Blue Flower

Digite o termo na pesquisa conforme o Sumário atual da terceira etapa. Aperte o enter e aguarde o melhor resultado. Após entrar no tema da publicação, busque a palavra do seu interesse usando as teclas Ctrl + f. surgirá uma barra superior onde se deve digitar a palavra chave, p. ex. "Dummar", logo aparecerá ressaltada, com o número de vezes que se acha no texto. 

 

Famílias Cearenses & Francisco Augusto de Araújo Lima.

                                                   

Por Francisco Augusto de Araújo Lima. Fortaleza, Ceará, 14 de março de 2024. 35º ano do lançamento do Famílias Cearenses Zero.  Soares e Araújos no Vale do Acaraú. 1989. Livret de Famille. Ascendência materna, por Violette, Benedicte Gisele Denise Huberson, Jean Claude Maurice Huberson, Nadine Talon, Martine Rousseau, Claude Constandopoulos.  faal.ww@gmail.com  genealogia@familiascearenses.com.br

 

      

                    Violette Sunshine Lilith de Araújo Lima.

    Violette Sunshine Lilith de Araújo Lima nasceu aos 23 de agosto 1996 em Sainte – Adresse, Departamento Seine-Maritime, Normandie, France. Batizada na Igreja de São Vicente de Paulo Fortaleza, Ceará, Brasil, sendo sua madrinha Augusta Alencar de Araújo Lima, sua tia paterna, tantum. Violette filha de Tiago de Araújo Lima e de  Benedicte Gisele Denise Huberson, .

      

Augusta Alencar de Araújo Lima, Augusta e Jean Claude Maurice Huberson.

 O prenome Violete a tradição oral guardou que era o nome de uma árvore nativa, na Província do Ceará, de cerne roxo escuro. Violete, Dalbergia cearensis, uma leguminosa Papilionadas, cobiçada pelos franceses, devido a sua cor violeta, para uso na tinturaria, moveis finos, assoalho e portas.  Isso na metade do século XVI - pelos idos do ano de 1.550. Os franceses de alcunha Mair, dada pelos indígenas brasileiros. Mair significa em tupi, pessoa de pele clara. Fonte: Renato Braga, Plantas do Nordeste, Especialmente do Ceará. Fortaleza, IOCE, 1953.

 

Pais da Violette.

Tiago de Araújo Lima nasceu no dia 05 de agosto de 1972, Fortaleza, Ceará, nordeste do Brasil, sub continente América do Sul, batizado na Igreja de São Vicente de Paulo Fortaleza, Ceará, sendo seus padrinhos José Augusto de Araújo Lima e Ângela Maria Augusto Silveira Alencar.

 

Batismo de Tiago, vendo-se da esquerda para direita, O Padre, seu padrinho e tio paterno José Augusto, sua madrinha e tia materna, Ângela Maria, sua mãe Alda, seu pai Francisco Augusto, e seu irmão Yuri. Tiago estudou 1º grau no Colégio Santo Inácio, 2º grau no Colégio Christus, ambos em Fortaleza, Ceará.  Cursou Engenharia de Pesca, na Universidade Federal do Ceará, inconcluso, 1990/1992. Participou do curso de Padeiro, no Institut National de la Boulangerie Pâtisserie à Rouen, France, janeiro / agosto de 2012.

 

                     

      Tiago e Violete.                                        Tiago com Luíza, sua sobrinha, filha de Augusta. Sítio Bom Sucesso, 7Strelo, Guaramiranga, Ceará.

 

Tiago de Araújo Lima casou-se no mês de maio de 1992, Sainte Adresse, France com Benedicte Gisele Denise Huberson, divorciados, filha de Jean Claude Maurice Huberson e de Michelle Comstandopoullos Huberson.

 

 Avós paternos de Violette.

