a 18 de junho de 1919, na Capela de São Sebastião, Fortaleza, com Maria Rosa de Araújo, n. Itapipoca, 20 anos, filha de Manoel Antônio de Araújo e de Maria Eugênia de Jesus.  Alexandre e Maria Rosa, pais de Maria, n.27.09.1919. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará ,familysearch.org.

Alípio Aníbal dos Santos nasceu aos 15 de agosto de 1903, no Sítio São Bento, Itapipoca, filho de Antônio José dos Santos e de Francisca Tomé dos Santos. Confirma que é livre e desimpedido para casar. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org. 

Anacleto José de Oliveira casou-se com Maria de Freitas, naturais da Freguesia da Itapipoca, pais de Miguel .?. de Oliveira, casado com Maria de Freitas, naturais da Freguesia da Itapipoca, filha de Manoel Gomes de Melo, n. em Goiana, Pernambuco, e de Catarina Paes, n. em Amontada. Miguel e Maria de Freitas, pais de João nasceu aos 05 de maio de 1789, e foi batizado aos 14 de junho do dito ano, pelo Padre Vigário. Cf. Livro de Batismos, Ceará, familysearch.org.

Anastácio Francisco Braga casado com Joana Barroso Braga, pais de Maria nasceu em 18 de agosto de 1875, em São Bento da Amontada, Ceará. Cf. Livro de Batismos, Ceará, familysearch.org.

Antônio Alves de Freitas casado com Etelvina Matos de Freitas, pais de José Alves de Freitas, n. 06. 11.1923, e casou-se a 09 de dezembro de 1949, nesta Igreja, com Antônia Prata de Araújo, n. Itapipoca, 23 anos de idade, filha de Francisco Prata de Araújo e de Joana Prata de Araújo. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org.

Antônio Batalha do Nascimento n. Acaraú, filho de Francisco Rodrigues da Silva e de Maria José da Conceição, casou-se a 01 de abril de 1907, com Francisca da Rocha Lima, n. Itapipoca, filha de Raimundo da Rocha Lima e de .?. da Rocha Lima. Cf. Livro de Batismos, Ceará, familysearch.org.

Antônio Drummond de Miranda, Antônio Luís de Drummond Miranda nasceu aos 03 de julho ou 29 de outubro, em Recife, Pernambuco, Advogado Provisionado, católico. Professor de História no Liceu do Ceará, Procurador dos Feitos da Fazenda, dono do jornal Gazeta de Notícias. Jornal Nação. CE.1932. Residiu no Ceará desde o ano de 1905. Casou-se em Itapipoca, com D. Maria Arolina Drummond, pais de sete filhos, entre eles, Iris Drummond, n. 1º outubro. Residiu na Rua Senador Pompeu, n° 206, Fortaleza. O Jornalista Antônio Drummond foi assassinado às sete horas da noite, na redação do seu jornal Gazeta de Notícias, Fortaleza, aos 11 de junho de 1930. Preso o réu confesso Dr. Virgílio Gomes de Oliveira, Delegado de Polícia, Fortaleza, 18.03.1929, Juiz Municipal de Fortaleza, {nomeado a 23.04.1929, dois capangas, e acusados o Dr. Leiria de Andrade e o casal Mattos Peixoto. Cf. Jornal A Razão. Dr. Virgílio  Delegado de Polícia, Fortaleza, 18.03.1929. Cf. Francisco Augusto, Memória Real e Afetiva de Mauriti, Site Famílias Cearenses. Cf. Francisco Augusto de Araújo Lima. Famílias Cearenses Zero – Soares e Araújos no Vale do Acaraú. 2ª Edição. Ed. Expressão Gráfica. Fortaleza. 2011.  

Antônio Francisco Braga residiu na Povoação de Pão de Açúcar, São Bento da Amotada, / Itapipoca, Ceará, casado com Joana Barroso Braga, pais de Maria Braga Veras n. 18.08 de 1875, em São Bento da Amontada e batizada na Capela de São Pedro da Timbaúba. Cf. Livro Ceará, familysearch.org. Antônio Francisco Braga Sub Delegado de Assunção, Imperatriz, Itapipoca, 15.09.1868. Sua sogra D. Vicência Tabosa Braga (casado com Manoel Francisco Braga), falecida no mês de setembro de 1875, em Imperatriz, Itapipoca. Era sogra também – a falecida – do Capitão Domingos Francisco Braga. O Tenente Coronel Luís Francisco Braga, n. em Imperatriz, faleceu na “avançada idade de 77 anos”, às nove horas da manhã do dia 29 de junho de 1885, na Povoação de Assunção, Itapipoca. O Tenente Coronel Luís era irmão de Anastácio Braga, e pai de Joaquim Francisco Braga, Luís Francisco Braga Filho, Francisco Luís |Braga, Pedro Francisco Braga e de Anastácio Francisco Braga. Era ainda tio de Inocêncio Francisco Braga, do Capitão Domingos Francisco Braga, Antônio Tabosa Braga e do Capitão Antônio Francisco Braga. Cf. Hemeroteca Digital, Biblioteca Nacional, RJ. O Coronel Antônio Francisco Braga, faleceu em sua residência, Pão de Açúcar, Amontada / Itapipoca, no dia 07 de maio de 1910, e era filho do Capitão João Francisco Braga. Antônio Francisco Braga (?) n. 1838 e era casado com Josefa Tabosa Braga, filha de Manoel Francisco Braga. Antônio Francisco Braga (?) pai do Dr. Manoel Prudêncio Anário Braga, Eng.º Civil, adoecido nos “confins do Amazona” (quando realizado demarcação de terra), e recuperando a saúde no Pão de Açúcar. Amontada. 25.10.1900. Maria Barroso Braga faleceu aos 2 de novembro de 1910, na sua Fazenda Carioca, com 89 anos de idade. Era mãe do Major Anastácio Francisco Braga, do Coronel Antônio Francisco Braga e João Francisco Braga. Cf. Hemeroteca Digital Biblioteca Nacional, RJ. Cf. Banco de Dados FAAL.

