Blue Flower

Seja benvindo(a)!

Digite o termo na pesquisa conforme o Sumário atual da terceira etapa. Aperte o enter e aguarde o melhor resultado. Após entrar no tema da publicação, busque a palavra do seu interesse usando as teclas Ctrl + f. surgirá uma barra superior onde se deve digitar a palavra chave, p. ex. "Dummar", logo aparecerá ressaltada, com o número de vezes que se acha no texto. 

 

     

                                                        

 

         Notícia Abreviada de Estrangeiros no Ceará, com ênfase para 1850/1950. Fco. Augusto de Araújo Lima. Fortaleza, 21.08. 2019. genealogia@familiascearenses.com.br Ver Barão de Studart, Estrangeiros e Ceará, com anotação dos estrangeiros que estiveram no Ceará. RIC, 1919/1921.

 

                                                                                     

 

 

 

Aboim

Alfeu Faria de Aboim filho de Remígio Ribeiro de Aboim e de Isabel Faria de Aboim. Casou-se a 14 de junho de 1918, pelas cinco horas da tarde, no Arraial do Benfica, Fortaleza, com Carmelita Pinheiro de Barcelos, 16 anos, filha de Francisco de Barcelos e de Francisca Pinheiro de Barcelos. Presentes o Monsenhor João Dantas Ferreira Lima, as testemunhas, Alfredo Garcia e João Farias Soares. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará. familysearch.org.    

Alfeu e Carmelita, pais de Luciano Barcelos de Aboim nasceu a 15 de agosto de 1924 e foi batizado a 1º de janeiro de 1825, sendo seus padrinhos, o Doutor Manoel Gaspar de Oliveira e Maria Júlia Albano Teófilo. Luciano Barcelos de Aboim casou-se a 29 de janeiro de 1952, Fortaleza, com Maria Raquel Fernandes Vieira nasceu em Nova Venécia, Espírito Santo, 24 anos, filha legítima de Macário Pontes Fernandes Vieira e de Edina Franklin Fernandes Vieira. Presentes, o Padre José Afonso Pontes, as testemunhas, Vicente Alves Linhares e o Senador Olavo de Oliveira. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará. familysearch.org.  Cf. Livro de Batismos, Ceará. familysearch.org.    

Tibério Ribeiro de Aboim (Alboim) c.c. Ernestina Vasconcelos de Alboim, pais de:

  1. Sílvia Machado Vasconcelos nasceu a 16 de março de 1910 e foi batizada a 09 de abril do mesmo ano, pelo Padre José Alves Quinderé. Padrinhos, o Dr. Oscar Feital e Júlia de Miranda Rodrigues Feital. Sílvia casou-se com Samuel da Silva Caldas. Cf. Livro de Batismos, Ceará. familysearch.org. Tibério e Ernestina, pais ainda de Antonieta, Raimundo, Amélia, Ernestina, Maria, Tibério Filho, Olegário e Afonso.

 

Abreu do Nascimento

Luís de Abreu do Nascimento nasceu no ano de 1902, na Freguesia de São Brás do Campanário, Concelho de Ribeira Brava, Ilha da Madeira, filho de Silvino Abreu do Nascimento e de Luíza de Jesus Fernandes. Luís casou-se a 06 de março de 1943, em Fortaleza, com Francisca Vieira da Silva, n. Guarani, Pacajus, batizada em Aurora, 17 anos, filha de Horácio Vieira da Silva e de Maria Ramos da Silva. Presentes o Padre Geraldo de Andrade Ponte, as testemunhas, João Cavalcanti Bezerra, João Francisco Monteiro, Raimundo Feitosa e Severina Freitas Guerra. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará. familysearch.org.

Abreu Paula

João José de Abreu Paula nasceu às 23 horas, do dia 16 de junho de 1885, na Rua de São Miguel, (cidade do Porto), Concelho e Distrito do Porto. Morador na cidade de Redenção, Ceará, bodegueiro por profissão, filho de João José Domingues de Paula e de Rita da Conceição Abreu. Neto paterno de Francisco Antônio Domingues de Paula e de Maria do Nascimento Domingues. Neto materno de Domingos Francisco de Abreu e de Pulquéria Josefina de Castro.

