Blue Flower

Digite o termo na pesquisa conforme o Sumário atual da terceira etapa. Aperte o enter e aguarde o melhor resultado. Após entrar no tema da publicação, busque a palavra do seu interesse usando as teclas Ctrl + f. surgirá uma barra superior onde se deve digitar a palavra chave, p. ex. "Dummar", logo aparecerá ressaltada, com o número de vezes que se acha no texto. 

 

 Famílias Cearenses & Francisco Augusto de Araújo Lima.      

 

 

 

 

      

            Posto Oscar Bezerra de Araújo, Posto Saboia, Posto Damas. Fonte foto. Google, 2016.

   Posto Oscar Bezerra de Araújo, localizado na Av. João Pessoa, lado da sombra entre as Ruas Teles de Souza (Beco do Km 8) e Ceará, (Beco do Pan - Americano).

   Vizinho ao posto de combustível a residência do Sr. Oscar Bezerra de Araújo que do (1) casamento com Maria Saboia Bezerra, foi pai entre outros de José Saboia Bezerra nasceu no ano de 1922, na Parangaba. Casou-se aos 22 de dezembro de 1945, Fortaleza, com Lúcia Maria Furtado Bezerra, nasceu no ano de 1926, Fortaleza, filha de Clóvis Nogueira Rabelo e de Maria Dolores Furtado Nogueira. Cf. Livro de Matrimônios, Fortaleza, familysearch.org. 

A tradição oral conserva a informação que do primeiro casamento do Sr. Oscar Bezerra de Araújo com Dona Maria Saboia Bezerra, houve uma filha casada com o Sr. Wilson Araújo, proprietário fundador da sapataria A Esquisita. Wilson Araújo sobrinho de D. Edelzuith Araújo Rodrigues, esposa do Sr. Pio Rodrigues, pais de Dona Edyr Araújo Rodrigues Rolim casada aos 12.01.1952, Fortaleza, com o empresário Clóvis Braga Rolim, n. 1925, Cajazeiras, Paraíba. O Sr. Clóvis Rolim, filho de Luís Cartaxo Rolim e de Francisca Braga de Albuquerque. Neto paterno de Acácio de Souza Rolim e de Antônia Olindina do Couto Cartaxo. Neto materno de Manoel Vicente Lins de Albuquerque e de Auta Braga de Albuquerque. Cf. Livro de Matrimônios, Fortaleza, familysearch.org.  Ver Fco. Augusto de Araújo Lima, Famílias Cearenses Um, Ed. Premius, Fortaleza, 2001. p. 74. O Sr. Pio Rodrigues foi pai além de D. Edyr, de Francisco José Falcão Rodrigues e de Liduina Falcão Lopes, esta não comprovou a paternidade, terminando por ser excluída do inventário. https://tj-ce.jusbrasil. com.br/ jurisprudencia/590376460/821788320088060001-ce-0082178-8320088 060001/inteiro-teor-590376465?ref=feed

Do (2) casamento do Sr. Oscar Bezerra de Araújo, pai de filho único, Afonso Bezerra casado com Neumann Maia. Do (3) terceiro casamento do Sr. Oscar com Dona Georgina Barbosa Bezerra, pais de Luciano, Amadeu e Pezão. Termo de batismo. “Aos vinte e cinco de setembro de 1937, foi solenemente batizado na Igreja Matriz do Patrocínio, pelo Reverendo Padre Geminiano Bezerra de Menezes, o párvulo Luciano, filho legítimo de Oscar Bezerra de Araújo e de  Georgina Barbosa Bezerra , e sendo seus padrinhos, Sudah de Andrade (Dr. Benedito Sudá de Andrade) e sua mulher Maria de Lourdes Andrade, nasceu a sete de setembro de 1937. O vigário (em branco).” Cf. Livro de Batismos, Fortaleza. familysearch.org. À margem, extraído para casamento, 27 de dezembro de 1968. Rua Oscar Bezerra, Fortaleza (Couto Fernandes) https://ruas-brasil.openalfa.com › ... Fortaleza › Couto Fernandes › Rua Oscar Bezerra  Mapa de Rua Oscar Bezerra, Fortaleza (Couto Fernandes). ... Instalações desportivas, escolas, caixas eletrônicos, supermercados, postos de gasolina e muito ... Residencial Afonso Saboia I - 31 m ... Avenida João Pessoa, 6053 Fortaleza.