     

Francisco Augusto de Araújo Lima nasceu em 05 de agosto de 1941, Crato, Ceará, ref: profissão: Eng.º Agr.º Escola de Agronomia da Universidade Federal do Ceará, 1964. Casou-se {com sua prima} na Cripta da Catedral Metropolitana de Fortaleza, aos 19 de julho de 1967, divorciado de Alda  Augusto Silveira Alencar nasceu aos 14.11.1943, Mauriti, Ceará, ref: profissão: Assistente Social. Filha de Aldo Silveira Alencar e de Argina Augusto de Araújo Lima. Filhos por Alda e Francisco Augusto: Yuri A. de Araújo Lima, Tiago e Augusta.

 

Bisavós paternos de Violette.

   

 Antônio Augusto de Araújo Lima (Neto) e seu pai Coronel Augusto Leite de Araújo Lima.

 Antônio Augusto de Araújo Lima (Neto) que nasceu em 31.03.1900, na Fazenda Caraíbas, Milagres, Ceará, ref: n. Oficial = 1907, profissão: Odontólogo. Casou-se em 15.08.1935, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Fortaleza, Ceará, com Ana Esteany Soares de Araújo, que nasceu em 26.07.1916, Sobral, Ceará, ref: Santana Acaraú, profissão: Funcionária Pública, falecida em 11.09.2009, 10.30h de mal súbito, parada cardíaca, sepultada: 12.09.2009, Cemitério Parque da Paz, Fortaleza, Ceará. O Dr. Antônio Augusto faleceu em às 23h de 19.11.1959, Fortaleza, Ceará, sepultado: 20.11.1959, Cemitério da Parangaba, Fortaleza, CearáTermo de Casamento Antônio Augusto de Araújo Lima Neto e Ana Esteany Soares de Araújo.
“Aos quinze dias de agosto de 1935, na Freguesia de N. Senhora do Carmo, (Igreja de N. Senhora do Carmo,) em presença do Monsenhor Doutor Aureliano Mota e das testemunhas, Dr. José Deusdedit Vasconcelos e do Dr. Venicio Barreira, receberam-se em matrimônio por palavras de presente Antônio Augusto de Araújo Lima, 28 anos, natural de Milagres, filho de Augusto Leite de Araújo Lima e de Maria Carolina de Araújo Lima, com Ana Esteany Soares de Araújo, natural de  Sobral, (não informa a idade, 19 anos), filha de Miguel Orcel de Araújo Filho e de (Umbelina) Bila Soares de Araújo. O nubente residente na Freguesia de N. Senhora do Carmo, e a nubente na Freguesia de N. Senhora dos Remédios. Ass. O Vigário da Freguesia de N. Senhora dos Remédios, Padre Pedro Vermeulen”. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, Igreja Católica Apostólica Romana.
 

   

Ana Esteany Soares de Araújo que nasceu em 26.07.1916, Sobral, Ceará, ref: Santana Acaraú, profissão: Funcionária Pública, faleceu em 11.09.2009, 10.30h de mal súbito = parada cardíaca, sepultada: 12.09.2009, Cemitério Parque da Paz, Fortaleza, Ceará.  Termo de Batismo: Ana Esteany Soares de Araújo. “Anna, filha legitima de Miguel Orcel de Araujo Filho e de Umbelina Soares Orcel, nasceu a 26 de julho de 1916, e foi por mim solennemente baptizada na Igreja Matriz (de Sobral) a 27 de agosto do dito anno. Padrinhos José Leopércio (Soares) Junior e Maria do Carmo Soares. Para constar mandei fazer este assento que assigno. O Vigário Padre Francisco Leopoldo Fernandes Pinheiro”. Anotado à margem: “Casou-se com Antônio Augusto de Araujo Lima a quinze de agosto de 1935. O Vigário Padre Domingos Araujo”. Cf. Livro de Batismos, Ceará, Igreja Católica Apostólica Romana.

 

Aldo Silveira de Alencar e Argina Augusto de Araújo Lima.

