Famílias Cearenses & Francisco Augusto de Araújo Lima.
Atualizado, 28.02.2020. Atualizado, 08.10.2022. Francisco Augusto de Araújo Lima
Aurora Patrocínio dos Santos, natural de São Bento da Amontada, Ceará, 24 anos de idade, viúva de João Evangelista da Silveira, casou-se (2) aos 02 de agosto de 1920, na Capela do Sagrado Coração de Jesus, Asilo de Alienados da Parangaba, com Francisco Lopes de Almeida, natural de Canindé, Ceará, 25 anos de idade, residente nas Damas, Parangaba, filho de José Francisco de Almeida e de Maria Lopes da Conceição. Testemunhas presentes: Melquíades Viana e Antônio Hermeto de Barros. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org.
Da Rua Romeu Martins, antigo Beco da Itaoca, até a Rua Irmã Bazet, Beco do Waldomiro Abreu Albuquerque, Valdomiro, são 307 metros.
O Dr. Romeu Martins nasceu a 22 de julho de 1895, em Canindé, Ceará, filho de Antônio Martins Júnior e de Alexandrina Emília da Silva, segunda esposa, casada a 16.05.1890, dispensada no parentesco, na Capela das Dores, filial da Igreja Matriz de Canindé. O nubente 45 anos de idade e a noiva 32, ambos naturais e batizados na Freguesia de Canindé. A primeira esposa do Sr. Antônio Martins Júnior foi Josefa Maria. Romeu foi batizado a 17 de agosto de 1895, na Igreja Paroquial de Canindé, pelo Padre Manoel Cordeiro da Cruz, sendo seus padrinhos, o Doutor Pompílio Cordeiro da Cruz e Maria Eulina Cordeiro.
Romeu Martins, Bacharel em Direito, Ceará, 08.12.1917, Magistrado, Auditor da Justiça Militar, Prefeito Municipal de Fortaleza, 1946, Chefe de Polícia. Ensaísta, sociólogo, jornalista, sócio da A.C.I. Publicou: Ceará - República Velha e República Nova, 1933, A Realidade Brasileira, 1937, Democracia e Força, 1943. O antigo Beco da Itaoca, foi nominado Rua Romeu Martins onde também existiu um Clube de famosas noitadas às quartas feiras, quando muitos moradores das Damas, diziam para as esposas, namoradas e/ou noivas, que iam ao jogo de futebol, campeonato cearense, Estádio Presidente Vargas, e na verdade optavam pelo forró elitizado no Clube Romeu Martins.
O Doutor Romeu Martins casou-se com Raimunda da Costa, pais de Maria José Martins nasceu em Araioses, Maranhão, 23 anos e casou-se a 16 de dezembro de 1946, às 16 h, em casa particular, Parangaba, com Jéferson Nóbrega Araújo, n. Campina Grande, Paraíba, 26 anos de idade, filho de João Araújo e de Clotilde Nóbrega. O Dr. Romeu faleceu em Fortaleza a 11 de novembro de 1949, com 54 anos de idade. Fonte: Hugo Victor Guimarães e Silva. Chefes de Polícia do Ceará. Tipografia Minerva, Fortaleza. 1943. 184 p. Revista do Instituto do Ceará. 1963, 2010. Cf. Livro de Matrimônios, Canindé e Parangaba. familysearch.org.
Termo de batismo do Dr. Romeu Martins.
Cf. Livro de Batismos Canindé. familysearch. Pesquisa FAAL.
Seguindo pelo lado sol, na esquina sudoeste da citada Rua Irmã Bazet / Av. João Pessoa, havia a bodega do Sr. Waldomiro Abreu Albuquerque, sucedido por vários comerciantes. O Sítio do Sr. Horácio Bezerra, o Sítio do Sr. Xara Barroso ... Pelo lado da sombra a casa do Sr. José Amora Sá, sucedido por Gerardo Pessoa de Araújo, do Sr. Raul Ribeiro de Souza, com uma entrada para o poente, permitindo o acesso a casa do Sr. Antônio Benício Neto. Posto de combustível outrora do José Saboia Bezerra. Casa de residência de: Oscar Bezerra de Araújo, Gotardo Augusto de Morais e João Teófilo.
Esquina sudeste Av. João Pessoa / Rua Irmã Bazet.