Termo de batismo de João José de Abreu Paula.

“Aos 19 dias do mês de julho de 1885, nesta Igreja Paroquial, Concelho e Diocese do Porto, eu o Presbítero José Domingues Moniz, Abade da mesma Freguesia, batizei solenemente um indivíduo do sexo masculino a quem dei o nome de João, que nasceu nesta Freguesia às onze horas da noite do dia 16 de junho de 1885, primeiro do nome, filho legítimo de João José Domingues de Paula, profissão empregado natural da Freguesia de Ligares, Freixo de Espada a Cinta, (Bragança) Diocese de Braga, e de Rita da Conceição Abreu, de ocupação doméstica, natural da Freguesia de Santa Marinha de Vila Nova de Gaia, recebidos na Freguesia de São Nicolau desta cidade (do Porto) e paroquianos desta, e moradores a Rua de São Miguel, desta cidade (do Porto), neto paterno de Francisco Antônio Domingues de Paula e de Maria do Nascimento Domingues. Neto materno de Domingos Francisco de Abreu e de Pulquéria Josefina de Castro; Foi padrinho. José Francisco de Abreu, solteiro, tio materno do batizado, residente na cidade de Fortaleza, Província do Ceará, Império do Brasil, representado neste ato, por seu bastante procurador Domingos Francisco de Abreu, residente nesta cidade, e madrinha Dona Maria da Ascensão Cardoso de Abreu, casada, moradora na Rua de São João Novo, Freguesia de São Nicolau, os quais todos sei serem os próprios. E para constar lavrei em duplicado este assento que depois de lido e conferido pelos padrinhos comigo assinaram. O Abade José Domingues Moniz.”     

João José de Abreu Paula casou-se, de idade, 20 anos, a 04 de março de 1905, 17 h, morador em Redenção, com Francisca Maria da Conceição, n. Catolé do Rocha, Paraíba, 16 anos de idade, filha de Antônio Jerônimo da Silva e de  ,?. Vieira Pulquéria do Amor Divino. Presentes, o Padre Antônio de Souza Barros, as testemunhas, Gervásio Franco da Silva e Francisco José Tavares.

Um João José de Abreu n. em Portugal, c.c. Antônia Maria da Conceição, n. em Maranguape, pais de:

  1. Cleonice nasceu a 03 de agosto de 1895, e foi batizada a 12 de novembro seguinte, pelo Padre Antônio de Souza Barros. Padrinhos, Manoel Antônio de Miranda e sua mulher Maria Etelvina Cavalcante.

Outro João José de Abreu n.1861, Portugal, 40 anos de idade, faleceu de anemia profunda, a 17 de junho de 1901. João José foi casado com Maria Alcacer, moradores no Sítio Gurguri, Redenção.  Cf. Livro de Óbitos Ceará. familysearch.org.

Alguma ligação com Josué Teixeira de Abreu dono da Padaria Americana, Benfica ? Cf. Livro de Batismos, Ceará. familysearch.org. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará. familysearch.org. Cf. Livro de Batismos. Porto. Etombo.

José Francisco de Abreu nasceu no Porto, Portugal, filho de Domingos Francisco de Abreu e de Pulquéria Josefina de Castro. Residiu em Fortaleza. Ver seu sobrinho e afilhado João José de Abreu Paula, no Siará Grande.  José Francisco de Abreu casou-se com Eugênia Ferreira, Eugênia Maria de Jesus, pais de:

  1. Mariana Maria natural da Freguesia de São Gonçalo da Serra dos Cocos, casou-se a 17 de janeiro de 1839, na Capela de São Sebastião do Ipu, com João Veloso Ferreira, natural da Freguesia de São Gonçalo da Serra dos Cocos, filho de Inácio Ferreira dos Santos e de Josefa Maria dos Santos. Presentes, o Padre José Gomes Ferreira Torres, as testemunhas, Pedro Guedes e Manoel Antônio de Araújo.
  2. Manoel Rodrigues de Abreu natural e morador na Freguesia de São Gonçalo da Serra dos Cocos, casou-se a 14 de junho de 1841, na Capela de Nossa Senhora dos Prazeres (Guaraciaba do Norte), com Joana Maria dos Santos, natural de Jaguaribe, filha de Antônio Francisco e de Tomásia Maria dos Santos. Presentes, o Padre José Gomes Ferreira Torres, as testemunhas, João da Costa de Oliveira e Inácio Ferreira dos Santos. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará. familysearch.org.