  Termo de Casamento de Argina e Aldo:

          

Aos 30 dias de dezembro de 1942, nesta freguesia de Milagres, dispensadas as denunciações canônicas e sem impedimento algum, em presença do Pe. Raimundo Augusto e das testemunhas Miguel Augusto Leite (sic) e Pedro Silveira de Alencar, receberam-se em matrimonio por palavras do presente Aldo Silveira de Alencar e Argina Augusto de Araújo Lima, o nubente natural desta freguesia, filho legitimo de Fausto Alexandre da Silveira e Maria Pereira de Alencar, com vinte e quatro annos de idade e residente na freguesia de Milagres; a nubente, natural desta freguesia, filha legitima de Augusto Leite de Araujo (sic) e Maria Carolina de Araujo, com trinta annos de idade e residente na freguesia de Milagres. Em seguida receberam as bênçãos matrimoniaes na forma do Ritual Romano. Do que, para constar, lavrei o presente termo que assigno. O Vigário Joaquim Alves”. Cf. Livro de Casamentos de Milagres. Igreja Católica Apostólica Romana.

     

Trisavós paternos da Violette.

 

Maria Carolina Dantas de Quental Cartaxo e seu marido Coronel Augusto Leite de Araújo Lima. 

Augusto Leite de Araújo Lima que nasceu em 13.01.1876, Milagres,  Ceará, ref: Coronel, profissão: Agropecuarista. Casou-se em 01.01.1897, em Milagres, Ceará, com Maria Carolina Dantas de Quental Cartaxo, que nasceu em 06.02.1875, Sítio Dantas, Mauriti, Ceará, faleceu de idade 96 anos, em 28.09.1972, 16.45h, Hosp. S. Francisco, Crato - Ceará, sepultada: 29.09.1972, 9.00h Cemitério de Mauriti, Ceará. O Coronel  Augusto faleceu em 08.08.1943, Crato, Ceará, sepultado: 09.08.1943, Crato,  Ceará.  Termo de de Batismo: Augusto Leite de Araújo Lima.
AUGUSTO filho legitimo do Dºr Antônio Augusto d’Araujo Lima e D. Argina Juscelina d’Araújo Lima, nasceu a 13 de janeiro de 1876, e batizou-se a 20 de fevereiro do mesmo ano, sendo seus Padrinhos João Leite de Morais e Rita Martins de Morais, dando-se o batismo na Capela do Sitio Tabocas pelo Vigário Joaquim Manoel de Sampaio. E por ser verdade assigno O Vigário Joaquim Manoel de Sampaio”. A Margem: Augusto Brcº. Cf. Livro de Batismos, Ceará, Igreja Católica Apostólica Romana. 

Maria Carolina Dantas de Quental Cartaxo que nasceu em 06.02.1875, Sítio Dantas, Mauriti, Ceará, batizada na inauguração da Igreja de Nossa Senhora da Conceição , Mauriti, edificada por seu Pai Capitão Miguel Gonçalves Dantas de Quental. Faleceu em 28.09.1972, 16.45h, Hospital São Francisco, Crato, Ceará. Sepultada: 29.09.1972, 9.00h Cemitério de Mauriti, Ceará.      Termo de Batismo: Maria Carolina Dantas de Quental Cartaxo.
MARIA filha legitima do Capitão Miguel Gonçalves Dantas de Quintal e de Ana Cordulina Cartaxo Dantas nasceu a 06 de fevereiro de 1875 Batizada solenemente na Capela do Buriti Grande {Mauriti, Ceará}, aos 27 de maio do mesmo ano pelo Vigário Joaquim Manoel de Sampaio foram Padrinhos o Capitão José Bezerra de Menezes e Ana Bezerra de Menezes Do que por verdade assigno O Vigário Joaquim Manoel de Sampaio”. A Margem: Maria B de branca. Cf. Livro de Batismos Ceará, Igreja Católica Apostólica Romana.