Sr. Waldomiro Abreu Albuquerque proprietário de imóvel, ponto comercial, jogador no Damasco Futebol Clube, falecido precocemente. Era casado com Dona Camélia, Carmélia Rodrigues. Pais de:
1. Francisco Rodrigues de Abreu, Chicão, funcionário do INSS, casado com geração.
2. José Maria Rodrigues de Abreu, Cabo do Exército, Paulo, casado.
3. Paulo Rodrigues de Abreu, Paulô, atleta do Damasco F. Clube e funcionário de Geraldo Bastos.
4. Teresinha, MariaTeresa Rodrigues de Abreu, casada com geração.
5. Ângela Rodrigues de Abreu residente na casa paterna na Rua São Gonçalo do Amarante, Vila Miguel Gonçalves, Damas. Funcionária aposentada da SILCAR. Mãe do Militar do Corpo de Bombeiros do Ceará, Bruno Rafael Abreu Martins.
6. Angelzinda Rodrigues de Abreu, Termo de batismo, Angelzinda. “Aos vinte e nove dias do mês de fevereiro de 1940, foi solenemente batizada na Casa de Saúde César Cals, pelo Reverendo Padre João Saraiva Leão, a párvula Angelzinda, filha legítima de Waldemiro Abreu de Albuquerque e de Carmélia Rodrigues, sendo padrinhos, Eldair dos Santos Sátiro e Clarisse Nogueira Sipião. O Vigário (em branco).” Cf. Livro de Batismos, Fortaleza. familysearch.org.
7. João Bosco Rodrigues de Abreu, solteiro, falecido. Informações da amiga Anjinha, Ângela Rodrigues de Abreu.
Do Beco do Waldomiro Abreu Albuquerque até o Beco da Itaoca são 307 m. O Sr. Joaquim Liberato Barroso casado com Antônia Barroso, pais de: José Liberato Barroso nasceu em Fortaleza, a 31 de março de 1859. Casou-se com Maria José Cruz Barroso. José Liberato Barroso = Xara Barroso, n. 1915. A 22 de setembro de 2008, tinha 93 anos de idade, e 66 anos de casado, residiu nas Damas, Av. João Pessoa. Casou-se aos 22 de setembro de 1942, Igreja do Patrocínio, Fortaleza, com D. Maria da Paz Rocha Gomes. O Sr. Xara Barroso, faleceu a 29 de junho de 2011, com geração. https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/editorias/opiniao/a-um-idoso-jovem-1.361049
Vizinho ao José Liberato Barroso a residência do Sr. Horácio Bezerra de Menezes n. 1903, proprietário da Fazenda Urucu, Quixadá, filho do Coronel Benigno Bezerra de Menezes (Intendente da Vila do Riacho do Sangue, 1904, Coletor Estadual em Quixadá, 1931), e de Cantinilia Pinto de Menezes. Horácio casou-se com a idade de 26 anos, aos 06 de dezembro de 1929, Fortaleza, com Maria Antonieta Sales Lopes, n. 1912, dezessete anos, filha de Isaías Lopes e de Inês Sales. Presentes, o Padre Luís de Carvalho Rocha, as testemunhas, Emigdio Barbosa e Luís Carvalho. Cf. Jornal A Razão, Fortaleza, 19.12.1929. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará. familysearch.org. O Sr. Horácio e Dona Antonieta pais de entre outros de 1.-5.
- Aírton Lopes Bezerra de Menezes, Ayrton nasceu a oito de dezembro de 1930, Quixadá, e foi batizado na Igreja Paroquial, a treze de abril de 1931, pelo Padre Frei Leopoldo Plass. Padrinhos, seus avós paternos, o Coronel Benigno Bezerra de Menezes e sua mulher Cantinilia Pinto de Menezes. Eng°. Agr°, 1954, U.F.C. Superintendente do INCRA, Ceará. Casado com sucessão. Cf. Livro de Batismos, Ceará. familysearch.org.
- Horácio Bezerra de Menezes Jr. nasceu a 20 de agosto de 1945, Fortaleza, proprietário de uma Locadora de Automóveis, casado com D. Sandra Bezerra de Menezes. Horácio Jr. faleceu a 18 de junho de 2018. Informação da Senhora Sandra Bezerra de Menezes.
- Francisco Bezerra de Menezes.
- Núbia.
- Zélia.