Antônio Joaquim de Almeida nasceu em Portugal. Casou-se com Teresa Cordeiro, natural de Itapipoca, Ceará. Pais de:
1. Joaquim Teófilo Cordeiro de Almeida nasceu a 05 de março de 1868. Deputado representando a classe operária. Casou-se a 15 de maio de 1889, Itapipoca, com Clotilde Cândida de Lima, filha de Marcos de Araújo Souza, n. Arneiroz, e de D. Clotilde Cândida de Lima. Cf. Livro de Batismos, Ceará, familysearch.org.

Antônio José de Medeiros nasceu na Ilha de São Miguel, Açores, casou-se com Gertrudes da Conceição, natural de Soure, Caucaia. Pais de:
1. Margarida Gertrudes de Medeiros casou-se a 11 de janeiro de 1834, “pelas onze horas da manhã, na cidade da Fortaleza, Freguesia de São José do Ribamar, dispensada no 2º grau de consanguinidade, com José Félix de Azevedo e Sá Jr., filho do Coronel José Félix de Azevedo e Sá e de Ana Joaquina. O Coronel e 2º Presidente do Ceará, José Félix de Azevedo e Sá nasceu a 25 de março de 1781, em Fortaleza, e faleceu a 07 de novembro de 1827, 46 anos de idade, no seu Sítio São Félix, Caucaia. Presentes a cerimônia religiosa de casamento, o Padre Manoel Severino Duarte, Pároco Interino, as testemunhas, Luís Antônio da Silva Viana e Matias José Pereira. Pais de 1.1.-1.2.
1.1. Pacífica de Medeiros de Azevedo casou-se com Raimundo Vóssio Brígido dos Santos, n. na cidade do Icó no ano de 1839. Professor primário, 1853, Uruburetama. Vereador à Câmara Municipal de Itapipoca, 1873/1876. Advogado provisionado pela Relação de Pernambuco, Promotor Público interino de Fortaleza. Procurador Fiscal do Estado do Ceará, Diretor da 4ª seção. Promotor Público, interino,1878, e Intendente de Itapipoca, 1876. Jornalista. Deputado Provincial. Faleceu no mês de fevereiro de 1899. Filho de Inácio Brígido dos Santos, n. Icó, Ceará, e de Vicência Maria de Jesus, n. Cantagalo, Rio de Janeiro, oriunda de Piranga, Minas Gerais.
1.2. Maria José de Medeiros casou-se com o viúvo de sua irmã Raimundo Vóssio Brígido dos Santos. Raimundo Vóssio Brígido dos Santos casou-se (3) com sua sobrinha, Minerva Brígido dos Santos, filha de João Brígido dos Santos e de Maria Joana Brígido dos Santos. Sem sucessão.

Antônio Joaquim Pires casado com Cornélia Braga Pires, pais de João n. 16.05.1889 em Itapipoca, Ceará, e batizado a 08.12 pelo Vigário Antero José de Lima. Cf. Livro de Batismos, Ceará, familysearch.org.

Antônio José de Oliveira Guimarães, Antônio José Oliveira Guimarães nasceu no dia dezoito do mês de abril de 1759, no lugar da Tapada, Distrito de Braga, Portugal. Casou-se de idade 26 anos, a 26 de outubro de 1785, pelas dez horas do dia, nesta Igreja Matriz, Freguesia de São Bento da Amontada, com Agostinha da Conceição de Lima, natural da Freguesia da Amontada, filha de Miguel Fernandes Lima, n.no Distrito de Viana do Castelo, e de Mariana Pinheiro do Lago, nesta Freguesia. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org.