 

  

Miguel Orcel de Araújo  Filho que nasceu em 06.02.1881, Acaraú, Ceará, profissão: Funcionário do D.N.O.C.S.. Casou-se em 28.05.1914, na Igreja Matriz de Sobral, Ceará, com Umbelina Ormiza Soares, que nasceu em 26.02.1892, Santana do Acaraú, Ceará, ref: Dona Bila, profissão: Rendeira. Falecida em 12.03.1972, Fortaleza, Ceará, sepultada: 12.03.1972, Parangaba, Fortaleza - Ceará.  Miguel faleceu em 26.12.1956, Fortaleza, Ceará, sepultado: 27.12.1956, Cemitério S. João Batista, Fortaleza, Ceará.

Umbelina Ormiza Soares que nasceu em 26.02.1892, Santana do Acaraú,  Ceará, ref: Dona Bila, profissão: Rendeira,  faleceu em 12.03.1972, Fortaleza, Ceará, sepultada: 12.03.1972, Parangaba, Fortaleza - Ceará.

 

Fausto Alexandre da Silva e Maria Pereira de Alencar.

 Termo de Casamento: Fausto e Maria.

     

 “Aos sete dias do mês de setembro de 1912, na Capella do Maurity, desta Matriz de Milagres Bispado do Ceará compareceram em presença do Padre Francisco Leopoldo Fernandes Pinheiro, os Senhores Fausto Alexandre da Silva e Maria Pereira de Alencar, os quais se receberam em matrimônio com palavra do presente perante as testemunhas abaixo assignadas segundo as prescrições Senodaes (Sinodais) Milagres 07 de setembro de 1912. Assinam Fausto Alexandre da Silva e como testemunhas José Francisco de Souza Leite e José Ponciano de Oliveira”. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, Igreja Católica Apostólica Romana.

 

Augusto Leite de Araújo Lima Maria Carolina Dantas de Quental Cartaxo, os mesmos acima anotados.

 

 

Tetravós paternos da Violette.

Antônio Augusto de Araújo Lima nasceu no ano de 15.08.1848, Icó, Ceará, filho de Raimundo de Araújo Lima e de Manoela Cavalcante de Miranda Henriques. O Dr. Antônio Augusto Bacharel em Direito, Faculdade de Recife, PE, Juiz em  Jardim, Ceará. Casou-se em 20.05.1874, na Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Milagres, Milagres,  Ceará, com Argina Juscelina Leite de Morais, que nasceu em 31.10.1856, Sitio Taboca, Milagres - Ceará, falecida em 21.09.1943, Mauriti, Ceará, sepultada: 21.09,1943, Mauriti, Ceará.  Antônio faleceu em 21.08.1883, Milagres, Ceará, sepultado: 22.08.1883, na Capela de Nazaré, Milagres, Ceará, edificada por sua família.

Argina Juscelina Leite de Morais que nasceu em 31.10.1856, Sitio Taboca, Milagres, Ceará, faleceu em 21.09.1943, Mauriti, Ceará, sepultada: 21.09,1943, Mauriti, Ceará. Termo de Batismo: Argina Juscelina Leite de Morais. “Aos nove de novembro de 1856 no Sítio Tabocas o reverendo João Batista da Silva de licença do Reverendo Pro Pároco administrou solennemente o batismo a ARGINA branca nascida a 31 de outubro do mesmo ano filha legitima de João Leite de Morais e Joaquina Juscelina de Morais moradores no mesmo Sítio e foram padrinhos o Coronel Manoel Furtado Leite e sua mulher Rita Leite de Morais Do que por ser verdade me asigno Padre José Antonio Castriciano Lima - Pro Pároco”. Cf. Livro de Batismos, Ceará, Igreja Católica Apostólica Romana.