   A Empresa iniciou suas atividades no começo da década de 1970 com José Saboia Bezerra, porém só veio registrá-la como Clotran apenas em janeiro de 1974, juntamente com o empresário Clóvis Nogueira Bezerra, seu filhohttp://www.fortalbus.com/2014/08/clotran-um-breve-relato-de-sua.html
Bem antes, por volta de 1958, o fundador José Saboia Bezerra começou a operar no transporte coletivo de passageiros em Fortaleza, como firma individual e nome fantasia de Empresa Saboia, nas linhas Pan Americano, Antônio Bezerra, Alto Alegre e Genibaú.

     

  Vizinho a residência do Sr. Oscar Bezerra Araújo, uma chácara com casa antiga (demolida) de veraneio do Sr.Gotardo Augusto de Morais nasceu a 1º de janeiro de 1901, comerciante, livreiro, filho de Paulo Augusto de Morais e de Teresa Assunção da Silva. Casou-se com Sulamita Napoleão de Miranda nasceu a 1º de agosto de 1917, filha de Jonas Augusto Gouveia de Miranda e de Alice Napoleão. Gotardo e Sulamita, pais de 1.-5.

1. Gotardo Augusto de Morais Filho nasceu a 29 de agosto de 1937, Termo de batismo. “Aos cinco de setembro de 1937, foi solenemente batizado na Igreja Matriz do Patrocínio, pelo Reverendo padre Geminiano Bezerra de Menezes, o párvulo Gotardo Augusto filho legítimo de Gotardo Augusto de Morais e de Sulamita Miranda de Morais; sendo seus padrinhos o Doutor Jonas Augusto de Miranda e Teresa da Silva Morais, nasceu a vinte e nove de agosto de 1937. O Vigário (em branco).” Cf. Livro de Batismos, Fortaleza. familysearch.org. Gotardo Filho casou-se a 26 de maio de 1966 na Paróquia de São José da Catedral, Fortaleza, com Miryam de Góis Ellery.

2. Paulo Roberto Augusto de Morais. Termo de batismo. “Aos doze dias do mês de setembro de 1940, foi solenemente batizado na Casa de Saúde César Cals, pelo Reverendo Padre João Saraiva Leão, o párvulo Paulo Roberto nascido a vinte e dois de agosto de 1940, filho legítimo de Gotardo Augusto de Morais e de Sulamita de Morais, sendo padrinhos Tadeu Morais e Alice Napoleão de Miranda. O Vigário Geminiano Bezerra de Menezes.” Cf. Livro de Batismos, Fortaleza. familysearch.org.

3. Teresa Alice Miranda de Morais.

4. Sílvia Elisabeth Miranda de Morais.

5. Heloísa Maria Miranda de Morais. Cf. Raimundo Girão. Famílias de Fortaleza. I.U. UFC. Fortaleza. 1975. p. 299.

  No local do casarão demolido do Sr. Gotardo Augusto de Morais funcionou um núcleo da Igreja Católica, (Centro Educacional Dom Lustosa - Damas),  e depois um estabelecimento do SESC.

                           

 Residiram no trecho da Avenida João Pessoa rumo Sul, Beco do Pan Americano, atual, Rua Ceará / Trilho do Trem, Asilo de Alienados da Parangaba, em rua sentido - nascente poente, portanto perpendicular a artéria principal, que corre do norte para o sul:

  Dulcilene Lacerda Landim nasceu aos 04 de novembro e estudou no Colégio Juvenal Carvalho, Fortaleza. Graduada em Odontologia, U.F.C. 1966. Casou-se com José Vanderlei Landim, Bacharel em Direito pela UFC, 1963, Juiz Federal do Trabalho da 20ª Região, Sergipe, aposentado. Com geração. 

José Vanderlei Landim  nasceu em Brejo Santo, Cariri cearense, aos 18 de abril de 1939 e foi batizado na Igreja Matriz de Brejo aos 23 do dito mês e ano, pelo Vigário, Padre Pedro Inácio Ribeiro, sendo seu padrinho Manoel Feijó de Medeiros e madrinha B.?. ilegível. Anotado: extraído para casamento em Fortaleza, 31.08.1966. O Dr. Landim, filho de João Landim da Cruz e de Joana Leite de Moura, descendente do açoriano Luís Furtado Leite e Almeida, fundador do Coité, Mauriti, Cariri cearenseCf. Livro de Batismos, Ceará, familysearch.org. Cf. Francisco Augusto, Siará Grande, op. cit.   