Antônio José dos Santos nasceu no dia 26 de dezembro de 1764, na Rua Direita, Distrito do Porto, Portugal. Casou-se com aos 31 de maio de 1787, de manhã, na Fazenda Taperinha, com Rita Maria do Nascimento, 19 anos de idade, nasceu a 11 de março de 1768, e faleceu no ano de 1812, filha de Gregório Pires Chaves e de Ana Maria da Anunciação. Pais de Joaquim José dos Santos Capitão Mor de Itapipoca, por Carta Patente de 14 de março de 1827.

Antônio Luís de Drumond Miranda nasceu Antônio Drumond no dia 30 de janeiro de 1872, em Recife, Pernambuco. No ano de 1903, dirigiu a Gazeta Olindense, com os irmãos Nilo e Olívio Dornellas Câmara e Maturino Monclair Cavalcanti de Albuquerque. Aluno do Curso Parcelado e do Curso de Madureza, Recife. 1903. Segundo Escrivão Interino do 5° Distrito Criminal. Recife. 23.01.1900. Escrivão do Júri. 22.03.1901. Antônio Drumond casou-se aos 27 de outubro de 1906, na Freguesia da Itapipoca, Ceará, com Arolisa de Souza Teixeira, {cearense de Itapipoca}, presentes, o Padre Luís Gonzaga Guimarães, e as testemunhas Dr. Olívio Dornellas Câmara e o Tenente Pedro Rodrigues Teixeira. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org. D. Arolisa e o seu marido, pais de seis filhos. Antônio Luís de Drumond Miranda, Advogado Provisionado, católico, Professor de História do Liceu do Ceará, Procurador dos Feitos da Fazenda, dono do jornal Gazeta de Notícias. Jornal Nação. CE.1932. Residiu no Ceará desde o ano de 1905 e por último na Rua Senador Pompeu, n° 206, Centro, Fortaleza. Assassinado às sete horas da noite, na redação do seu jornal Gazeta de Notícias, Fortaleza, aos 11 de junho de 1930. Preso o réu confesso Dr. Virgílio Gomes de Oliveira, Delegado de Polícia, Fortaleza, 18.03.1929, Juiz Municipal de Fortaleza, nomeado a 23.04.1929, dois capangas, e acusados o Dr. Manoel Leiria de Andrade e o casal Mattos Peixoto e D. Violeta. O Professor José Leopoldino da Silva Filho casou-se com Dona Climene Drumond n. 17 de setembro, filha do jornalista Antônio Luís de Drumond Miranda, pernambucano, e de Arolisa de Souza Teixeira, de Itapipoca, Ceará.
José Leopoldino da Silva, comerciante retornou da Europa onde foi cuidar da sua saúde. 31.08.1904. Arrendatário do Café Elegante, Praça do Ferreira, Fortaleza. Cf. Francisco Augusto, Memória Real e Afetiva de Mauriti, 2ª Parte, e Agronomia, 3ª Parte, nesta Página Famílias Cearenses.

Antônio Manoel dos Santos casado com Albertina de Souza dos Santos, pais de José de Souza Santos, n. 20.02.1924, e casou-se a 23 de fevereiro de 1946, Fortaleza, com Ilda Ferreira Costa, n. Itapipoca, 18 anos e idade, filha de Raimundo Moreira da Costa e de Francisca Ferreira da Costa. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org.

Antônio Miguel de Souza nasceu na Ilha de São Miguel, Açores, Portugal, de onde veio de menor idade para o Ceará, filho de José de Souza e de Maria José do Amaral. Casou-se a 16 de novembro de 1788, de manhã, no Sítio Jenipapo, Itapipoca, Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Amontada, com Maria do Carmo, filha do Capitão Manoel da Cunha Linhares, n. Portugal, e de Luíza da Costa Araújo. Presentes, o Padre Cura Francisco Moreira de Souza, as testemunhas, Manoel da Cunha Linhares e Quintiliano Ângelo Dias. Pais de: 1. Luíza, n. a 13 de setembro de 1799, e batizada a 28 do dito mês e ano, na Freguesia da Amontada. 2. Ana nasceu aos 02 de abril de 1788, e foi batizada aos 20 de abril do mesmo ano, nesta Igreja, elo Padre Francisco Moreira de Souza. Padrinhos, Inácio da Cunha Araújo e sua mulher Mariana Francisca de Ávila, Avelar, moradores nesta Freguesia. Cf. Livro de Batismos e Livro de Matrimônios, Ceará. familysearch.org. 