Miguel Gonçalves Dantas de Quental que nasceu em 1846, Sítio Dantas, Mauriti - Ceará, ref: Capitão Miguelzinho, profissão: Agropecuarista, casou-se em (1º) 19.10.1869, em Cajazeiras,- Paraíba, com Ana Cordulina do Couto Cartaxo, que nasceu em 1845, Cajazeiras,  Paraíba, ref: Mãe Naninha. Casou-se em (2º) em Mauriti, Ceará, com Clara Tavares Muniz de Quental, ref: Clarinha- Prima do noivo.  Miguel faleceu em Lavras da Mangabeira, Ceará, no dia 08 de maio de 1892. 

Termo de Casamento Miguel Gonçalves Dantas de Quental e Ana Cordulina do Couto Cartaxo.
“Aos dezenove dias de outubro de 1869, pelas quatro horas da tarde na Fazenda da Caxoeira, Freguesia de Nossa Senhora da Piedade, Cajazeiras, Paraíba, feitas as denunciações na forma do Sagrado Concilio Trid. na Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Milagres, Bispado do Ceará, onde o contraente he morador e natural, e naquela Igreja onde a contraente eh natural, e moradora, sem descobrir impedimento, na presença do Padre Serafim Gomes de Albuquerque, de minha licença, e sendo presentes por testemunhas o Doutor Antonio Joaquim do Couto Cartaxo e José Cazuza de Tal, pessoas conhecidas, se casarão solennemente por palavras em face do altar para tal por mim preparado, o Capitão Miguel Gonçalves Dantas de Quintal, branco, edade vinte e dous annos, filho legitimo de André Gonçalves Dantas e Anna Joaquina de Jesus, com Anna Cordulina do Couto Cartaxo, branca, edade vinte e três annos, filha legitima de Joaquim Antônio do Couto Cartaxo, falecido, e Anna Josefa de Jesus, sendo primeiro dispensados no quarto grau simples de consanguinidade, em que estão ligados, tanto pelo Bispado do Ceará, donde he o contraente, como pelo Bispado de Pernambuco, morada da contraente, e logo lhes dei as bençans conforme os ritos, e cerimônias da Santa Igreja, do que tudo fiz este assento, que por verdade assignei. Eu Vigario Henrique Leeopoldino da Cunha”. Obs. O Padre Serafim Gomes de Albuquerque, que presidiu a cerimônia religiosa do casamento, é tio materno da nubente. O impedimento havia por conta do casamento de Maria Leopoldina Dantas de Quental (irmã do nubente Miguel) com o Dr. Antônio Joaquim do Couto Cartaxo irmão da noiva Ana Cordolina.. Cf. Livro de Matrimônios, Paraíba, Igreja Católica Apostólica Romana.

Ana Cordulina do Couto Cartaxo que nasceu em 1845, Cajazeiras - Paraíba, ref: Mãe Naninha falecida no mês de março de 1889, Mauriti, Cariri cearense.

 

Miguel Orcel de Araújo Sênior que nasceu em 1854, Acaraú - Ceará, ref: Prima, profissão: Agricultor/Comerciante, casou-se em 31.07.1879, em Sobral - Ceará, com Maria Cândida de Araújo, que nasceu em 1860, Acaraú - Ceará, ref: Primo, faleceu em 15.06.1933, Fazenda Córrego, Sobral, Ceará.  Miguel faleceu em 10.09.1928, Faz. Córrego, Sobral, Ceará.

Maria Cândida de Araújo que nasceu em 1860, Acaraú, - Ceará, ref: Primo, faleceu em 15.06.1933, Faz. Córrego, Sobral, Ceará.

José Leopércio Soares que nasceu em 06.08.1859, Santana do Acaraú, Ceará, profissão: Agropecuarista, casou-se em 18.07.1885, em Santana do Acaraú, Ceará, Maria Umbelina Soares, que nasceu em 13.04.1867, Santana do Acaraú. Ceará, ref: 5 filhos, faleceu em 25.01.1956, Fortaleza, Ceará, sepultada: 26.01.1956, Santana do Acaraú, Ceará.  José faleceu em 17.04.1948, Santana do Acaraú, Ceará, sepultado: 17.04.1948, Santana do Acaraú. Ceará.