 

Ângelo Accetti c.c. Francisca Accetti Accetti, pais de Francisca de Assis Accetti, n. Mulungu, Serra de Baturité, que se casou a {ñ diz} de junho de 1909, com o viúvo de Ana Balbina Carneio, José Quintino da Cunha nasceu a 24 de julho de 1875, em São Francisco de Uruburetama, Itapajé, filho de João Quintino da Cunha e de Dona Maria Maximina Ferreira Gomes. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará. familysearch.org.

     

     Termo de casamento de José Quintino da Cunha.

 

   Ângelo Accetti, Ascetti, c.c. Maria de Lourdes Ascetti, pais de Maria Margarida, batizada aos 04 de novembro de 1934, pelo Padre Geminiano Bezerra de Menezes. Padrinhos, Francisco Facundo Costa e Maria Luíza Costa. Cf; Livro de Batismos, Fortaleza. familysearch.org.

Acioli, origem remota italiana. Ver nesta página Manoel Eduardo Pinheiro Campos. Ainda: Fco. Augusto de Araújo Lima. Siará Grande – Uma Província Portuguesa no Nordeste Oriental do Brasil. Editora Expressão Gráfica, Fortaleza, 2016. 2.300 p.

Domingos Adamian nasceu na Armênia, 34 anos, filho de Pedro Jacob Adamian e de Iunia Adamian, casou-se a 11 de junho de 1925, com Ângela Hathic Becrossian, n. na Armênia, 22 anos, filha de Hachig Bedrossian e de Maria Hathic Bedrossian. Presentes a cerimônia religiosa de casamento, o Padre Geminiano Bezerra de Menezes, as testemunhas, Amin Ary e Waddin Ary. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará. familysearch.org.

              Termo de casamento de Domingos Adamian.               

             Cf. Livro de Matrimônios. Ceará. family.search.org.          

Aderne

Doutor Sílvio Aderne c.c. Celina Aderne, pais de Daisy nasceu a 22 de maio de 1928 e foi batizada a 16 de julho seguinte pelo Padre Nelson Farias. Padrinhos, Raul Cabral e Edith Borges Cabral. Daisy casou-se a 29 de junho de 1946, na Igreja de Tibagi, Paraná, com Paulo M. Carneiro. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará. familysearch.org. Cf. Livro de Batismos, Ceará. familysearch.org.

Albalis

Rafael Albalis, natural da Itália, c.c. Engrácia Moranda, n. Piauí, pais de Albaniza nasceu a 12 de maio de 1914 e foi batizada a 30 de novembro do dito ano, pelo Monsenhor João Dantas Ferreira Lima. Padrinhos, Plácido Miranda de Souza e Honorina Miranda Lins. Cf. Livro de Batismos, Ceará. familysearch. org.

Alenquer

Ricardo Alenquer natural da França .. Ricardo de Alenquer. Habilitação. Capitão. 08.08.1670. O requerente é de nacionalidade francesa. Mesa da Consciência e Ordens, Habilitações para a Ordem de Cristo, Letra R, mç. 1, doc. 33. PT/TT/MCO/A-C/002-018/0001/00033.

Ricardo Alenquer. 20.05.1670. Alvará. Promessa de um ofício. Filiação: João de Alenquer. Registo Geral de Mercês, Mercês de D. Afonso VI, liv.10, f.324v. PT/TT/RGM/A/001/329889. Informação não tratada arquivisticamente.

Termo do 2º casamento de Martinho Francisco do Rego.