Anselmo Gomes Linhares, batizado a 20 de julho de 1727, pelo Padre Antônio Farinha Preto, na Igreja Matriz de São José do Ribamar, Fortaleza, filho de Domingos Gomes Linhares e de Paula Tavares, n. no Rio de São Francisco. Padrinho de Anselmo: Manoel Nunes de Meira, e não teve madrinha. Anselmo casou-se (1) com Albina Ferreira. Casou-se (2) no mês de janeiro de 1771, na Igreja Matriz de N. Senhora da Conceição da Amontada, com a cafuza, Maria Pereira, filha de José Pereira, do “Gentio de Angola” e de Ana Maria, índia, n. no Ceará, Fortaleza. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org. Anselmo e Maria Pereira, pais de: 1. Januária nasceu a 15 de maio de 1772, e batizada a 12 de julho do dito ano, nesta Igreja. Padrinhos, João de Souza de Aguiar, casado, e Maria Ferreira, mulher de Miguel Pereira. 2. Isidoro nasceu a 23 de janeiro de 1775, e foi batizado a 28 de maio do mesmo ano, nesta Igreja, pelo seu Pároco, Padre José Rodrigues Pereira. Padrinhos, Isidoro da Rocha Preto, casado, tantum. 3. Manoel nasceu a 09 de maio de 1777, e batizado a 20 de julho do mesmo ano, nesta Igreja. 4. Maria nasceu a 20 de março de 1787, e batizada a 17 de junho seguinte, na Igreja Matriz, pelo Padre Francisco Moreira de Souza. Padrinhos, Jerônimo de Souza Silva e sua mulher Isabel Ferreira. Anselmo e Albina Ferreira pais de: 5. Antônio Gonçalo Ribeiro Pessoa, natural desta Freguesia. Casou-se a 10 de janeiro de 1789, na Igreja Matriz de Fortaleza, com Rita Maria do Espírito Santo, n. Freguesia de Fortaleza, filha de Maria de Sá, e pai incógnito. 6. Pedro José do Monte casou-se a 13 de agosto de 1792, de manhã, na Serra da Uruburetama, com Ana Teresa, filha de Agostinho Dias Bezerra e de Albina da Costa. 7. Gonçalo Francisco Freire casou-se a 16 de maio de 1793, de manhã, na Capela de N. Senhora das Mercês, Itapipoca, Freguesia da Amontada, com Ludovica Maria, filha de Elias Pereira de Azevedo e de Emerenciana de Barros. 8. Ana Francisca casou-se com Manoel Pereira, ambos naturais da Freguesia da Amontada, ele filho de José, do Gentio da Angola e de Maria natural da Vila de Soure, Caucaia. Pais de: 8.1. Maria nasceu a 03 de outubro de 1779, e batizada a 07 de novembro seguinte, na Freguesia da Amontada, pelo Padre José Rodrigues Pereira. Padrinhos, Lourenço Pereira e sua mulher Maria Pinheiro. 

Francisco Barroso Valente, Coronel, casou-se com Maria Barroso, pais de:
1. Ana Barroso Valente, n. São Bento da Amontada, e casou-se a 17 de fevereiro de 1912, às três horas da tarde, na casa de residência de seu pai, o Coronel Francisco Barroso Valente, Alagadiço, São Gerardo, Fortaleza, com João Barroso de Souza Cordeiro, n. Trairi, filho de Pedro Barroso de Souza Cordeiro e de Maria Lopes Barroso. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org.
2. Emília Barroso Valente, n. Itapipoca, 23 anos de idade. Casou-se a 30 de novembro de 1912, em casa particular no Alagadiço, São Gerardo, Fortaleza, com Pedro Barroso Carneiro Meireles, n. Paracuru, Freguesia do Trairi, 26 anos, filho de José Joaquim Carneiro Meireles e de Vicência Barroso Meireles. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org.

Francisco Casemiro Pinheiro casado com Maria da Conceição Pinheiro, pais de José Casemiro Pinheiro n. 17.05.1927, e casou-se a 04.02.1951, nesta Igreja com Maria Ester Dias de Souza, n. Anacetaba, São Gonçalo do Amarante, Ceará, 18 anos de idade, filha de João Dias de Souza e de Minervina Alves Martins. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org.

Francisco das Chagas Pinheiro nasceu no ano de 1842, na Freguesia de São Francisco da Uruburetama, Itapajé, Ceará, e batizado na Freguesia de Santa Cruz, havendo morado ainda em Imperatriz, Itapipoca. Filho de João das Chagas Pinheiro e de Maria Nogueira Pinheiro. Cf. Livro Ceará, familysearch.org. 

Francisco de Souza Viveiros nasceu na Freguesia de São Roque, Ilha de São Miguel, Açores, que vive de negócio de uma loja de fazendas, tido por homem branco, morador e assistente na Vila de Santo Antônio do Recife. No ano de 1758, aos onze dias mês de julho, faz denúncia ao Comissário do Santo Ofício, Antônio Álvares Guerra, “por blasfêmia” contra José Matias, natural de Portugal. Ascendente de:
1. Francisco Pedro de Viveiros casado com Cosma Ribeiro da Costa, naturais da Freguesia de São Pedro Gonçalves do Recife, Pernambuco.
2. Antônio Barbosa de Viveiros casado com Ana dos Santos, pais de:
2.1. Maria Cleofa casou-se a 30 de julho de 1816, nesta Capela, filial da Igreja Matriz de N. Senhora da Conceição de São Bento da Amontada, com João Antônio, filho de Patrício José de Araújo e de Ponciana Maria. Patrício José de Araújo viúvo de Ponciana Maria, casou-se (2) a 09 de setembro de 1812, nesta Capela, com Maria da Penha, filha de Leão de Amorim e de Teresa Maria de Jesus. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org.