Maria Umbelina Soares que nasceu em 13.04.1867, Santana do Acaraú, Ceará, ref: 5 filhos, faleceu em 25.01.1956, Fortaleza, Ceará, sepultado: 26.01.1956, Santana do Acaraú, Ceará.  Fonte: Francisco Augusto de Araújo Lima, Famílias Cearenses UM Ed. Premius, Fortaleza, 2001. Cf. Francisco Augusto de Araújo Lima. Famílias Cearenses Treze – Siará Grande - Uma Província Portuguesa no Nordeste Oriental do Brasil. Ed. Expressão Gráfica. Fortaleza. 2016. Quatro Volumes, 2.300 p. Cf. Francisco Augusto de Araújo Lima. Famílias Cearenses Zero – Soares e Araújos no Vale do Acaraú. 2ª Edição. Ed. Expressão Gráfica. Fortaleza. 2011. p. 125,175,178. 1ª Edição, 1989.

 

l    

 

  Teste de ancestralidade - GENERA: Francisco Augusto de Araújo LimaA GENERA é o primeiro laboratório de genética do Brasil a oferecer uma plataforma personalizada de testes de ancestralidade, saúde e bem-estar.

 

 

      

Jean Claude Maurice Huberson, Pai de Benedicte e avô de Violette.

Ascendência Materna de Violette de Araújo Lima.

Nº 12

 

Nº 13

 

Nº 24

 

Nº 25

 

Nº26

 

Nº 27

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Jean Claude Huberson avô materno de Violette de Araújo Lima.

 

 

Richard Huberson, tio materno da Violette.

 

 

 

Maguerite Beasse mãe do Maxime Beasse e bisavó de Michelle Huberson.

 

Camille Lesur,  avô materno Michelle Huberson.

 

 

1884 -  Família grega em Tunis na Tunísia. O bebê nas pernas do avô: Cleante avô paterno da Michele. Na 1ª fila de cima para baixo, à direita seus avós e seu pai o último a direita.

 

 

Foto de casamento de Gisèle Lesur e Jean Constandopoulos, pais de Michelle Huberson.

 

 

1942 – Michelle Constandopoulos Huberson.

 

 

1ª fila de cima para baixo, o jovem do meio é Jean Constandopoulos, pai da Michelle Constandopoulos Huberson. O Sr. e a Sra. São seus pais, e a Freira Helen.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Michelle Constantopoulo nasceu sexta feira, 22 de dezembro de 1939, em Avranches, normandie, France, descendente via família maternelle de Paris, França. Michelle avó materna de Violette, era (Michelle) filha de Gisele Leseur e de Jean Constantopoulo, de origem Grega, Cirurgião Dentista, casados sábado, 28 de dezembro, 1935, Paris.

Michelle {Leseur} Constantopoulo casou-se com Jean Claude Huberson de origem Inglesa. Não há um significado oficial para o nome Huberson, pois é um nome que não é comum ou conhecido em muitas culturas e idiomas. No entanto, é possível que seja uma variação do nome Hubert, que tem origem germânica e significa "brilhante na inteligência". Fonte: Google.

  

 

 

 

 

-------------------------------------------------

[1]  Documentos sob a guarda do Autor.

[1]  Soares e Araújos no Vale do Acaraú.Pág.111.1989. Fco. Augusto-Faal

[1]  Barra da Timbaúba. Pág. 269,293. 1993. João Rolim da Cunha. Livro Milagres, Ce. Bat. 1874/1877. Folha,64v.

[1]  Soares e Araújos no Vale do Acaraú. Pág.13.1989. Fco. Augusto-Faal

[1]  Soares e Araújos no Vale do Acaraú. Pág.38.1989. Fco. Augusto-Faal

[1]  Soares e Araújos no Vale do Acaraú. Pág.64.1989. Fco. Augusto-Faal