“Aos vinte e três dias do mês de setembro do ano de 1682 anos se receberam em face da Igreja em minha presença (Padre Mateus Lobo de Mesquita Abade da Igreja de São Martinho de Frexeiro de Soutelo) dadas as denunciações na forma do Sagrado Concílio Tridentino Martinho Francisco do Rego, viúvo de Maria de São Rafael com Dorotéia de Alenquer, filha de Ricardo de Alenquer e de Isabel Pereira, da Vila de Viana (do Castelo), estando por testemunhas presentes o Padre Tomé da Torre, o Padre João do Rego, Antônio Leitão todos desta Freguesia (de Frexeiro de Soutelo) e para constar fiz este assento dia era ut supra. O Abade Mateus Lobo de Mesquita.” A nubente com 18 anos de idade.

Dorotéia: Encontrou-se somente duas Dorotéias nos livros das Freguesias de Monserrate, Santa Maria Maior, Colegiada de Santa Maria Maior e Santa Cristina de Meadela, todas na Vila de Viana. Uma Dorotéia, não apresenta interesse algum, a outra é:

“Aos vinte e oito de janeiro de 1664, de minha licença batizou o Reverendo Eugênio Reimondo, a Dorothea, filha do Capitão Jorge de Lima e de Maria da Costa, solteira, (moradora) na Rua do Cais. Padrinhos, Miguel de Pascoal, Tenente de Campo, e Ricardo de Alamquerz, nasceu ao primeiro de novembro de 1663, e por verdade fiz este termo e o assino, dia mês e ano ut supra  O Cônego Cura Lima.”

Leonel: Dalício, à margem o prenome da criança sugere Dalinael ou Jalinael, LEONEL batizado a 05 de novembro de 1693, na Igreja de São Martinho de Frexeiro de Soutelo, pelo Padre Mateus Lobo de Mesquita. Padrinho, o Abade de Riba de Âncora, Dalício de Alo.?., Abreu tantum.

Leonel de Alenquer Rego (Alemquer), natural da Freguesia São Martinho de Frexeiro, Freixieiro de Soutelo, Freixeiro de Soutelo, Freixiero de Soutelo, Vila de Viana, Viana do Castelo, filho de Martinho Francisco do Rego e de sua terceira mulher Dorotéia de Alenquer. Neto paterno de Francisco Afonso de Cardadouro e de Margarida Brites, Bicites. Neto materno de Ricardo de Alenquer e de Isabel Pereira.

Inquirição de Genere – 1692 - Padre João do Rego, (irmão de Martinho Francisco do Rego) e filho de Francisco Afonso de Cardadouro, Orfão, e de Margarida Brites, Bicites, Bieites. Neto pela paterna de Afonso João e de Isabel Afonso de Cardadouro. Neto materno de Agostinho Bieites e de Isabel Ennes. Ver Siará Grande, op. cit. 2016.

Algeri, Augeri.

Giuseppe Baldassarre Augeri, Algeri, Doutor, Médico n. 1740, na Freguesia de Santo Cosme e Damião, Arcebispado de Formi, Reino de Piemonte, atual Itália, filho de filho de Gabriel Augeri e de Magdalena Boccardo. Giuseppe casou-se a 24 de novembro 1760, na Capela Santa Ana, Jaguaruana, Ceará, com Jacinta Maria da Assunção, n. na Freguesia de Russas,  filha de Francisca Nunes Barbosa e de Cláudio de Souza Brito. Jacinta Maria da Assunção também conhecida como Hyacinta Nunes Barbosa nasceu na Freguesia de Russas, batizada a 22 de setembro de 1740, Aracati, por padrinhos o Capitão José Pimenta de Aguiar e Rosa Maria. José Baltazar Augeri morou na Fazenda do Saco do Médico, na verdade Fazenda Saco do Damião Cabral, onde a viúva Francisca Nunes Barbosa, sua sogra, aparece sendo madrinha por inúmeras vezes. Jacinta mãe de todos os Augeri – Saboia cearenses, (no caso de Aracati, Saboia é sobrenome por adoção, de origem toponímica), é madrinha na Fazenda do seu Pai, a 18.08.1756 de Venâncio, filho de Antônio Nunes Ferreira e de Rosa Maria do Carmo.