Francisco Gomes da Frota casado com Teodorina das Mercês Magalhães, pais de Marta Nazaré Magalhães, n. Itapipoca, e casou-se aos 22 de outubro de 1922, nesta Igreja, com Agostinho Domingos Dias, n. Uruburetama, filha de Francisco Domingos Dias e de Francisca Maria da Conceição. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org.

Francisco Rola Sobrinho, n. Itapipoca, filho de Joaquim de Oliveira Rola e de Ana Tomás de Oliveira. Casou-se a 1º de junho de 1924, Fortaleza, com Francisca Áurea Rodrigues de Souza, n. Acaraú, filha de Vicente Dias de Albano e de Maria Isabel de Jesus. Cf. Livro de Batismos, Ceará, familysearch.org. Pais de:
1. José n. 05.10.1926.
2. Hipólito de Oliveira Rola, 23 anos, casou-se aos 30.05.1936, Fortaleza, com Maria de Lourdes da Silva, 22 anos, filha de Francisco Álvaro da Silva e de Matilde Álvaro da Silva. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org.

Francisco Teixeira Cavalcante 32 anos, casou-se a 30 de junho de 1901, na Igreja Paroquial de Imperatriz, dispensado no parentesco, com Teresa Tomé de Oliveira, 28 anos, naturais desta Freguesia. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org.

Hermenegildo de Brito Firmeza casado com Bárbara de Brito Firmeza, pais de Milton de Brito Firmeza, que se casou-se a 28.02.1926, com Safira de Souza Teixeira, n. Itapipoca, filha de Antônio Rodrigues Teixeira e de Maria Amélia de Souza. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org. Josino de Brito Firmeza c.c. Júlia Bezerra, pais de Luís, n. 06.09.1921, e Ext. para casar: em 02 de agosto de 1945.

Inácio Álvares Torres nasceu na Freguesia da Amontada, filho de Simoa Lopes, solteira.  Inácio casou-se aos 25 de novembro de 1791, com Felipa Maria da Conceição nasceu na Amontada, filha do Capitão Manoel de Souza Silva, natural de Lisboa, Portugal, e de Maria Madalena de Oliveira. Neta paterna de Manoel Bittencourt de Ávila e de Antônia Maria de Jesus. Neta materna de Anacleto de Oliveira Magalhães nasceu em Natal, Rio Grande do Norte, e de Brites, Beatriz Ferreira de Carvalho, nasceu na Freguesia da Amontada. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org. Inácio Álvares e Felipa Maria da Conceição, pais de Inácia nasceu aos 04 de julho de 1794, e foi batizada aos 24 de julho do mesmo ano, pelo Padre Francisco Moreira de Souza, na Igreja de Nossa Senhora das Mercês, Itapipoca, filial da Igreja Matriz da Amontada. Padrinhos, Vicente Ferreira da Cunha e sua irmã Germana Francisca de Vilar, filhos de Inácio da Cunha Araújo e de Mariana Francisca de Avelar. Cf. Livro de Batismos, Ceará, familysearch.org.

João Otaviano de Souza, n. Itapipoca, 24 anos, filho de Antônio Otaviano de Souza e de Maria Oliveira de Souza. Casou-se a 24 de abril de 1920, Fortaleza, com Raimundo Marcelino de Oliveira, n. Fortaleza, 21 anos, filha de José Marcelino de Oliveira e de Joana Benta. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org.

Joaquim Teles de Menezes nasceu na Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Amontada, filho de Gabriel Cristóvão de Menezes, n. Ilha da Madeira, e de sua primeira mulher Bernarda Correia de Araújo. Joaquim casou-se no mês de agosto de 1770, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Amontada, Ceará,  com Luíza Soares de Vasconcelos, n. Santo Amaro do Jaboatão, Pernambuco,  filha de José Gonçalves de Melo, n. Jaboatão, e de Maria José da Anunciação, Assunção, Santo Antão, Pernambuco. Luíza e Joaquim, pais de: 1. David nasceu a 14 de fevereiro de 1772, e foi batizado a 04 de março, na Igreja Matriz da Amontada, pelo Padre Inácio Gonçalves da Silva. Padrinhos, José Gonçalves de Melo e sua mulher Maria José da Ascensão, Assunção. 2. Antônia nasceu a 20 de junho de 1774, e batizada a 26 de julho, na Igreja Matriz de N. Senhora da Conceição da Amontada. Padrinho: o Capitão Gabriel Cristóvão de Menezes, tantum. 3. Maria nasceu a 28 de novembro de 1776, e foi batizada a 27 de dezembro do mesmo ano, na Igreja Matriz de N. Senhora da Conceição da Amontada. Padrinhos: Manoel Gomes do Nascimento e D. Ana da Rocha, casada. 4. Inácia nasceu a 12 de outubro de 1778, e batizada a 10 de novembro do mesmo ano, na Freguesia da Amontada. Padrinhos, o Padre Inácio Gonçalves da Silva e Josefa Maria de Jesus, filha de José Gonçalves. 5. Joaquim nasceu a 11 de agosto de 1782, e batizado a 25 de setembro seguinte, na Igreja Matriz de N. Senhora da Conceição da Amontada, pelo Padre José Rodrigues Pereira. Padrinhos, o Reverendo Padre Inácio Gonçalves e Rita Maria, solteira. 6. Bernardino nasceu a 15 de março de 1787, e batizado a 28 de agosto seguinte, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Amontada, pelo Padre Francisco Moreira de Souza. Cf. Livro de Batismos, Ceará, familysearch.org. Maria da Conceição de Araújo e João da Silveira Dutra, pais de, Maria Raimunda da Conceição casou-se a 28 de novembro de 1806, dispensada no parentesco, na Fazenda Mocambo, com Anastácio Teles de Menezes, filho de Joaquim Teles de Menezes e de Luíza Soares de Vasconcelos. Cf. Livro de Matrimônios, Sobral.  1803/1811. familysearch.org. 