   José Aírton de Almeida Machado Eng.º Agr.° 1965. Nasceu em Quixeramobim, filho de Alfredo de Almeida Machado e de Teresa Holanda do Menino Jesus. Neto paterno de Afonso Celso de Castro Machado e de Ana de Almeida Machado (Sinharinha). Aírton Sênior casado com Ana Alice Barreto Machado, pais de: 1. Ana Carolina Barreto Machado, e 2. José Airton Machado Júnior, casado com Carolina Nasser. Cf. Raimundo Girão. O Abraão do Jaguaribe. RIC, 1972.  p.118. Cf. Fco. Augusto de Araújo Lima, Ipueiras dos Targinos, Famílias Cearenses, 07. Ed. Artes Digitais, 2006. 430 p.

     Família Martins Mendes, duas moças e José Maria Martins Mendes nasceu em Fortaleza, 27.12.1938. Graduado em Ciências Contábeis. EMATERCE, Secretaria de Agricultura, Secretaria da Fazenda, Conselho Federal de Contabilidade. Casado com geração.

Sandoval Cavalcante Rodrigues Eng.º Agr° 1965. Nasceu a 16 de fevereiro de 1938, em Independência, Ceará, filho de Manoel Rodrigues de Oliveira e de Francisca Cavalcante de Oliveira e foi batizado a 19 de junho do dito ano de 1938, pelo Vigário de Independência, Padre Elício Nogueira Mota, sendo padrinhos, Felismino Pereira Soares e Arcanjo Gomes Souza. Sandoval casou-se com D. Marilene Chaves Barreto, n. Maranguape, pais de três filhos. Trabalhou no Grupo J. Macedo e faleceu 10 de outubro de 2007. Cf. Livro de Batismos, Ceará.  Informações gentilmente concedidas pela Senhora Marilene Chaves Barreto.

 

           

Casa do Sr. João Teófilo e sobrado do Sr. Gotardo Augusto de Morais Filho. Uma fotografia mui antiga dessas residências, outrora não identificadas. Fonte foto Nirez de Azevedo. 

  Ainda na Av. João Pessoa, lado da sombra entre as Ruas Teles de Souza (Beco do Km 8) e Ceará, (Beco do Pan - Americano), residência do Sr. João Teófilo nasceu a 17 de outubro de 1891 e faleceu a 30 de setembro de 1969, Corretor de Imóveis, filho de Rafael José Teófilo e de Vitalina de Sales Teófilo. Casado com Maria Lígia de Oliveira Teófilo nasceu a 12 de janeiro de 1914, filha de José Nilo Teófilo e de Maria Teófilo de Oliveira. Pais de 1.-5.

  1. Marcos José Teófilo nasceu a 19 de novembro de 1938, Bancário.
  2. Cláudio Augusto Teófilo nasceu a 10 de julho de 1940, Bacharel em Administração. Casou-se a 08 de setembro de 1964. Termo de batismo. “Aos vinte e um de julho de 1940, foi solenemente batizado na Igreja Matriz do Patrocínio, pelo Reverendo Padre Lauro Martins o párvulo Cláudio Augusto nascido em dez de julho de 1940, filho legítimo de João Teófilo e de Maria Lígia de Oliveira, sendo seus padrinhos, Rafael Teófilo e Francisca de Oliveira Teófilo. O Vigário Substituto, Padre Lauro Fernandes de Carvalho.” Cf. Livro de Batismos, Fortaleza. familysearch.org.
  3. Lúcia Norma Teófilo nasceu a 27 de maio de 1942. Bacharela em Administração.
  4. Rita de Cássia Teófilo nasceu a 04 de outubro de 1943, Economista.
  5. Francisco Teófilo nasceu a 21 de janeiro de 1947, titulado em Comunicação Social. Cf. Raimundo Girão. Famílias de Fortaleza. I.U. UFC. Fortaleza. 1975. p. 263, 269.