Da Rua Romeu Martins, Beco da Itaoca, para o Beco da Nab, Beco do Pan - Americano, atual Rua Ceará, a distância é de 73 metros. Na esquina Noroeste, havia a Padaria Confiança, do Manoel Guimarães de Oliveira.
Na esquina Sudoeste havia um ‘campo - de - pouso’ da N.A.B., Navegação Aérea Brasileira, depois um posto de combustível do Gualter Fernandes Filho, natural do Rio Grande do Norte. Diário do Nordeste. Geraldo Duarte, 04.02.2019.
A N.A.B. possuía instalações no antigo Aeroporto Pinto Martins e ainda ocupava quadra de terreno no Bairro Damas (área do hoje Pan-Americano), na então artéria denominada Beco da N.A.B., atual Rua Ceará, esquina com a Avenida João Pessoa. Ali, existiam depósitos de materiais para os serviços gerais de manutenção das aeronaves, oficinas de veículos e de consertos de equipamentos utilizados em embarques e desembarques de passageiros e de cargas e descargas aéreas. Também incorporava o escritório de apoio administrativo terrestre e demais setores afins. Muitos dos empregados residiam nas adjacências e, nos deslocamentos de casa ao trabalho e retornos, eram vistos trajando uniformes funcionais.
Popó Vieira da Silva, pernambucano, famoso craque do Ceará Sporting Club, residiu com sua esposa em casa-mercearia, na Rua Ceará, junto trilho do trem RVC / RFFSA. Pais de Alaete Vieira da Silva, Eng.ª Agr.ª, EAUFC, 1964.
Bar Avião, defronte a Capela Asilo de Alienados de São Vicente de Paulo da Parangaba. Fonte foto, Nirez de Azevedo.
O prédio do Bar Avião, na Avenida João Pessoa, entrada da Rua 15 de Novembro, foi construído na década de 1940 / 1949, por Antônio de Paula Lemos, seu primeiro proprietário, que faleceu em 1958, ficando seu filho José Odacir Natalense Lemos à frente dos negócios. Fonte: https://tuliomonteiroblog.wordpress.com/2020/05/15/o-bar-aviao-de-parangaba-patrimonio-de-fortaleza/
Antônio de Paula Lemos 1º dono do Bar Avião – torcedor e membro da Diretoria do Ferroviário Esporte Clube. Casado com Cléa Natalense Lemos, pais de José Odacir Natalense Lemos.
“Antônio de Paula Lemos nasceu no ano de 1909, em Canindé, Ceará, filho de José de Paula Lima e de Raimunda Amélia Lemos. Casou-se a 04 de fevereiro de 1932, nesta Igreja, com Cléa Sampaio Natalense nasceu no ano de 1915, em Parangaba, filha de José Pedra Natalense e de Maria Sampaio Natalense. Presentes a cerimônia religiosa de casamento, o Padre Rodolfo Ferreira da Cunha, as testemunhas, o Dr. José Ribeiro da Frota e o Dr. Eduardo Monteiro Gondim”. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org. José de Paula Lima, José Paulo Lima casou-se a 21 de junho de 1904, nesta Igreja, dispensado no parentesco, com Raimunda Amélia Lemos. Presentes, o Frei Matias de Ponteraniga, OFM, as testemunhas, João Pinto Damasceno e Manoel Sancho Campelo. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org.
José Pedra Natalense, José Pedro Natalalense nasceu em Baturité, filho de Raimundo Natalense e de Francisca Maria da Conceição. Casou-se a 06 de janeiro de 1912, nesta Igreja, com Maria de Nazareh Sampaio, nasceu na Parangaba, filha de Maria Thomazia, solteira. Presentes, o Padre Rodolfo Ferreira da Cunha, as testemunhas, Francisco Ferreira Braga e Virgílio Ribeiro. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org. José Pedra Natalense, comerciante, proprietário da Padaria Natalense, Rua - sentido nascente /poente - do lado Norte da Praça da Parangaba, onde produzia as afamadas “rosquinhas” do Zé Pedra, diziam que fabricadas usando água da Lagoa da Parangaba. Na citada Rua do lado Norte da Igreja Matriz de Bom Jesus dos Aflitos da Parangaba, existiu o Cine Marabá, que exibia sucessos nacionais, como O Ébrio, lançamento, 1946. Diretora, Gilda Abreu, autor, Vicente Celestino. No lado oposto - Sul da referida Praça - demorava o prédio do Grupo Escolar Estadual da Parangaba, dirigido pela competente Professora Adélia Brasil Feijó, e sendo Orientador Pedagógico da Saúde Bucal, o Cirurgião Dentista Dr. Antônio Augusto de Araújo Lima. O Grupo Escolar, depois transferido para prédio edificado para ser Escola, em Rua bem mais ao Norte. Ainda: Ao nascente da Igreja Matriz a Estação Ferroviária da RVC, -1873 - que deu 'status' a Povoação da Parangaba, por ser ligada a Fortaleza, por trens horários, já descrito na 1ª parte deste Um Bairro Chamado Damas.