José de Araújo Filho casou-se com Francisca Félix, pais de Paulo Félix Araújo, n. 03.03.1924, Trairi, batizado, em Fortaleza. Paulo casou-se a 31 de janeiro de 1946, às nove horas da manhã, nesta Igreja, com Julieta Coelho Teixeira, n. Amontada, 18 anos de idade, filha de Raimundo Teixeira de Menezes e de Lídia Coelho Teixeira. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org.

José Otaviano da Silva n. Itapipoca, 22 anos, filho de Antônio Otaviano da Silva e de Maria Xavier da Silva, casou-se a 10 de janeiro de 1920, Fortaleza, com Clotilde Agrela Jardim, n. Itapipoca, 19 anos de idade, filha de José de Agrela Jardim e de Maria de Agrela da Mota. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org.

José Pedro Rodrigues n. Itapipoca, filho de Pedro Antônio Rodrigues e de Francisca dos Santos Rodrigues. Casou-se a 22 de março de 1904, Fortaleza, com Josefa Maria da Conceição, n. Fortaleza, filha de Francisco .?. Barbosa e de Maria Joana de Souza. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org.

José Rodrigues da Costa, natural da Freguesia da Amnontada, filho de Inácio Rodrigues da Costa (faleceu a 16 de fevereiro de 1770, e foi sepultado na Capela do Riacho do Guimarães, Groaíras, Ceará), natural desta Freguesia da Amontada, e de Maria Gonçalves da Silva. Neto paterno de Inácio Rodrigues da Costa, natural da Ilha do Pico, Açores, ora da Freguesia de São Pedro de Alcântara, ou Santos Mártires, Lisboa, e de Felisberta Fernandes de Jesus, n. na Amontada, Ceará. Neto materno de Antônio da Silva, n. no Rio Grande do Norte, e de Lourença da Silva, solteira, índia, n. no Ceará.  José Rodrigues da Costa, casou-se com Luíza Maria, natural da Vila do Forte, filha de Pedro de Farias e de Maria de Matos, naturais da Vila do Forte, Fortaleza. Luíza Maria e José Rodrigues da Costa, pais de Feliciana nasceu aos 09 de junho de 1787, e foi batizada aos 28 do dito mês e ano, pelo Padre Francisco Moreira de Souza, na Serra da Uruburetama, Ceará. Padrinhos, José de Andrade Falleiros e Dona Maria de Jesus Fernandes. Cf. Livro de Batismos, Ceará, familysearch.org. Irmãos de José Rodrigues da Costa: 1. Genoveva Maria nasceu a 25 de março de 1766, e foi batizada a 15 de junho do mesmo ano, nesta Igreja Matriz, pelo Padre Inácio Gonçalves da Silva. Padrinhos, Felipe Gomes de Siqueira e Francisca da Costa, solteiros. Genoveva casou-se a 22 de março de 1787, “pelas oito horas da noite,” nesta Freguesia, com Custódio Teixeira Pinto nasceu a 16 de julho e batizado a 18 de dezembro 1767, na Capela do Siupé, São Gonçalo do Amarante, Ceará, filho de Domingos Teixeira Pinto, n. no Porto, Portugal, e de Inácia da Silva de Moraes. Custódio casou-se (2) a 27 de agosto de 1788, no Sítio do Coito, Serra de Uruburetama, em desobriga, com Ana Francisca de Morais, n. nesta Freguesia, filha de José de Andrade Falleiros e de sua primeira mulher Francisca Maria Duarte. 2. Francisco nasceu a 03 de dezembro de 1771, e batizado nesta Igreja Matriz, aos 03 de janeiro de 1772, pelo Padre Inácio Gonçalves da Silva. Padrinho: Brás Gomes de Abreu, solteiro, tantum. 3. Maria Rodrigues da Costa, natural da Vila de Arronches, Parangaba, casou-se a 26 de outubro de 1769, de manhã, na Igreja Matriz de N. Senhora da Conceição, com Miguel de Araújo, viúvo de Valéria da Silva Pinheiro. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org. 

