Blue Flower

Seja benvindo(a)!

Digite o termo na pesquisa conforme o Sumário atual da terceira etapa. Aperte o enter e aguarde o melhor resultado. Após entrar no tema da publicação, busque a palavra do seu interesse usando as teclas Ctrl + f. surgirá uma barra superior onde se deve digitar a palavra chave, p. ex. "Dummar", logo aparecerá ressaltada, com o número de vezes que se acha no texto. 

 

                                   

                                                  

   Por Francisco Augusto de Araújo Lima – Tupancy, Eusébio, Ceará, 20 junho de 1997. In memoriam Francisco Gerardo de Souza. Re - editado a 18 de janeiro de 2019. genealogia@familiascearenses.com.br  faal.ww@gmail.com

 

  1. Raymundo Guttenberg Telles, Comerciante, nasceu a 04 de junho de 1887, em Santana do Acaraú, Ceará. Termo de batismo.  “Aos quinze de junho de 1887, nesta (Igreja) Matriz (de Santana do Acaraú) batizei solenemente a Raimundo, filho legítimo de Manoel Telles de Menezes e de Constança Maria do Carmo de Menezes, nascido a quatro do dito mês e ano; sendo padrinhos Alexandre José Soares e Francisca Carolina Cavalcante, representados por José de Hollanda e Maria Delmira Soares; do que para constar mandei fazer este assento que assino. O Vigário Colado Francisco Xavier Nogueira.” Cf. Livro de Batismos, Santana do Acaraú. 

   Raymundo Guttenberg Telles casou-se a 27 de julho de 1929, em Fortaleza, com Dona Acy da Costa Freire, que nasceu na cidade da Fortaleza, filha de Francisco da Costa Freire e de Raimunda Soares Burlamaqui. Origem piauiense, famílias Burlamaqui e Castelo Branco.

   Família BURLAMAQUI: Cf. Edgardo Pires Ferreira, Os Castelo Branco, Ed. Linear B, SP. 2008, p. 155.

A-  Acy Burlamaqui da Costa Freire filha de:

B- Raymunda Soares Burlamaqui nasceu em Oeiras, Piauí, filha de Ana Soares e de Coriolano César Burlamaqui. Casada com Francisco da Costa Freire.

Avós maternos de Acy Burlamaqui da Costa Freire.

C- Coriolano César Burlamaqui nasceu em Oeiras, Piauí, filho de Tibério César Burlamaqui e de Raimunda César de Melo. Pais de Milton, Tibério e de Raymunda.

Bisavós maternos de Acy Burlamaqui da Costa Freire.

D- Tibério César Burlamaqui nasceu em 1810, Oeiras, Piauí e faleceu a 24 de setembro de 1863. Cego aos 16 anos, Chefe do Partido Liberal, Piauí, rico comerciante. Filho de Carlos César Burlamaqui e de Maria Benedicta Castello Branco. Casou-se com Raimunda César de Melo, n. 1819 e falecida a 23 de novembro de 1860, Oieiras, Piauí.

Trisavós maternos de Acy Burlamaqui da Costa Freire.

E- Carlos César Burlamaqui nasceu no ano de 1775, em Lisboa e faleceu a 23 de maio de 1844, na cidade do Rio de Janeiro. Coronel do Exército Português, Governador do Piauí, 1806 / 1810, filho de Ippólito Burlamaqui e de Mathilde Valentina Pedegache. Carlos casou-se com Maria Benedicta Castello Branco, filha do Coronel e Ouvidor de Oieiras, Antônio Pereira da Silva Filho e de Ana Pulcheria de Monte Serrate Castello Branco.

Tetravós maternos de Acy Burlamaqui da Costa Freire.

F- Ippólito Burlamaqui nasceu em Lucca, (Santa Gemma), Toscana, Itália, e faleceu na cidade de Lisboa, Portugal, onde se casou com Mathilde Valentina Pedegache, que nasceu no ano de 1738 e foi batizada a 08 de março de 1738, na mesma cidade que faleceu Lisboa, Portugal, a 28 de dezembro de 1816.

                  

   Acy Burlamaqui da Costa Freire e Raymundo Guttenberg Telles. Pais de 1.1.-1.5.

1.1. Constança Freire Telles Távora nasceu 28 de julho de 1931 e foi batizada aos 30 de agosto do mesmo ano, em Fortaleza, pelo Padre Geminiano Bezerra de Menezes. Padrinhos, Milton Correia Freire e Raimunda Burlamaqui Freire. Contança casou-se em Fortaleza, a 03 de dezembro de 1956, com o Engenheiro Civil Amílcar de Morais Fernandes Távora, nasceu a 11 de abril de 1920, em Fortaleza, filho do médico Manoel do Nascimento Fernandes Távora e de Carlota Augusta de Morais. Com geração. Ver Árvore de Costado Távora.

1.2. Francisco Freire Telles nasceu 06 de fevereiro de 1933, termo de batismo não encontrado. Casou-se com Sarah Távora de Castro, com geração.

1.3. Margarida Maria Telles nasceu 08 de agosto de 1934, em Fortaleza, e foi batizada aos 07 de outubro do dito ano, pelo Padre Geminiano Bezerra de Menezes. Padrinhos, Heitor Pereira Pinto e Hercília Pereira Pinto. Margarida, casou-se no mês de novembro de 1959, na Paróquia de Fátima, Fortaleza, com Luciano Campos Magalhães nasceu aos 26 de agosto de 1928, em João Pessoa, Paraíba. Eng° Agrônomo, 1951, U.F.C., Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais e político de expressão, filho do médico Dr. Josa Magalhães, n. 08.01.1896, em Canindé, CE, e de Aurélia Campos. Com geração. Luciano, Vereador, Deputado Estadual cassado pelo AI-5, a 16 de janeiro de 1969, faleceu aos 31 de março de 1977, em Fortaleza.

    Termo de batismo Margarida Maria.