Famílias Cearenses & Francisco Augusto de Araújo Lima.
Por Francisco Augusto de Araújo Lima – Tupancy, Eusébio, Ceará, 20 junho de 1997. In memoriam Francisco Gerardo de Souza. Re - editado a 18 de janeiro de 2019. Atualizado. genealogia@familiascearenses.com.br faal.ww@gmail.com
- Raymundo Guttenberg Telles, Comerciante, nasceu a 04 de junho de 1887, em Santana do Acaraú, Ceará. Termo de batismo.
“Aos quinze de junho de 1887, nesta (Igreja) Matriz (de Santana do Acaraú) batizei solenemente a Raimundo, filho legítimo de Manoel Telles de Menezes e de Constança Maria do Carmo de Menezes, nascido a quatro do dito mês e ano; sendo padrinhos Alexandre José Soares e Francisca Carolina Cavalcante, representados por José de Hollanda e Maria Delmira Soares; do que para constar mandei fazer este assento que assino. O Vigário Colado Francisco Xavier Nogueira.” Cf. Livro de Batismos, Ceará, familysearch.org.
Raymundo Guttenberg Telles casou-se a 27 de julho de 1929, em Fortaleza, com Dona Acy da Costa Freire, que nasceu na cidade da Fortaleza, filha de Francisco da Costa Freire e de Raimunda Soares Burlamaqui. Origem piauiense, famílias Burlamaqui e Castelo Branco. O Sr. Raymundo faleceu em Fortaleza, aos 29 de abril de 1982, com a idade de 95 anos.
Família BURLAMAQUI: Cf. Edgardo Pires Ferreira, Os Castelo Branco, Ed. Linear B, SP. 2008, p. 155.
A- Acy Burlamaqui da Costa Freire filha de:
B- Raymunda Soares Burlamaqui nasceu em Oeiras, Piauí, filha de Ana Soares e de Coriolano César Burlamaqui. Casada com Francisco da Costa Freire.
Avós maternos de Acy Burlamaqui da Costa Freire.
C- Coriolano César Burlamaqui nasceu em Oeiras, Piauí, filho de Tibério César Burlamaqui e de Raimunda César de Melo. Pais de Milton, Tibério e de Raymunda.
Bisavós maternos de Acy Burlamaqui da Costa Freire.
D- Tibério César Burlamaqui nasceu em 1810, Oeiras, Piauí e faleceu a 24 de setembro de 1863. Cego aos 16 anos, Chefe do Partido Liberal, Piauí, rico comerciante. Filho de Carlos César Burlamaqui e de Maria Benedicta Castello Branco. Casou-se com Raimunda César de Melo, n. 1819 e falecida a 23 de novembro de 1860, Oeiras, Piauí.
Trisavós maternos de Acy Burlamaqui da Costa Freire.
E- Carlos César Burlamaqui nasceu no ano de 1775, em Lisboa e faleceu a 23 de maio de 1844, na cidade do Rio de Janeiro. Coronel do Exército Português, Governador do Piauí, 1806 / 1810, filho de Ippólito Burlamaqui e de Mathilde Valentina Pedegache. Carlos casou-se com Maria Benedicta Castello Branco, filha do Coronel e Ouvidor de Oeiras, Antônio Pereira da Silva Filho e de Ana Pulcheria de Monte Serrate Castello Branco.
Tetravós maternos de Acy Burlamaqui da Costa Freire.
F- Ippólito Burlamaqui nasceu em Lucca, (Santa Gemma), Toscana, Itália, e faleceu na cidade de Lisboa, Portugal, onde se casou com Mathilde Valentina Pedegache, que nasceu no ano de 1738 e foi batizada a 08 de março de 1738, na mesma cidade que faleceu Lisboa, Portugal, a 28 de dezembro de 1816.
Acy Burlamaqui da Costa Freire e Raymundo Guttenberg Telles. Pais de 1.1.-1.5.
1.1. Constança Freire Telles Távora nasceu 28 de julho de 1931 e foi batizada aos 30 de agosto do mesmo ano, em Fortaleza, pelo Padre Geminiano Bezerra de Menezes. Padrinhos, Milton Correia Freire e Raimunda Burlamaqui Freire. Contança casou-se em Fortaleza, a 03 de dezembro de 1956, com o Engenheiro Civil Amílcar de Morais Fernandes Távora, nasceu a 11 de abril de 1920, em Fortaleza, filho do médico Manoel do Nascimento Fernandes Távora e de Carlota Augusta de Morais. Com geração. Ver Árvore de Costado Távora.
1.2. Francisco Freire Telles nasceu 06 de fevereiro de 1933, termo de batismo não encontrado. Casou-se com Sarah Távora de Castro, com geração.
1.3. Margarida Maria Telles, Margarida Maria Telles de Magalhães nasceu 08 de agosto de 1934, em Fortaleza, e foi batizada aos 07 de outubro do dito ano, pelo Padre Geminiano Bezerra de Menezes. Padrinhos, Heitor Pereira Pinto e Hercília Pereira Pinto. Margarida, casou-se no mês de novembro de 1959, na Paróquia de Fátima, Fortaleza, com Luciano Campos Magalhães nasceu aos 26 de agosto de 1928, em João Pessoa, Paraíba. Eng° Agrônomo, 1951, U.F.C., Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais e político de expressão, filho do médico Dr. Josa Magalhães, n. 08.01.1896, em Canindé, Ceará, e de Aurélia Campos. Com geração. Luciano, Vereador, Deputado Estadual cassado pelo AI-5, a 16 de janeiro de 1969, faleceu aos 31 de março de 1977, em Fortaleza. A Senhora Margarida Maria Teles Magalhães, simpatizante da genealogia, participava dos lançamentos de livros sobre o tema, e os lia com grande dedicação e prazer. Dona Margarida faleceu no mês de junho de 2022, na cidade de Fortaleza, deixando dois filhos.
Termo de batismo Margarida Maria.