José Rodrigues do Nascimento. Aos sete de outubro de 1924, nesta Capela de Fortaleza, assisti e abençoei ao casamento de José Rodrigues do Nascimento e Sebastiana Lourença Gomes, em tudo habilitados segundo o direito. Ele, 25 anos, natural de Itapipoca, residente no Barro Vermelho, Fortaleza, e é filho legítimo Francisco Rodrigues do Nascimento e Maria José do Nascimento. Ela, 21 anos, natural de Itapipoca, residente no Pecy, Parangaba, é filha legítima de Lourenço Gomes e Francisca Lourenço Gomes. Foram testemunhas, José Antônio do Nascimento e Antônio Parente Ribeiro. E para constar lavrei o presente termo que assino. O Vigário Padre Rodolfo Ferreira da Cunha. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org.

Luís de Souza Silva, natural da Freguesia da Amontada, filho de Manoel de Souza Silva nasceu no Distrito de Lisboa, Portugal, e de Maria Madalena de Oliveira, Maria Manoela. Neto paterno de Manoel Bittencourt de Ávila e de Antônia Maria de Jesus. Neto materno de Anacleto de Oliveira Magalhães, n. em Natal, Rio Grande do Norte, e de Brites, Beatriz Ferreira de Carvalho, n. na Freguesia da Amontada. Luís de Souza Silva casou-se com Isabel Maria, batizada a 09 de julho de 1766, em casa de Pedro Bezerra, Itapipoca, Freguesia da Amontada, filha de Germano Fernandes de Souza e de Francisca Ferreira da Silva, naturais da Freguesia da Amontada, casados a 25 de setembro de 1749, nesta Igreja Matriz. Neta paterna de Manoel Fernandes de Carvalho e de Faustina Lopes, solteiros. Neta materna de Antônio Ferrão Castelo Branco, n. Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco, e de Domingas Ferreira Pessoa, n. no Ceará, Freguesia do Forte, Fortaleza. Pais de 1. José nasceu a 19 de abril de 1787, e batizado a 17 de junho seguinte, na Igreja Matriz de N. Senhora da Conceição, pelo Padre Francisco Moreira de Souza. Padrinhos, Manoel Fernandes de Carvalho e Felipa Maria de Jesus, solteiros. Cf. Livro de Batismos, Ceará, familysearch.org. Cf. Francisco Augusto, Soares e Araújo, 2011. op. cit.

Luís Saldanha Madeira casado com Maria Vicência Saldanha, pais de Francisco Saldanha Madeira, n. 01.07.1924, e casou-se a 08 de setembro de 1955, Ceará, es, com Maria Nadir do Nascimento, n. Itapipoca, Ceará, 31 anos de idade, filha de Sebastião Félix do Nascimento e de Luíza da Paixão do Nascimento. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org.

Manoel Francisco de Albuquerque n. Santana (Acaraú, e casou-se a 31 de julho de 1909,nesta Igreja, com Maria Jovina Magalhães, n. Itapipoca, 20 anos de idade. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org.

Manoel Francisco Magalhães casado com Antônia Petronilia Magalhães, pais de Estelina n. Assunção, Freguesia de Itapipoca, aos 27 de novembro de 1884, e foi batizada na Igreja Matriz de Itapipoca. Cf. Livro de Batismos, Ceará, familysearch.org. 

Manoel Joaquim de Souza quer casar aos 25 de janeiro de 1873, na Freguesia de Imperatriz, Itapipoca, com Maria Bezerra de Araújo,  pedem licença impedimento de rapto. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org. 

Manoel Jorge dos Santos viúvo de Maria dos Santos, casou-se (2) a 04 de maio de 1904, Fortaleza, com Maria Henriques de Albuquerque, filha de Francisco Pereira de Albuquerque e de Maria Henriques de Araújo. Os contraentes naturais de Itapipoca. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org.

Manoel Rodrigues Venâncio casado com Maria Rodrigues de Albuquerque, pais de Raimunda de Albuquerque Venâncio, n. 25 de setembro de 1923, e casou-se a 23 de abril de 1946, no Ceará, com Isaac Ferreira Moura, n. Itapipoca, 25 anos de idade, filho de Pedro Ferreira Filho e de Maria Augusta Rodrigues. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org.

Mário Benvindo de Vasconcelos, n. Redenção, casado com Diva Martins, n. Itapipoca, pais de Maria, n. 12.12.1919, Fortaleza. Cf. Livro de Batismos, Ceará, familysearch.org.

Maximiano Pereira de Souza n. Itapipoca, filho de Marcos Pereira de Souza e de Francisca Maria da Conceição. Casou-se a 22 de outubro de 1904, Fortaleza, com Francisca das Chagas Carneiro, n. Limoeiro do Norte, filha de Porfírio José Carneiro e de Maria da Penha Carneiro. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org.