O Senhor José Pedra Natalense e Dona Maria de Nazaré Sampaio Natalense, pais de treze filhos:
1. Cléa Sampaio Natalense casada com Antônio de Paula Lemos , supra.
2. Maria. 3. Euricléa. 4. Luci. 5. Eurinice. 6. Magela. 7. Zélia. 8. Maria de Jesus. 9. Mirian. 10. José. 11. Jeová. 12. Iran e:
13. Maria José Sampaio Natalense n. em Parangaba, filha de José Pedra Natalense e de Maria Sampaio Natalense. Casou-se com o viúvo de Eulália Coelho de Figueiredo, Waldemar Rodrigues de Figueiredo a 08 de dezembro de 1937, nesta Igreja. Presentes, o Padre José Hortêncio de Medeiros, as testemunhas, José Guedes Martins e Casemiro Ribeiro Brasil Montenegro. Waldemar Rodrigues Figueiredo nasceu a 12 de abril de 1898, Quixeramobim e foi batizado a 18 de maio do dito ano, pelo Padre Salviano Pinto Brandão, sendo seus padrinhos, Manoel José de Oliveira Figueiredo* e Ana Maria de Jesus. Residiu no Bairro Barro Vermelho, atual Antônio Bezerra, Fortaleza. E era filho de Jorge Henrique de Oliveira Figueiredo e de Ana Maria Rodrigues Figueiredo. Neto paterno de André de Oliveira Figueiredo súdito português, e de Joaquina Maria Teles de Figueiredo, maranhense. *Manoel José de Oliveira Figueiredo proprietário do Sítio Bom Sucesso, Guaramiranga, Serra de Baturité. Ver Guaramiranga nesta Página, Famílias Cearenses.
Jorge Henrique de Oliveira Figueiredo, aluno do Colégio Franco - Brasileiro, 05.11.1889. Auxiliar de Veterinária, Ministério da Agricultura. 23.05.1913 e 28.03.1922. Proprietário e residente na Fazenda Várzea Queimada, "com magnifica casa de morada", casa de morador, açude, currais, cercada, em Uruquê, Quixeramobim, distante uma légua da Estação Ferroviária, RVC de Cangati, atual Caio Prado, Distrito de Itapiúna, Ceará. Cf. Livro de Batismos Ceará, familysearch.org.
O Sr. Waldemar casou-se (1) de idade 26 anos, a 13 de maio de 1924, nesta Igreja, com Eulália, Ervlândia Guimarães Coelho, n. Sobral, 22 anos, residente no Barro Vermelho, Paróquia da Parangaba, filha de Antônio Coelho e Maria Hardy Guimarães. Cf. Livro de Matrimônios, Ceará, familysearch.org. Waldemar Rodrigues Figueiredo e Eulália, Envládia, Euvládia Coelho de Figueiredo, pais de Eridan, n. 05 de abril de 1925, Fortaleza. Cf. Livro de Batismos, Ceará, familysearch.org.
Waldemar Rodrigues Figueiredo, Juiz de Paz em Parangaba, e Maria José Natalense, pais de Walmiran Natalense Figueiredo, Xexéu. “Walmiran nasceu a 12 de setembro de 1938, e foi batizado a doze de setembro do dito ano de 1938, na Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus dos Aflitos da Parangaba, pelo Padre Belarmino Krause, SDS, sendo padrinhos José Pedra Natalense e Maria Sampaio Natalense”. Cf. Livro de Batismos, Ceará, familysearch.org.
Distância da Rua Romeu Martins, antes Beco da Itaoca, para a passagem do trilho do trem ao lado da Capela do Sagrado (Santíssimo) Coração de Jesus, Asilo de Alienados da Parangaba, são 490 metros. Em ambos os lados sombra e sol existiam simpáticos bangalôs e constituía um trecho densamente povoado.