Blue Flower

Seja benvindo(a)!

Digite o termo na pesquisa conforme o Sumário atual da terceira etapa. Aperte o enter e aguarde o melhor resultado. Após entrar no tema da publicação, busque a palavra do seu interesse usando as teclas Ctrl + f. surgirá uma barra superior onde se deve digitar a palavra chave, p. ex. "Dummar", logo aparecerá ressaltada, com o número de vezes que se acha no texto. 

 

   

                                         

 

                

   Miguel Orcel de Araújo Filho, nasceu na cidade de Acaraú, Ceará, a 06 de fevereiro de 1881, homem branco, olhos azuis, simples, coerente até na sua deselegância física. Descendente das famílias ARAÚJO COSTA, SOARES BULCÃO, COSTA, FERREIRA GOMES, TELES DE MENEZES, PORTO, DIAS LEITÃO, FERREIRA, FONTELES e VASCONCELOS.

   Miguel Orcel de Araújo Filho – filho de Miguel Orcel de Araújo e de Maria Cândida de Araújo. Neto paterno de de João Pedro de Araújo e de Maria José Menezes (Araújo). Neto materno de Vicente Ferreira de Araújo e de Teresa Rosalina de Vasconcelos. 

                   Termo de Batismo: Miguel Orcel de Araújo Filho.

"Miguel, branco, filho legitimo Miguel Orcel de Maria Araújo e Maria Cândida de Araujo nasceu aos seis de fevereiro de 1881 e foi batizado por mim na Matriz (do Acaraú) aos aos 22 do mesmo mês e ano. Foram padrinhos: Vicente Ferreira de Araújo (avô materno e tio paterno) e sua mulher Teresa Rosalina de Araujo (Vasconcelos). E para constar fiz o presente em que me assigno. O Vigário Antônio Xavier Maria de Castro". Cf. Livro de Batismos, Nossa Senhora da Conceição, Acaraú. family search.org.  FAAL . 

     Termo de casamento Miguel Orcel de Araújo Sênior e sua prima com Maria Cândida.

  “Aos trinta e um de julho de 1879, no Sítio Cajueiro, desta Freguesia, (de Santana do Acaraú), feitas as denunciações, sem impedimentos, em presença do Reverendo Francisco Theótimo de Maria Vasconcelos, de minha licença, sendo testemunhas, Miguel Horácio Messias de Araújo e João José de Maria, contraíram matrimônio, Miguel Orcel d’Araújo, filho legítimo de João Pedro d’Araújo e de Dona Maria José de Jesus, com Maria Cândida d’ Araújo, filha legítima de Vicente Ferreira d’ Araújo e de D. Teresa Rosalina d’ Araújo, ambos naturais e moradores nesta Freguesia (de Santana do Acaraú); e estavam dispensados dos parentescos que os ligam; logo lhes foram dadas as bênçãos nupciais na forma do Ritual, do que para constar fiz este assento que assino. O Vigário Colado (de Acaraú) Padre Francisco Xavier Nogueira.” . Cf. Livro de Matrimônios. Santana do Acaraú. Familysearch.org.    

 

         

  Igreja Matriz da Senhora de Santa Ana.  Santana do Acaraú. Fonte foto: IBGE.

 

  Miguel Orcel de Araújo Sênior, homem de profunda fé cristã, austero, realizou viagem a Terra Santa, no início do século XX, visitando os sagrados locais de Jerusalém, efetivando um sonho que sua condição econômico-financeira permitia. Cf. Jornal do Brasil. RJ. 28.02.1905. Encaminhou os filhos para os estudos e para a vida religiosa. Foi agro-pecuarista dono da fazenda Umari, localizada no limite dos municípios de Morrinhos e Santana do Acaraú, e em Sobral, dono de parte da fazenda Córrego. Comerciante em Sobral, estabelecido nas proximidades da Igreja da Sé, no ramo de peças de ouro e prata.     

   Aviso: Miguel Orcel de Maria Araújo, residente no Acaraú, declara ao público e ao comércio, que d’ora em diante se assinará com o nome abaixo. Acaraú, 07 de março de 1881. Miguel Orcel de Araújo. Cf. Jornal O Cearense, Fortaleza. 10.03.1881.

   Passageiros. Entrado do Sul no Vapor Ipojuca: Miguel Orcel de Araújo e Tomé Soares de Carvalho. Cf. Jornal O Cearense, Fortaleza. 29.01.1885.

   Cumprimentamos ao nosso amigo e distinto correligionário, o Sr. Miguel Orcel de Araújo comerciante em Sobral e chegado ontem nesta Capital. Cf. Jornal Gazeta do Norte, Fortaleza, 13.06.1888.

   Chegados de Sobral no Vapor <Granjense> acham-se nesta cidade os nossos amigos e correligionários, Senhores Francisco Bento de Albuquerque e Miguel Orcel de Araújo aos quais cumprimentamos. Cf. Jornal Gazeta do Norte, Fortaleza, Fortaleza. 12.01.1889.

   Passageiros entrados dos portos do Norte no Vapor <Colombo>, Miguel Orcel de Araújo e outros. Cf. Jornal, Libertador. 11.06.1890.