Jacinta Maria da Assunção faleceu a 19 de novembro de 1776 e foi sepultada na Capela do Jiqui, Distrito do município de Jaguaruana. Cf. Fco. Augusto de Araújo Lima, Famílias Cearenses 7 - Ipueiras dos Targinos, Ed. Artes Digitais, Fortaleza, 2006, 420 p. Cf. Fco. Augusto de Araújo Lima, Famílias Cearenses 4 - Freguesias do Icó e Russas. Ed. Artes Digitais, Fortaleza, 2006, 435 p. Cf. Fco. Augusto de Araújo Lima, Famílias Cearenses 8 -  Genealogia da Ribeira do Jaguaribe. Ed. Artes Digitais, Fortaleza, 2007, 435 p. Cf. Fco. Augusto de Araújo Lima, Famílias Cearenses 9 - Inhamuns, Icó e Russas. Ed. Artes Digitais, Fortaleza, 2008, 215 p.

Alves Benedito

Luís Alves Benedito nasceu na Freguesia de Marvão, (Portalegre?), filho de Antônio Alves Pacheco e de Paulina Maria de Souza. Deve ser MARVÃO, Castelo do Piauí, Piauí. Casou-se a 20 de janeiro de 1840, na Capela de São Sebastião (do Ipu), filial da Igreja Matriz de São Gonçalo da Serra dos Cocos, com Maria Madalena de Jesus, natural da dita Freguesia de Marvão, moradora na de São Gonçalo da Serra dos Cocos, filha de Manoel Pereira de Souza e de Joana Joaquina do Sacramento. Banhos corridos “nas suas naturalidades”. Presentes, o Padre José Gomes Ferreira, as testemunhas, Jerônimo Rodrigues Veras e José do Rego Chaves. Os nubentes dispensados no Parentesco. Cf. Livro de Matrimônios. Ceará. familysearch.org.  

Alves da Costa

Manoel Alves da Costa nasceu no Distrito de Aveiro, filho de Bernardino Ferreira e de Carolina Alves da Costa. Residiu em Parangaba, onde se casou de idade 42 anos, a 05 de junho de 1923, na Capela do Santíssimo Coração de Jesus do Asilo da Porangaba, com Raimunda Pires de Andrade, 22 anos de idade, natural da Uruburetama, e filha de Antônio Pires Neves e de Isabel Pires Barbosa. Presentes, o Vigário, Padre Rodolfo Ferreira da Cunha, as testemunhas, Luís Gonzaga de Freitas e Antônio Martins do Nascimento.  Cf. Livro de Matrimônios, Ceará. familysearch.org. 

Amorim

Joana Maria da Conceição nasceu em São Miguel – Ilha de São Miguel ? – filha de Joaquim Correia Viana e de Maria Madalena da Conceição. Casou-se a 26 de novembro de 1879, na Igreja Catedral de Fortaleza, com Pedro Antônio de Amorim, n. Icó, filho de Pedro José de Amorim, Rio Grande do Norte, c. 26.06.1842 c. Maria Clara de Jesus. Neto paterno de Inácio Rodrigues Gonçalves c.c. Antônia Maria de Jesus. Russas CD8 – Livro 4 Cas.- 45,52.  Neto materno de Manoel Moreira de Freitas e Brasida Maria da Purificação.  Russas CD8 L4 cas 45. Livro de Matrimônios, Ceará.

Ângelo de Francesco

Salvatore de Francesco Ângelo c.c. Teresinha Lanzilotti, pais de Marieta Lanzilotti de Francesco Ângelo que se casou com o Coronel César Cals de Oliveira Filho, n. 30.12.1926, filho do Dr. César Cals de Oliveira e de Hilza Diogo de Oliveira, casados a 07 de fevereiro de 1913.

Brás de Francesco Ângelo n. Itália, 26 anos, filho de Ângelo de Francisco e de Maria Leonce, casou-se a 02 de junho de 1926, com Angelina Góes Barbosa, n. Fortaleza, 26 anos, filha de Domingos de Oliveira Barbosa e de Virgilina de Castro Góes. Presentes, o Padre José Barbosa de Magalhães, as testemunhas, o Doutor Abnegado Rocha Lima e Francisco Ângelo. Cf. Livro de Matrimônios. Ceará. familysearch.org.