Miguel Rodrigues dos Reis, filho de Gaspar Rodrigues dos Reis (Calçado), natural do Distrito de Braga, Portugal, e de Josefa de Freitas e Souza, n. em Olinda, Pernambuco.  Miguel Rodrigues dos Reis casou-se a 20 de novembro de 1779, nesta Igreja Matriz, com Ana Tereza do Espírito Santo, de idade 16 anos, nasceu a 15 de maio de 1762, e batizada a 30 do mesmo mês e ano, nesta Igreja Matriz, pelo Padre João Ribeiro Pessoa. Padrinhos, Manoel Gomes do Nascimento e sua mulher D. Antônia Carreiro do Ó. Ana Tereza do Espírito Santo, filha de João Bezerra de Menezes, n. Recife, Pernambuco,  e de Joana de Andrade Falheiros, Falleiros, n. Russas. Neta paterna de Gabriel Rodrigues Leitão Pacheco, n. Recife, e de Mariana Messias de Menezes, n. na Freguesia da Várzea, Recife. Neta materna de Matias Vidal de Negreiros, n. Goiana, Pernambuco, e de Clara de Araújo Sampaio nasceu Pajeú, Freguesia do Cabrobó, Pernambuco. Cf. Siará Grande, 2016, op. cit.

Neutel Pinheiro Bastos, filho de Coronel Miguel Antônio Rodrigues n. Itapipoca, Ceará, e de Francisca das Chagas Pinheiro Bastos. O Coronel Neutel casou-se com Francisca Argentina de Menezes e pais de Neutelzina Pinheiro Basto nasceu a 24 de junho de 1875. e que se casou a 07 de janeiro de 1890, em Itapajé, com quinze anos incompletos, com o Major, Doutor Manoel Nogueira Borges, filho do Major Raimundo Xavier Nogueira e de Ana América Florência da Ponte, casados a 19 de fevereiro de 1844. Neta paterna de Maria Chaucha das Graças e Francisco Xavier Nogueira. Neta materna de Vicente Ferreira da Ponte e de Ana Florência da Silva. Cf. Famílias Cearenses Zero. 1° Edição em 1989: Carvalho Serviços Gráficos Ltda. e 2° Edição 2011: Expressão Gráfica e Editora, Fortaleza, Ceará. Cf. Francisco Augusto de Araújo Lima. Famílias Cearenses Treze – Siará Grande - Uma Província Portuguesa no Nordeste Oriental do Brasil. Ed. Expressão Gráfica. Fortaleza. 2016. Quatro Volumes. 2.300 p. Descendente portanto de A.J.V. Borges da Fonseca, Familiar do Santo Ofício e Autor do Nobiliarquia Pernambucana, dois volumes, trinta anos para elaborar o manuscrito, concluído no ano de 1782.Cf. Livro de Batismos e Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org.

Raimundo Cordeiro de Lavor casado com Luíza Cabral de Lavor, pais de Guaracy Cabral de Lavor, n. Itapipoca, 27 anos, casou-se a 18 de maio 1942, Fortaleza, com Berenice Bessa Barreto, n. Sobral, 23 anos, filha de Aristides Milton Barreto e de Francisca Bessa Barreto. Cf. Livro de Batismos, Ceará, familysearch.org.

Raimundo Nonato de Amorim n. Itapipoca, viúvo de Maria Aprígia do Nascimento, casou-se (2) a 16 de fevereiro de 1904, Fortaleza, com Raquel Ferreira do Nascimento, n. Trairi, filha de Félix Ferreira do Nascimento e de não diz. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org.

Robespierre Alves, n. em Itapipoca, e casou-se a 23 de setembro de 1925, em casa particular, com Lídia Castro Studart, n. Amazonas, e residente em Tauá, filha do Doutor Jorge Augusto Studart e de Lídia de Castro. Testemunhas, o Doutor Barão de Studart e o Doutor Adalberto Studart. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org.

Romel Joaquim Magalhães, n. Itapipoca casou-se com Júlia Montenegro, n. Fortaleza, pais de Joacy, n. 12.12.1919. Cf. Livro de Batismos, Ceará, familysearch.org.

Sebastião Herculano de Andrade casado com Maria Sátiro do Espírito Santo, pais de Beatriz Osternes de Andrade, n. 31 de maio de 1916, e casou-se a 25 de abril de 1943, nesta Igreja, com Raimundo Teixeira Mota, n. Itapipoca, 25 anos, filha de José da Mota e de Maria Teixeira da Mota. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org. Cf. Francisco Augusto de Araújo Lima. Famílias Cearenses Treze – Siará Grande - Uma Província Portuguesa no Nordeste Oriental do Brasil. Ed. Expressão Gráfica. Fortaleza. 2016. Quatro Volumes. 2.300 páginas. 

 

 

 Seca. Cassacos trabalhando na Estrada de Ferro Federal de Itapipoca. Fonte Foto, IBGE.